Odemira
Mulheres numa só voz celebram a semana da interculturalidade
Nos dias 6, 8 e 10 de abril celebrou-se em Odemira a Semana da Interculturalidade, promovida pelo projeto “Mulheres Numa Só Voz” (Bairros Saudáveis) e pela sua entidade dinamizadora, TAIPA, Crl.
O concelho de Odemira foi, em abril, caracterizado por cores vivas, comida extraordinária e música contagiante.
O concelho acolheu uma variedade fascinante de culturas e foi marcado principalmente pela presença de numerosas comunidades de nacionalidades indiana, nepalesa e bengali, entre outras.
A TAIPA, Crl, entidade dinamizadora do projeto Mulheres Numa Só Voz -financiado pelo programa Bairros Saudáveis -, foi convidada pela EAPN (Rede Europeia Anti-Pobreza) Portugal, no âmbito da Semana da Interculturalidade, a promover em Odemira algumas atividades junto das comunidades.
O objetivo destes dias de partilha foi não só promover dinâmicas sociais que convidassem à integração, empoderamento e expressão artística e gastronómica das várias comunidades migrantes, mas também convidar a comunidade local a conhecer estas incríveis culturas que tanto têm para mostrar.
A 6 de abril, foi realizado um workshop musical, com a parceria de outro projeto dinamizado pela TAIPA (Projeto ST-8EG), e, posteriormente, iniciou-se uma exposição interativa que contou com a presença das mulheres que compõem o grupo Mulheres Numa Só Voz, queabraçaram o momento de partilha e mostraram as suas tradições.
Amavelmente cederam vários Trajes e Bijuterias das três culturas mais proeminentes no concelho, para que fossem experimentados e postos em exposiçãocom algumas explicações sobre a história da própria cultura, para que a comunidade a conhecesse melhor.
Também foram convidadas algumas participantes a mostrar os seus talentos na arte da Henna. Várias pessoas aderiram às pinturas, caracterizadas por formas lindas e minuciosas.
A 8 de abril, teve lugar no Espaço CRIAR, a convite da Associação de Artesãos do Concelho de Odemira (CACO), uma Mostra Gastronómica Oriental.
A Mostra foi realizada pela Maya, uma mulher de nacionalidade nepalesa, participante no projeto Mulheres Numa Só Voz, que partilhou com os presentes as técnicas para a realização de uns deliciosos Momos.
A Maya gostou muito da experiência, e os participantes da Mostra conheceram um pouco melhor a deliciosa comida característica do Nepal.
Por fim, a 10 de abril, terminou-se a semana com uma Caminhada Sem Fronteiras, uma atividade solidária que teve como objetivos a angariação de mantimentos de primeira necessidade para os refugiados ucranianos que o concelho acolhe, e também a partilha de momentos entre as participantes do projeto e as suas famílias, com a comunidade local.
A caminhada fez um percurso de 5,5 km, teve início na Junta de Freguesia de Boavista dos Pinheiros e terminou na bonita zona ribeirinha de Odemira. Os participantes da caminhada foram variados, contando com a presença da população local e de algumas mulheres de comunidades migrantes que participam no projeto.
É também de salientar a presença de um grupo de jovens desportistas,na caminhada, pertencentes à Seleção Nacional de Canoagem da Ucrânia, que foram acolhidos Pelo Colégio Nossa Senhora da Graça em Vila Nova de Milfontes, Odemira, após terem de fugir do seu país.
Graças ao apoio e colaboração do Clube Fluvial Odemirense e da Associação Mil Passos -Associação Artística e Multicultural do Litoral Alentejano, os jovens puderam realizar no final da caminhada um treino diferente no rio Mira.
A Semana da Interculturalidade no concelho de Odemira foi pautada pela partilha, pela beleza das culturas orientais e pelos bons momentos passados em todos os dias das atividades.
O projeto Mulheres Numa Só Voz e a TAIPA tiveram muito prazer em poder ter a oportunidade de dinamizar momentos tão ricos e de tamanha importância, tanto para as comunidades migrantes que se sentem representadas e empoderadas ao poderem partilhar as várias facetas das suas culturas, como para a comunidade local, que teve oportunidade de melhor conhecer as tradições e costumes de outros países.