(Com) Vida S. Gens Histórias do meu Bairro
O projeto (Com) Vida São Gens – “Histórias do meu bairro” visa estabelecer relações entre os residentes no Conjunto Habitacional de S. Gens. Numa primeira fase, este projeto passa pela auscultação e seleção prévia dos residentes, facilitando na construção de laços relacionais, permitindo chegar ao coração das vivências no Bairro, assim recuperar histórias de vida dos seus habitantes. O presente projeto culmina com a realização de 5 curtos documentários fílmicos mobile (gravados com smartphones), retratando a partilha de memórias, testemunhos sobre a vida no Conjunto Habitacional de S. Gens. Assim o espetador terá um entendimento sobre o dia a dia desta comunidade e diferentes olhares sobre este. Pretende se dar voz aos moradores locais sobre as vivências positivas no seu Conjunto Habitacional e quebrar preconceitos e a estigmatização sobre vivências e representações dos atores sociais que residem em territórios classificados como territórios excluídos.
Objetivo geral e justificação
No projeto (Com) Vida – “Histórias do meu bairro” tem como objetivo promoção da inclusão social e comunitária, das relações intergeracionais como estratégia da promoção ao envelhecimento ativo. A aposta em intervenção de caracter comunitário/local, é reconhecido como contexto adequado para a promoção de mudanças sociais sustentáveis, coloca a comunidade e a rede de sociabilidades no processo de intervenção. Foi desenhado um plano de ação que incluem iniciativas que valorizam a envolvente social a partir de experiências e práticas artísticas, pretende-se abordar a história de vida de moradores de diferentes faixas etárias a sua trajetória de vida, percurso profissional, laços de vizinhança, promovendo sentimento de pertença ao bairro e à comunidade. Pretende-se criar momentos de reflexão sobre hábitos e costumes antes, durante e pós pandemia provocada pela doença Covid-19, compreender o impacto desta nova realidade junto moradores de S. Gens.
Objetivo específico 1 e justificação
Criar iniciativas de combate a preconceitos e estereótipos nos Conjuntos Habitacionais para promover o conhecimento sobre a vida nos bairros, a mudança de mentalidades sobre as expetativas criadas e visão sobre o mesmo. A criação dos documentários e sua divulgação, permitirá construir na memória futura dos participantes e população em geral, uma imagem positiva da dinâmica do bairro assim como um maior conhecimento da realidade local.
Objetivo específico 2 e justificação
Promover uma cidadania ativa onde se diligencie o respeito pela diferença e dignidade do indivíduo. A envolvência dos residentes dos conjuntos habitacionais, permitindo maior conexão, identificação e criatividade com o projeto em si.
Objetivo específico 3 e justificação
Promover o combate ao isolamento social. O confinamento proveniente da pandemia causada pela Covid-19, veio potenciar o confinamento dos indivíduos, em especial atenção junto dos grupos de risco. Nesse sentido, a partir de experiências artísticas, devidamente desenhadas em concordância com as normas da DGS, pretende-se diminuir o impacto do isolamento.
Objetivo específico 4 e justificação
Promover a divulgação dos 5 documentários através da participação em festivais internacionais de cinema exclusivamente dedicado aos trabalhos filmados a partir de Cellphone, Smartphone ou tablet .
Objetivo específico 5 e justificação
Otimização do acesso a Equipamentos de Proteção Individual (EPI´s), com vista à mitigação de disseminação da COVID19.
Parceria local
Promotora
Grupo Desportivo Recreativo e Cultural Alto de Avilho
Parceira
U. F. Custóias, Leça do Balio e Guifões
MatosinhosHabit
Grupo Desportivo Amigos da Pesca
Grupo Informal S. Gens Paulo Pinto
Grupo Informal S. Gens Manuel Oliveira
Território(s) de intervenção
1. Conjunto Habitacional de S. Gens
Custóias, Leça do Balio e Guifões, Matosinhos
Critério 2. Número significativo de moradores com rendimentos baixos ou muito baixos, nomeadamente:
Pessoas em situação de desemprego, lay-off ou precariedade laboral
Pessoas com poucos anos de escolaridade
Pessoas abrangidas por prestações e apoios do subsistema público da ação social
Critério 3. COVID-19
Número significativo de pessoas de risco em caso de COVID-19, nomeadamente idosos e portadores de doenças crónicas
Critério 4. Número significativo de pessoas com constrangimentos de acesso a cuidados de saúde, nomeadamente por:
Falta de condições de mobilidade e transporte
Falta de capacidade económica para aquisição de medicamentos
Critério 5. Programa Nacional de Vacinação
Taxa de cobertura vacinal do Programa Nacional de Vacinação, atualizado para a idade, inferior a 95 %
Critério 6. Número significativo de crianças e jovens em idade escolar a não frequentar a escola ou com elevada percentagem de insucesso, nomeadamente por:
Abandono escolar
Falta de condições para aceder ao ensino a distância
Critério 7. Exclusão social
Número significativo de pessoas em situação de exclusão social, isolamento ou abandono, nomeadamente idosos, pessoas em situação de sem abrigo ou vítimas de tráfico
Atividades
1. Auscultação da População
Nesta ação pretende-se criar grupos de discussão, com o objetivo de incentivar a partilha de histórias e vivências dos moradores no Conjunto Habitacional de S. Gens.
Destinatários preferenciais
Jovens (18 a 24 anos), Idosos (65 e mais anos), Adultos (25 a 64 anos)
2. “(Com) Vida – Histórias do meu Bairro
OUVIR / SENTIR / FAZER a Comunidade. Produção de 5 curtos documentários mobile, que visam transmitir ao público os desafios do quotidiano, as alegrias e vivências de ser morador no Conjunto Habitacional de São Gens.
Destinatários preferenciais
Jovens (18 a 24 anos), Idosos (65 e mais anos), Adultos (25 a 64 anos)
3. Prevenção da Covid-19
Ação de distribuição de EPI´s aos destinatários das atividades propostas. Os EPI´s contêm 3 máscaras, 1 gel desinfetante e 1 folheto informativo. Ação de sensibilização sobre medidas gerais a adotar para prevenção e controlo da Covid-19.
Destinatários preferenciais
Jovens (18 a 24 anos), Idosos (65 e mais anos), Adultos (25 a 64 anos)