Viver a Ciência no Bairro: promover a literacia científica e ambiental no Bairro do Condado
O acesso ao conhecimento científico e tecnológico permite uma maior e melhor compreensão do mundo, o desenvolvimento do pensamento crítico e a tomada de decisões informadas por parte de todos os cidadãos, em todos os momentos da vida. Todos devemos ter a oportunidade de sermos fascinados pelas descobertas científicas, pela inovação tecnológica e por um maravilhoso mundo natural, de que conhecemos tão pouco. Muitas famílias não têm acesso regular ao conhecimento científico, sendo isso, pelas razões apresentadas, um fator de exclusão social. Assim, as instituições ligadas à educação, à investigação e à promoção da cultura científica e tecnológica assumem um papel de destaque na democratização do acesso ao conhecimento, através de um trabalho conjunto com as associações locais. Este projeto resulta da parceria entre a Ciência Viva e a Associação de Moradores do Bairro do Condado - Marvila, para levar a ciência ao Bairro, através da promoção da literacia científica e ambiental.
Objetivo geral e justificação
Promover a literacia científica e ambiental junto da população do Bairro do Condado, em Marvila. O projeto Viver a Ciência no Bairro irá promover a literacia científica e ambiental junto dos moradores do Bairro do Condado através da instalação de polos de exploração científica e do desenvolvimento de uma programação de atividades, que incluem visitas guiadas, workshops, conversas cruzadas e visitas a instituições científicas. Desta forma toda a comunidade poderá envolver-se na descoberta da ciência e na exploração do mundo natural, através de um projeto em que o intercâmbio de conhecimento, experiências e boas-práticas será fortemente encorajado. A iniciativa irá assim promover um trabalho próximo e colaborativo com a comunidade, contribuindo para responder às necessidades deste bairro.
Objetivo específico 1 e justificação
Promover a literacia científica da comunidade do Bairro do Condado através da criação e exploração de um espaço dedicado à programação e robótica. O acesso à tecnologia é essencial para que todos os cidadãos tenham uma participação ativa na sociedade, a nível pessoal, académico e profissional, independentemente da sua idade, género, religião ou contexto socioeconómico. Este projeto irá promover a exploração de diferentes áreas científicas e tecnológicas junto dos moradores deste bairro, desde a exploração de noções básicas de informática até à programação e robótica. Serão também dadas a conhecer aos moradores as descobertas da ciência e as inovações da tecnologia, para que se sintam sempre integrados numa sociedade em constante evolução.
Objetivo específico 2 e justificação
Promover a cultura DIY (Do It Yourself) como um conceito social em que a partilha de ideias, conhecimentos e técnicas é incentivada entre todos os intervenientes. A cultura DIY será promovida ao longo de todo o projeto, com a instalação de estações de exploração relacionadas com diferentes temáticas e o lançamento de desafios de criação e construção de objetos, que irão associar a criatividade à capacidade inventiva dos participantes. A aprendizagem, a criatividade e a partilha de experiências serão valores centrais neste projeto, com as atividades a ser desenvolvidas em proximidade e em co-criação com os moradores do bairro. Participantes com conhecimentos, histórias de vida e experiências para partilhar estarão no centro deste projeto, que se pretende enriquecedor para toda a comunidade.
Objetivo específico 3 e justificação
Promover a literacia ambiental com a sensibilização da comunidade do Bairro do Condado para as ameaças ambientais e a conservação da biodiversidade. Conhecer para preservar: uma expressão comum, mas que faz todo o sentido neste projeto, onde se pretende sensibilizar a comunidade do Bairro do Condado para as questões da conservação da biodiversidade e da sustentabilidade ambiental. Como parte do planeta Terra, o ser humano divide o seu espaço com a natureza e, ao conhecê-la de perto, seja no seu bairro, região ou cidade, poderá ser um agente ativo na sua conservação. Explorar espaços verdes, observar plantas e animais, descobrir curiosidades sobre os seus ciclos de vida, são o ponto de partida para que a comunidade esteja consciente da biodiversidade que tem à sua porta e desta forma possa ser um agente ativo na sua conservação.
Objetivo específico 4 e justificação
Sensibilizar a comunidade do Bairro do Condado para a importância dos espaços naturais em meios urbanos. Os ecossistemas estão sob ameaça constante, seja pela destruição de habitats, poluição ou pela implementação de monoculturas extensivas. É assim fundamental que as populações das áreas urbanas unam esforços para combater estas ameaças e contribuam para a promoção da biodiversidade local. Todos os contributos são importantes: desde a elaboração de pequenas hortas familiares à colocação de vasos nas janelas com plantas amigas dos insetos polinizadores, passando pela criação de corredores verdes que já fazem parte do coração de muitas cidades. Para o ser humano, estes espaços são importantes como zonas de descanso, lazer, convívio e partilha de saberes, pelo que o seu potencial será explorado com a comunidade do Bairro do Condado.
