Matosinhos
Quando as histórias contadas em filme rompem preconceitos
Os residentes do Conjunto Habitacional de S. Gens irão produzir cinco curtas-metragens sobre o seu dia-a-dia para serem exibidas não só localmente, mas também a nível nacional e internacional.
O projeto "(Com) Vida S. Gens – Histórias do meu Bairro" decorre até maio de 2022 em Custóias, Matosinhos. Através de três atividades, este projeto visa estabelecer relações entre os residentes, dar voz aos moradores locais sobre as vivências positivas e desmitificar as representações sobre atores sociais que residem em territórios classificados como territórios excluídos.
Na primeira atividade, o projeto passa pela auscultação e seleção prévia dos residentes, facilitando na construção de laços relacionais, permitindo chegar ao coração das vivências no Bairro. Segundo Joaquim Pereira da Silva, presidente do Grupo Desportivo Recreativo e Cultural Alto de Avilhó, entidade promotora, “este projeto pretende recuperar histórias de vida do Bairro”.
Na segunda atividade, “pretende-se levar S. Gens ao mundo”, indica André Almeida Rodrigues, cineasta matosinhense premiado internacionalmente que irá orientar esta atividade. Aqui, irão ser produzir cinco curtos documentários fílmicos mobile (gravados com smartphones), retratando a partilha de memórias, testemunhos sobre a vida no Conjunto Habitacional de S. Gens.
E na terceira atividade, o foco está na prevenção da covid-19 com ação de distribuição de Equipamentos de Proteção Individual (EPI´s) e ações de sensibilização sobre medidas gerais a adotar para prevenção e controlo da pandemia aos destinatários das duas atividades anteriores. Os EPI´s irão ter três máscaras, um gel desinfetante e um folheto informativo.
“(Com) Vida S. Gens – Histórias do meu Bairro” é um projeto do programa do Governo Bairros Saudáveis e financiado pelos fundos europeus do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Para além do Grupo Desportivo Recreativo e Cultural Alto de Avilhó, como entidade promotora, o projeto conta com a União de Freguesias Custóias, Leça do Balio e Guifões, a MatosinhosHabit e o Grupo Desportivo Amigos da Pesca como entidades parceiras.
O Programa Bairros Saudáveis é um programa nacional, de natureza participativa, para melhorar as condições de saúde, bem-estar e qualidade de vida em territórios vulneráveis. Saúde não é só antónimo de doença. Este programa pretende sobretudo dar algum poder, no sentido de “poder fazer”, a comunidades residentes e pessoas ou organizações com intervenção em territórios vulneráveis. O Programa foi criado pela Resolução de Conselho de Ministros 52-A/2020, de 1 de julho.