População do CH S. Gens a gravar as suas histórias e vivências
Fim!
As cinco curtas-metragens sobre o dia-a-dia do Conjunto Habitacional de S. Gens foram projetadas para a população.
Na noite de 2 de junho, 2022, em S. Gens, Custóias, Matosinhos, “(Com) Vida S. Gens – Histórias do meu Bairro” terminou com a projeção dos filmes que retratam a partilha de memórias e testemunhos sobre a vida desta comunidade.
A sede do Grupo Desportivo Recreativo e Alto de Avilhó encheu-se na quinta-feira, dia 2, às 21h30 para a sessão de cinema que estreou “Baile”, “Renato”, “A Mulher dos 3 M”, “Passado, Presente e Futuro” e “Quintal no Bairro”, filmes deste projeto feito pela população do bairro.
Na plateia, estavam Carlos Mouta, vice-presidente da Câmara Municipal de Matosinhos e Administrador Não-Executivo da MatosinhosHabit, Pedro Gonçalves, presidente da União das Freguesias Custóias, Leça do Balio e Guifões, Renato Ferreira, presidente do Grupo Desportivo Os Amigos da Pesca, Claúdio Gonçalves, membro da direção do Grupo Desportivo Recreativo e Alto de Avilhó, e André Almeida Rodrigues, cineasta coordenador dos filmes, para além dos participantes do projeto e suas famílias.
Filme “Quintal no Bairro”
“Quintal no Bairro” é a história de Henrique Nogueira, um idoso que tem um quintal nas traseiras do seu bairro.
Filme “Baile”
“Baile” é sobre o regresso do baile, após o número de casos de pandemia de COVID-19 baixar no país.
Filme “Renato”
“Renato” é a história de Renato Ferreira, um homem que cresceu no bairro e atualmente integra o Grupo Desportivo Amigos da Pesca, um dos clubes do bairro. “
Filme “Passado, Presente e Futuro”
“Passado, Presente e Futuro” é sobre as memórias e os desejos para o futuro de S. Gens, um bairro construído e adaptado às suas necessidades ao longo do tempo.
Filme “A Mulher dos 3 M”
E “A Mulher dos 3 M” é a história de Maria Manuela Monteiro, a mulher dos 3 M que tem uma mercearia e faz hidroginástica na piscina localizada no bairro.
A reação dos espetadores aos filmes foi de satisfação e, no fim, Glória Sousa, uma das participantes, disse que é bom recordar as coisas bonitas que haviam e há no bairro. E, no início da sessão, Claúdio Gonçalves agradeceu em nome do Grupo Desportivo Recreativo e Alto de Avilhó, entidade promotora, a todas as pessoas e entidades e pessoas envolvidas no projeto.
“(Com) Vida S. Gens – Histórias do meu Bairro” é um projeto do programa do governo Bairros Saudáveis e financiado pelos fundos europeus do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). A entidade promotora é o Grupo Desportivo Recreativo e Cultural Alto de Avilhó e as entidades parceiras são a União de Freguesias Custóias, Leça do Balio e Guifões, a MatosinhosHabit e o Grupo Desportivo Amigos da Pesca.
O Programa Bairros Saudáveis é um programa nacional, de natureza participativa, para melhorar as condições de saúde, bem-estar e qualidade de vida em territórios vulneráveis. Saúde não é só antónimo de doença. Este programa pretende sobretudo dar algum poder, no sentido de “poder fazer”, a comunidades residentes e pessoas ou organizações com intervenção em territórios vulneráveis. O programa foi criado pela resolução de Conselho de Ministros 52-A/2020, de 1 de julho.