MALMEQUER
Pretende-se promover a saúde mental e o desenvolvimento pessoal dos jovens de forma dinâmica e contemporânea, numa linguagem que entendam e se identifiquem. Trata-se de construir e aplicar um programa de intervenção composto por uma série de cinema de 8 episódios que retrata o dilema de uma jovem em questões como identidade, relação com escola, família e amigos, tomada de decisão, autoregulação emocional, ansiedade, depressão, e outras. A série é acompanhada de um manual de implementação que contribua para o desenvolvimento pessoal, estimule a reflexão, o pensamento crítico e a mudança de atitude face às temáticas. Primeiro será construído o programa, através da produção da série e do manual em conjunto com o grupo informal A Voz do Bairro, jovens da comunidade com os quais a ABA tem trabalhado e numa segunda fase será implementado o programa em contexto escolar na freguesia, finalizando com a avaliação de impacto. Um projeto piloto que futuramente poderá disseminar-se a nível nacional
Objetivo geral e justificação
Contribuir para a promoção e prevenção de saúde mental juvenil e potenciar o seu desenvolvimento pessoal. Justificação: a saúde mental é identificada no Diagnóstico Social de Loures (DSL, 2019) como área prioritária de intervenção do concelho e da Freguesia, recomendando-se a promoção de programas de prevenção e promoção da saúde. A população da Freguesia apresenta grande vulnerabilidade económica (DSL, 2019) que contribui para acentuar os problemas de saúde mental. Houve aumento dos processos da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Loures (CPCJ, 2018), as tipologias que mais se evidenciam são: comportamentos que afetam o bem-estar e desenvolvimento da criança e jovem; violência doméstica; negligência e absentismo/abandono escolar. A carência económica dos agregados e precariedade do trabalho não permite acompanhamento adequado às necessidades das crianças/jovens e das famílias, colocando os jovens em risco de não se desenvolverem emocionalmente de forma equilibrada.
Objetivo específico 1 e justificação
Envolver em sessões de produção da série e do manual 50 participantes Justificação: A produção da série será feita em conjunto com jovens da comunidade de forma a retratar o mais possível a realidade juvenil, através da parceria com o grupo informal Voz do Bairro. Por outro lado, ao envolver jovens na construção dos episódios pretende-se que os mesmos desenvolvam competências pessoais e sociais ao nível do saber ser, e técnicas, ao nível do saber fazer. Na última década vários jovens de contextos vulneráveis da freguesia, especialmente imigrantes têm desenvolvido competências artísticas de teatro, música e cinema através da participação em projetos de intervenção social. Nasceu em 2017 o grupo informal Voz do Bairro que tem desenvolvido atores de teatro e vídeo, técnicos de apoio à produção e realização cinematográfica. Ao potencializar o know-how do grupo e de outros jovens da comunidade pretendemos fortalecer e valorizar a aquisição de competências com vista ao bem-comum.
Objetivo específico 2 e justificação
Envolver em 10 sessões de promoção de saúde mental e competências pessoais 100 alunos das escolas da comunidade. Justificação: Promover a saúde mental e o desenvolvimento pessoal de forma a potenciar estilos de vida saudáveis implica a educação e alteração de atitudes. Tendo em conta o público juvenil, é necessário que tal se faça através de metodologias criativas e participativas e de educação não formal. Estas metodologias permitem criar uma ligação afetiva, entre os dinamizadores e o público-alvo, potenciadora da aprendizagem e da alteração de atitude e comportamento. As sessões decorrerão a partir de parcerias com as escolas da comunidade em contexto de sala de aula em diferentes turmas. As sessões acompanham o visionamento da série em que os jovens se sentirão representados e identificados com os dilemas da personagem, promovendo-se no final de cada episódio o debate e reflexão interpessoal.
Objetivo específico 3 e justificação
Melhorar a saúde mental dos jovens Justificação: Segundo o DSL, 2019, em dezembro de 2015, as perturbações depressivas, distúrbio ansioso e demência eram o 3ª diagnóstico mais prevalente nos utentes dos Centros de Saúde do concelho. Se somarmos esta questão a todas as consequências emocionais e psicológicas que o período pós pandemia irá provocar, torna-se imperativo agir para prevenir e melhorar a saúde mental nos jovens, tornando-os adultos com maior inteligência emocional e mecanismos de autorregulação que previnam doenças mentais com efeitos muitas vezes irreversíveis. Ao educar e fomentar a aquisição de competências e reflexão sobre as temáticas contribui-se para a promoção da saúde mental nos jovens e consequentemente na comunidade.
Objetivo específico 4 e justificação
Aumentar as competências pessoais dos jovens da comunidade Justificação: As constantes e abruptas transformações da sociedade exigem dos jovens a capacidade de conseguir enfrentar desafios e pressões para os quais não estão preparados. É fundamental desenvolver competências pessoais que facilitem a promoção de estilos de vida saudáveis, crescimento e desenvolvimento equilibrado contribuindo para uma comunidade resiliente. Pretende-se educar de forma a alterar atitudes, promovendo o desenvolvimento pessoal. Assim será realizada uma avaliação de impacto com um questionário preenchido na primeira sessão que voltará a ser realizado na última sessão, procedendo-se à análise e avaliação das alterações. No fim do programa pretende-se que os jovens melhorem competências ao nível do autoconhecimento, empatia, comunicação eficaz, relacionamentos interpessoais, tomada de decisão, resolução de problemas, pensamento criativo, pensamento crítico, gestão de sentimentos e emoções e gestão do stress.
