SeaShore ANGEIRAS
A construção do "Portinho de Angeiras" foi concluída em 2020. Esta nova infraestrutura proporciona agora melhores condições de trabalho e segurança à comunidade piscatória de Angeiras. Assim, surge através da Associação Mutua dos Armadores de Pesca de Angeiras (AMAPA), um projeto que visa o desenvolvimento de atividades ligadas ao mar, às tradições da comunidade e das suas gentes. Em termos gerais o desenvolvimento deste projeto estimula a capacitação e criação de emprego local, numa perspetiva de sustentabilidade para a comunidade. É proposto um conjunto de viagens em embarcação, visitando vários pontos de interesse ao longo da costa do concelho de Matosinhos e ainda workshops temáticos, relacionados com a atividade piscatória. A par destas atividades, são propostas ações de formação dirigidas aos Pescadores e ações que promovam o acesso à Saúde, através de rastreios e campanhas de vacinação.
Objetivo geral e justificação
O objetivo principal é o desenvolvimento de uma oferta turística que dê a conhecer a etnografia da comunidade, estimulando a criação de emprego, numa perspectiva de sustentabilidade económica da comunidade. Estamos perante uma comunidade que apresenta um número significativo de indivíduos com baixos rendimentos, muitas vezes associados a trabalhos precários. Este projeto poderá ser o estimulo para que a comunidade desperte para uma oportunidade única de criação do próprio emprego ou de emprego por terceiros, explorando o potencial turístico desta zona piscatória.
Objetivo específico 1 e justificação
Estimulo à criação do próprio emprego ou emprego local. Com o desenvolvimento do projeto proposto, visa-se a criação de um alternativa laboral à existente, estimulando a atividade económica relacionada com o turismo. Trata-se de um eixo de ação fundamental, pois estamos perante uma população maioritariamente ligada à atividade piscatória e que no contexto da pandemia COVID-19 sofreu acentuadas quebras nos rendimentos familiares e, em alguns casos, situações de desemprego.
Objetivo específico 2 e justificação
Inclusão social através da promoção etnográfica da comunidade piscatória. Estamos perante uma comunidade deslocada do centro urbano e, por esse motivo, auto-marginaliza-se. Ao promover-se a etnografia, estamos a mitigar essa marginalização, despertando comunidade externa para o vivenciar das "artes" e das tradições desta comunidade piscatória. Estamos também, a valorizar o modo de vida desta comunidade e a empoderar o "sentimento" de fazer parte da mesma.
Objetivo específico 3 e justificação
Ações que permitam o acesso a cuidados de Saúde. Estamos perante uma população que apresenta constrangimentos no acesso à saúde. Muitas vezes associado à dificuldade em aceder a informação relevante. Como tal, é proposto a promoção de rastreios e campanhas de vacinação junto da comunidade piscatória, também numa perspectiva de sensibilização para a importância de comportamentos saudáveis.
Objetivo específico 4 e justificação
Ações de formação promovidas pela AMAPA junto da comunidade piscatória, no âmbito da atividade profissional desenvolvida, em parceria com o Gabinete de Inserção Profissional da Junta de Freguesia. Trata-se de uma população com baixos níveis de ensino e por vezes verifica-se situações de abandono escolar, pelo que a oferta formativa é um eixo relevante a ser desenvolvido e concretizado.
Parceria local
Promotora
Associação Mutua dos Armadores de Pesca de Angeiras
Parceira
União das Freguesias de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo
MatosinhosHabit
Unidade Local de Saúde de Matosinhos EPE
Natalia Maria Miranda Chuvas de Sousa
Território(s) de intervenção
1. Comunidade Piscatória da Praia de Angeiras - União das Freguesias de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo
Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo, Matosinhos
Critério 2. Número significativo de moradores com rendimentos baixos ou muito baixos, nomeadamente:
Pessoas em situação de desemprego, lay-off ou precariedade laboral
Pessoas com poucos anos de escolaridade
Pessoas abrangidas por prestações e apoios do subsistema público da ação social
Critério 3. COVID-19
Número significativo de pessoas de risco em caso de COVID-19, nomeadamente idosos e portadores de doenças crónicas
Critério 4. Número significativo de pessoas com constrangimentos de acesso a cuidados de saúde, nomeadamente por:
Falta de capacidade económica para aquisição de medicamentos
Critério 6. Número significativo de crianças e jovens em idade escolar a não frequentar a escola ou com elevada percentagem de insucesso, nomeadamente por:
Abandono escolar
Critério 7. Exclusão social
Número significativo de pessoas em situação de exclusão social, isolamento ou abandono, nomeadamente idosos, pessoas em situação de sem abrigo ou vítimas de tráfico
Atividades
1. Passeios Turísticos em embarcação - "SeaShore Angeiras"
Nos meses de junho, julho e Agosto de 2021, serão organizadas 3 viagens em embarcação todos os sábados e domingos de cada mês. No total serão 24 viagens por mês, gratuitas e com duração aproximada de 1h20m, para uma capacidade máxima de 4 pessoas por cada viagem. Nestas viagens, os passageiros terão a oportunidade de conhecer as paisagens mais emblemáticas da costa de Matosinhos e as localizações históricas, assim como, em determinados momentos, recriações da atividade piscatória. Serão cumpridas, de forma absolutamente rigorosa, todas as normas de higiene e segurança promovidas pela DGS.
Destinatários preferenciais
Toda a comunidade
2. Ações de Formação para a comunidade piscatória
A capacitação dos elementos da comunidade piscatória é uma prioridade para este projeto. Em estreita articulação com o Gabinete de Inserção Profissional do território, pretende-se criar um Plano de Formação ajustado à medida das necessidades diagnosticadas, não apenas no sentido de colmatar as já existentes, de modo a equilibrar os baixos níveis de escolaridade, mas também no sentido de estimular outras áreas de aprendizagem (por exemplo o inglês, ou as TIC) que podem ser complementares à atividade dos mesmos, e, ao mesmo tempo, contribuir para o desenvolvimento do capital humano local.
Destinatários preferenciais
Adultos (25 a 64 anos), Mulheres
3. Ações de Promoção de Saúde
Juntamente com a Unidade Local de Saúde de Matosinhos (ULSM) e Câmara Municipal de Matosinhos, pretende-se promover rastreios de saúde para a comunidade local. Serão identificadas as problemáticas associadas à população e promovidas ações de rastreamento incluídas no plano de Saúde Municipal e definidas no plano de rastreamento da ULSM. Serão ainda promovidas campanhas de vacinação. Para esta atividade será disponibilizado o edifício da AMAPA.
Destinatários preferenciais
Toda a comunidade
4. Workshops temáticos "Artes da Pesca"
Para os meses de junho, julho e agosto será apresentada uma agenda de workshops temáticos, relacionados com as "artes" da pesca, a decorrem todos os fins de semana (sábado e domingo). Dar a conhecer à comunidade visitante o trabalho de preparação da "fauna" é o objetivo desta atividade. Promover a participação na execução das tarefas de forma a proporcionar um experiência de envolvimento total. Estas atividades poderão decorrer junto às embarcações ou nas "casas de mar".
Destinatários preferenciais
Toda a comunidade