Biblioteca Viva
“Biblioteca Viva” (BV) pretende implementar no Bairro Padre Cruz (BPC) uma metodologia de ação que visa desafiar estereótipos, preconceitos e descriminação. É em si também uma ferramenta de Educação Não-Formal importante dentro da educação contra o Discurso de Ódio. Funciona como qualquer outra biblioteca, consultas o catálogo, escolhes um livro que queiras ler, requisitas por um período determinado de tempo e devolves nas mesmas condições em que te foi emprestado. A única grande diferença é que numa BV, os livros são pessoas e ler significa uma conversa! A metodologia (apresentada pelo Conselho da Europa) pretende ser inclusiva e aludir ao caleidoscópio da diversidade e respeito por valores comuns como a promoção dos Direitos Humanos. Acreditamos que somente estando em contacto com a diversidade, os seus participantes podem compreendê-la e ultrapassar qualquer obstáculo ou entrave à sua celebração.
Objetivo geral e justificação
O grande objetivo da “Biblioteca Viva” (BV) é desafiar estereótipos, preconceitos e até descriminação subjacente através de uma conversa entre Livro e Leitor/a. Dizem várias investigações que a melhor forma de desconstruir um estereótipo é criando empatia entre pessoas (de grupos diferentes), sendo desta forma a “BV” o perfeito exemplo de como fazê-lo. O funcionamento é como o de qualquer outra biblioteca (sendo que aqui privilegiamos os espaços ao ar livre, neste caso o largo principal do bairro). Basta escolher um livro, requisitar por um período de tempo e devolver nas mesmas condições em que foi emprestado. A única diferença é que numa BV, os livros são pessoas e ler significa ter uma conversa. As conversas, pretendem ser inclusivas e abordar o maior número de estereótipos possíveis, (cada livro, uma temática) contados na primeira pessoa, pelo impacto que têm na vida de alguém. Este pretende ainda ser um espaço seguro tanto para os livros quanto para leitores.
Objetivo específico 1 e justificação
Uso saudável de espaços públicos no Bairro Padre Cruz e promoção do espírito de comunidade O evento pretende revitalizar o uso de um espaço público (praça principal) dentro do bairro de forma a convidar a comunidade local a integrar e participar numa atividade específica (BV) com duração de um dia. A atividade (BV) desenrola-se ao longo de várias horas com calendarização específica dos horários possíveis de leitura para cada um dos livros, sendo que cada livro poderá fazer até um máximo de 3 rondas. Assim sendo, e atendendo a um número médio de 10 livros por evento, num máximo de 45minutos por ronda (com máximo de 3 leitores), as leituras deverão desenrolar-se num período médio de 4h. Ao evento, estender-se-á um momento de partilha gastronómica intercultural que possibilitará o valor acrescentado de aproximar a comunidade também aos vários voluntários internacionais que a SPIN acolhe, além de ser um momento informal interessante para juntar livros e leitores.
Objetivo específico 2 e justificação
Promoção da Educação Não-Formal (ENF) A ENF é uma metodologia educativa com princípios basilares que fortalece e promove as aprendizagens ao longo da vida em contextos diversos, na maioria dos casos promovida por organizações do terceiro sector. Dos seus vários princípios destacamos a “horizontalidade” das aprendizagens que permite que possamos aprender uns com os outros na medida em que todos temos conhecimentos/competências/habilidades diferentes que podem ser partilhadas de igual para igual. A “participação voluntária” no sentido em que todos são bem-vindos se quiserem integrar e participar no evento, coadunada com uma “responsabilidade partilhada” em que o projeto dá o seu contributo, mas cada participante tem também a responsabilidade de retirar dele o que mais sentido lhe faz no momento. Desta forma e baseada neste e outros princípios, há uma intencionalidade muito específica na aprendizagem implementada para dar oportunidade aos aprendentes de chegarem aos objetivos.
