Técnica a contactar a comunidade

Saúde

Nas ruas do Couto Mineiro Pejão já se ouve “Ó Bizinha anda cá ver isto!”

Este é o projeto do Centro Sol Nascente, ao abrigo do Programa Nacional Bairros Saudáveis, que vai levar mais vida às aldeias isoladas do Couto Mineiro Pejão, em Castelo de Paiva, e terá impacto na saúde, no desporto, na cultura, no artesanato, na gastronomia, no ambiente e no apoio social.

Sessão de educação sobre o tema da saúde mental.

Saúde

Mobil.Idade: um projeto com pernas para andar

Voluntários e parceiros locais colocam o Mobil.idade em movimento. Projeto trabalha junto dos seniores da Misericórdia, em Lisboa, e pretende combater o isolamento social.

Famílias em Ação pretende implementar estilos de vida saudáveis.

Saúde

Projeto promotor de ambientes saudáveis realiza mais atividades em Coimbra

Os parceiros reiniciaram atividades e participaram na entrega de cabazes de Natal, com a participação da nova direção na freguesia de Eiras e na USF Coimbra Norte.

O projeto “ProximIDADE Maior”é dirigido para pessoas com 65 ou mais anos que vivam sós ou em situação de isolamento social.

Saúde

Centro Comunitário de Esmoriz inicia um novo projeto de apoio à população idosa

O projeto “ProximIDADE Maior” tem como objetivo facilitar acesso aos cuidados de saúde e minimizar a solidão com recurso às novas tecnologias.

O projeto Rica Vida é feito para dar melhores hábitos de saúde às populações carenciadas em Almada.

Saúde

O início de uma "RICA VIDA" em Almada!

O Projeto "RICA VIDA", cuja intervenção decorrerá no território de Almada, em particular nas freguesias do Laranjeiro e Feijó, teve início oficial no passado dia 2 de novembro, será dinamizado por uma equipa multidisciplinar, em parceria com a Junta de Freguesia Laranjeiro e Feijó e a Associação Portuguesa da Promoção da Saúde e Higiene Oral (APPSHO).

Apresentação do projeto “Cuidar Carrazeda: Saúde Mental em Contexto de Pandemia”

Saúde

Associação AlmaTua promove a saúde mental

A falta de respostas no âmbito da saúde mental, no concelho de Carrazeda de Ansiães, desafiou a Associação AlmaTua a criar um projeto de intervenção dirigida ao sofrimento psicológico agravado pela covid-19.

+ Saúde no Bairro prevê a criação de uma clínica académica onde serão prestados cuidados de saúde a custo reduzido.

Saúde

+Saúde no Bairro pretende reduzir desigualdades no acesso a cuidados de saúde

O projeto promovido pela Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa - Lisboa, implementa Clínica Académica para reduzir desigualdades no acesso a cuidados de saúde.

Atividade em que os jovens eram colocados em situações com que vivem as pessoas com limitações.

Saúde

Procurar soluções mais Inclusivas e sustentáveis para melhorar a mobilidade

Durante o mês de Dezembro convidámos 17 jovens do Agrupamento de Escolas de Viana do Alentejo a realizarem no espaço escolar, um diagnóstico de acessibilidades para pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida.

O espaço “Casa para Todos” é já um local de referência no Bairro 2 de Maio e ganhou agora uma nova valência - uma Pharmácia Popular.

Saúde

A Casa que fez nascer a “Pharmácia Popular da Ajuda”

A “Casa para Todos” é o espaço comunitário do Bairro 2 de Maio, que acolhe crianças, jovens e seniores, e suas famílias, em diversas atividades promovidas diariamente pela Associação Amigos B2M – Bairro Alto da Ajuda.

Um projeto para combater a discriminação e a violência

Saúde

Os conjuntos habitacionais da freguesia de Matosinhos já contam com o projeto Bairros SEM Bullying

Um projeto de intervenção com construção de materiais psicopedagógicos, e desenvolvimento de ações de sensibilização e de formação, o Bairos SEM Bullying pretendem combater as vulnerabilidades, dotando a comunidade de estratégias para fazer face ao fenómeno da violência.

Saúde

Projetos na área da Saúde

Os projetos do Programa Bairros Saudáveis podem organizar-se em vários eixos temáticos, entre os quais o eixo da saúde. Nesta secção, serão apresentadas notícias dos projetos que envolvem atividades na área da saúde.

Veja todos os projetos que envolvem o eixo da saúde AQUI.