Uma ação de sensibilização ambiental.
Uma ação de sensibilização ambiental.
À PESCA

Setúbal

À Pesca de literacia pela Anunciada

O projeto desenvolve ações de promoção da literacia em saúde, literacia digital e administrativa no território da freguesia da Anunciada.

Nos últimos meses, o projeto "À PESCA" tem centralizado a sua intervenção nos bairros da antiga freguesia da Anunciada (Setúbal), nomeadamente Anunciada, Casal das Figueiras, Grito do Povo, Pescadores, Troino e Viso.

"À PESCA" tem impulsionado o empoderamento e a autonomia da comunidade ao nível da literacia digital e administrativa, na procura e aprendizagem de soluções para os seus próprios problemas de dia-a-dia, através da dinamização de InfoPontos e laboratórios de literacia cidadã. Tem também desenvolvido sessões comunitárias para vários públicos, com vista à promoção da literacia em saúde nestes bairros.

InfoPontos para ajudar a população a saber resolver os seus problemas na Internet.
InfoPontos para ajudar a população a saber resolver os seus problemas na Internet.

Os InfoPontos estão a ser dinamizados numa lógica de deslocalização em seis espaços no território, nomeadamente na Associação Centro de Apoio ao Sem Abrigo, Associação de Moradores do Casal das Figueiras, Associação de Moradores do Grito do Povo, Clube Recreativo Palhavã, Centro de Cidadania Ativa da SEIES e Unidade de Saúde Familiar de S. Filipe.

Estes pontos facilitadores de acesso à informação pela população procuram apoiar e ensinar as pessoas a solucionar problemas e exigências quotidianas, aumentando a sua inclusão digital e a autossuficiência.

Sessão de saúde oral.
Sessão de saúde oral.

As principais solicitações passam por apoio na entrega do IRS; adesão ao IVAucher; validação de faturas (e-fatura); alteração de morada e renovação de Cartão de Cidadão; criação, recuperação e utilização de conta de e-mail; utilização de sites de serviços públicos online (INSS, SNS24, AT); criação de Chave Móvel Digital.

Os InfoPontos e parceiros no território dão suporte ao diagnóstico temático para a dinamização de laboratórios de literacia cidadã, com o objetivo de ajustar a informação às necessidades específicas de grupos e pessoas individuais, de acordo com as competências de base, idades, escolaridade, motricidade, experiência.

Laboratórios de literacia digital para conseguir que sectores da população deixam ser info excluídas.
Laboratórios de literacia digital para conseguir que sectores da população deixam ser info excluídas.

Com vista a promover a prevenção e boas práticas em saúde, e tendo em conta os problemas de saúde prioritários do Plano Local de Saúde da Arrábida (2019-2023), têm-se dinamizado nos bairros da Anunciada rodas de conversa e sessões de sensibilização em literacia em saúde. Temas como a educação menstrual, saúde ambiental, saúde oral, saúde mental e violência têm sido debatidos com diversos grupos etários da comunidade da Anunciada. Estas sessões têm sido oportunidades de aprendizagem, partilha de experiências e troca de saberes, ferramentas empoderadoras da comunidade.

O "À PESCA" tem também atuado no sentido de fomentar o voluntariado solidário de proximidade e cooperação entre moradores/as, associações e instituições, para a construção de soluções colaborativas na resolução dos problemas que afetam a comunidade. Neste sentido, iniciou-se um trabalho de recolha de informação para mapear as respostas sociais/instituições e coletividades do território, que contribuirá para agilizar circuitos de sinalização, encaminhamento e intervenção entre as várias organizações e comunidade do território da Anunciada.

Sessão de sensibilização sobre os direitos das crianças.
Sessão de sensibilização sobre os direitos das crianças.

Ao longo destes meses têm-se vindo a “pescar” novos parceiros nestes bairros, que em muito têm contribuído para a concretização dos objetivos do projeto e cruzamento de estratégias criativas de intervenção, nomeadamente o Agrupamento de Centros de Saúde Arrábida, o Agrupamento de Escolas Lima de Freitas, o Grupo de Ativistas em Tratamento e a Planet Caretakers.

Vamos de vento em popa a caminho do final deste "À Pesca", com uma rede cheia de experiências e sementes de cidadania. Muito foi já feito e muito caminho aberto para o futuro.