Objetivo específico 3 e justificação
Promoção de atividades inclusivas valorizando o respeito por valores comuns como a promoção dos Direitos Humanos e da Dignidade Humana, conceitos interdependentes e indivisíveis. A centralidade da BV prende-se com a escolha de um conjunto de estereótipos e preconceitos que possam ser abordados em determinada comunidade com o intuito de desafiar ideias pré-estabelecidas sobre determinados grupos de pessoas, mostrando a diferença das histórias individuais e o impacto que as representações dos outros têm sobre a vida destas pessoas, muitas das vezes passando da esfera das ideias/pensamentos à esfera da ação violenta. Assim, ao abordar temáticas específicas, recorrendo a metodologia própria, com objetivos estabelecidos, envolvido em linguagem/ação inclusiva, pretendemos trabalhar neste evento questões relacionadas com a promoção dos Direitos Humanos e alertar para a questão da Dignidade Humana que é fundamental e subjacente a qualquer indivíduo.
Objetivo específico 4 e justificação
Consciencialização da comunidade (jovens em particular) para os estereótipos/preconceitos e as suas consequências negativas Dar a conhecer à comunidade em geral e aos jovens em particular, histórias de pessoas (numa perspetiva de horizontalidade na aprendizagem entre pares), provenientes de contextos semelhantes, cuja experiência de vida foi particularmente impactada não só pelas representações e estereótipos/preconceitos, mas também pelas ações baseadas nesses mesmos preconceitos, culminando na discriminação (de grupos específicos como sejam pessoas lgbtqi+, pessoas portadoras de deficiência, pessoas em condição de sem abrigo..). Histórias particulares contadas na primeira pessoa através de um “livro” que não é obrigado a partilhar a sua identidade se não o quiser fazer, contadas em sessões de tempo circunscritas e no máximo a 3 leitores em cada ronda que possibilitarão enfatizar a singularidade de uma experiência acima de uma ideia de grupo e desmistificar pre-conceitos.
Objetivo específico 5 e justificação
Educar para a diferença Um dos grandes pilares da BV é desconstruir e aproximar diferenças de forma a reforçar a ideia de que é mais o que nos aproxima do que aquilo que nos separa enquanto seres humanos. Para tal, acreditamos que fomentar espaços seguros onde se possam viabilizar conversas que fomentem a aproximação de pessoas que possivelmente por muito motivos não teriam oportunidade de se sentar e dialogar, é em si uma conquista no que toca à criação de ambientes saudáveis.
Parceria local
Promotora
Associação Spin para o Intercâmbio, Formação e Cooperação entre os Povos
Parceira
Associação Nacional de Futebol de Rua
Território(s) de intervenção
1. Bairro Padre Cruz, Carnide
Carnide, Lisboa
Critério 1. Condições de habitabilidade deficientes ou precárias, nomeadamente:
Mau estado das habitações, por deficiente construção, falta de manutenção ou por estarem situadas em territórios afetados por incêndios nos últimos cinco anos
Exiguidade do espaço habitável
Desadequação severa dos espaços comuns
Ventilação e iluminação solar insuficientes ou baixo conforto térmico e acústico
Critério 2. Número significativo de moradores com rendimentos baixos ou muito baixos, nomeadamente:
Pessoas em situação de desemprego, lay-off ou precariedade laboral
Pessoas com poucos anos de escolaridade
Pessoas abrangidas por prestações e apoios do subsistema público da ação social
Critério 3. COVID-19
Número significativo de pessoas de risco em caso de COVID-19, nomeadamente idosos e portadores de doenças crónicas
Critério 4. Número significativo de pessoas com constrangimentos de acesso a cuidados de saúde, nomeadamente por:
Falta de condições de mobilidade e transporte
Falta de documentação ou barreira linguística
Falta de capacidade económica para aquisição de medicamentos
