A Mourada de todas e todos
"A Mourada de todas e tod" trabalha a capacidade de resiliência social e económica das comunidades imigrantes na Mouraria. Este território têm enfrentado desafios de transformação territorial importantes, mas que intensificaram-se com a pandemia e com as dificuldades acrescidas que este cenário criou. A cooperativa BTUIN têm trabalhado com outros parceiros locais na sua luta do dia a dia, para que possam ajudar a integração dos imigrantes, especialmente do sudeste asiático, e contribuir com respostas diversas na área da ajuda humanitária, integração, emprego e participação cívica. Em menos de 8 meses, com a Portugal Multicultural Academy Association, conseguimos chegar a mais de 700 pessoas. A intenção é criar respostas sistemáticas com entidades e redes locais para capacitar o tecido empresarial e associativo, providenciar oportunidades que estejam adaptadas à sua cultura e língua para a população e desenvolver uma rede de economia local solidária com a criação de produtos solidários.
Objetivo geral e justificação
Contribuir ao impulso de uma rede de entreajuda, integrada numa economia local solidária no bairro da Mouraria. Para o conseguir o projeto aposta na integração das comunidades indo-asiáticas com forte presença, quer como residentes ou como atores económicos do território. Este objectivo tem 3 dimensões: a) Uma rede local e uma comunidade reforçada nos seus mecanismos solidários para os mais vulneráveis com a integração da rede de comerciantes através da entreajuda e da sua reflexão, planeamento e ação. b) O desenvolvimento de produtos locais, co-desenhados, co-construídos e “co-governados” com a comunidade. Estes são “locais com história”, integrados e potenciados no mercado para ser rendimento complementar e/ou oportunidades de emprego. c) Potenciar ou estruturar o mecanismo de entreajuda, articulado de forma específica para a contribuição da rede de comércio local e pelo menos um produto solidário, criando assim um circulo virtuoso e as bases para a economia local solidário.
Objetivo específico 1 e justificação
Dinamizar um grupo/uma rede dedicada as iniciativas de economia local solidária na Mouraria, com foco na resposta aos efeitos causados pela pandemia. Há mais de 6 meses que estamos a trabalhar com a comunidade de comerciantes de imigrantes e com líderes de toda a comunidade do Bangladesh para entender o que têm sido o contexto da pandemia e o impacto que têm tido na população. A própria comunidade têm grupos informais que desenvolvem ações como a limpeza das ruas ou a sensibilização para boas práticas quanto à pandemia. A rede deve integrar soluções já existentes, o trabalho específico com entidades que estão neste território ou trabalho a realizar com as redes institucionais e que participam no esforço coletivo no apoio aos mais vulneráveis (como a distribuição de bens de primeira necessidade em contexto COVID19, etc.). Estamos a realizar um diálogo estruturado com estes líderes para criar uma associação de comerciantes da comunidade para a representar e defender os seus direitos.
Objetivo específico 2 e justificação
Trabalhar a dimensão intercultural e riqueza histórica para criar produtos e serviços locais, de forma a impulsionar a economia local solidária no bairro da Mouraria. Com o trabalho de recolha sobre as tradições, cultura e intercultural. Estes produtos são geradores de sentido de pertença através da sua história, de valor económico através do rendimento gerado, de conhecimento através do caráter formativo do processo, e de rede local e de comunidade através da reflexão conjunta sobre o que é ser solidário e trabalhar em parceria no âmbito económico à escala do bairro. Iremos concretamente: desenvolver pelo menos um produto solidário piloto. Apoiar outros produtos /serviços locais durante o período de execução do projecto. Estes produtos serão potenciados no mercado para serem fontes de rendimento. No caso do produto solidário, pretendemos que este seja apelativo a escala e a base de mercado sejam maiores.
Objetivo específico 3 e justificação
Ter um mecanismo de entreajuda, suportado pela resposta já criada para assistência humanitária. A iniciativa que começou há 8 meses têm-se pautado como uma iniciativa cidadã, na qual todos os envolvidos, desde os fundadores até aos voluntários, contribuem e pensam estrategicamente as respostas de ajuda. Temos já também estabelecidas parcerias estratégicas com organizações que desenvolvem atividades complementares para nos apoiar, como a SEA Agency, Renovar a Mouraria, SPEAK e outras entidades com percursos de relevo nas suas áreas. Este mecanismo procura inserir-se em soluções existentes e no apoio coletivo aos mais vulneráveis através de: (a)intervenção direta com os mais vulneráveis (b)a distribuição e/ou redistribuição de rendimentos do projeto (c)aproveitamento das capacidades de comunicação da parceria para retratar as histórias, dando visibilidade e consciência social sobre a situação presente e sinalizar as necessidades mais imediatas e/ou relevantes
Parceria local
Promotora
Cooperativa BTUIN Crl
Parceira
Portugal Multicultural Academy (PMAA)
ACPM Cozinha Popular
Território(s) de intervenção
1. Mouraria (antigo QREN Mouraria)
Santa Maria Maior (Castelo, Madalena, Mártires, Sacramento, Santa Justa, Santiago, Santo Estêvão, São Cristóvão e São Lourenço, São Miguel, São Nicolau, Sé e Socorro), Lisboa
Critério 1. Condições de habitabilidade deficientes ou precárias, nomeadamente:
Mau estado das habitações, por deficiente construção, falta de manutenção ou por estarem situadas em territórios afetados por incêndios nos últimos cinco anos
Exiguidade do espaço habitável
Desadequação severa dos espaços comuns
Critério 2. Número significativo de moradores com rendimentos baixos ou muito baixos, nomeadamente:
Pessoas em situação de desemprego, lay-off ou precariedade laboral
Pessoas com poucos anos de escolaridade
Pessoas indocumentadas, requerentes de asilo, refugiados, apátridas ou em condições semelhantes
Critério 3. COVID-19
Número significativo de pessoas de risco em caso de COVID-19, nomeadamente idosos e portadores de doenças crónicas
Critério 4. Número significativo de pessoas com constrangimentos de acesso a cuidados de saúde, nomeadamente por:
Falta de documentação ou barreira linguística
Falta de capacidade económica para aquisição de medicamentos
Critério 7. Exclusão social
Número significativo de pessoas em situação de exclusão social, isolamento ou abandono, nomeadamente idosos, pessoas em situação de sem abrigo ou vítimas de tráfico
Atividades
1. A1. Conhecer como podemos ajudar
Ação de levantamento e estudo sobre as respostas no território às respostas de ajuda humanitária e apoio a residentes durante o período de pandemia. Ao iniciarmos a resposta de apoio alimentar para imigrantes há 8 meses, foi evidente a dificuldade de articulação no terreno, com mais de 50 % das organizações a estarem encerradas e com o triplo dos pedidos de ajuda à JF, ao qual surgiram também diversas iniciativas solidárias. Vamos realizar um estudo com base no "rapid assessment response" para conhecermos a realizadade existente, quer de forma formal como informal junto destas populações.
