O bairro de Santa Tecla encontra-se num processo de requalificação.
O bairro de Santa Tecla encontra-se num processo de requalificação.
Crecer Comum

Braga

O Projeto “Crescer Comum” já chegou ao bairro Santa Tecla!

O projeto “Crescer Comum” arrancou a 15 de novembro num dos bairros sociais mais particulares de Braga. “Crescer Comum” está voltado para o empoderamento e dinamização de dez jovens ciganos com o objetivo de melhoria das condições de bem-estar e do espaço público e comunitário do Bairro Social de Santa Tecla.

O Bairro Social de Santa Tecla encontra-se neste momento num processo de requalificação devido ao mau estado de conservação e incorreta utilização dos espaços públicos. De forma a promover um espaço público e privado, respeitado e conservado, e a promoção do bem-estar da comunidade, é necessário desenvolver uma intervenção aplicada de “dentro para fora” baseada em três eixos de intervenção: ambiental, saúde e social.

Com o projeto “Crescer Comum” pretendemos implementar ações de prevenção de doenças infeciosas, como a covid-19 (que tem uma grande repercussão nesta comunidade), tal como, também de igual importância, ações de consciencialização e intervenção nas áreas da alimentação, tabaco, sexualidade e consumos abusivos de álcool. Através do trabalho em rede, pretendemos desenvolver ferramentas capazes de contribuir para o empoderamento e dinamização destes jovens dentro da sua comunidade de forma a contribuir para a melhoria da saúde e bem-estar dos 483 moradores.

Para tal, temos como objetivo o desenvolvimento e aplicação de atividades e ações no terreno para fomentar competências ambientais e sustentáveis, associativas, comunicativas e suscitar a sensibilização e consciencialização de crianças, jovens e famílias da comunidade de Santa Tecla, valorizando o “superpoder de cada um” para um resultado positivo geral.

O projeto “Crescer Comum” está neste momento em vigor e contamos com o grande apoio do Projeto Geração Tecla E8G – Programa Escolhas, que intervém nesta comunidade com grande impacto em todas as vertentes; Unidade Funcional do ACES, como interveniente formativo nas ações de dinamização; e BragaHabit como apoiante institucional no projeto.