Vários filmes sobre o bairro têm palmilhado milhares de quilómetros.
Vários filmes sobre o bairro têm palmilhado milhares de quilómetros.
“(Com) Vida S. Gens – Histórias do meu Bairro”

Histórias do meu Bairro” partilhadas pelo mundo

Quando um bairro chega a todo o planeta

Os filmes “Baile”, Quintal no Bairro” “Passado, Presente e Futuro”, “Renato” e “A Mulher dos 3 M” do projeto “(Com) Vida S. Gens – Histórias do meu Bairro” do programa Bairros Saudáveis estão a percorrer o mundo após a estreia mundial a 2 de junho na sede do Grupo Desportivo Recreativo e Alto de Avilhó, no Bairro de S. Gens, em Custóias. Em cerca de dois meses, já há distinções e exibições para estes filmes.

Na Coreia do Sul, “Baile” será exibido no próximo sábado, 6 de agosto às 17h (hora local) na GyeongSang National University, em Jinju, e é um dos 5 nomeados para melhor filme na categoria “Qual é a melhor parte da tua localidade?” do Jinju English Film Festival (JEFF). Entretanto, este festival sul coreano já distinguiu “Quintal no Bairro” e “Passado, Presente e Futuro” com Menções Honrosas.

Em julho, todos os filmes deste projeto foram exibidos online, via Vimeo On Demand, na 1ª ronda do festival britânico First-Time Filmmaker Sessions.

Para setembro, um dos filmes será exibido na sessão “Cinema made in Matosinhos”, que decorrerá às 19h00 de 24 de setembro no Parque do Carriçal, Senhora da Hora, no âmbito da programação da II Mostra das Coletividades de São Mamede Infesta e Senhora da Hora. A programação desta sessão será anunciada próxima da data do evento.

E, em dezembro, “Baile” e “A Mulher dos 3 M” integrarão a seleção oficial decorrerá do Cinemaking International Film Festival (CIFF). Este festival irá decorrer entre 24 e 26 de dezembro em Daca, Bangladesh.

“(Com) Vida S. Gens – Histórias do meu Bairro” é um projeto do programa do Governo Bairros Saudáveis e financiado pelos fundos europeus do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). A entidade promotora é o Grupo Desportivo Recreativo e Cultural Alto de Avilhó e as entidades parceiras são MatosinhosHabit, a União de Freguesias Custóias, Leça do Balio e Guifões e o Grupo Desportivo Amigos da Pesca.
O Programa Bairros Saudáveis é um programa nacional, de natureza participativa, para melhorar as condições de saúde, bem-estar e qualidade de vida em territórios vulneráveis. Este programa pretende sobretudo dar algum poder, no sentido de “poder fazer”, a comunidades residentes e pessoas ou organizações com intervenção em territórios vulneráveis. O Programa foi criado pela Resolução de Conselho de Ministros 52-A/2020, de 1 de julho.