Mulheres numa só voz em ação

Economia

Mulheres numa só voz celebram a semana da interculturalidade

Nos dias 6, 8 e 10 de abril celebrou-se em Odemira a Semana da Interculturalidade, promovida pelo projeto “Mulheres Numa Só Voz” (Bairros Saudáveis) e pela sua entidade dinamizadora, TAIPA, Crl.

A NIALP recebeu mais de 100 candidaturas o que evidencia o desejo da mulher imigrante em Portugal de adquirir competências e a sede de evoluir profissionalmente.

Economia

A costura como emprego, emancipação, auto-suficiência

A NIALP em parceria com a Modatexe financiada pelo Programa Bairros Saudáveis, ofereceu um curso intensivo de costura, visando proporcionar formação profissional e especializada,a duas dezenas de mulheres imigrantes.

Empoderar e Capacitar pela aprendizagem.

Economia

Empoderar e Capacitar

As mulheres têm costurado as suas vidas através das sessões no âmbito do projeto “AfroGypsy Costura”, em Quarteira.

Caça ao tesouro.

Economia

Respeitar a diferença entre os bairros trafarienses e buscar algo em comum

O andamento das atividades, do projeto 2T/2825, está a respeitar o tempo de quem está com os pés no território. As ações são planeadas em conjunto, quando não acontecem como previsto, os moradores são instigados a trazer soluções.

Uma criação colétiva: Nouka Doce.

Economia

Formação leva a Novo Produto Local na Mouraria

O novo produto, que afinal são dois (esperem, já lá vamos…), que nasceu foi criado por um grupo de mulheres imigrantes do Bangladesh que participaram num workshop que trabalhou a economia local, e cruza conceitos e sabores que neste caso reflectem a origem indo-asiática, mas também o país de acolhimento, num produto que se quis com história mas também ético, local, solidário, vegetariano e até halal, pois claro.

Hortas urbanas em Tavira.

Economia

Hortas Urbanas Comunitárias de Tavira, um sonho que se torna realidade!

No dia 21 de novembro assinalou-se um momento de partilha de experiências e emoções, fruto do Projeto Semente, um objetivo comum que uniu parceiros e hortelãos na construção das Hortas Urbanas Comunitárias de Tavira

As entidades e parceiros presentes na apresentação desta nova plataforma digital.

Economia

Apresentada a plataforma digital Cuba Solidária

Uma nova plataforma solidária que permite divulgar a oferta de bens e serviços de pessoas e entidades no território.

Artigos realizados no âmbito do atelier de costura comunitária.

Economia

“O projeto INcluir fará muita falta”

O projeto contou com várias atividades que promoveram a capacitação dos participantes na sua reinserção profissional, trabalhando com eles a construção de currículos, a pesquisa de ofertas de emprego, a aquisição/reciclagem de conhecimentos de costura e a criação de negócios próprios.

Uma ação de sensibilização ambiental.

Economia

À Pesca de literacia pela Anunciada

O projeto desenvolve ações de promoção da literacia em saúde, literacia digital e administrativa no território da freguesia da Anunciada.

Divisão dos bens alimentares recolhidos pela Associação.

Economia

Um novo começo para a comunidade do bairro da Torre

Faz-se a diferença com os poucos recursos, na vida de novas famílias e pessoas carenciadas que chegam até à Associação e faz-se a diferença na vida de alguns residentes antigamente na Torre com necessidade do nosso apoio.

No espaço onde nasceu o projecto dão-se aulas de português a imigrantes.

Economia

Criar uma rede de entreajuda de Todas e de Todos

A distribuição alimentar de emergência, iniciada na pandemia, deu origem ao projeto A Mourada de Todas e Todos, promovido pela cooperativa BTUIN, que prevê o desenvolvimento de uma rede de entreajuda no seio da comunidade indo-asiática da Mouraria.

Uma cooperativa cheia de projetos.

Economia

Um modelo de comunidade e democratização económica

A Cooperativa Rizoma nasce num contexto pandémico, de incerteza e distanciamento físico, tendo como objetivo a redução de problemas sociais, económicos e culturais.