The Guardians
O projecto tem como base a participação de jovens na comunidade, desempenhando o papel de Mentores e Mentorandos, a quem caberá a organização de iniciativas nos territórios-alvo, de natureza social, ambiental e promotoras da saúde mental. O projecto desenvolve-se em torno de dois eixos principais: Bolsa de Voluntariado junto de idosos em isolamento e programa de Mentores. Algumas das Atividades englobam outras que a compõem, num total de vinte atividades. Em caso de manutenção da pandemia, todas as atividades serão organizadas com base nas normas de segurança (nº limitado de participantes; distância; desinfeção e etiqueta respiratória). O projecto culminará com a apresentação, por parte dos Mentores e Conselho “Guardians”, de Projecto de Intervenção na Comunidade ou criação de Associação Juvenil em Vialonga. Os Mentores beneficiarão da oferta de várias atividades de enriquecimento pessoal e formativo, e serão acompanhados e orientados pelo Coordenador do projecto e Tutores da AASV.
Objetivo geral e justificação
Promover a orientação dos jovens para objetivos e capacitá-los para o desempenho de um papel ativo e construtivo em sociedade, assim como promover a consciência da população do seu papel único na comunidade – cada pessoa pode ser um “guardian”. Tal tem como objetivo envolver a comunidade na criação de respostas a situações de vulnerabilidade identificadas, fazendo recurso ao potencial criativo dos jovens da localidade.
Objetivo específico 1 e justificação
Realizar iniciativas no âmbito social, ambiental e de saúde mental que respondam a necessidades identificadas na freguesia de Vialonga. A localidade de Vialonga e, em concreto, dois dos territórios onde o projecto incidirá, estão classificados como Territórios de Intervenção Prioritária. Fazendo a AASV parte da Comissão Social de Freguesia e Rede Social de VFX, justifica-se igualmente o seu papel na identificação de necessidades e contribuição na criação de respostas às mesmas.
Objetivo específico 2 e justificação
Prevenir ou diminuir comportamentos de risco por parte dos jovens participantes (directos e indirectos) no projecto. Em Plano de Desenvolvimento Social 2015-2020 VFX reconhecem-se as seguintes problemáticas: insucesso/abandono escolar, criminalidade e delinquência, violência doméstica, adições, problemas de saúde mental. Segundo Presidente da Associação de Africanos de VFX (sediada em Vialonga), denota-se nos últimos meses agravamento de tais problemáticas. Várias evidências demonstram que o envolvimento dos jovens em atividades que promovem sentimentos de auto-competência e orientação para objetivos, contribuem para a saúde mental e reduzem a ocorrência de comportamentos de risco. Ainda, Vialonga é das freguesias do Concelho de VFX com maior taxa de jovens.
Objetivo específico 3 e justificação
Aumentar o suporte sócio-emocional de idosos em situação de isolamento social identificados na freguesia, através de visitas e/ou uso de ferramentas digitais. De facto, a última etapa da vida tende a ser marcada pela perda de faculdades físicas e cognitivas, maior labilidade afetiva, vivência de perda de pessoas próximas, aspectos exacerbados pelos efeitos duradouros da presente pandemia, que limita fortemente o uso de recursos de bem-estar. Por outro lado, a mobilização civil no apoio à pessoa idosa tinha sido já uma área de intervenção identificada como relevante no Plano de Desenvolvimento Social 2015-2020. O apoio à pessoa idosa é igualmente um eixo no Plano Ação da Rede Social 2020/2021. Identificados 100 idosos em isolamento social no Concelho de VFX (CLAS). Embora das freguesias do Concelho, Vialonga possua menor proporção de idosos (1,17%), recursos sociais relevantes (Centro de Partilha ABEIV, ARPIV) têm a sua atividade suspensa/reformulada desde o início da pandemia.
Objetivo específico 4 e justificação
Aumentar a consciência e envolvimento ativo, na área ambiental, da população em geral e dos jovens participantes no projecto (diretos e indiretos), em particular. Uma das dimensões decisivas consideradas em Relatório Final (2020) “Construção de uma visão coletiva de futuro para Vila Franca de Xira”, é a “convergência para objetivos de desenvolvimento sustentável” e a “valorização do capital natural”, privilegiando os objetivos definidos no Acordo de Paris. Em Vialonga destaca-se, por exemplo, o património natural da Mata do Paraíso, do Monte Serves e a aposta na criação de espaços verdes, como o Parque Urbano da Flamenga. Ao nível Concelhio, destaca-se o Estuário do Tejo.
