Dar CorAção à Vida
O Plano Local de Saúde traçado pela Unidade Local de Saúde do Nordeste em conjunto com os seus parceiros da comunidade, onde se inclui a Associação dos Diabéticos do Distrito de Bragança, identifica as doenças cérebro-cardiovasculares como uma das principais problemáticas.As doenças cardiovasculares continuam a ser, de facto, a principal causa de morte em Portugal e em todo o mundo.Os fatores de risco para a ocorrência destas são várias, e estudos recentes relatam uma elevada prevalência dos mesmos na população portuguesa bem como um baixo índice do seu controlo, principalmente no que diz respeito à hipertensão arterial e diabetes mellitus. Para agravar a atual situação cardiovascular, é bem conhecido que o Sars-Cov-2, pode também causar/piorar a doença vascular. Neste sentido este projeto visa o desenvolvimento de ações que aumentem a literacia em saúde da população bem como a oferta de condições favoráveis à adoção de estilos de vida saudáveis agindo diretamente num dos eixos do PLS.
Objetivo geral e justificação
Criar condições e acções que promovam competências cognitivas e sociais na comunidade de Macedo de Cavaleiros de modo a prevenir ou controlar as doenças cardiovasculares. Justificação - As doenças cardiovasculares são as principais causas de morte em Portugal e no Mundo. Dada a sua elevada prevalência no Nordeste Transmontano, bem como dos seus factores de risco, entre eles a diabetes e a hipertensão arterial, as doenças cardiovasculares constituem um dos problemas prioritários identificados no Plano Local de Saúde da ULSNE. Além disso o facto de o território definido deste projeto estar inserido num conselho de risco muito elevado para a Covid-19, aumenta a necessidade de trabalhar a adoção de medidas de estilos de vida saudáveis e o controlo de fatores de risco das doenças cardiovasculares, já que estas têm efeito duplo, contribuindo não só para reduzir as doenças cardiovasculares, como também para ajudar na luta contra a Covid-19.
Objetivo específico 1 e justificação
Aumentar a literacia em saúde na população relativamente às doenças cardiovasculares e os fatores de risco associados. Justificação - Este objetivo permite o aumento do conhecimento face à problemática e o desenvolvimento de competências pessoais que visam a promoção da autonomia e responsabilidade do próprio individuo no controlo sobre a sua saúde. A população com fatores de risco controlados (principalmente hipertensão, tabagismo, obesidade e/ou diabetes) têm, não só menor risco de sofrer complicações da Covid-19, como de morrer de doença cardiovascular.
Objetivo específico 2 e justificação
Rastrear a população quanto aos fatores de risco de doenças cardiovasculares como diabetes, hipertensão e excesso de peso. Justificação - O rastreamento dos fatores de risco permite identificar o risco de desenvolvimento de doença cardiovascular favorecendo a adoção de atitudes preventivas através de mudanças de estilos de vida mais precocemente.
Objetivo específico 3 e justificação
Reduzir o sedentarismo da população do território. Justificação – O exercício físico é unanimemente reconhecido como importante fator de prevenção, bem como parte integrante da terapêutica das doenças cardiovasculares, uma vez que melhora significativamente vários fatores de risco como a hipertensão arterial, controlo glicémico, controlo de peso e stress.
Objetivo específico 4 e justificação
Promover o padrão alimentar mediterrânico Justificação - O padrão alimentar associado à Dieta Mediterrânica tem sido amplamente associado à melhoria de perfil lipídico, redução de marcadores inflamatórios, diminuição da pressão arterial, resistência à insulina e síndrome metabólica, representando uma estratégia eficaz de proteção no desenvolvimento das doenças cardiovasculares.
Parceria local
Promotora
Associação dos Diabéticos do Distrito de Bragança
Parceira
Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros
Cooperativa de Informação e Cultura Rádio Onda Livre Macedense
Unidade Local de Saúde do Nordeste, E.P.E.
