Ribeiras + Inclusiva
Ribeiras + Inclusiva, é um projeto que nasce das necessidades emergentes deste território, acentuadas com a pandemia ao Covid-19. O Projeto pretende trabalhar a comunidade como um todo reforçando as suas competências e melhorando a capacidade da comunidade em se adaptar às mudanças que o futuro reserva, com uma incidências especial nas crianças e idosos. Criar igualdade de oportunidades aos mais jovens, ao mesmo tempo que capacitamos a comunidade de forma e ter uma maior independência, dando a estes ferramentas importantes para integração plena na sociedade combatendo os estigmas existentes. Como a comunidade é um todo não iremos descurar os mais idosos, nomeadamente os que estão em isolamento social e que através de várias iniciativas integradas iremos combater essa solidão. Ribeira + Inclusiva é um projeto para preparar este território para os novos tempos que se avizinham ao mesmo tempo que pretende criar raízes fortes na comunidade para que este projeto perdure no tempo.
Objetivo geral e justificação
Preparar a comunidade para o futuro, face ao desafios que foram colocados com a pandemia do Covid-19. Nesta fase de isolamento social, é muito importante criar mecanismo de acompanhamento, monitorização e sensibilização a territórios de risco, mitigando as dificuldades e realizando um acompanhamento próxima da comunidade. Ter uma comunidade coesa, integrada e preparada para os desafios futuros é o principal objetivo deste projeto, que irá utilizar ferramentas como a capacitação, a educação não-formal, a arte urbana, a saúde e a cultura como meios para consolidar este território de forma a mitigar os efeitos nefastos da pandemia ao nível económico e social. Num território onde cerca de 30% da população estava desempregada antes da pandemia e que esta situação terá tendência a piorar, é prioritário trabalhar este território através de uma equipa multidisciplinar que possa trabalhar de forma eficaz em parceria com a população os efeitos negativos que a pandemia precipitou.
Objetivo específico 1 e justificação
Combate ao Abandono e insucesso Escolar Combate ao Analfabetismo: Segundo o Diagnóstico Social do Concelho de Matosinhos, “existe uma maior probabilidade de retenção de alunos com piores condições socioeconómicas, bem como de alunos provenientes de países estrangeiros". O território geográfico que abrange a presente candidatura é constituído maioritariamente por famílias socialmente desfavorecidas, algumas delas de etnia cigana, nas quais a destabilização económica na sequência do desemprego e da crise económica, bem como o aumento dos horários de trabalho, terá tido os seus impactos negativos no desempenho escolar de algumas crianças. O insucesso escolar, entendido como a repetência ou retenção durante um ou mais anos ao longo do percurso escolar dos alunos, é apontado por alguns estudos como fator preditivo do abandono escolar e portanto consideramos importante atuar junto desta comunidade escolar e das suas famílias, com o objetivo de diminuir o insucesso e o abandono precoce.
Objetivo específico 2 e justificação
Criação de Igualdade de Oportunidades: Fomentar a participação juvenil através do associativismo juvenil; Democratizar o acesso à cultura; Capacitação da comunidade: -Aliteracia Digital - Gestão financeira e familiar - Empreendedorismo - Hábitos de vida saudável - Criação de um Espaço Cidadão onde a comunidade irá dispor de vários consultores em áreas como a jurídica, financeira, Nutrição, sexualidade. Todas estas ações têm como principal objetivo garantir equidade no acesso à igualdade de oportunidades. O acentuar do fosso no acesso a estas oportunidades tem vindo a aumentar nso territórios onde existe um maior índice de pobreza. Estabelecer estratégias para capacitar a comunidade como incentivar a mesma organizar-se no futuro tornando este projeto sustentável e como uma parte importante da comunidade é a meta.
Objetivo específico 3 e justificação
Combate ao isolamento Social na 3ª Idade: Um dos enormes flagelos do séc. XXI e que a pandemia agudizou é o isolamento e exclusão social, tendo na 3ª idade números impressionantes. Neste território em 58 agregados com mais de 65 anos, estão identificados 13 em situação de isolamento social, estão uma parte significativa dos restantes em risco. Trabalhar através das novas tecnologias e do voluntariado o isolamento social dos idosos é um dos objetivos. Combater a solidão promovendo o voluntariado na comunidade é encontrar respostas no seio da mesma tornando-a mais coesa e solidária. As novas tecnologias permitirão aproximar os mais idosos de um conjunto de serviços: saúde, administração pública, compras e aproximar de familiares e amigos. Como a pobreza está quase sempre associada a estes casos iremos trabalhar no sentido de tornar estas soluções de forma duradoura e gratuita para estas pessoas.