Critério 6. Número significativo de crianças e jovens em idade escolar a não frequentar a escola ou com elevada percentagem de insucesso, nomeadamente por:
Falta de condições para aceder ao ensino a distância
Critério 7. Exclusão social
Número significativo de pessoas em situação de exclusão social, isolamento ou abandono, nomeadamente idosos, pessoas em situação de sem abrigo ou vítimas de tráfico
Atividades
1. Primeira Reunião Oficial de Parceria
Neste primeiro momento oficial de parceria, poderemos sentar à mesa a equipa de coordenação e parceiros (formais e informais) de forma a criar a estratégia mais adequada para a concretização dos objetivos aqui propostos, face ao atual contexto pandémico em que vivemos e que nos obrigada a repensar todos os dias os planos a longo prazo. A reunião servirá ainda para apresentar possíveis "livros" (pertencentes às redes de cada entidade) e identificar outros, diretamente ligados ao bairro/território e quais as metodologias e materiais a apresentar nos próximos passos. Localização: Sede Spin
Destinatários preferenciais
Adultos (25 a 64 anos)
2. Identificação de Livros, primeiros contactos e apresentação metodologia
Sinalização de "livros" (pessoas que sejam parte das redes de ação das entidades aqui referidas, dentro e fora do bairro) que podem pela sua experiência pessoal aceitar o convite, tenham já em algum momento tido contacto com metodologia ou que tenham já demonstrado interesse em ser parte da atividade. A identificação será feita através de uma ficha de critérios a elaborar na 1ª atividade (reunião geral parceiros) e possibilitará à entidade promotora angariar informação e estabelecer contatos para uma bolsa de 15 livros que será capacitada para a implementação da metodologia. (mês de abril)
Destinatários preferenciais
Crianças (0 a 17 anos), Jovens (18 a 24 anos), Idosos (65 e mais anos), Adultos (25 a 64 anos), Mulheres, Famílias, Migrantes, Pessoas com deficiência, Toda a comunidade
3. Elaboração de materiais de comunicação
Entre abril e julho todos os materiais de comunicação e visibilidade do evento serão pensados, criados e disseminados. 1ª fase direcionada à captação e capacitação de livros+equipa. 2ª fase para promoção do evento no território e redes sociais. Criação de página web. 3ª fase elaboração de materiais para dia do evento (banners, flyers informativos, catálogo, cartões biblioteca, regras, identificadores visuais para equipa e livros..) 4ª fase recolha de todos os materiais fotográficos e vídeo para tratamento de imagem e edição. Publicação.
Destinatários preferenciais
Crianças (0 a 17 anos), Jovens (18 a 24 anos), Idosos (65 e mais anos), Adultos (25 a 64 anos), Mulheres, Famílias, Migrantes, Pessoas com deficiência, Toda a comunidade
4. Formação Livros
6h de formação (1 dia) para capacitar um grupo de 15 livros (identificados e convidados anteriormente) e agentes multiplicadores (da entidade parceira). Introdução da metodologia. Preparar as delimitação das suas histórias (história com princípio, meio e fim de acordo com estereótipo escolhido para cada sujeito), elaboração de sinopses para o catálogo, questões relacionadas com a criação de espaços seguros para partilha e aprendizagem, a linguagem a ser usada, regras.. Elaboração de plano de formação e sua implementação nas instalações da entidade promotora através de metodologia de ENF.
Destinatários preferenciais
Crianças (0 a 17 anos), Jovens (18 a 24 anos), Idosos (65 e mais anos), Adultos (25 a 64 anos), Mulheres, Famílias, Migrantes, Pessoas com deficiência, Toda a comunidade
5. Formação Equipa
6 horas de formação (1 dia) para introduzir a metodologia a toda a equipa (livros, bibliotecários, staff, dicionários..), visita ao espaço do evento e apresentação estratégia de comunicação e materiais para evento. Delinear as funções e papéis de cada interveniente no evento. Elaboração de plano de formação e sua implementação nas instalações da entidade promotora através de metodologia de ENF.
