N. 538/2020

Tipo de projeto e valor máximo de financiamento

Serviço à comunidade (máximo 25.000 Euros)

Eixos de intervenção em que se enquadra o projeto

Financiamento

Valor solicitado

24.500,00 €

Valor de outros financiamentos

15.600,00 €

Valor total

40.100,00 €
Mapa de localização da candidatura


Mapa das candidaturas financiadas


Registos

Percursos de Cidadania - Alfabetização Solidária e Literacias | Paranhos

Alicerçado na experiência-piloto que desenvolveu nesta freguesia do concelho do Porto em 2019-2020, o Projeto "Percursos de Cidadania - Alfabetização Solidária e Literacia" visa contribuir para o reforço da coesão social e territorial de Paranhos, através da criação de oportunidades de participação educativa e social para pessoas adultas que desejam aumentar as suas qualificações e melhorar as suas competências. Para tal, o Projeto mobiliza uma rede de parceiros com sólida vinculação ao território local e ampla experiência de intervenção social e educativa de âmbito comunitário, unidos pelos princípios da solidariedade, da participação e do desenvolvimento. Dirigido a pessoas maiores de 18 anos, analfabetas ou com baixas competências de literacia, independentemente do seu nível de escolaridade, o Projeto pretende apoiar o desenvolvimento das competências hoje consideradas essenciais para responder aos desafios da vida contemporânea e aos propósitos de uma cidadania ativa e plena.

Objetivos

Objetivo geral e justificação

OG: Promover a coesão social e territorial na freguesia de Paranhos, concelho do Porto, através do alargamento das oportunidades de participação social e educativa e de vivência cidadã de pessoas adultas confrontadas com a necessidade de melhoria das suas competências. Breve fundamentação: O analfabetismo, os baixos níveis de literacia e as disparidades educativas - elementos estruturantes das desigualdades sociais - constituem fenómenos insidiosos e persistentes na sociedade portuguesa. Milhares de pessoas adultas, incluindo um significativo número no território de Paranhos, estão hoje arredadas da participação social e da vivência cidadã plenas por deterem insuficientes qualificações e escassas competências. Ademais, as respostas dirigidas a estas pessoas são limitadas ou inexistentes e muitas vezes desajustadas face às respetivas necessidades, porque desconhecedoras das mesmas. O Projeto "Percursos de Cidadania" visa preencher esta lacuna no campo da educação e formação de adultos.

Objetivo específico 1 e justificação

OE1: Informar, sensibilizar e mobilizar a comunidade e o conjunto dos atores institucionais - públicos e privados - do território para a importância do combate ao analfabetismo, da promoção da literacia e de outras competências essenciais e do reforço das oportunidades de educação permanente na concretização de uma cidadania plena. Breve fundamentação: Se a educação de crianças e jovens tem constituído, no nosso país, acertadamente, área de investimento e aposta estratégica, a educação e formação de adultos persiste como campo insuficientemente desenvolvido, em especial no que respeita ao envolvimento de indivíduos em situação de maior vulnerabilidade e com especiais desafios em matéria de posse e uso de qualificações e competências. Importa, pois, aprofundar esforços no sentido quer do reconhecimento deste domínio como domínio de intervenção prioritária, quer do envolvimento das comunidades e seus representantes na criação de um amplo consenso social direcionado para a ação concreta.

Objetivo específico 2 e justificação

OE2: Capacitar a população adulta de Paranhos, promovendo as competências de literacia e numeracia, a par de outras competências essenciais, e combatendo o analfabetismo literal, regressivo e funcional. Breve fundamentação: De acordo com o Recenseamento Geral da População, residiam no Porto, no início da segunda década do século XXI, perto de 14 mil pessoas com mais de 15 anos sem qualquer nível de ensino; a estas acresciam mais de 50 mil pessoas com não mais do que quatro anos de escolaridade concluídos. Em conjunto, estas pessoas representavam perto de 30% do total da população residente. Só na freguesia de Paranhos, existiam nesta altura mais de 1.250 indivíduos com mais de 15 anos analfabetos ou sem qualquer nível de ensino. Escasso era, entretanto, o número dos que participavam em iniciativas de educação e formação. Ainda que a evolução recente possa ser de melhoria neste plano, estamos a falar de um grupo social amplo e diversificado para o qual continuam a escassear respostas.

