Passa a Palavra
O Passa a Palavra é um projeto de intervenção comunitária com foco no combate à pobreza e à exclusão social. Uma das premissas deste projeto é a consciência de que não poderá haver um projeto para a comunidade local sem o envolvimento da própria comunidade. É nosso objetivo ir ao encontro das aspirações dos moradores resultantes das auscultações que já foram feitas no território. A integração social só é possível com a garantia dos direitos básicos, nomeadamente nas áreas da saúde, social e ambiental. Consideramos que o projeto é inovador pela sua metodologia participativa que coloca a comunidade local enquanto agente de mudança social. A população residente na freguesia da Trafaria corresponde a 5696 indivíduos (3,27% da população concelhia). Existem dois bairros clandestinos (desde a década de 70), o 1º Torrão e o 2º Torrão onde a diversidade cultural e étnica é muito relevante. São bairros marginalizados onde as respostas ao nível da intervenção social são praticamente inexistentes.
Objetivo geral e justificação
O Projeto Passa a Palavra tem como principal objetivo promover a cidadania inclusiva e de não discriminação através de ações para a desconstrução de estereótipos e combate à pobreza, com o envolvimento dos moradores do bairro do 1º Torrão, minimizando o impacto causado pela exclusão social. Justificação: A maioria das famílias residentes no bairro do 1º Torrão vive do Rendimento Social de Inserção. Os destinatários deste projeto habitam em casas sociais ou habitações não clássicas (maioritariamente barracas) sem condições de saneamento e/ou eletricidade, com agregados familiares de 5/6 pessoas por família. O bairro é sobretudo habitado por pessoas estrangeiras, nomeadamente africanos/as e por portugueses /as ciganos/as, onde, os conflitos entre ambos têm sido frequentes. Na Trafaria encontramos famílias em situação de fragilidade socioeconómica associada à situação de desemprego e/ou a trabalhos precários e pouco qualificados, bem como a baixa escolaridade: o espelho da segregação.
Objetivo específico 1 e justificação
Melhorar a qualidade de vida da comunidade ao nível da saúde através de ações de formação/informação e campanhas de prevenção relacionadas com a atual pandemia e outros cuidados básicos de saúde. Justificação: A comunidade local vive segregada no bairro do 1º torrão onde geralmente falta, não só a luz ou as condições de higiene, mas também a informação sobre como se proteger. Os dados relacionados com a saúde indicam que a maioria das crianças cumpre o plano de vacinação habitualmente até aos 18 meses, sendo que as consultas na infância também se reduzem a partir dessa data, recorrendo ao médico apenas quando estão doentes. A atual situação de pandemia veio agravar a situação, não só pelas condições de pobreza e de habitação em que esta comunidade vive mas também associada ao medo e à desinformação. Neste sentido procuraremos combater a desinformação, apoiar com Equipamento de Proteção Individual e estabelecer a ponte entre a comunidade local e os serviços de saúde.
Objetivo específico 2 e justificação
Promover uma cidadania plena com a garantia do exercício dos direitos cívicos e sociais, nomeadamente nas áreas da educação/formação, trabalho e habitação essenciais à integração social. Justificação: A maioria da população local é beneficiária de RSI. As habilitações escolares são geralmente muito baixas ao nível do 4º ano de escolaridade. A taxa de analfabetismo é superior à média concelhia (3,27%), situando-se nos 5,4%, assumindo maior expressividade na população do género feminino (68,73%).O número de desempregados é elevado e os trabalhos, quando existem, são bastante precários e estão geralmente relacionados com o comércio e a pesca, sobretudo a apanha de amêijoa. Ao nível da habitação, 50% dos alojamentos não dispõem de saneamento básico (água, retrete ou esgotos). A rede elétrica é precária (puxadas), que dificulta o aquecimento das casas, originando o recurso a lumes de chão e/ou fogueiras que resultam em acidentes domésticos ou problemas de saúde.
