O Gabinete do Bairro Um espaço permanente, de proximidade e de serviço à comunidade.

Reabilitação Urbana

Gabinete de Bairro já funciona em Olhão

O Gabinete de Bairro é uma valência do Projeto Bairro Cool, promovido pela MOJU – Associação Movimento Juvenil em Olhão, no âmbito do Programa Bairros Saudáveis.

Substituição de banheiras por polibans nos apartamentos dos habitantes séniores.

Apoio Social

Como é fácil despertar sorrisos com pequenos gestos

O projeto Ruy de Carvalho sobe ao palco (da cidadania) irá contribuir para a melhoria das condições do quotidiano dos residentes do empreendimento social Ruy de Carvalho, na freguesia de Vilar do Paraíso, concelho de Vila Nova de Gaia.

No espaço onde nasceu o projecto dão-se aulas de português a imigrantes.

Economia

Criar uma rede de entreajuda de Todas e de Todos

A distribuição alimentar de emergência, iniciada na pandemia, deu origem ao projeto A Mourada de Todas e Todos, promovido pela cooperativa BTUIN, que prevê o desenvolvimento de uma rede de entreajuda no seio da comunidade indo-asiática da Mouraria.

É tempo de mudar o Bairro de Barronhos.

Apoio Social

Barronhos, da incredulidade à esperança

Alguns anos se passaram desde a última vez em que o Bairro Alto dos Barronhos teve algo de concreto a acontecer para o benefício da comunidade. É tempo de mudar!

A Casa da Cultura de Paranhos é onde se realizam as oficinas de alfabetização e promoção da literacia do projeto.

Cultura

Os “Percursos de Cidadania” constroem-se solidariamente e passo a passo

A alfabetização e a promoção da literacia em vista o enriquecimento cultural e o incentivo para uma maior participação cidadã são os grandes objectivo do programa que decorre na freguesia portista de Paranhos.

Saída de campo - Distribuição de material de consumo.

Saúde

Arranca projeto pioneiro de redução de riscos no consumo de drogas

A associação Kosmicare, numa parceria de 15 instituições com implementação local, deu início ao o projeto RIDE - Rede de Informação Sobre Drogas e Educação de Pares - nas freguesias do Areeiro e do Beato. O projeto visa o desenvolvimento de várias ações de promoção da saúde com pessoas que usam drogas e com a comunidade local.

Oradores do evento: Alberto Matos, Hugo Soudo, Paula Lança e Clemente Tsamba.

Cultura

“Ponto do Encontro” um espaço de artes e comunidade

Foi inaugurado em Beja o espaço “Ponto do Encontro”, um espaço onde através das artes se pretende promover o encontro entre a comunidade imigrante e a comunidade local.

Formar uma rede ide 200 cultivadores locais para ajudar a criar um jardim comunitário, espaço de convívio e apoio mútuo do bairro.

Ambiente

Cultivar comunidades a partir de casa

O Projeto Crescer em Casa está a gerar na zona da Junta de Freguesia de São Vicente e sua envolvente, uma rede intergeracional de 200 cultivadores locais para promover a cocriação de um jardim comunitário, espaço de convívio e apoio mútuo do bairro.

Um bairro que muda com as ideias e participação das crianças

Saúde

Bairro celebra “pedras soltas” e novas pontes na cidade, pela mão dos meninos

O I Fórum do Projeto Levantar a Pedra para Construir Pontes, marca um primeiro ponto de chegada da trajetória que foi sendo construída, como possível ponte entre o Bairro dos Ervideiros e a cidade de Aveiro, em resposta ao desafio do Programa Bairros Saudáveis.

Envolvimento da comunidade na reabilitação do reservatório de água.

Espaço Público

Vamos dar vida à Gestosa!

Este título traduz a vontade das gentes que moram, são originárias ou gostam desta pequena aldeia e que, por intermédio do seu Centro Cultural, querem que a localidade volte a ser um lugar onde dê gosto viver.

Espaço depois da intervenção da Barrela Social

Espaço Público

Brigada de intervenção em salubridade habitacional e higienização

o projeto é uma resposta social vocacionada para a intervenção focalizada em contextos residenciais de famílias em situação de vulnerabilidade, de privação económica, de envelhecimento da população, de comportamentos desviantes e de longos períodos de ausência de políticas sociais adequadas.