Objetivo específico 3 e justificação

OE3: Promover a literacia em saúde, reforçando a informação da população e as práticas de autocuidado e contribuindo para o bem-estar pessoal, a qualidade de vida e a saúde mental e comunitária. Breve fundamentação: É hoje consensual a afirmação da relação direta e profícua entre a elevação das competências de literacia e o reforço da literacia em saúde. Esta, por seu turno, constitui um elemento decisivo do sucesso do esforço mais amplo de promoção da saúde e do bem-estar pessoal e coletivo. Este dado tem sido especialmente sublinhado pelos desafios impostos pela presente situação pandémica, pelo que a promoção da literacia em saúde assumirá destaque no trabalho educativo a desenvolver no quadro do Projeto. Tratar-se-á, enfim, de favorecer junto dos participantes e da comunidade envolvente o reforço da informação em saúde, fomentando práticas renovadas de autocuidado e implicando mais pessoas no esforço coletivo de promoção da saúde, com foco na saúde mental e comunitária.

Objetivo específico 4 e justificação

OE4: Promover as competências digitais e a capacidade de resolução de problemas em ambientes tecnologicamente desafiantes, favorecendo a prática de uma cidadania informada e crítica. Breve fundamentação: O quadro social desenhado pela pandemia da COVID-19 tornou mais evidente um fenómeno - que se vinha consolidando há vários anos - relativo ao aprofundamento das desigualdades sociais associadas à persistência de disparidades de acesso e mobilização das tecnologias. Com efeito, verifica-se que a "sociedade da informação e do conhecimento" deixa arredada das suas vantagens amplos segmentos da população, com destaque para os adultos em situação de maior vulnerabilidade social e com menores qualificações e competências. O trabalho de capacitação da população adulta a desenvolver em Paranhos por este Projeto incluirá, por isso, uma aposta clara na promoção das competências digitais, visando o reforço da capacidade de resolução dos desafios quotidianos colocados pela utilização das TIC.

Objetivo específico 5 e justificação

OE5: Reforçar a coesão social e territorial, através do aprofundamento da ligação dos cidadãos ao espaço local e do desenvolvimento de competências sociais e relacionais geradoras de disposições para a participação cívica e a vivência cidadã plena. Breve fundamentação: O propósito de contribuição para o reforço de uma prática de cidadania ativa, consciente e crítica - que este Projeto pretende abraçar - sugere a relevância da adoção de um esforço amplo e transversal de promoção de competências sociais e relacionais capazes de favorecer a vinculação dos participantes ao seu contexto de residência e vida quotidiana e a constituição de formas de encontro e expressão favoráveis à apropriação do espaço público enquanto espaço de valorização pessoal e coletiva e de cidadania. Através do estabelecimento de pontes entre a "sala de formação" e a comunidade, os seus agentes e espaços, pretende-se "criar cidade" e contribuir para a consolidação e a sustentabilidade futura das ações projetadas.

Parceria local

Promotora

Associação Portuguesa de Educação e Formação de Adultos - APEFA, Aprendências

Parceira

Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto
Escola Artística e Profissional Árvore / Escola das Virtudes - Coop. Ensino Polivalente e Artístico, C.R.L.
Freguesia de Paranhos
Fundação Manuel António da Mota

Território(s) de intervenção

1. Paranhos

Paranhos, Porto
Critério 1. Condições de habitabilidade deficientes ou precárias, nomeadamente:
Mau estado das habitações, por deficiente construção, falta de manutenção ou por estarem situadas em territórios afetados por incêndios nos últimos cinco anos
Exiguidade do espaço habitável
Desadequação severa dos espaços comuns
Critério 2. Número significativo de moradores com rendimentos baixos ou muito baixos, nomeadamente:
Pessoas em situação de desemprego, lay-off ou precariedade laboral
Pessoas com poucos anos de escolaridade
Pessoas abrangidas por prestações e apoios do subsistema público da ação social
Pessoas indocumentadas, requerentes de asilo, refugiados, apátridas ou em condições semelhantes
Critério 3. COVID-19
Número significativo de pessoas de risco em caso de COVID-19, nomeadamente idosos e portadores de doenças crónicas
Critério 7. Exclusão social
Número significativo de pessoas em situação de exclusão social, isolamento ou abandono, nomeadamente idosos, pessoas em situação de sem abrigo ou vítimas de tráfico