Objetivo específico 4 e justificação
Valorização do território: Neste território como em muitos outros existem alguns casos de vandalismo do edificado publico e privado que deve ser combatido através da pedagogia e a Arte Urbana tem se revestido com um papel muito importante nessa função com vários exemplos de sucesso pelo mundo. Pretendemos fazer o mesmo neste território não só valorizando o edificado com arte urbana como sensibilizado a importância de estes atos serem realizados com a concordância de todos e devidamente enquadrados no âmbito. Valorizar o espaço envolvente também com a criação de um espaço de fruição pública , com o objetivo de se tornar um catalisador da comunidade em cuidar do seu bairro, neste compromisso de trabalho conjunto. Sensibilizar para a importância de um bairro organizado, limpo e conservado e o impacto que tem na qualidade de vida da comunidade.
Objetivo específico 5 e justificação
Covid 19 Prevenção e Saúde Mental: A pandemia do Covid 19 ainda estará bem presente nas nossas vidas durante o ano de 2021 e será importante garantir a segurança de todos os intervenientes nas atividades propostas neste projeto, havendo uma cultura de responsabilidade na não disseminação e proliferação do virus. Importante também combater os efeitos negativos que a pandemia e os contantes isolamentos causaram na saúde mental da população. Será de estreme importância avaliar o estado anímico da comunidade proporcionando ajuda profissional e todos aqueles que tenham sido afetados com os efeitos da pandemia.
Parceria local
Promotora
DEMOS - Associação para o Desenvolvimento e Mobilização Social
Parceira
MatosinhosHabit
FAJDP - Federação das Associações Juvenis do Distrito do Porto
Associação Social Recreativa Cultural Bem Fazer Vai Avante
Câmara Municipal de Matosinhos
Unidade Local de Saúde de Matosinhos EPE
ADEIMA
Grupo Informal Ribeiras - Palmira Simões
Território(s) de intervenção
1. Ribeiras I e II
Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo, Matosinhos
Critério 2. Número significativo de moradores com rendimentos baixos ou muito baixos, nomeadamente:
Pessoas em situação de desemprego, lay-off ou precariedade laboral
Pessoas com poucos anos de escolaridade
Pessoas abrangidas por prestações e apoios do subsistema público da ação social
Critério 3. COVID-19
Número significativo de pessoas de risco em caso de COVID-19, nomeadamente idosos e portadores de doenças crónicas
Critério 4. Número significativo de pessoas com constrangimentos de acesso a cuidados de saúde, nomeadamente por:
Falta de condições de mobilidade e transporte
Falta de capacidade económica para aquisição de medicamentos
Critério 5. Programa Nacional de Vacinação
Taxa de cobertura vacinal do Programa Nacional de Vacinação, atualizado para a idade, inferior a 95 %
Critério 6. Número significativo de crianças e jovens em idade escolar a não frequentar a escola ou com elevada percentagem de insucesso, nomeadamente por:
Abandono escolar
Falta de condições para aceder ao ensino a distância
Critério 7. Exclusão social
Número significativo de pessoas em situação de exclusão social, isolamento ou abandono, nomeadamente idosos, pessoas em situação de sem abrigo ou vítimas de tráfico
Atividades
1. Espaço Comunitário - Apoio ao desenvolvimento Escolar
Com uma taxa de absentismo, abandono escolar e reprovação elevada relativamente á média do concelho de Matosinhos, o território das Ribeiras necessita de uma intervenção educativa mais integrada e de um acompanhamento mais próximo dos jovens, utilizando estratégias de educação não-formal para o acompanhamento e melhoria das taxas de aprovação neste território. O Espaço Comunitário será um espaço de acompanhamento escolar das crianças e jovens da comunidade, com o objetivo de criar bases e se tornar um projeto autónomo no seio da comunidade.
Destinatários preferenciais
Crianças (0 a 17 anos), Jovens (18 a 24 anos)
2. Bootcamp - Cria a tua Associação Juvenil
As Associações Juvenis são laboratórios experimentais por excelência, onde os mais jovens podem vivenciar diversas questões transversais ligadas à cidadania ativa, igualdade de oportunidades e processos democráticos. Pretende-se, assim, através de um Bootcamp destinado a jovens que têm interesse em associar-se ou recentemente associados e que se deparam com constrangimentos iniciais, dar resposta a questões como: Como constituir uma associação? Que procedimentos adotar?; Quais as formas de financiamento existentes?; Como ter um espaço para a sede?; Como partilhar experiências e criar rede?...