Objetivo específico 5 e justificação
Capacitar a comunidade do Bairro do Condado para garantir a sustentabilidade temporal do projeto através da promoção da literacia digital e ambiental. Um projeto que se quer inclusivo, não pode intervir numa comunidade de forma unidirecional nem tão pouco estar limitado no tempo. Assim, é de extrema importância que a promoção da literacia científica e ambiental no bairro do Condado possa estender-se no tempo, contribuindo de forma significativa para o acesso generalizado ao conhecimento científico e tecnológico. Desta forma, os moradores do bairro, bem como os técnicos e professores a trabalhar no local, terão acesso a ações de capacitação onde serão partilhados conhecimentos, mas também estratégias e metodologias, para que a promoção da ciência seja uma realidade permanente no Bairro do Condado mesmo após o fim deste projeto.
Parceria local
Promotora
Ciência Viva - ANCCT
Parceira
Associação de Moradores do Condado Marvila
Território(s) de intervenção
1. Bairro do Condado
Marvila, Lisboa
Critério 2. Número significativo de moradores com rendimentos baixos ou muito baixos, nomeadamente:
Pessoas com poucos anos de escolaridade
Critério 6. Número significativo de crianças e jovens em idade escolar a não frequentar a escola ou com elevada percentagem de insucesso, nomeadamente por:
Abandono escolar
Critério 7. Exclusão social
Número significativo de pessoas em situação de exclusão social, isolamento ou abandono, nomeadamente idosos, pessoas em situação de sem abrigo ou vítimas de tráfico
Atividades
1. Instalação, no Bairro do Condado, do espaço Dòing – Oficina Aumentada no Condado, dedicado à exploração da programação, da robótica e da cultura DIY (Do It Yourself).
Espaço aberto à comunidade interessada em conhecer a inovação tecnológica ligada à programação e à robótica, e em explorar a cultura DIY, que associa a criatividade à capacidade inventiva. A Dòing será um dos pontos centrais do Bairro do Condado, em que o trabalho colaborativo e a partilha de conhecimentos e técnicas entre os moradores será uma constante. A oficina será instalada na sede da Associação de Moradores do bairro, e estará dividida em estações: programação, robótica, máquinas simples e de rabiscos, circuitos elétricos, entre outras identificadas como relevantes pela comunidade.
Destinatários preferenciais
Toda a comunidade
2. Organização de um programa regular de projetos e desafios a desenvolver no espaço Dòing – Oficina Aumentada no Condado.
Os moradores do bairro serão desafiados regularmente a trabalhar em equipa para encontrarem soluções para um conjunto de problemas identificados na própria comunidade, através da exploração das valências da oficina, como a programação, a robótica ou a cultura DIY. No projeto serão implementadas 14 ações dinâmicas e inovadoras, onde a criatividade dos participantes será estimulada e a tentativa e erro serão valorizados. Pretende-se que estes desafios constituam uma mais valia para toda a comunidade, e que o pensamento crítico, a transparência e a colaboração estejam sempre presentes.
Destinatários preferenciais
Toda a comunidade
3. Dar a conhecer aos frequentadores do espaço Dòing – Oficina Aumentada no Condado, a ciência e a tecnologia feita em Portugal, através de um programa de atividades e workshops em parceria com a comunidade científica.
A exploração do Dòing pelos moradores do bairro terá uma forte ligação à investigação e à inovação tecnológica. Desta forma será possível compreender a relevância das áreas exploradas para a evolução científica, económica, cultural e social do país. Será desenvolvido, em parceria com a comunidade científica, um programa de 7 ações: investigadores irão ao Dòing falar do seu trabalho e mostrar as potencialidades das suas áreas científicas e tecnológicas, e os frequentadores da oficina irão visitar centros de investigação, ou empresas para conhecerem de perto a ciência que se faz em Portugal.
Destinatários preferenciais
Toda a comunidade
4. Utilização do espaço Dòing – Oficina Aumentada no Condado para o desenvolvimento de ações de capacitação de adultos na área da literacia digital.
Cidadãos de diferentes idades têm graus de dificuldade diferenciados ao nível da literacia digital e de ferramentas digitais: os jovens têm geralmente uma maior afinidade com as novas tecnologias. Serão desenvolvidas 10 ações de capacitação dirigidas à população adulta do bairro, com vista a promover a aprendizagem da informática na ótica do utilizador: pesquisa de páginas de internet, preenchimento de formulários, criação de contas e envio de emails... O projeto irá contribuir ativamente para a qualificação profissional e social dos moradores e para a melhoria da sua empregabilidade.
Destinatários preferenciais
Idosos (65 e mais anos), Adultos (25 a 64 anos), Mulheres, Migrantes
5. Desenvolvimento de ações de capacitação de jovens na área da programação, robótica para a sustentabilidade do espaço Dòing – Oficina Aumentada no Condado.