Atividades

1. A1: Informação, Sensibilização, Mobilização

A realizar no ciclo inicial e preparatório do Projeto, esta Atividade será dinamizada pela APEFA e a Junta de Freguesia, com o apoio dos restantes parceiros, e visará produzir a documentação e os materiais de suporte e realizar as ações de divulgação do Projeto junto da comunidade, disseminando os seus propósitos, informando e mobilizando os respetivos participantes, apoiando a constituição dos grupos, contribuindo para definir e consolidar o modelo de governança e as atribuições e responsabilidades das entidades parceiras e assegurando a construção participada das demais Atividades.
Destinatários preferenciais
Idosos (65 e mais anos), Adultos (25 a 64 anos), Toda a comunidade

2. A2: Oficinas de Alfabetização e Promoção da Literacia

Dinamizadas pelas professoras voluntárias que colaboram com a APEFA, em colaboração com todos os parceiros, e organizadas de acordo com o perfil, competências, necessidades e interesses dos respetivos participantes, estas Oficinas constituem a Atividade estruturadora do Projeto. Para além da aprendizagem da leitura e da escrita, promover-se-ão no seu âmbito competências de literacia e numeracia, bem como outras competências essenciais para a vida, tomando como ponto de partida e chegada a realidade quotidiana das pessoas e como referência noções abrangentes de cidadania e desenvolvimento.
Destinatários preferenciais
Idosos (65 e mais anos), Adultos (25 a 64 anos)

3. A3: Literacia em Saúde e Promoção do Bem-Estar e da Qualidade de Vida

Promovidas em articulação estreita com as Oficinas de Alfabetização e Promoção da Literacia (A2), decorrerão, com a colaboração da Junta de Freguesia e da ESE-P.PORTO, ações de promoção da literacia em saúde, através da realização de iniciativas de informação e sensibilização, da produção colaborativa de materiais sobre prevenção e cuidados de saúde (incluindo sobre a temática da COVID-19) e da realização de atividades oficinais direcionadas para o desenvolvimento de competências associadas ao autocuidado, à prevenção primária, ao acesso aos serviços de saúde e à promoção do bem-estar.
Destinatários preferenciais
Idosos (65 e mais anos), Adultos (25 a 64 anos)

4. A4: Promoção de Competências Digitais

As competências digitais constituem um suporte indispensável à consolidação e desenvolvimento do conjunto de competências visado pelo Projeto. Nesta Atividade, serão colocados recursos informáticos à disposição dos participantes e haverá lugar à promoção de trabalho formativo direcionado para o desenvolvimento das respetivas competências digitais. Esta Atividade decorrerá em paralelo com as demais Atividades do Projeto e permitirá não apenas promover a inclusão digital, mas também assegurar a ligação permanente dos participantes ao Projeto, mesmo quando o trabalho decorra à distância.
Destinatários preferenciais
Idosos (65 e mais anos), Adultos (25 a 64 anos)

5. A5: Arte, Cidadania e Desenvolvimento Comunitário

As práticas artísticas colaborativas, dinamizadas no interface entre a "sala de formação" e a comunidade, serão a ferramenta fundamental desta Atividade, cuja transversalidade decorre da sua contribuição para o desenvolvimento de competências sociais e relacionais, para o reforço da (auto)estima e da (auto)confiança e para a criação de laços entre participantes. Ações de aprofundamento do conhecimento e da relação dos participantes com o território e o seu património, bem como iniciativas de extensão e de disseminação dos propósitos e resultados do Projeto, serão o cerne desta Atividade.
Destinatários preferenciais
Idosos (65 e mais anos), Adultos (25 a 64 anos), Toda a comunidade

6. A6: Acompanhamento, Monitorização, Avaliação

O Projeto integrará uma atividade transversal direcionada para o acompanhamento, a monitorização e a (auto)avaliação do respetivo curso, realizações e resultados. Promovida pela APEFA, em estreita articulação com a ESE-P.PORTO, com a Árvore e com as demais entidades parceiras, esta Atividade decorrerá em paralelo com as atividades nucleares do Projeto e acompanhará quer o trajeto educativo de cada participante (incluindo o seu encaminhamento formativo futuro), quer as necessidades de ajustamento das diferentes ações, quer ainda as tarefas de apresentação pública e disseminação de resultados.
Destinatários preferenciais
Idosos (65 e mais anos), Adultos (25 a 64 anos), Toda a comunidade