A memória pode ser um instrumento de empoderamento da comunidade.
A memória pode ser um instrumento de empoderamento da comunidade.
Os Leixões das Memórias

Os Leixões das Memórias

Quando o passado transforma o presente

O objetivo do programa é valorizar e dar visibilidade às memórias, histórias, saberes e vivências dos residentes do bairro para promover a sua autoestima, combater situações de exclusão.

No final de 2020 a Associação Aventura com Carisma (ACC), sediada em Matosinhos, apresentou uma candidatura ao programa Bairros Saudáveis, em torno do Bairro dos Pescadores, em Matosinhos, com o objetivo de atenuar as fragilidades deste território e de promover a qualidade de vida das pessoas. A ideia é simples: trabalhar a partir dos dois principais eixos identitários que definem este bairro: 1) o mar, a comunidade e as atividades piscatórias e 2) o Leixões Sport Club (LSC).

Desde o início, o mote foi o de valorizar e dar visibilidade às memórias, histórias, saberes e vivências dos residentes do bairro para promover a sua autoestima, combater situações de exclusão e sentimentos de inutilidade, e também para gerar fontes de rendimento que permitam melhorar as condições de vida desta população. Assim nasceu o projeto “Os Leixões das Memórias”, feito com e para os moradores do bairro. Nas palavras de Jorge Moreira, presidente da ACC: “Este é um projeto diferenciador e motivador, pois enfatiza o papel dos residentes do mítico Bairro dos Pescadores, em Matosinhos. Um bairro com uma identidade muito própria, assente na cultura piscatória, no amor à cidade e na fé no clube da Terra - o LSC”.

O Leixões Sport Club é uma das marcas identitárias do Bairro dos Pescadores.
O Leixões Sport Club é uma das marcas identitárias do Bairro dos Pescadores.

Mas como concretizar esta ideia? Trabalhando em parceria com um vasto conjunto de atores e de instituições locais, de modo a garantir o sucesso do nosso projeto. A ACC conta com o essencial contributo do LSC, da Câmara Municipal de Matosinhos, da MatosinhosHabit, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, da Junta de Freguesia de Matosinhos e Leça da Palmeira, da Unidade Local de Saúde de Matosinhos, da esad – idea, da Associação para a Promoção da Investigação em Design e Arte, do Grupo Informal Bairro dos Pescadores, do Círculo Católico de Operários do Porto, da Lamparina Tropical – Associação Cultural e da Salto no Vazio – Associação Cultural (Sismógrafo).

Outra pedra de toque para a operacionalização desta ideia é o recurso às artes e à cultura, assumindo-as como ferramentas de trabalho e ativos para a concretização dos objetivos, que englobam os cinco eixos de intervenção propostos pelo programa: social, económico, urbanístico, ambiental e saúde.

O que pretendemos, então, fazer? A resposta passa por um conjunto de oito atividades. Uma primeira atividade é a construção de álbuns de família de pescadores, compostos por fotografias, vídeos, registos sonoros e recortes de imprensa captados e recolhidos pelos moradores do bairro, que contam a história da família de cada um, mas também a história do bairro e que mostram e dão visibilidade às suas representações.

Uma segunda atividade é a edição do "Podcast dos Aficionados", partindo de entrevistas aos moradores do bairro, onde serão explorados momentos relevantes, tanto da história do entrevistado, como do bairro e, consequentemente, da freguesia, da cidade e do LSC.

A realização de um documentário produzido e realizado coletivamente pelos moradores do bairro, sob a orientação de um realizador convidado é uma outra atividade que compõe este projeto. De igual modo, prevemos a criação e comercialização de uma caderneta de cromos sobre a história do LSC. A caderneta será colocada à venda em vários locais e as verbas auferidas serão distribuídas pelos moradores envolvidos na sua conceção.

Partindo das entrevistas realizadas aos moradores do bairro e de sessões de trabalho em grupo, propomo-nos também conceber um jogo de tabuleiro que permita materializar e dar visibilidade à história e à identidade do bairro e da cidade.

Uma sexta atividade, na qual a população mais idosa desempenhará um papel-chave, é a conceção e realização de vários percursos históricos em torno de lugares fulcrais na história do bairro e da freguesia. Estes serão concebidos e dinamizados pelos moradores do bairro. Serão visitas pagas, garantindo retorno económico e permitindo atenuar as elevadas taxas de desemprego e os baixos rendimentos.

Contribuindo para a qualificação do espaço público e para a sensibilização para a causa ambiental e para a importância do reaproveitamento, propomos também a construção de dois painéis artísticos comunitários, concebidos a partir do reaproveitamento de materiais reciclados e de lixo tóxico e utilizados para expressar os imaginários coletivos do bairro e do LSC.

Finalmente, iremos construir o arquivo digital Leixões de memórias, o que implicará a recolha, catalogação, descrição e digitalização de documentos e materiais dos mais variados tipos e formatos, referentes ao bairro, à sua comunidade piscatória e ao LSC. Consistirá, no fundo, num repositório interativo que permitirá documentar, estudar, preservar e promover as memórias desta população, envolvendo ativamente os moradores e valorizando-os.

O mar estrutura a identiade e a história do Bairro dos Pescadores.
O mar estrutura a identiade e a história do Bairro dos Pescadores.

É através destas atividades que nos próximos meses nos propomos dinamizar o Bairro dos Pescadores, materializando, valorizando e dando visibilidade às memórias, histórias, saberes e vivências daqueles que o habitam: dando vida e alma a esta comunidade. Afinal, como refere Jorge Moreira, “dar voz aos residentes, é perpetuar e partilhar as histórias, memórias e conhecimentos de gente da nossa terra, gente que ousa desafiar o mar e que transporta o orgulho peixeiro - uma marca identitária de Matosinhos”.