Meses a desenvolver com a população, relações interpessoais e grupais com empatia, combatendo a solidão e o isolamento.
Meses a desenvolver com a população, relações interpessoais e grupais com empatia, combatendo a solidão e o isolamento.
Projeto Toc Toc

Multi serviços porta a porta

Projeto Toc Toc minimiza isolamento e promove igualdade

Aqui relatamos o que foi a nossa participação na vida de idosos, famílias e pessoas com deficiência, isolados e sem retaguarda familiar, bem como, com pessoas em isolamento profilático, devido à covid-19, num percurso de construção de empatia, confiança e apoio nas atividades instrumentais e básicas da vida diária.

Os projetos sociais germinam de iniciativas de um indivíduo ou de coletivos, que têm o objetivo de melhorar a vida das pessoas e/ou de comunidades. Sem fins lucrativos e por meio de esforços solidários, esses projetos tentam melhorar um definido aspeto da sociedade e comummente ajudar grupos que, de uma forma ou de outra, são vulneráveis.

Definem, assim, as suas ideias de transformar a realidade dessas pessoas, que não possuem uma boa qualidade de vida, em objetivos e atividades, como meios de atingir resultados positivos no âmbito da vida de cada beneficiário.

Foi o que o projeto TOC TOC- Multi Serviços Porta a Porta, que teve como entidade promotora a Associação Social, Desportiva e Recreativa de Arícera, e principais entidades parceiras, o Município de Armamar e a Unidade de Cuidados na Comunidade Terras do Douro, fez com os públicos-alvo, no Município de Armamar.

Para esta realidade ser modificada e minimizada, é necessário o apoio das parcerias, agradecemos a todas as nossas parcerias, por terem connosco, apoiado quem nos procurou, quem nos foi sinalizado e quem encontramos e se identificou com a nossa ação.

Acompanhamento de pessoas carenciadas aos serviços de saúde.
Acompanhamento de pessoas carenciadas aos serviços de saúde.

O nosso projeto teve, assim, intervenção na necessidade de promover estruturas de apoio a um envelhecimento ativo em segurança, no seu meio ambiente e com o intuito de minimizar o isolamento e a solidão, bem como, combater a propagação da covid-19 e apoiar as famílias e indivíduos infetados.

Foi fundamental na vida dos beneficiários, no sentido de promover a autonomia dos mais velhos isolados, apoiar as famílias e evitar ou retardar a institucionalização, pretendendo manter essa população no meio das suas vivências.

O balanço final é feito de conclusões, com abordagem dos aspetos positivos e dos poucos aspetos negativos.

Para a realização das nossas atividades necessitávamos, inicialmente, abertura por parte dos representantes das freguesias, para a divulgação do projeto e das atividades a levar aos residentes. Não obtivemos em algumas freguesias esse passo importante, mas na sua maioria contamos com o apoio incondicional, desde disponibilidade de espaços físicos, até sinalização de beneficiários. Agradecemos a esses presidentes de juntas, e presidentes de associações por cuidarem de quem precisa e permitirem que o nosso projeto o fizesse também.

Os serviços centralizados no município de Armamar tiveram um papel fundamental, na concretização plena das nossas atividades, demonstraram que existe a humanidade, nos serviços prestados, com gestos simples de descomplicar e proporcionar, aos técnicos do projeto envolvidos, a facilidade de articulação entre os serviços e os nossos beneficiários.

Promoveram, em conjunto com as atividades realizadas, a promoção de igualdade de direitos, como por exemplo, o acesso aos serviços e à informação.

O projeto TOC TOC- Multi Serviços Porta a Porta centrou-se em cinco eixos de intervenção: saúde, social, económico, ambiental e urbanístico. Contou também para a sua execução com oito atividades: Passe Livre Transito, Cabaz de Compras, Cabaz de Serviços, Dois Dedos de Conversa, Programa de sensibilização "+Saúde", GereFamília, @vos +Perto e RRR + Explora.

Tinha como metas delineadas apoiar 75 idosos, apoiou 129; 30 Famílias, apoiou 66; 30 pessoas portadoras de deficiência, apoiou 42.

