Eu, Tu, Nós... Somos Seixo.
"Eu, Tu, Nós... Somos Seixo" é um projeto que foi desenhado como resposta às vulnerabilidades identificadas, junto da população residentes nos Conjunto Habitacional do Seixo, onde residem 883 indivíduos, correspondendo a 315 agregados familiares/alojamentos sendo um território marcado por vulnerabilidades identificadas no Diagnóstico Social de Matosinhos. Esta candidatura coloca os moradores como agentes ativos na melhoria do território e superação dos desafios, o que o torna participado e baseado na relação entre os vários atores do território, contribuindo assim para o aumento da coesão social. O foco nos moradores enquanto agentes de mudança, o trabalho na sua capacitação e reforço da sua imagem enquanto líderes comunitários no bairro são fatores fundamentais para a manutenção e sustentabilidade do projeto, acresce ainda o facto da entidade promotora estar diretamente espelhada neste projeto e ser residente local contribuindo assim também para a sua sustentabilidade.
Objetivo geral e justificação
Pretende o fortalecimento de actividades de envolvimento da comunidade em geral, com vista à promoção do bem-estar, do sentimento de pertença e de comunidade e ao aumento do espírito comunitário e sentimento de vizinhança, através da participação cívica, a intervenção comunitária, o debate e a aquisição e fortalecimento de novas competências por parte dos jovens, bem como a valorização dos recursos existentes no território, através de partilhas intergeracionais. Pretende-se também criar um objectivo comum que ligue e aproxime as diferentes comunidades presentes no território. A imagem negativa do bairro tem prejudicado a população, e a sua transformação é outra prioridade. Pretende-se envolver os moradores nesse esforço, melhorando as relações de vizinhança através de atividades que contribuam para a coesão social.
Objetivo específico 1 e justificação
Potenciar boas práticas nas crianças através da prática desportiva. A prática desportiva visa desenvolver o potencial psicomotor, sendo também um fator de sociabilização, através do convívio e do trabalho em equipa. Uma vez que existem regras e as crianças aprendem a respeitá-las, promovendo a disciplina. A participação prática de desportos pode ajudar a construir a autoestima e confiança dos jovens, pode motivar as crianças a sobressaírem academicamente e a ajudar a construir habilidades sociais. Já para não falar no benefício direto de uma vida mais saudável e feliz. A prática de desportos pode ter um enorme impacto positivo na autoestima e confiança de uma criança. A crítica construtiva é também aprendizagem importante nesta fase das suas vidas e com o desporto, os jovens aprendem a aceitar essas críticas e usá-las em seu benefício. Os efeitos da televisão e jogos eletrónicos no comportamento infantil têm vindo a demonstrar a necessidade de dar mais atenção às práticas motoras.
Objetivo específico 2 e justificação
Fortalecer as Famílias nas competências parentais através de atividades desportivas. Hoje em dia existe uma grande preocupação pelas famílias em obter conforto e bens materiais dando origem a uma nova geração de crianças/jovens agressivos e impulsivos que não sabem lidar com frustrações, perdas, e principalmente pobres em afetividade. Nem todas as famílias têm a possibilidade de promover um bom desenvolvimento e segurança às suas crianças/jovens pois ocorrem situações de natureza individual ou social que podem ser consideradas desviantes. É este vínculo afetivo na família que garante uma boa aprendizagem em todos os aspetos do ser humano. Um dos fatores que mais influencia esta aprendizagem, é a participação dos pais. Independente do nível socioeconómico, o diferencial é como os pais colaboram com filho. Pretende-se promover a importância do tempo de interação entre pais e filhos, estimular a partilha da vivência dos pais enquanto crianças e a compreensão das experiências emocionais.
Objetivo específico 3 e justificação
Prevenção ao COVID-19, como forma de combate à propagação do Covid 19 é uma medida a realizar durante 2021, principalmente no território apresentado nesta candidatura, onde segundo a caracterização Sociodemográfica da MatosinhosHabit se verifica taxas de desemprego elevadas e com situações económicas mais vulneráveis.