A sustentabilidade do espaço Dòing – Oficina Aumentada no Condado será assegurada através da diversidade e riqueza de projetos e desafios aí dinamizados. Neste sentido, é essencial capacitar os moradores do bairro para que possam apropriar-se do espaço e criarem eles próprios um conjunto de iniciativas para a oficina Dòing. Assim, serão desenvolvidas 7 ações de capacitação dirigidas aos habitantes do bairro e a técnicos e professores de escolas próximas, que estejam interessados em acompanhar a dinâmica da oficina Dòing.
Destinatários preferenciais
Jovens (18 a 24 anos), Adultos (25 a 64 anos), Mulheres, Migrantes
6. Instalação de um espaço de partilha de livros, de acesso livre, no miradouro junto da Associação de Moradores do Bairro do Condado, de onde os habitantes poderão levar livros emprestados e deixar outros que já tenham lido.
O objetivo deste espaço é promover hábitos de leitura, assim como permitir uma exploração das ciências a partir da literatura. A seleção de livros irá incidir particularmente em obras ligadas à ciência e noutros livros que, não estando diretamente ligados à divulgação científica, possam servir de base para a exploração de histórias naturais, nomeadamente no que diz respeito à conservação da natureza. O espaço de leitura será o ponto de partida para a dinamização de várias atividades científicas relacionadas com as temáticas dos livros e que vai envolver todos os moradores do bairro do condado.
Destinatários preferenciais
Toda a comunidade
7. “Estórias partilhadas”: desenvolvimento de iniciativas ligadas a diferentes temáticas da História Natural, tendo como ponto de partida o espaço de leitura.
Nesta atividade serão desenvolvidas 7 iniciativas de promoção da leitura e da exploração da ciência, em que a partir de estórias literárias, se irão abordar histórias naturais, com o desenvolvimento de atividades experimentais e a exploração de espaços verdes. Serão realizados percursos pedestres no bairro e arredores com o intuito de explorar a biodiversidade, assim como a realização de várias atividades práticas de exploração que permitem conhecer de perto os seres vivos no Bairro do Condado e as interações ecológicas nos espaços verdes, tantas vezes ignorados.
Destinatários preferenciais
Toda a comunidade
8. Promoção da literacia ambiental no Bairro do Condado através de atividades que potenciem o aumento da biodiversidade em meios urbanos.
Os espaços verdes em meio urbano são fundamentais para o bem-estar físico e emocional das populações, mas são também de extrema importância para a conservação da biodiversidade. Com o objetivo de sensibilizar a comunidade para estas questões, serão realizados 5 workshops para promover a biodiversidade no bairro, como a criação de canteiros com plantas nativas, construção e instalação de hotéis de insetos, ninhos e comedouros para aves. Os moradores terão uma participação ativa na concretização destas atividades e nas melhores formas de comunicar a sua importância junto de toda a comunidade.
Destinatários preferenciais
Toda a comunidade
9. Organização de workshops sobre hortas urbanas familiares e a sua importância para uma alimentação saudável.
Em casa é possível produzir alimentos saudáveis. Criar hortas à janela é o desafio que será lançado aos moradores do bairro para que tenham acesso a vegetais frescos, durante todo o ano. Serão realizados 5 workshops que vão dar a conhecer todo o processo de produção, desde a terra até ao prato, assim como os cuidados a ter com a horta, épocas de sementeira e de colheita, consociações, quais as melhores formas de proteger a horta de pragas e como torná-la amiga dos insetos polinizadores. Não só podem ter alimentos a crescer nas janelas, como ainda contribuir para a promoção da biodiversidade.
Destinatários preferenciais
Famílias
10. Realização de ações de capacitação dirigidas a professores, educadores e técnicos da zona de intervenção do projeto, na área da literacia ambiental.
O apoio a iniciativas de literacia ambiental desenvolvidas por pessoas que já realizam um trabalho de proximidade com a comunidade do bairro é da maior importância para a abrangência e a sustentabilidade do projeto. Serão implementadas 4 ações de capacitação em educação ambiental para a equipa da Associação de Moradores do Bairro do Condado, assim como para professores e educadores das escolas desta zona. Através da exploração de espaços verdes da zona envolvente, será possível despertar a curiosidade para o mundo natural e promover a dinamização de atividades de exterior.
Destinatários preferenciais
Jovens (18 a 24 anos), Adultos (25 a 64 anos)
11. Organização de um ciclo de conversas com investigadores e Organizações não Governamentais (ONGs) com trabalho na área ambiental.
O ciclo de conversas com investigadores e ONGs irá encurtar a distância entre a ciência que se faz no nosso país, na área do ambiente, e os jovens do bairro. Não só estes poderão abordar as ameaças à biodiversidade, como compreender de que forma podem ter um papel ativo na sua conservação. Os participantes vão ter a oportunidade de visitar centros de investigação onde os investigadores desenvolvem os seus projetos e compreender a metodologia utilizada no seu trabalho. Será possível visitar locais de intervenção das ONGs para conhecer o impacte do seu trabalho na preservação do meio ambiente.
Destinatários preferenciais
Crianças (0 a 17 anos), Jovens (18 a 24 anos)