O grupo participante das oficinas e protagonistas da peça “Vozes dos Lavadouros”.

Cultura

Quando o teatro e educação na comunidade se fazem lavando a roupa

No âmbito das atividades de alfabetização e literacia do projeto “Percursos de Cidadania”, decorreu nos dias 16 e 22 de julho, pelas 21h30, no Lavadouro da Arca de Água, Paranhos (Porto), a apresentação teatral "Vozes do Lavadouro".

Vários filmes sobre o bairro têm palmilhado milhares de quilómetros.

Cultura

Quando um bairro chega a todo o planeta

Os filmes “Baile”, Quintal no Bairro” “Passado, Presente e Futuro”, “Renato” e “A Mulher dos 3 M” do projeto “(Com) Vida S. Gens – Histórias do meu Bairro” do programa Bairros Saudáveis estão a percorrer o mundo após a estreia mundial a 2 de junho na sede do Grupo Desportivo Recreativo e Alto de Avilhó, no Bairro de S. Gens, em Custóias. Em cerca de dois meses, já há distinções e exibições para estes filmes.

A Casa da Cultura de Paranhos é onde se realizam as oficinas de alfabetização e promoção da literacia do projeto.

Cultura

Os “Percursos de Cidadania” constroem-se solidariamente e passo a passo

A alfabetização e a promoção da literacia em vista o enriquecimento cultural e o incentivo para uma maior participação cidadã são os grandes objectivo do programa que decorre na freguesia portista de Paranhos.

Oradores do evento: Alberto Matos, Hugo Soudo, Paula Lança e Clemente Tsamba.

Cultura

“Ponto do Encontro” um espaço de artes e comunidade

Foi inaugurado em Beja o espaço “Ponto do Encontro”, um espaço onde através das artes se pretende promover o encontro entre a comunidade imigrante e a comunidade local.

Logotipo identificativo do projeto.

Cultura

Um projeto de valorização do património cultural de Barrancos

Iniciou-se, no passado mês de outubro, o projeto Raízes, focado na valorização das tradições, do artesanato, dos costumes e da história local de Barrancos.

Um programa para reduzir as dificuldades de aprendizagem dos mais novos e ajudar a inclusão digital dos mais velhos.

Cultura

A encurtar distâncias desde outubro

Foi em outubro de 2021 que chegaram à ASSP, os primeiros alunos referenciados pelo Agrupamento de Escolas EB 2/3 D. Afonso Henriques, ao abrigo do projeto Distâncias Off. Um programa para reduzir as dificuldades de aprendizagem dos mais novos e ajudar a inclusão digital dos mais velhos.

A memória pode ser um instrumento de empoderamento da comunidade.

Cultura

Quando o passado transforma o presente

O objetivo do programa é valorizar e dar visibilidade às memórias, histórias, saberes e vivências dos residentes do bairro para promover a sua autoestima, combater situações de exclusão.

Um projeto que tem como um dos principais objetivos apelar à participação da população de Ouguela.

Cultura

A cultura e a arte no combate ao isolamento

Inverter o processo de despovoamento, conhecendo e promovendo o saber ancestral dos habitantes de Ouguela, é premissa do projeto OUGUELA ComVida, que conta com o apoio do Programa Bairros Saudáveis.

O projeto "Sempre Ligados" vai permitir ajudar que as pessoas possam aprender à distância.

Cultura

Combater o isolamento e aumentar o conhecimento da população sénior

Um projeto informático da Universidade Sénior de Évora pretende mitigar os efeitos da pandemia da covid-19 nos idosos mais isolados socialmente e também nos que frequentam a instituição.

Os residentes do Conjunto Habitacional de S. Gens irão produzir cinco curtas-metragens.

Cultura

Quando as histórias contadas em filme rompem preconceitos

Os residentes do Conjunto Habitacional de S. Gens irão produzir cinco curtas-metragens sobre o seu dia-a-dia para serem exibidas não só localmente, mas também a nível nacional e internacional.

Workshop de Autoconstrução

Cultura

Um projeto que leva a arte ao bairro, em Matosinhos

'O Bairro está IN(clusivo)' é um projeto desenvolvido pela ESAD / esad—idea ao abrigo do Programa Nacional Bairros Saudáveis, que prevê um conjunto de workshops e ações participativas a norte do país, em Matosinhos, envolvendo os habitantes do Bairro Cruz de Pau, os alunos do 8.º ano da Escola Básica os estudantes do Mestrado em Design de Interiores da ESAD, entre outubro de 2021 e maio de 2022.

Cultura

Projetos na área da Cultura

Os projetos do Programa Bairros Saudáveis podem organizar-se em vários eixos temáticos, entre os quais o eixo social, que pode incluir iniciativas de apoio social, atividades culturais ou desportivas ou acções de desenvolvimento da cidadania. Nesta secção, serão apresentadas notícias dos projetos que envolvem atividades na área da cultura.

Veja todos os projetos que envolvem o eixo social AQUI.