Destinatários preferenciais
Crianças (0 a 17 anos), Jovens (18 a 24 anos), Idosos (65 e mais anos), Adultos (25 a 64 anos), Mulheres, Famílias, Migrantes, Pessoas com deficiência, Toda a comunidade
6. Sessão de preparação com Jovens do Bairro Padre Cruz (BPC)
Workshop para preparar jovens do BPC, nomeadamente utentes do Projeto Escolhas "Bola P’ra Frente E7G", de forma a introduzir questões relacionadas com Educação para os Direitos Humanos. A sessão pretende-se que seja introdutória à temática e que possa preparar os jovens para o evento da Biblioteca Viva; com duração máxima de 2h, levada a cabo no espaço da entidade parceira recorrendo a metodologias de ENF. Pretende-se ainda que esta sessão seja liderada pela equipa de facilitação da entidade promotora mas já acompanhada pela equipa de parceria em fase de capacitação.
Destinatários preferenciais
Jovens (18 a 24 anos)
7. Biblioteca Viva
Evento de 1 dia que pretende gerar na principal praça do BPC um espaço seguro para dialogar, aprender uns com os outros e inspirar, especialmente os jovens. Criar espaço de troca de saberes também através de um momento de partilha gastronómica intercultural procurando usar produtos locais, comida sustentável e internacional, aproximando a comunidade aos jovens voluntários internacionais da Spin e demais intervenientes/parceiros do projeto. Criar um espaço agregador, de aprendizagem e celebração no coração do BPC.
Destinatários preferenciais
Crianças (0 a 17 anos), Jovens (18 a 24 anos), Idosos (65 e mais anos), Adultos (25 a 64 anos), Mulheres, Famílias, Migrantes, Pessoas com deficiência, Toda a comunidade
8. Sessão de "debriefing" com Jovens do Bairro Padre Cruz (BPC)
Workshop para consolidar e sistematizar aprendizagens junto dos jovens do BPC, englobando a sessão de preparação e o evento BV. A sessão pretende-se que seja uma forma de reforçar e dialogar sobre as temáticas apresentadas no âmbito da Educação para os Direitos Humanos mas também da experiência no evento BV; com duração máxima de 2h, levada a cabo no espaço da entidade parceira recorrendo a metodologias de ENF. Pretende-se ainda que esta sessão seja liderada pela equipa de facilitação da entidade promotora mas já acompanhada pela equipa de parceria em fase de capacitação.
Destinatários preferenciais
Jovens (18 a 24 anos)
9. Avaliação e Planos para o Futuro
Momento de reflexão de todas as partes (juntamente com parceiros informais como Junta Freguesia Carnide e Biblioteca BPC) de forma a avaliar todas as etapas do projeto, bem como feedbacks recebidos pelos participantes evento. Recolha de toda a informação e apresentação de materiais de disseminação. Criação de planos de futuro, nomeadamente ações de replicação da metodologia (análise de locais, datas, necessidades, objetivos específicos, público-alvo..). Atividade irá decorrer nas instalações da entidade promotora.
Destinatários preferenciais
Adultos (25 a 64 anos)
10. Ação Multiplicadora
A última atividade espera-se que seja uma ação multiplicadora que possa vincular a sustentabilidade da parceria (parceiros formais e informais como a Junta de Freguesia de Carnide e a Biblioteca do BPC que queremos incluir desde 1º momento) que através do processo de capacitação estão na condição plena de replicar a metodologia, recorrendo ao catálogo (livros) ou trabalhando com outros, capacitando-os. Usando ainda todos os materiais de visibilidade e informativos criados e levando a outros espaços o evento, (escolas, bibliotecas..) dialogando e desconstruindo preconceitos e discriminação.
Destinatários preferenciais
Crianças (0 a 17 anos), Jovens (18 a 24 anos), Idosos (65 e mais anos), Adultos (25 a 64 anos), Mulheres, Famílias, Migrantes, Pessoas com deficiência, Toda a comunidade