O grupo participante das oficinas e protagonistas da peça “Vozes dos Lavadouros”.
O grupo participante das oficinas e protagonistas da peça “Vozes dos Lavadouros”.
Projeto “Percursos de Cidadania”

“Vozes do Lavadouro”

Quando o teatro e educação na comunidade se fazem lavando a roupa

No âmbito das atividades de alfabetização e literacia do projeto “Percursos de Cidadania”, decorreu nos dias 16 e 22 de julho, pelas 21h30, no Lavadouro da Arca de Água, Paranhos (Porto), a apresentação teatral "Vozes do Lavadouro".

Os lavadouros públicos fazem parte do imaginário social coletivo e constituem património relevante na história da cidade do Porto, tendo esta performance evocado memórias destes lugares emblemáticos da cidade, resgatando narrativas das lavadeiras, o vernáculo e a cultura popular a partir das experiências da comunidade, num contexto de aprendizagem, participação e animação comunitária.

Apresentada à comunidade vizinha e restante público portuense, a performance constituiu uma criação coletiva e é o resultado do trabalho protagonizado por um grupo de pessoas participantes nas Oficinas Formativas de Arte, Cidadania e Desenvolvimento Comunitário. O trabalho formativo é integrado e realizado em estreita articulação com as Oficinas de Literacia em funcionamento na freguesia de Paranhos.

Esta atividade formativa, que mobilizou a comunidade local e despertou um conjunto de competências- chave, integrou uma experiência relevante de aprendizagem, criatividade e prática participativa cidadã.

A realização deste projeto tem sido possível numa lógica de governança partilhada que conseguimos estabelecer no projeto “Percursos de Cidadania” na freguesia de Paranhos, no Porto, contando com uma forte colaboração da Junta de Freguesia de Paranhos, do I.E.F.P., da Escola Artística e Profissional Árvore, do Centro Qualifica Árvore, da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, da Fundação Manuel António da Mota e, ainda, da Misericórdia do Porto.

No caso em particular desta atividade apresentada no Lavadouro da Arca D’Água, contamos também com o apoio da Câmara Municipal do Porto, das Águas do Porto, dos Bombeiros Sapadores da cidade, do Teatro Independente de Paranhos (TIPAR) e de uma antiga lavadeira da Arca D’Água, a Laurinha do Rio.

Público a assistir à performance no lavadouro da Arca D’Água, Paranhos - Porto.
Público a assistir à performance no lavadouro da Arca D’Água, Paranhos - Porto.

Ainda no contexto das atividades desenvolvidas nas Oficinas Formativas de Arte, Cidadania e Desenvolvimento Comunitário integradas no projeto “Percursos de Cidadania”, no próximo dia 30 de setembro será instalada a Exposição Coletiva “Colecionadores de Histórias e Memórias... e Imaginantes do Futuro”, na ‘Galeria Elevador’ da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto. A exibição incorpora três dimensões – passado, presente e futuro – estará patente neste lugar até ao dia 28 de outubro de 2022. A exposição foi inaugurada a 8 de abril na Escola Artística e Profissional Árvore, e transitou em maio para a Casa da Cultura de Paranhos.

Enquadrada na vertente direcionada para a literacia digital e audiovisual dos participantes, esta exposição multimédia compõe mais um resultado de um processo criativo e sociopedagógico, no sentido da valorização e validação dos seus percursos, da sua visibilidade e inclusão social.