Paranhos
Os “Percursos de Cidadania” constroem-se solidariamente e passo a passo
A alfabetização e a promoção da literacia em vista o enriquecimento cultural e o incentivo para uma maior participação cidadã são os grandes objectivo do programa que decorre na freguesia portista de Paranhos.
Sob os auspícios do Programa Bairros Saudáveis, iniciaram-se em outubro de 2021, na Casa da Cultura de Paranhos, as sessões presenciais do novo ano de vigência das oficinas de alfabetização e promoção da literacia desenvolvidas no âmbito do projeto “Percursos de Cidadania – Alfabetização Solidária e Literacias”, que a APEFA – Associação Portuguesa de Educação e Formação de Adultos/Aprendências dinamiza naquela freguesia da cidade do Porto.
Em virtude das restrições sanitárias associadas ao combate à pandemia da covid-19, foi um grupo pequeno, mas pleno de entusiasmo e expectativa, aquele que a Casa da Cultura de Paranhos acolheu no dia 4 de outubro. Em sessões realizadas duas vezes por semana, às segundas e sextas-feiras, pessoas adultas interessadas em aprender a ler e escrever,ou empenhadas em melhorar as suas competências de leitura e escrita, bem como as suas competências pessoais e sociais, ou as suas competências digitais, contam com o apoio das voluntárias da APEFA, que com elas projetam os caminhos do desenvolvimento daquelas competências, que são também os caminhos da afirmação da sua cidadania.
Iniciadas as atividades do primeiro grupo de participantes, depressa a APEFA se concentrou nas tarefas indispensáveis à reunião das condições de alargamento do projeto. Com o apoio do Programa Bairros Saudáveis e das entidades copromotoras do “Percursos de Cidadania” como o IEFP, a Escola Artística e Profissional Árvore, a Fundação Manuel António da Mota e a parceria inestimável da Junta de Freguesia de Paranhos e da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, foi possível constituir já um segundo grupo de trabalho do projeto. Desde o início de janeiro deste ano que o projeto inclui um segundo grupo de pessoas adultas, que trabalha, também duas vezes por semana, num outro espaço da freguesia de Paranhos, o Centro de Convívio da Gruta de Arca de Água.
O desenvolvimento das duas oficinas de alfabetização e promoção da literacia está a ser acompanhado e complementado com as atividades de promoção de competências digitais previstas na candidatura ao Programa Bairros Saudáveis e, bem assim, com um conjunto de atividades de animação comunitária e desenvolvimento de competências relacionais, sociais e outras competências gerais e transversais, igualmente apoiadas pelo Programa Bairros Saudáveis, que decorrem com recurso a metodologias e práticas artísticas e colaborativas.
Estas atividades têm enriquecido a experiência social e formativa das pessoas que o “Percursos de Cidadania” acolhe em Paranhos e oferecem contributos relevantes para a consecução dos objetivos de aprendizagem associados às sessões das oficinais de alfabetização e promoção da literacia.
Merecedor de destaque é também o arranque, realizada em articulação com as atividades presenciais do “Percursos de Cidadania”, da 2ª Edição do “Percursos de Cidadania Online”. Iniciada durante o período pandémico, a vertente a distância do “Percursos de Cidadania” está aberta à participação de pessoas adultas de todo o país e constitui uma expressão do projeto que o estende para lá das fronteiras dos territórios onde o mesmo decorre presencialmente.
As pessoas adultas que não sejam residentes na freguesia de Paranhos ou nas demais freguesias da cidade do Porto, mas que pretendam juntar-se ao “Percursos de Cidadania”, podem agora fazê-lo, através da oportunidade de participação a distância que a vertente online do Projeto oferece, e que recebe inscrições em permanência através do website da APEFA.