Objetivo específico 5 e justificação
Aumentar as competências pessoais dos jovens da comunidade Justificação: As constantes e abruptas transformações da sociedade exigem dos jovens a capacidade de conseguir enfrentar desafios e pressões para os quais não estão preparados. É fundamental desenvolver competências pessoais que facilitem a promoção de estilos de vida saudáveis, crescimento e desenvolvimento equilibrado contribuindo para uma comunidade resiliente. Pretende-se educar de forma a alterar atitudes, promovendo o desenvolvimento pessoal. Assim será realizada uma avaliação de impacto com um questionário preenchido na primeira sessão que voltará a ser realizado na última sessão, procedendo-se à análise e avaliação das alterações. No fim do programa pretende-se que os jovens melhorem competências ao nível do autoconhecimento, empatia, comunicação eficaz, relacionamentos interpessoais, tomada de decisão, resolução de problemas, pensamento criativo, pensamento crítico, gestão de sentimentos e emoções e gestão do stress.
Parceria local
Promotora
ABA - Associação Beneficente de Ajuda
Parceira
A voz do bairro
Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado
Território(s) de intervenção
1. Santo António dos Cavaleiros
Santo António dos Cavaleiros e Frielas, Loures
Critério 1. Condições de habitabilidade deficientes ou precárias, nomeadamente:
Mau estado das habitações, por deficiente construção, falta de manutenção ou por estarem situadas em territórios afetados por incêndios nos últimos cinco anos
Critério 2. Número significativo de moradores com rendimentos baixos ou muito baixos, nomeadamente:
Pessoas em situação de desemprego, lay-off ou precariedade laboral
Pessoas com poucos anos de escolaridade
Pessoas abrangidas por prestações e apoios do subsistema público da ação social
Pessoas indocumentadas, requerentes de asilo, refugiados, apátridas ou em condições semelhantes
Critério 6. Número significativo de crianças e jovens em idade escolar a não frequentar a escola ou com elevada percentagem de insucesso, nomeadamente por:
Abandono escolar
Falta de condições para aceder ao ensino a distância
Critério 7. Exclusão social
Número significativo de pessoas em situação de exclusão social, isolamento ou abandono, nomeadamente idosos, pessoas em situação de sem abrigo ou vítimas de tráfico
Atividades
1. Pré-produção da série Malmequer
Esta atividade englobará todas as atividades de pré-produção de uma série audiovisual com episódios (ao estilo de uma série de televisão): desenvolvimento do argumento literário; seleção e encaminhamento dos jovens para grupos de formação e trabalho técnico para a produção; castings; formação e ensaios de atores; procura de locais de filmagem; calendarização de filmagens; preparação de cenários e figurinos. Serão criadas equipas de jovens d'A voz do bairro ou da comunidade que se envolverão em cada uma das áreas para que sejam desenvolvidas e sempre lideradas por um elemento da equipa técnica.
Destinatários preferenciais
Jovens (18 a 24 anos)
2. Produção da série Malmequer
Esta atividade irá englobar todas as atividades de produção de uma série: desenvolvimento do argumento técnico, captação de imagem, áudio, iluminação, realização com base no argumento técnico. Serão desenvolvidas com grupos de jovens d'A voz do bairro ou da comunidade que irão receber formação nas diferentes áreas sempre dirigidos por um elemento da equipa técnica.
Destinatários preferenciais
Jovens (18 a 24 anos)
3. Pós-produção da série Malmequer
Esta atividade irá englobar todas as atividades de pós-produção de uma série: edição de vídeo e som, colorização. Serão desenvolvidas pelos jovens d'A voz do bairro que já têm alguma formação e outros da comunidade que recebam formação em contexto de projeto e sempre dirigidas por um elemento da equipa técnica.
Destinatários preferenciais
Jovens (18 a 24 anos)
4. Criação de um programa de promoção da saúde mental e desenvolvimento pessoal
Com esta atividade pretende-se criar as sessões que terão como base a série produzida e serão implementadas em contexto escolar. Pretende-se com esta atividade envolver os jovens d'A voz do bairro ou outros da comunidade em focus groups, preparação de materiais, sessões de testagem para a construção do programa.
Destinatários preferenciais
Jovens (18 a 24 anos)
5. Aplicação do programa de promoção da saúde mental e desenvolvimento pessoal
Este programa está dividido em 10 sessões e irá utilizar como base os episódios da série e abordar questões como: identidade, família, amigos, escola, projetos de vida, ansiedade, depressão e suicídio. As sessões serão dinamizadas em contexto de sala de aula em escolas da freguesia, com vista a estimular a reflexão, o pensamento crítico e a mudança de atitude face às temáticas. Será feita a avaliação do programa criado. Acreditamos que o projeto poderá ser uma mais valia de âmbito nacional, havendo possibilidade de disseminar posteriormente os materiais e a metodologia aplicada.
Destinatários preferenciais
Jovens (18 a 24 anos)