“Sempre Ligados”
Combater o isolamento e aumentar o conhecimento da população sénior
Um projeto informático da Universidade Sénior de Évora pretende mitigar os efeitos da pandemia da covid-19 nos idosos mais isolados socialmente e também nos que frequentam a instituição.
O projeto “Sempre Ligados” da Universidade Sénior de Évora (USE – Associação de Aprendizagem ao Longo da Vida) foi um dos 246 projetos aprovados em mais de 750 candidaturas recebidas pelo Programa Bairros Saudáveis.
“Sempre Ligados” teve início em outubro deste ano, tendo como financiamento o montante de 25.000 euros para a aquisição de material tecnológico e para a criação de uma rede de aulas virtuais.
Este projeto pretende mitigar os efeitos da pandemia da covid-19 nos seniores mais isolados socialmente e também nos que frequentam a nossa instituição. Assim, a USE vai promover aulas online para os seus alunos, de modo a que tenham a oportunidade de assistir via online às aulas que são lecionadas na instituição, sempre que por alguma razão não o possam fazer presencialmente.
É necessária a aquisição de conhecimentos por parte de alguns dos nossos alunos para que estes consigam acompanhar as aulas de forma online e autónoma, no conforto das suas casas sempre a situação assim o exija. Com estes novos conhecimentos, presenteamos aos seniores a possibilidade de continuarem a sua aprendizagem e de vivenciarem novas experiências, amplificando o seu conhecimento ao nível da literacia digital.
Contribuímos desta forma para a inclusão social e digital do sénior que usufrui de todas as etapas do processo deste projeto para que fique com as competências digitais necessárias e trabalhamos igualmente para a prevenção de problemas a nível cognitivo e da saúde mental da população sénior.
No apoio ao cumprimento dos objetivos deste projeto contamos com a parceria da FRAJAL – Federação Regional de Associações Juvenis do Alentejo, no desenvolvimento das atividades, para que consigamos alcançar mais beneficiários, de forma a podermos dar a oportunidade de participação a todos os interessados no projeto.
Com o apoio financeiro obtido pelo programa Bairros Saudáveis, a Universidade Sénior de Évora já adquiriu e irá ainda adquirir, equipamentos tecnológicos e digitais, como a título de exemplo computadores, tablets, entre outros. Esta aquisição do material permite a realização e o cumprimento das atividades e fases de todo o projeto, assim como a criação de uma equipa multidisciplinar para a concretização de todos os objetivos a que nos propomos com o projeto “Sempre Ligados”.
O projeto “Sempre Ligados” vai decorrer até agosto de 2022, contudo queremos dar continuidade ao mesmo no próximo ano letivo e sempre que possível.