Destinatários preferenciais
Crianças (0 a 17 anos), Idosos (65 e mais anos), Adultos (25 a 64 anos), Mulheres, Famílias, Migrantes
2. A2. Abrir as portas ao comércio
Capacitação e responsabilização dos comerciantes locais imigrantes na sua atividade económica. Com mais de 500 lojas exploradas pela comunidade do Bangladesh no centro histórico como exemplo, estes têm dificuldades em seguir as recomendações da DGS e um profundo desconhecimento do contexto económico e legal português. Assim, queremos: (a) reforçar os laços da rede local,informal (b) sensibilizar para o cumprimento das regras instituídas e (c) promover uma rede de economia solidária em geral e para com o projeto, de modo a capacitar e a aferir as parcerias mais relevantes para os apoiar.
Destinatários preferenciais
Crianças (0 a 17 anos), Jovens (18 a 24 anos), Idosos (65 e mais anos), Adultos (25 a 64 anos), Mulheres, Famílias, Migrantes, Pessoas com deficiência, Toda a comunidade
3. A3. A História aqui à porta
Identificação de histórias, produtos e serviços locais passados e presentes. Sendo este um local que historicamente sempre teve população volante e rica em culturas e tradições, a intenção desta atiivdade é ajudar a contar as histórias escondidas ou não tão presentes do quotidiano daqueles que a frequentam. Trazer esta dimensão pode aproximar a população às redes locais; bem como apoiar o processo de agenciamento de comunicação a trabalhar com os comerciantes e grupos informais que ainda não estão formalizados; assim como a criação e desenvolvimento dos produtos solidários para a rede local.
Destinatários preferenciais
Jovens (18 a 24 anos), Adultos (25 a 64 anos), Mulheres, Migrantes, Toda a comunidade
4. A4. A alma de um produto com Mourada
Criação de produto local com alma solidária. Tendo como base a atuação de um dos nossos parceiros, a Cozinha Popular da Mouraria, que se posiciona como uma resposta social centrada na alimentação como elemento aglutinador dos bairros e cultura popular, iremos trabalhar em parceria com a cozinha, numa lógica de experimentação e desenvolvimento de produtos nas área alimentar / gastronomia. Este(s) produto(s) tem a particularidade de reverter os benefícios das suas vendas para iniciativas de entreajuda previamente identificadas e de comprovado efeito social perante a crise,no bairro da Mouraria.
Destinatários preferenciais
Crianças (0 a 17 anos), Jovens (18 a 24 anos), Idosos (65 e mais anos), Adultos (25 a 64 anos), Mulheres, Famílias, Migrantes, Pessoas com deficiência, Toda a comunidade
5. A5. Como dar alma a boas iniciativas
Agenciamento de desenvolvimento e comunicação comunitária. Existem muitos negócios locais de empreendedores imigrantes ou os mais de 30 grupos informais no território, que normalmente não conhecem nem são capacitados sobre como poderão organizar a sua comunicação, tanto no espaço físico como no espaço digital. Muitas das vezes estes acabam por estar fechados às oportunidades que poderiam usufruir para a promoção das suas iniciativas e atividades. Queremos proporcionar workshops que contribuam para um maior conhecimento nestas áreas e apoio à capacitação com entidades parceiras a constituir.
Destinatários preferenciais
Jovens (18 a 24 anos), Adultos (25 a 64 anos), Mulheres, Migrantes, Toda a comunidade
6. A6. Ajudar com uma mão amiga
Rede de entreajuda e de cuidadores informais. A iniciativa que iniciámos com a PMAA há 8 meses têm neste momento mais de 20 voluntários inscritos, que participam no apoio alimentar e os quais têm prestado outras atividades de dinamização. Conseguimos também iniciar um serviço de apoio online gratuito para novos imigrantes que chegam a Portugal para os informar, de forma dedicada por alguns voluntários, a explicar os trâmites necessários à sua integração. Queremos promover uma bolsa de voluntários para apoiar outras organizações locais e ajudar a criar uma rede de cuidadores informais.
Destinatários preferenciais
Crianças (0 a 17 anos), Jovens (18 a 24 anos), Idosos (65 e mais anos), Adultos (25 a 64 anos), Mulheres, Famílias, Migrantes, Pessoas com deficiência, Toda a comunidade