Objetivo específico 3 e justificação
Promover a inclusão através da mediação, valorizando o papel de mediadores locais e interculturais que estabelecem a ponte entre os serviços gerais e a população local, e na desconstrução de estereótipos, mitos, preconceitos associados às comunidades marginalizadas. Justificação: O bairro do 1º Torrão tem sido palco de conflitos raciais e étnicos promovidos pelos próprios moradores. A Agarrar Exemplos conhece a realidade na qual se propõe intervir em particular a realidade da comunidade cigana. As suas protagonistas e mediadoras assumem knowhow, visibilidade sociopolítica aliada a trabalho no terreno de mais de 20 anos que as qualifica e garante reconhecimento pela comunidade cigana e não cigana e uma maior facilidade na intervenção nesta área. Procurar-se-á igualmente dar formação aos agentes locais (professores, profissionais de saúde e forças de segurança, etc)no sentido de desmistificar preconceitos e estereótipos baseados na cristalização da imagem negativa da comunidade cigana.
Objetivo específico 4 e justificação
Promover o sentimento de valorização e pertença ao bairro através de ações relacionadas com o meio ambiente. Justificação: O bairro do 1º Torrão foi ilegalmente construído na década de 70. Esta construção ilegal e desordenada levou a graves problemas urbanos, como a falta ou insuficiência de infra-estruturas, de espaços públicos, de áreas para equipamentos, de transportes públicos, assim como arruamentos precários desorganizados e deficiências nos sistemas de recolha do lixo, saneamento e fornecimento de água e energia. Consideramos que intervir ao nível ambiental pode ajudar a criar um ambiente mais acolhedor ao bairro, nomeadamente através da limpeza das ruas, desratização, recolha de lixo de maiores dimensões e instalação de ecopontos. Será igualmente necessário sensibilizar da comunidade para a importância da separação e reciclagem do lixo, dando uma nova cara ao bairro.
Parceria local
Promotora
Agarrar Exemplos - Associação de Desenvolvimento e Promoção das Comunidades Ciganas
Parceira
ACES Almada Seixal
Junta da União das Freguesias de Caparica e Trafaria
Território(s) de intervenção
1. Bairro 1º Torrão - Trafaria
Caparica e Trafaria, Almada
Critério 1. Condições de habitabilidade deficientes ou precárias, nomeadamente:
Mau estado das habitações, por deficiente construção, falta de manutenção ou por estarem situadas em territórios afetados por incêndios nos últimos cinco anos
Exiguidade do espaço habitável
Desadequação severa dos espaços comuns
Ventilação e iluminação solar insuficientes ou baixo conforto térmico e acústico
Critério 2. Número significativo de moradores com rendimentos baixos ou muito baixos, nomeadamente:
Pessoas em situação de desemprego, lay-off ou precariedade laboral
Pessoas com poucos anos de escolaridade
Pessoas abrangidas por prestações e apoios do subsistema público da ação social
Critério 3. COVID-19
Número significativo de pessoas de risco em caso de COVID-19, nomeadamente idosos e portadores de doenças crónicas
Critério 4. Número significativo de pessoas com constrangimentos de acesso a cuidados de saúde, nomeadamente por:
Falta de condições de mobilidade e transporte
Falta de capacidade económica para aquisição de medicamentos
Critério 5. Programa Nacional de Vacinação
Taxa de cobertura vacinal do Programa Nacional de Vacinação, atualizado para a idade, inferior a 95 %
Critério 6. Número significativo de crianças e jovens em idade escolar a não frequentar a escola ou com elevada percentagem de insucesso, nomeadamente por:
Abandono escolar
Falta de condições para aceder ao ensino a distância
Critério 7. Exclusão social
Número significativo de pessoas em situação de exclusão social, isolamento ou abandono, nomeadamente idosos, pessoas em situação de sem abrigo ou vítimas de tráfico
Atividades
1. Torrão + Vida - Ações de sensibilização sobre saúde
Realização de 2 ações de sensibilização para a prevenção da pandemia provocada pela covid-19: uma dirigida a toda a comunidade local e outra específica para as famílias e crianças ciganas com recurso ao audiovisual:“O ciganinho Chico alerta”. As ações serão ministradas em parceria por um/a enfermeiro/a sensibilizando para a adoção de comportamentos adequados e desmistificando mitos relacionados com a doença que têm levado as pessoas a recorrer menos aos centros de saúde e consultas de rotina. Realização ainda de 1 ação de sensibilização sobre a importância do cumprimento do plano de vacinação.
