Workshop de Autoconstrução
Workshop de Autoconstrução
Projecto o Bairro está IN(clusivo)

O Bairro está IN(clusivo)

Um projeto que leva a arte ao bairro, em Matosinhos

'O Bairro está IN(clusivo)' é um projeto desenvolvido pela ESAD / esad—idea ao abrigo do Programa Nacional Bairros Saudáveis, que prevê um conjunto de workshops e ações participativas a norte do país, em Matosinhos, envolvendo os habitantes do Bairro Cruz de Pau, os alunos do 8.º ano da Escola Básica os estudantes do Mestrado em Design de Interiores da ESAD, entre outubro de 2021 e maio de 2022.

Sonho, imaginação, fabulação e autoconstrução, são estas as ideias-chave de O Bairro está IN(clusivo), projeto apoiado pelo Programa Nacional Bairros Saudáveis, que pretende aproximar três realidades: os habitantes do Bairro da Cruz de Pau, os alunos do 8.º ano do ensino básico da Escola Básica de Matosinhos e os estudantes do Mestrado em Design de Interiores da ESAD – Escola Superior de Artes e Design. E pretende fazê-lo através de um conjunto de ações que visam contribuir para uma sociedade melhor através do design e da arquitetura, apostando na transformação positiva do espaço urbano da Cruz de Pau e contando para isso com uma participação ativa da comunidade.


Segundo Ana Sofia Cardoso, membro da direção da esad–idea, o centro de investigação da ESAD, e uma das coordenadoras do projeto, "O Bairro está IN(clusivo) nasceu da comunidade, para a comunidade. É um projeto que procura ativar o sentimento de pertença. A ideia é que este projeto não só vá ativar a comunidade local, mas que, a curto e médio prazo, tenha também um efeito de contágio a toda a cidade de Matosinhos, ajudando a criar verdadeiramente um bairro mais saudável".

O projeto materializa-se num conjunto de workshops e ações participativas com a população, usando a arte e a criatividade como instrumento de regeneração social e urbana, ativando um processo de participação e identificação com o espaço envolvente. São pequenas ações de formação livre, como: Autoconstrução, um processo participativo de criação de estruturas em para o espaço público do bairro; Arte Experimental, com a exploração das técnicas de desenho, impressão e expressão; Fotografia, através da prática analógica de preto e branco; Tipografia, com manuseamento de objetos de impressão semelhantes aos que Gutenberg utilizou; Arte Urbana e Pintura Mural, com a criação de um mural coletivo a partir de um graffit; e Skate Mood, que se traduz na conceção, produção e animação gráfica de pranchas de skate. De 22 de novembro a 4 de março, adultos e adolescentes da Cruz de Pau são assim os atores principais destes workshops e ações atividades participativas com vista a melhorar o espaço envolvente e valorizar os projetos e saberes da população.

Pormenor da sessão de apresentação
Pormenor da sessão de apresentação

A candidatura ao Programa Nacional Bairros Saudáveis foi apresentada pela esad–idea, Investigação em Design e Arte. O projeto foi submetido em parceria com a MatosinhosHabit, organismo responsável pela gestão do parque habitacional da Câmara Municipal de Matosinhos, a Unidade de Saúde Local de Matosinhos, a Associação Operária de Moradores da Cruz de Pau, a Escola Básica de Matosinhos e o CIAP – Centro Incentivar a Partilha. Ficou classificada em 1º lugar, com 99 pontos em 100, com financiamento integral.

Pormenor da sessão de apresentação
Pormenor da sessão de apresentação

Segundo Cláudia Pinhão, coordenadora do programa de Formação Contínua da ESAD e uma das coordenadoras deste projeto, “as atividades foram organizadas de forma a promover a formação ao longo da vida, sendo dirigidas a 3 públicos distintos: os estudantes do Mestrado em Design de Interiores da ESAD, os alunos do 8.º ano da Escola Básica de Matosinhos e adultos e idosos deste território. É fundamental promover e desmitificar o Ensino Superior, sobretudo junto de um público de crianças e adolescentes que têm como objetivo de vida a rápida inserção no mercado de trabalho. Relativamente aos idosos, é imperativa a promoção de uma ocupação dos tempos livres de maior qualidade. Consideramos ser este individual no coletivo um pensamento e um trabalho de extrema importância para a construção de uma comunidade e também de um bairro saudável e inclusivo".

Pormenor da sessão de apresentação
Pormenor da sessão de apresentação