Distâncias Off
A encurtar distâncias desde outubro
Foi em outubro de 2021 que chegaram à ASSP, os primeiros alunos referenciados pelo Agrupamento de Escolas EB 2/3 D. Afonso Henriques, ao abrigo do projeto Distâncias Off. Um programa para reduzir as dificuldades de aprendizagem dos mais novos e ajudar a inclusão digital dos mais velhos.
O projeto Distâncias Off, financiado pelo programa público Bairros Saudáveis, implementado na freguesia Creixomil, em Guimarães, foi iniciado em outubro de 2021, numa parceria com a Junta de Freguesia de Creixomil, o Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques e o Colégio do Ave.
A ASSP, enquanto IPSS, procura dar resposta a situações de emergência social e apoiar os cidadãos mais vulneráveis. Neste sentido, o projeto junta o que de melhor a ASSP sabe fazer, enquanto grupo de professores, com os recursos dos parceiros locais, para promover atividades nos domínios social e da educação, em prol do desenvolvimento da comunidade envolvente.
Do diagnóstico realizado no terreno, destacam-se os baixos rendimentos de muitas famílias, os baixos índices de escolaridade e os baixos índices de literacia digital. Posto isto, definiu-se como objetivos de intervenção: a redução do impacto negativo da covid-19 no processo do ensino-aprendizagem de crianças e jovens com dificuldades de aprendizagem e baixos recursos socioeconómicos; e a potencialização da inclusão social e digital dos adultos / seniores.
Estes objetivos foram as linhas orientadoras de todo o plano de ação. O primeiro pela necessidade de proporcionar condições para que crianças e jovens ultrapassem problemas de aprendizagem originados quer pela pandemia (por falta de recursos ou competências para acompanhar ensino à distância) quer por frágeis condições socioeconómicas (baixa escolaridade; dificuldade no acompanhamento escolar; impedimento financeiro para acesso a apoios complementares…). O segundo pela necessidade evidente, e premente, de apostar na literacia digital de adultos (ex.: dificuldade em aceder a serviços ou plataformas de comunicação…). Este último objetivo de capacitação cruza-se com a possibilidade de intervir ao nível da inclusão social, combater o isolamento e a promover interação intergeracional, através de iniciativas de voluntariado juvenil.
Este projeto terá quatro atividades principais que visam dar resposta a estes desafios e concretizar os objetivos propostos:
- Cedência de equipamento informático a alunos/as em isolamento profilático;
- Inclusão de alunos/as no serviço de apoio ao estudo complementar;
- Ações de capacitação de literacia digital;
- Criação de um Centro de Inclusão Digital dinamizado por voluntários.
Até ao momento, o projeto já apoia mais de 20 alunos no serviço de apoio ao estudo, de forma regular e contínua. As ações de capacitação de literacia digital já conseguiu chegar a 18 adultos / seniores e envolveu 24 voluntários (estudantes do ensino secundário e superior) na dinamização do Centro de Inclusão Digital.
A equipa está muito motivada com o trabalho que tem desenvolvido e com os desafios que ainda tem para concretizar.
Reações ao programa
Testemunho da mãe do “João” (Apoio ao Estudo), 6º ano:
“Senti uma mudança radical no João, no que respeita ao interesse pelo estudo e, acima de tudo., nos resultados obtidos no final do período letivo. Não sei como teria sido caso este apoio não tivesse acontecido nesta altura. O João gosta muito de vir para a ASSP, nunca se queixou ou inventou desculpas para não comparecer. Estou muito agradecida por tudo, pela oportunidade, pelo que têm feito e grata pela forma como tratam o João.”
Testemunho de um aluno (Apoio ao Estudo), 9º ano:
“Eu estou a achar o Apoio ao Estudo uma experiência muito interessante. É a primeira vez a frequentar e eu achava que era um sítio aborrecido e sem vida, mas ao chegar cá era tudo diferente do que eu pensava. Espero desenvolver uma relação de respeito e amizade com os alunos e professores, e que possam ajudar-me a melhorar as notas na escola. Muito obrigado.”
Testemunho de uma aluna da capacitação @prender.com:
“Eu renasci. Dei-me à preguiça quando vim para a aposentação e esqueci muita coisa. Se for dada esta oportunidade a mais pessoas, elas vão gostar, porque revitalizam!”
Testemunho de uma aluna da capacitação @prender.com:
“Já comecei a experimentar sozinha em casa e vou querer participar num segundo curso @prender.com porque fiquei com o bichinho.”