Meses a desenvolver com a população, relações interpessoais e grupais com empatia, combatendo a solidão e o isolamento.

Saúde

Projeto Toc Toc minimiza isolamento e promove igualdade

Aqui relatamos o que foi a nossa participação na vida de idosos, famílias e pessoas com deficiência, isolados e sem retaguarda familiar, bem como, com pessoas em isolamento profilático, devido à covid-19, num percurso de construção de empatia, confiança e apoio nas atividades instrumentais e básicas da vida diária.

A actividade promover a reciclagem no âmbito do programa Habitar para Agir

Saúde

Bairro social melhor equipado

O programa “Bairros Saudáveis” permitiu que o projeto “Habitar para agir” fornecesse melhores condições para os habitantes do bairro social de Garfe.

Mesa redonda sobre saúde mental.

Saúde

Celebrar o Dia Mundial da Saúde Mental em comunidade

No Dia Mundial da Saúde Mental, o projeto RICA VIDA a convite da Associação Novo Mundo, esteve no Centro Juvenil Santo Amaro (Casa Amarela -Laranjeiro) para participar na mesa redonda, alusiva ao tema “ A saúde mental e o bem-estar na nossa comunidade”.

O utente pressiona o Botão SOS do seu dispositivo pessoal móvel e o apoio é acionado.

Saúde

A população idosa da aldeia da Lagoa ganha mais um apoio em casa

O programa Bairros Saudáveis trouxe para o Centro Social Santo António da Lagoa uma nova visibilidade dentro do seu concelho o que tem permitido, ao longo do tempo, estabelecer novas parcerias e trabalho em rede com instituições e entidades locais.

Um apoio constante à população mais carenciada de cuidados de saúde e de apoio social.

Saúde

Trabalhar com a população para combater a solidão e o isolamento

O Projeto TOC TOC- Multi Serviços Porta a Porta foi recebido, pela população do município de Armamar, com agrado e envolvência, desde novembro de 2021, período em que começaram a ser dinamizadas as suas atividades.

mães, avós e algumas das suas pessoas filhas presentes no Focus Group, residentes do Conjunto Habitacional da Biquinha.

Saúde

A perceção das famílias sobre o flagelo do Bullying

O projeto Bairros SEM Bullying, desenvolvido pela Associação Plano i e financiado pelo Programa Bairros Saudáveis, visa prevenir o bullying e a violência interpessoal através de uma ação integrada na e com a comunidade. Recentemente, com o apoio da Associação para o Planeamento da Família (APF), foi dinamizado um focus group (entrevista grupal) junto das pessoas moradoras no Conjunto Habitacional da Biquinha.
Texto:

Evento final: Como te sentes hoje, entrando no tema da saude mental?

Saúde

Recolhendo e partilhando os frutos de Foco Mental

Foi em outubro de 2021 que se iniciou o projeto “Foco Mental”, durante este ano foram implementadas várias atividades todas com o objetivo principal de promover bem-estar e saúde mental entre jovens.

Oficina de costura.

Saúde

Continuar a criar laços de amizade entre as participantes

O segundo grupo de participantes iniciou atividades no início de abril e terminou no final do mês de julho. No último encontro as mulheres mostraram vontade em continuar com as atividades desenvolvidas durante o projeto e em manter o contacto, prova do impacto que tem tido o projeto nos últimos meses.

Sessão de sensibilização com um grupo de jovens.

Saúde

Um projeto que envolve toda a comunidade de Esposende

Promovendo o papel fundamental que, todos e todas, temos na construção de uma sociedade mais inclusiva, o projeto desenvolveu diferentes ações, para públicos diversificados da cidade.

Descobrir novas formas de circulação na cidade e devolver o espaço público às crianças

Saúde

Crianças conquistam espaço público e, em comunidade, criam o seu sistema de transporte saudável e gratuito

As crianças têm vindo a ser empurradas para “redomas”, com a desculpa de que estes são os lugares seguros para viver, brincar, circular. Impediu-se a liberdade no espaço público privilegiando a circulação automóvel. Como se reconquista a cidade que também é das crianças?

Saída de campo - Distribuição de material de consumo.

Saúde

Arranca projeto pioneiro de redução de riscos no consumo de drogas

A associação Kosmicare, numa parceria de 15 instituições com implementação local, deu início ao o projeto RIDE - Rede de Informação Sobre Drogas e Educação de Pares - nas freguesias do Areeiro e do Beato. O projeto visa o desenvolvimento de várias ações de promoção da saúde com pessoas que usam drogas e com a comunidade local.

Imagem cedida pela Associação Vencer o Tempo

Saúde

REPORTAGEM (Agência Lusa): A saúde foi ao bairro (da Jamaica) e os moradores disseram "presente"

Seixal, Setúbal, 16 mai 2022 (Lusa) – Oleutisa Ferreira mora no bairro da Jamaica, no Seixal, desde 2016 e é uma das mulheres que o projeto Saúde no Bairro “conquistou” para a prevenção de doenças, dando-lhe a possibilidade de participar em rastreios e formações.
“Venho sempre e estou sempre nas formações também”, explicou a são-tomense, enquanto esperava que os profissionais de saúde fizessem o rastreio oral das suas três crianças.
O projeto Saúde no Bairro é desenvolvido pela Associação Vencer o Tempo e inclui, além da sensibilização para a procura de cuidados de saúde, a promoção de estilos de vida saudáveis e a literacia em saúde, a realização de rastreios do cancro do colo do útero, diabetes, visão, saúde oral e ainda de hepatites e doenças sexualmente transmissíveis.