Objetivo específico 5 e justificação
Aumentar a colaboração entre entidades locais na promoção do papel activo único que cada pessoa, e em especial, os jovens, podem desempenhar na comunidade. Pretende-se promover a noção de que cada vialonguense pode ser um "guardian" da comunidade, contribuindo para a melhoria contínua da qualidade de vida dos residentes. A referir parceria formalizada com a entidade Ava Villa, no âmbito da atividade Bolsa de Voluntários (código KTDBEZ) cuja anexação na plataforma não foi possível por dificuldades técnicas.
Parceria local
Promotora
Associação de Apoio Social, Cultural e Recreativo de Vialonga
Parceira
Mega Kids - Externato Pré-Primário, Lda.
Junta de Freguesia de Vialonga
Agita, associação cultural e social
ASSOCIAÇÃO DOS AFRICANOS DO CONCELHO DE VILA FRANCA DE XIRA
CNE - Agrupamento 342 Vialonga
Câmara Municipal de Vila Franca de Xira
Clube PHDA - Associação de Apoio à Criança com Perturbação de Hiperatividade/Défice de Atenção
Juventude Dehoniana
Querer É Aprender: SPA das Emoções
Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais
Território(s) de intervenção
1. Bairro Nascente do Cabo
Vialonga, Vila Franca De Xira
Critério 1. Condições de habitabilidade deficientes ou precárias, nomeadamente:
Desadequação severa dos espaços comuns
Ventilação e iluminação solar insuficientes ou baixo conforto térmico e acústico
Critério 2. Número significativo de moradores com rendimentos baixos ou muito baixos, nomeadamente:
Pessoas em situação de desemprego, lay-off ou precariedade laboral
Pessoas com poucos anos de escolaridade
Pessoas abrangidas por prestações e apoios do subsistema público da ação social
Critério 6. Número significativo de crianças e jovens em idade escolar a não frequentar a escola ou com elevada percentagem de insucesso, nomeadamente por:
Abandono escolar
Falta de condições para aceder ao ensino a distância
2. Bairro Social Olival de Fora
Vialonga, Vila Franca De Xira
Critério 1. Condições de habitabilidade deficientes ou precárias, nomeadamente:
Mau estado das habitações, por deficiente construção, falta de manutenção ou por estarem situadas em territórios afetados por incêndios nos últimos cinco anos
Exiguidade do espaço habitável
Desadequação severa dos espaços comuns
Ventilação e iluminação solar insuficientes ou baixo conforto térmico e acústico
Critério 2. Número significativo de moradores com rendimentos baixos ou muito baixos, nomeadamente:
Pessoas em situação de desemprego, lay-off ou precariedade laboral
Pessoas com poucos anos de escolaridade
Pessoas abrangidas por prestações e apoios do subsistema público da ação social
Pessoas indocumentadas, requerentes de asilo, refugiados, apátridas ou em condições semelhantes
Critério 6. Número significativo de crianças e jovens em idade escolar a não frequentar a escola ou com elevada percentagem de insucesso, nomeadamente por:
Abandono escolar
Falta de condições para aceder ao ensino a distância
Critério 7. Exclusão social
Número significativo de pessoas em situação de exclusão social, isolamento ou abandono, nomeadamente idosos, pessoas em situação de sem abrigo ou vítimas de tráfico
Atividades
1. Bolsa de Voluntários
a) Guardiões em Linha:jovens,entre os 16 e 23 anos,realizariam comunicações, via telefónica ou videochamada, com idosos em isolamento,em horário compatível com disponibilidade das partes. b) Guardiões Mais Perto:visitas domiciliárias a idosos em isolamento,com acompanhamento do jovem pelo Tutor e/ou Técnico de entidade que presta serviço de apoio domiciliário. c) InterLigações:ensino de competências tecnológicas a idosos em isolamento(ex. uso de redes sociais),com possibilidade de deslocação do jovem ao domicílio ou deslocação à AASV. Todas as actividades serão orientadas por tutores da AASV.
Destinatários preferenciais
Jovens (18 a 24 anos), Idosos (65 e mais anos)
2. Mentores “Guardians”
a) 6 a 10 jovens entre os 18-23 anos designados como mentores de 9 a 12 adolescentes com 13-17 anos, cabendo-lhes a organização de iniciativas na Comunidade, tais como: angariação/distribuição de bens;palestras motivacionais;iniciativas ambientais;participação na reabilitação de espaços urbanos ou habitacionais (ex. arte do grafitti; pinturas em habitações de residentes com comprovadas carências sócio-económicas). b) Criação do Conselho “Guardians”: formado por 10 jovens entre os 16-23 anos, residentes no Concelho de VFX. Todas as actividades serão orientadas por tutores da AASV.