Acompanhamento das pessoas com mais dificuldades às compras.
Acompanhamento das pessoas com mais dificuldades às compras.

Atividade 1- Passe Livre-trânsito: permitiu o transporte e a deslocação dos beneficiários, das suas habitações aos vários serviços, concentrados na sede do município: consultas médicas, farmácia, instituições bancárias, câmara municipal, Segurança Social, Finanças, supermercados, entre outros, com o acompanhamento individualizado da técnica. Exemplo de intervenção: O Sr. X, deficiente, reside na localidade YY, a 20 min e a 15 km, da sede do município, vive sozinho, sem qualquer retaguarda familiar, com parca literacia (analfabeto), foi-lhe agendada consulta médica na Unidade de Saúde de Armamar e já não tem dinheiro para o táxi. Contacta o TOC TOC, agenda a sua deslocação. Nesse dia é acompanhado à consulta pela monitora, caso sejam prescritos medicamentos e exames complementares de diagnóstico e análises clinicas, a monitora do TOC TOC, faz a articulação para o agendamento dos mesmos, ainda, acompanha à farmácia para o levantamento de receitas e posteriormente organiza a medicação, para uma toma correta.

Atividade 2 - Cabaz de Compras: Auxiliamos na planificação da lista de compras; aquisição e entrega de compras (bens de primeira necessidade: alimentação e medicamentos) no domicílio dos beneficiários. Exemplo de intervenção: “A Sr. A, idosa, reside com o cônjuge, acamado, a 12km da sede do município, precisa de bens de primeira necessidade (fraldas, medicação, produtos alimentares…), contacta o TOC TOC, é feita a lista de compras e a sua aquisição nos vários locais de comércio em Armamar e foram levadas ao domicílio da beneficiária.

Atividade 3 - Cabaz de Serviços: Apoiamos na leitura e interpretação de correspondência, no apoio ao preenchimento de documentos, na preparação da medicação a tomar, e outros. Exemplo de intervenção: Um casal de idosos, ambos analfabetos e com baixos rendimentos, com quatro descendentes, todos emigrados, sem qualquer vizinho, residem a 14 km da sede do município. Solicitaram apoio na interpretação de correspondência, vinda da Segurança Social, esta era a declaração de rendimentos anuais (pensões de velhice). Devido ao valor declarado, verificamos que era possível o aumento dos seus rendimentos, através do requerimento ao Complemento Solidário de Idosos. Explicamos em que consiste e que é possível contar com o nosso apoio, para o preenchimento e demais diligências para o seu pedido. Requerimento deferido e conseguimos aumentar o rendimento anual deste casal, e naturalmente a diminuição das despesas com a medicação.

Atividade 4 - Dois Dedos de Conversa: acompanhamentos sociais aos beneficiários, através de conversas descontraídas, ganhando confiança e empatia com seu interlocutor (a técnica) que ao mesmo tempo vai avaliando e identificando necessidades e handicaps. Na mesma lógica, a técnica, vai envolvendo os beneficiários na elaboração da estratégia de intervenção, para resolução dos problemas encontrados e na sequência destes dedos de conversa, serão feitos os encaminhamentos para as respostas adequadas. Exemplo de intervenção: A Sr. A, idosa, já solicitou a nossa intervenção. A cama onde permanece o cônjuge, acamado, não é adequada para a situação, quer do idoso, quer da cuidadora informal. Demos a conhecer o Projeto ESCORAS: Banco de Ajudas Técnicas, que existe no município. Articulamos com o mesmo, a disponibilização de uma cama articulada e colchão anti-escaras, bem como, uma cadeira de suporte ao banho assistido.