Santa Casa da Misericórdia de Macedo de Cavaleiro
Freguesia de Macedo de Cavaleiros
Ângela Maria Fernandes da Silva
Cláudia Margarida Parra Pires
Carlos Manuel Silva Baptista
Território(s) de intervenção
1. Freguesia de Macedo de Cavaleiros
Macedo De Cavaleiros, Macedo De Cavaleiros
Critério 2. Número significativo de moradores com rendimentos baixos ou muito baixos, nomeadamente:
Pessoas com poucos anos de escolaridade
Critério 3. COVID-19
Número significativo de pessoas de risco em caso de COVID-19, nomeadamente idosos e portadores de doenças crónicas
Critério 4. Número significativo de pessoas com constrangimentos de acesso a cuidados de saúde, nomeadamente por:
Falta de condições de mobilidade e transporte
Critério 5. Programa Nacional de Vacinação
Taxa de cobertura vacinal do Programa Nacional de Vacinação, atualizado para a idade, inferior a 95 %
Atividades
1. Rastreios Cardiovasculares
A realização destes rastreios, que contemplam o doseamento de níveis de colesterol, avaliação da pressão arterial, avaliação de glicemia capilar, medição de peso e altura com cálculo de índice de massa corporal, permitirão identificar precocemente indivíduos em risco bem como sensibilizar a população a controlar os fatores de risco mais importantes, que condicionam o aparecimento das doenças cardiovasculares, como a hipertensão arterial, tabagismo, diabetes, sedentarismo ou hipercolesterolemia. Estes serão realizados por profissionais treinados para melhor avaliação e aconselhamento.
Destinatários preferenciais
Jovens (18 a 24 anos), Idosos (65 e mais anos), Adultos (25 a 64 anos)
2. Feira da Saúde do Nordeste Transmontano
Esta feira será realizada no mês do coração (Maio), com a finalidade de promover e dinamizar o empreendedorismo na área da saúde através da divulgação de diversas soluções, produtos e equipamentos na área da Saúde. Com isto, podemos afirmar que este evento será considerado um local de debate, de conhecimento e de negócios. A sua organização conta com várias atividades ao longo dos três dias, sendo estruturada da seguinte forma: Expositores na área das Saúde, Segurança, Desporto, Estética e Bem estar, Produtos Hortofrutícolas, Workshops, ShowCooking, Seminários, Rastreios e outras atividades.
Destinatários preferenciais
Toda a comunidade
3. Circuito BioSaudável
A construção de um circuito com a instalação de máquinas e equipamentos destinados à atividade física ao ar livre têm funções de tonificação corporal, desenvolvimento e fortalecimento da musculatura em geral, melhoria da resistência cardiovascular e função aeróbica, melhoria da flexibilidade e mobilidade entre outros. A instalação destes equipamentos, permitirá assim, incentivar a população para a adoção de estilos de vida saudáveis de uma forma agradável, como a atividade física, fundamental na prevenção das diversas doenças crónicas, bem como fornecer as devidas condições para tal.
Destinatários preferenciais
Toda a comunidade
4. CorAção Mediterrânico
Conjunto de ações de formação teórico-práticas junto da comunidade sobre os princípios básicos da Dieta Mediterrânica e como pô-la em prática. (Presenciais ou online: aulas de culinária, reaproveitamento de sobras, novas formas de consumir os alimentos regionais mais saudáveis, gestão das compras – o essencial das despensas, merendas saudáveis para levar para o trabalho/escola, cultivo em casa).
Destinatários preferenciais
Toda a comunidade
5. Festival da Dieta Mediterrânica
Durante a semana que inclui o dia mundial da alimentação, organizar uma feira institucional com diversos expositores de produtores locais, oficinas culinárias e diferentes actividades no âmbito da actividade física e preservação de tradições culturais do mediterrâneo, com vista a salientar a importância da adesão à dieta mediterrânica bem como promover a mesma. Além disso, lançar o desafio à restauração para a sua participação com a apresentação de ementas de sabores mediterrânicos.
Destinatários preferenciais
Toda a comunidade
6. Caminhada "Dar CorAção à Vida".
Esta atividade com a finalidade de promover o exercício físico, mas a inovação é envolver as juntas de freguesias e a sua população a serem participantes. Assim ao longo do ano a ADDB organizará uma caminhada em cada freguesia do concelho de Macedo de Cavaleiros, incluindo o rastreio/palestra sobre os fatores de risco para a prevenção das doenças cardiovasculares bem como esclarecimentos e prevenção relativa à Covid-19.
Destinatários preferenciais
Toda a comunidade
7. Coração Livre
Programa semanal na rádio Onda Livre (rádio local), com abordagem de temas relacionados com a prevenção dos Doenças Cardiovasculares como alimentação, exercício físico, terapêutica medicamentosa, tabagismo entre outros. Além disso será também um espaço de esclarecimento para questões relacionadas com a Covid-19.
Destinatários preferenciais
Toda a comunidade
8. Saúde com CorAção
A educação para a saúde, constitui uma das vias privilegiadas para intervir na comunidade em geral e tem como objetivo capacitar os indivíduos para a adoção voluntaria de comportamentos promotores de saúde. Nesse sentido serão realizadas diversas sessões de sensibilização e esclarecimento sobre fatores de risco, complicações, prevenção e terapêutica associada às doenças cardiovasculares.
Destinatários preferenciais
Adultos (25 a 64 anos), Toda a comunidade