Um poema na Esquina - intervenção do Joana Grupo de Teatro.

Saúde

Uma comunidade mais activa

O projecto na Quinta do Olival foca-se numa oferta diversificada e constante de atividades, que conta com a participação ativa de toda a comunidade e de parcerias locais.

Mulheres numa só voz em ação

Economia

Mulheres numa só voz celebram a semana da interculturalidade

Nos dias 6, 8 e 10 de abril celebrou-se em Odemira a Semana da Interculturalidade, promovida pelo projeto “Mulheres Numa Só Voz” (Bairros Saudáveis) e pela sua entidade dinamizadora, TAIPA, Crl.

Saúde

Habitamos o Brincar!

BRINCAR verbo intransitivo, com irrevogáveis competências adquiridas nas várias atividades do dia 28 de maio, em que se celebrou mundialmente a sua importância.

Uma iniciativa que liga as crianças à natureza.

Ambiente

Assim ficaram os nossos bairros... mais saudáveis!

Terminamos com enorme sucesso o nosso périplo Um dia a plantar.
Semeamos afetos e colhemos sorrisos. Desta vez, neste desafio de reutilização e sensibilização ambiental com plantas aromáticas, rumamos até ao Bairro da Biquinha em Matosinhos e fomos semear os nossos “afetos”.

Idosos em Vila Pouca de Aguiar recorrem a dispositivo eletrónico para quebrar isolamento.

Saúde

Tornar mais próxima a saúde a quem precisa

O programa Bairros Saudáveis trouxe para o Centro Social Santo António da Lagoa uma nova visibilidade dentro do seu concelho o que tem permitido, ao longo do tempo, estabelecer novas parcerias e trabalho em rede com instituições e entidades locais.

Um trabalho para cuidar das pessoas idosas.

Saúde

As relações não podem ser esquecidas

Psicologia em casa é uma atividade de cuidados, dirigidos aos idosos acompanhados pelo projeto Tempo para Cuidar 2.0_Sto Ildefonso.

A atividade tinha como objetivo a promoção de um estilo de vida saudável.

Saúde

Projeto Ó Vizinho ao serviço da comunidade escolar em Fânzeres.

No dia 8 de abril, o projeto Ó Vizinho! esteve na ação comemorativa do Dia Mundial da Atividade Física promovida na Escola B1 / JI de Montezelo pela Associação de Pais, em Fânzeres. A atividade tinha como objetivo a promoção de um estilo de vida saudável com base na capacitação das crianças do pré-escolar e do primeiro ciclo para escolhas alimentares mais equilibradas.

Na noite de 2 de junho, em S. Gens, Custóias, Matosinhos, “(Com) Vida S. Gens – Histórias do meu Bairro” terminou com a projeção dos filmes que retratam a partilha de memórias e testemunhos sobre a vida desta comunidade.

Apoio Social

Fim!

As cinco curtas-metragens sobre o dia-a-dia do Conjunto Habitacional de S. Gens foram projetadas para a população.

A NIALP recebeu mais de 100 candidaturas o que evidencia o desejo da mulher imigrante em Portugal de adquirir competências e a sede de evoluir profissionalmente.

Economia

A costura como emprego, emancipação, auto-suficiência

A NIALP em parceria com a Modatexe financiada pelo Programa Bairros Saudáveis, ofereceu um curso intensivo de costura, visando proporcionar formação profissional e especializada,a duas dezenas de mulheres imigrantes.

Voluntários e membros da NIALP fazem visitas ao domicílio a mães que deram à luz.

Saúde

Dar à luz em Portugal – mães felizes e confiantes, bebés saudáveis

O Clube da Mulher Grávida é um projecto financiado pelo Programa Bairros Saudáveis que visa apoiar em particular as mulheres imigrantes da Ásia do Sul, antes, durante e após a gravidez.

Fomentar acções que se traduzam na melhoria da saúde e bem-estar dos residentes

Saúde

Ser Comunidade Activa e Inclusiva

Cachopo, uma aldeia de baixa densidade populacional, no interior algarvio de que projecta na iniciativa “Recriar em Comunidade - Espaço Intergeracional e Comunitário”, uma possibilidade de melhoria da qualidade de vida dos seus habitantes geradora de proximidade e acessibilidade e potenciadora de maior equidade entre os residentes no município de Tavira.

Ação de sensibilização em relação à diabetes.

Saúde

Ação de Prevenção da Diabetes

O RICA VIDA e o Centro Comunitário do Laranjeiro Feijó promoveram em parceria com enfermeiras do Hospital Garcia da Orta, uma sessão informativa para os beneficiários do Banco Alimentar.