Destinatários preferenciais
Crianças (0 a 17 anos), Jovens (18 a 24 anos), Famílias, Toda a comunidade
2. Torrão + Vida - Campanhas
Realização de 2 campanhas de distribuição de Equipamento de Proteção Individual e álcool gel a toda a comunidade local. Nesta campanha tenciona-se igualmente fazer o levantamento de necessidades específicas de famílias relacionadas com medicamentos que não tenham a possibilidade de adquirir. Será igualmente estabelecida a ligação entre a comunidade e o centro de saúde através dos mediadores para a remarcação de consultas de rotina ou sinalização de casos específicos que tenham deixado de ser acompanhados devido à pandemia. Procuraremos distribuir 100 kits em cada campanha.
Destinatários preferenciais
Famílias, Toda a comunidade
3. Torrão + Social - Sessões de procura ativa de emprego
Sessões semanais de procura ativa de emprego destinadas a adultos desempregados e jovens “NEET”. Nestas sessões serão abordadas as seguintes temáticas: preparação do CV; preparação para entrevista; elaboração de carta de apresentação; procura de ofertas de emprego; inscrição no centro de emprego; procura de ofertas de formação; apoio à criação do próprio negócio. As sessões serão adequadas ao perfil de cada participante, podendo algumas delas ser apenas o apoio à criação de um plano pessoal de vida. Tencionamos realizar pelo menos 50 atendimentos relacionados com o apoio ao emprego.
Destinatários preferenciais
Jovens (18 a 24 anos), Adultos (25 a 64 anos)
4. Torrão + Social - Ações de Sensibilização sobre Gestão Doméstica
Dinamização de 3 ações de sensibilização sobre gestão doméstica dirigidas a famílias residentes no bairro que abordam as seguintes temáticas: gestão do orçamento familiar; segurança e prevenção de acidentes domésticos; planeamento e organização doméstica, dicas de poupança, entre outros. Às famílias que participarem nas ações será garantida a atribuição de cabazes alimentares no âmbito da atividade “Campanha de apoio alimentar”. Procuraremos alcançar pelo menos 30 famílias do total das ações realizadas.
Destinatários preferenciais
Adultos (25 a 64 anos), Famílias
5. Torrão + Social - Campanha de Apoio Alimentar
Realização de 2 campanhas de apoio a alimentar destinadas a 150 famílias. Serão elaborados cabazes alimentares com bens essenciais e de primeira necessidade. Procuraremos desenvolver estas campanhas no primeiro e segundo trimestre do projeto de forma a suprimir as principais necessidades e carências das famílias enquanto a pandemia predominar.
Destinatários preferenciais
Famílias
6. Torrão + Comunitário - Mediação Social
A atividade de mediação será uma constante ao longo de todo o projeto. A mediação será realizada ao nível dos serviços locais: centro de saúde, centro de emprego, finanças, segurança social, agrupamentos de escola, autarquia, entre outros. Os mediadores serão a voz da comunidade e das suas necessidades. O mediador será visto também como apaziguador e figura de resolução de conflitos. Queremos que os serviços públicos locais comecem a dar destaque ao papel dos mediadores de bairro, tão importante para a resolução de diferentes problemáticas, sendo atualmente um recurso pouco valorizado.
Destinatários preferenciais
Toda a comunidade
7. Torrão + Comunitário - Formação História e Cultura Cigana
Dinamização de 6 ações de formação sobre história e cultura cigana dirigida a professores, auxiliares, forças de segurança, assistentes sociais, técnicos e outros agentes locais, abordando a história e cultura do povo cigano, a sua origem, mitos e factos e algumas estratégias de intervenção em diferentes áreas (emprego, saúde, educação e habitação) para melhor proporcionar a integração desta comunidade ao nível local. Procuraremos sensibilizar/informar pelo menos 90 destinatários.
Destinatários preferenciais
Adultos (25 a 64 anos)
8. Torrão + Saudável - Limpeza e higienização do bairro
Realização de 2 ações de limpeza do bairro com o apoio da junta de freguesia da Caparica e Trafaria com a intenção de lavagem das ruas, remoção de lixo comum e lixo de maiores dimensões, desratização e eventual requalificação de canteiros e ou pequenos espaços verdes. Realização de 2 ação de sensibilização sobre reciclagem e separação de lixo destinada a 15 adultos e 15 crianças, bem como a colocação de mais eco pontos no bairro.
Destinatários preferenciais
Crianças (0 a 17 anos), Jovens (18 a 24 anos), Adultos (25 a 64 anos), Toda a comunidade