Parceria local
Promotora
Associação de Atletas de Força Portugal - O mais forte
Parceira
MatosinhosHabit
Junta da União das Freguesias São Mamede de Infesta Senhora da Hora
Câmara Municipal de Matosinhos
Unidade Local de Saúde de Matosinhos EPE
Vera Mónica Mendonça Alves Costa
Alexandra Beatriz Costa Caetano
Território(s) de intervenção
1. Conjunto Habitacional do Seixo
São Mamede de Infesta e Senhora da Hora, Matosinhos
Critério 2. Número significativo de moradores com rendimentos baixos ou muito baixos, nomeadamente:
Pessoas em situação de desemprego, lay-off ou precariedade laboral
Pessoas com poucos anos de escolaridade
Pessoas abrangidas por prestações e apoios do subsistema público da ação social
Critério 3. COVID-19
Número significativo de pessoas de risco em caso de COVID-19, nomeadamente idosos e portadores de doenças crónicas
Critério 4. Número significativo de pessoas com constrangimentos de acesso a cuidados de saúde, nomeadamente por:
Falta de condições de mobilidade e transporte
Falta de capacidade económica para aquisição de medicamentos
Critério 5. Programa Nacional de Vacinação
Taxa de cobertura vacinal do Programa Nacional de Vacinação, atualizado para a idade, inferior a 95 %
Critério 6. Número significativo de crianças e jovens em idade escolar a não frequentar a escola ou com elevada percentagem de insucesso, nomeadamente por:
Abandono escolar
Falta de condições para aceder ao ensino a distância
Critério 7. Exclusão social
Número significativo de pessoas em situação de exclusão social, isolamento ou abandono, nomeadamente idosos, pessoas em situação de sem abrigo ou vítimas de tráfico
Atividades
1. Desporto é divertido
Desenvolver 2 atividades semanais desportivas funcionais, gratuitas e direcionadas às crianças (+12 anos) deste território numa vertente de enriquecimento social. A atividade física promove um desenvolvimento equilibrado assim como o seu contributo é relevante no que diz respeito à aquisição de um estilo de vida saudável, valorizando-se a sua forte relação com a saúde. Pretende-se também desenvolver competências através da educação não-formal, nomeadamente competências de espírito de grupo, entreajuda, liderança, partilha, organização, o cumprimento de horários e tarefas, entre outras.
Destinatários preferenciais
Crianças (0 a 17 anos), Jovens (18 a 24 anos)
2. Desporto na melhor companhia
Promover a relação entre pais e filhos através da realização 1 atividade semanal desportiva coletiva e adaptada às medidas COVID. Pretende-se promover a importância do tempo de interação entre pais e filhos, estimular a partilha da vivência dos pais e a compreensão das experiências emocionais. É neste contexto, que se pretende fomentar o conhecimento e a consciência crítica e promover nos intervenientes um aumento de competências pessoais e sociais e consequentemente a promoção do empowerment individual e familiar.
Destinatários preferenciais
Crianças (0 a 17 anos), Jovens (18 a 24 anos), Adultos (25 a 64 anos), Famílias
3. Use máscara. Salve vidas.
Distribuição de um kitt "Use máscara. Salve vidas" aos participantes nas atividades propostas nesta candidatura. O Kitt é composto por 3 máscaras reutilizáveis, gel desinfetante e guia boas práticas COVID-19. As máscaras podem ajudar a evitar a propagação do vírus entre o respetivo portador e outras pessoas. O uso de máscara, por si só, não protege contra a COVID-19 e deve ser combinado com o distanciamento físico e a higiene das mãos. Este kitt partilha ainda um folheto informativo com os conselhos indicados pela autoridade de saúde local de proteção contra a COVID-19.
Destinatários preferenciais
Crianças (0 a 17 anos), Jovens (18 a 24 anos)