Destinatários preferenciais
Crianças (0 a 17 anos), Jovens (18 a 24 anos), Idosos (65 e mais anos), Famílias, Toda a comunidade
3. Guardiões do Futuro
a) Guardiões do Ambiente: organização, por parte dos mentores e mentorandos, de ateliers de sensibilização ambiental e caminhadas ecológicas no património ambiental da freguesia (ex. Monte Serves), destinados à Comunidade e/ou entidades parceiras. b) SeeTheNature: Realização de Workshop de Fotografia de Natureza, a ser oferecido aos Mentores, e subsequente exposição (em local institucional, ex. Salão Nobre da Junta de Freguesia), de fotografias de natureza seleccionadas, captadas pelos Mentores. Todas as actividades serão orientadas por tutores da AASV.
Destinatários preferenciais
Crianças (0 a 17 anos), Jovens (18 a 24 anos), Toda a comunidade
4. Empower The Guardians
a) Evento BeStronger: organização de evento desportivo aberto à Comunidade, promotor do bem-estar físico e mental. b) BeYourSelf: realização de vídeos com exercícios simples, a realizar em casa ou ao ar livre, destinados a diferentes faixas etárias. Os vídeos serão realizados em conjunto, com professores da Valência Desportiva da AASV e Mentores/Mentorandos, podendo incluir diferentes versões do mesmo exercício (resultantes de interpretações diferenciadas do mesmo), contribuindo para a valorização da expressão do potencial criativo de cada indivíduo.
Destinatários preferenciais
Crianças (0 a 17 anos), Jovens (18 a 24 anos), Idosos (65 e mais anos), Toda a comunidade
5. Guardiões Contigo
Realização de VLOGS ou Podcast/Videocast pelos jovens, mensalmente, nos quais partilham iniciativas, abordam assuntos e conversam com profissionais de diferentes áreas no âmbito social, ambiental e saúde mental. Seriam abordadas temáticas como solidariedade, relações intergeracionais, partilha de iniciativas/projectos sociais ao nível nacional, concelhio e local; partilha de preocupações ambientais e sugestões de práticas que contribuam para a preservação e valorização ambiental; abordagem a comportamentos de risco, depressão/ansiedade, bullying, relações de amizade e namoro saudáveis.
Destinatários preferenciais
Jovens (18 a 24 anos), Toda a comunidade
6. Guardiões da Cultura
Realização de evento (em formato de atelier ou workshop), de mostra e ensino de saberes culturais de residentes do Bairro Nascente do Cabo (maioritariamente, de etnia cigana) e de residentes do Bairro Social Olival de Fora (maioritariamente, de origem africana). As atividades podem envolver, por exemplo, partilha de receitas/mostra gastronómica, danças e cantares tradicionais, histórias culturais, entre outras.
Destinatários preferenciais
Jovens (18 a 24 anos), Toda a comunidade
7. Vale a pena ser Guardian
a) Participação dos Mentores em ações formativas em áreas diversas (tais como, cabeleireiro, estética, carpintaria, electricidade, pinturas faciais, cuidados informais, competências de comunicação/liderança/trabalho em equipa), realizadas por entidades locais. b) Usufruto de pacote gratuito de aulas de piano, guitarra ou ukelele. c) Usufruto gratuito de modalidade desportiva e/ou Explicações, na AASV, durante o tempo de vigência do projecto. d) Oferta de Certificado "The Guardians". e) Artigo em órgão de comunicação social sobre o projecto (ex. Mirante, Rádio).
Destinatários preferenciais
Jovens (18 a 24 anos)
8. Acolhimento Mentores Guardians
Duas sessões de acolhimento dos Mentores, com presença do coordenador do projecto e tutores da AASV, envolvendo a dinamização de atividades que estimulem o conhecimento e estabelecimento de relação entre Mentores, bem como a estruturação do modo de implementação do projecto.
Destinatários preferenciais
Jovens (18 a 24 anos)
9. Acolhimento Mentorandos Guardians
Uma sessão de acolhimento dos Mentorandos, com presença do coordenador do projecto, tutores da AASV e Mentores, envolvendo a dinamização de atividades que estimulem o conhecimento e estabelecimento de relação entre os participantes do projecto, bem como a estruturação do modo de implementação do mesmo.
Destinatários preferenciais
Jovens (18 a 24 anos)
10. Ao Encontro dos Guardians
Implementação do processo de divulgação do papel de Mentor e Mentorando no âmbito do projecto, com subsequente processo de selecção e alocamento ao eixo de ação (social, ambiental e/ou saúde). A selecção e enquadramento futuro nas atividades, serão realizados com base nas características, interesses, áreas de experiência, disponibilidade temporal e autorização parental dos jovens candidatos, assim como de jovens encaminhados por entidades parceiras formais e informais (ex. CNE, Juventude Dehoniana, DGRSP, Agrupamento de Escolas, IPSS locais).
Destinatários preferenciais
Jovens (18 a 24 anos)