Atividade 5 - Programa de sensibilização "+Saúde": estabeleceu três grandes estratégias de intervenção: nas áreas do envelhecimento ativo, da organização dos cuidados de saúde e da promoção de ambientes facilitadores da autonomia e independência. Esta iniciativa assentou em ações relacionadas com: nutrição, hidratação e alimentação; promoção e recuperação da saúde oral; tipos e adequação de ajudas técnicas; acessibilidade à informação sobre medicamentos; prevenção de acidentes domésticos e de lazer; deteção e eliminação de barreiras arquitetónicas; cuidados a adotar durante a pandemia da covid-19, entre outras. Exemplo de intervenção: No contacto frequente com a Sra. B, verificamos que continua com uma toma incorreta da medicação e queixas de dores de dentes. Refere-nos que a vizinha e a cunhada, tomam-na da mesma forma. Em parceria com a junta de freguesia, agendamos para essa localidade, uma ação de informação e sensibilização, para a toma correta da medicação, bem como, o seu manuseamento. Aproveitando, convidamos uma especialista em desporto e nutrição, para lhes falar da importância da hidratação, prática de atividade física e uma alimentação saudável. A Sra. B, reside numa habitação rudimentar, que para o acesso ao espaço habitável, necessita de subir 15 escadas, desprovidas de corrimão. Contactamos a junta de freguesia, mais uma vez, para a colocação de um corrimão de apoio às escadas, visto que a Sra. B, só possuí uma Pensão Social de Velhice, ou seja, fracos rendimentos para um investimento, por mais baixo que fosse, não era possível suportar. Agendamos consulta na Unidade de Saúde, para a medicina dentária e no dia da mesma, fomos a acompanhar.

Atividade 6 - GereFamília: iniciativa que se centrou na sua ação na reeducação financeira das famílias, na organização habitacional, na reutilização de materiais, soluções para a transformação dos seus domicílios em locais seguros. Exemplo de intervenção: O Sr. K, reside sozinho, sem retaguarda, após a morte da sua progenitora, esta falecida com a covid-19, numa habitação com parcas condições de habitabilidade e acessibilidade. Devido ao seu estado de saúde debilitado, após a covid-19, as tarefas domésticas, deixaram de ser feitas, pois era a sua mãe a responsável por elas. Ambos os beneficiários foram acompanhados, pelo projeto, em diferentes âmbitos e atividades. Foi feito o diagnóstico de parca salubridade habitacional. Propusemos ao Sr. K, uma intervenção generalizada na habitação, desde limpeza, higienizarão, desinfeção e arrumação. Com o apoio das Ajudantes de Ação Direta da ASDRA, a gestora e a monitora do projeto, tornamos a habitação salubre e acessível com uma mobilidade segura, após a retirada de obstáculos e a colocação de barreiras arquitetónicas.

Atividade 7 - @vos +Perto: colocou os idosos ou deficientes em contacto com os familiares, com recurso a videochamadas, contribuindo assim, para o combate à solidão e à tristeza, fruto do isolamento a que este público está sujeito, devido à pandemia covid-19 e por indicações da Direção Geral de Saúde. Tem ainda como objetivos promover um maior contacto visual, que permita aos familiares acompanharem de forma mais direta o estado biopsicossocial dos idosos e melhorar a qualidade de vida através da mediação com suporte social de proximidade. Exemplo de intervenção: Após conversa com os beneficiários Sra. G e Sr. F verificamos que têm 14 netos e já seis bisnetos, estes últimos ainda não conhecem. Contactamos os netos por videochamada pelo messenger e/ou whatsapp, para os avós conhecerem os bisnetos. Duas a três vezes por mês fazemos esse contacto.

Atividade 8 - RRR +Explora: programa de atividades no âmbito da sustentabilidade ambiental, que proporcionou atividades diversas aos beneficiários, relacionadas com a sustentabilidade ambiental e a ciência. As ações tiveram como base uma economia circular, centradas nos três Rs: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Após o período pandémico e de forma a promover uma mobilidade suave dos destinatários deste projeto, procurou-se implementar atividades ao ar livre, como passeios de exploração da fauna e flora locais, caminhadas pela natureza, entre outros. Exemplo de intervenção: Nas localidades do Município de Armamar, foram realizadas caminhadas pela natureza, de forma a consciencializar os mais velhos, para a temática da reciclagem. Também, são realizadas ações de formação e sensibilização, com recurso a dinâmicas grupais com a mesma temática.

Foram meses a desenvolver com a população, relações interpessoais e grupais com empatia, combatendo a solidão e o isolamento.