Voluntários e membros da NIALP fazem visitas ao domicílio a mães que deram à luz.
Voluntários e membros da NIALP fazem visitas ao domicílio a mães que deram à luz.
Namaste Portugal

Imigração

Dar à luz em Portugal – mães felizes e confiantes, bebés saudáveis

O Clube da Mulher Grávida é um projecto financiado pelo Programa Bairros Saudáveis que visa apoiar em particular as mulheres imigrantes da Ásia do Sul, antes, durante e após a gravidez.

As barreiras legais, culturais e linguísticas e a falta de conhecimento quanto ao funcionamento do sistema de saúde português, colocam a mulher imigrante numa situação de particular fragilidade, muitas vezes inibindo-a de ser pró-activa ou de nem sempre recorrer aos serviços adequados e necessários durante o período de gestação.

A NIALP organizou várias sessões de informação, sobre técnicas de amamentação, mudanças fisiológicas que ocorrem durante a gravidez, cuidados pós-parto, entre outros. Deste modo, a NIALP criou um gabinete de apoio à mulher grávida com assistentes sociais, enfermeiros e voluntários da comunidade (que muitas vezes passaram por situações semelhantes), no sentido de agilizar e mediar a relação entre as mulheres grávidas e as suas necessidades e os centros de saúde e respectivos profissionais. O foco passa sempre por acompanhar todo o processo da gravidez e pós-parto, evitando assim que as mulheres gestantes caiam numa situação de isolamento, dado que frequentemente se encontram sozinhas no país de acolhimento.

O gabinete de apoio à mulher grávida da NIALP contou com a colaboração de enfermeiros de origem portuguesa, nepalesa e bengali. O gabinete de apoio organiza também sessões de esclarecimento sobre os direitos das mulheres durante a gravidez em Portugal, proporciona cursos de preparação pré e pós-parto, oferece pacotes de maternidade de modo a garantir que nada falte também a nível material durante e após o nascimento das crianças e até organiza "baby showers" surpresas para as mães mais sortudas. Voluntários e membros da NIALP fazem visitas ao domicílio a mães que deram à luz recentemente.

O número de mulheres imigrantes interessadas tem aumentado de sessão para sessão. Se no início havia alguma timidez ou receio, a NIALP pode afirmar que neste momento temos mulheres que participam activamente, questionam e procuram entender a melhor forma de levar a sua gravidez a bom porto num país que ainda sentem muitas vezes como estrangeiro.

O Clube da Mulher Grávida não só tem auxiliado dezenas de mães, futuras mães e recém-nascidos, como também tem contribuído para a formação espontânea de uma rede de apoio informal entre as mulheres imigrantes da comunidade.

O projecto termina oficialmente em Agosto, mas o espírito de solidariedade e entreajuda certamente permanecerá.