Destinatários preferenciais
Jovens (18 a 24 anos)
3. Arte Urbana
Para combater o vandalismo do edificado público e privado bem como o estigma da arte urbana pretendemos realizar algumas intervenções e instalações artísticas em paredes do Conjunto Habitacional das Ribeiras (Devidamente autorizado pelo nosso parceiro MatosinhosHabit) que já foi alvo de vandalismo nas paredes exteriores e será uma forma pedagógica de proteger o edificado de futuras ações de vandalismo, valorização do espaço público e combate ao preconceito da arte de rua. Pretende-se envolver toda a comunidade na escolha e execução dos trabalhos a desenvolver.
Destinatários preferenciais
Toda a comunidade
4. Espaço de Cidadania
Cerca de 50% de pessoas deste território têm apenas o 1º ciclo do ensino básico, sendo que quase metade destes têm-no incompleto, aliando a uma taxa de 31% de desempregados, esta atividade tem o objetivo de estabelecer um espaço de cidadania onde a comunidade possa aceder a um conjunto de serviços que por razões económicas e por falta de conhecimento não têm acesso. O objetivo é disponibilizar um conjunto de consultores em áreas como Apoio jurídico, financeiro, administrativo, emprego e empreendedorismo, de forma a tornarem-se mais autónomos e informados sobre este domínios.
Destinatários preferenciais
Toda a comunidade
5. Capacitar para Incluir - Comunidade
A capacitação é a melhor ferramenta no combate á exclusão social e com o objetivo de dotar a comunidade de soft skills que permitam a melhoria das condições de vida iremos realizar oficinas e workshops em áreas como a gestão financeira familiar, novas tecnologias, hábitos de vida saudável, ambiente e empreendedorismo, que pretendem fomentar a uma melhor gestão familiar, a promoção do próprio emprego, baixar os níveis de obesidade e sedentarismo e aumentar a consciência ambiental em consonância com os objetivos de desenvolvimento sustentável.
Destinatários preferenciais
Toda a comunidade
6. Capacitar para Incluir - Escolas
Como o trabalho de prevenção é o mais eficaz e dado as debilidades deste território, pretendemos realizar no 1ª período do ano letivo 2021/2022 um conjunto de workshops com a comunidade escolar (468 alunos 2ª e 3ª ciclo) abordando temas como a Covid-19, a participação cívica, ambiente, hábitos de vida saudável e a igualdade, através de metodologias de educação não-formal, que possam ser mais eficazes na retenção destes conceitos, bem como estimular a vontade de procura de mais conhecimento sendo disponibilizado uma rede de parceiros para o desenvolvimento e continuidades destas iniciativas.
Destinatários preferenciais
Crianças (0 a 17 anos), Jovens (18 a 24 anos)
7. Voluntariado - Isolamento Social na 3ª Idade
Esta bolsa tem por objetivo a melhoria da qualidade de vida das pessoas idosas (65 e mais anos), em situação de isolamento e/ou solidão. Os voluntários/as depois de terem formação para o projeto, irão acompanhar os idosos nas suas atividades de vida diária e em momentos de lazer (fazer compras, ir ao médico e ir ao cinema/teatro, realizar passeios, entre outros), conversar e fazer companhia. Este projeto terá como objetivo combater o isolamento ao mesmo tempo que pretende sensibilizar a comunidade para esta problemática.
Destinatários preferenciais
Idosos (65 e mais anos), Toda a comunidade
8. Idosos - Inclusão digital
Trabalhar com a população envelhecida e em isolamento social as vantagens das novas tecnologias no combate à solidão e tornando o acesso a alguns serviços mais próximos combatendo a infoexclusão deste grupo etário. A Freguesia de Perafita tem 58 idosos em situação de isolamento tendo só os conjuntos habitacionais das Ribeiras, 13 idosos nessa situação. O projeto prevê a disponibilização de tablets e internet móvel aos idosos, que depois de uma formação simples e intuitiva para além do acompanhamento da bolsa de voluntários, terão as bases suficientes para explorar as vantagens da internet.
Destinatários preferenciais
Idosos (65 e mais anos)
9. Cultura no Bairro
A igualdade de oportunidades no acesso á cultura é o mote desta atividade. Num território com baixa escolaridade, a cultura servirá de mote que não é exclusivamente para um grupo elitista da sociedade mas sim transversal e que pode agradar a todos os públicos. Fomentar a leitura, realizar concertos ao ar livre ou realizar oficinas de expressão plástica serão uma forma de incentivar ao consumo cultural, fortalecendo as bases desta comunidade e enraizando a cultura como um processo indispensável na vida deste território.
Destinatários preferenciais
Toda a comunidade
10. Valorizar o Território
Desenvolver um pequeno espaço de fruição pública, como um jardim com bancos e mesas partilhadas (para o pós-covid), colocando as pessoas no centro da ação e tendo um efeito de valorização do território com uma maior sensação de segurança. Pequenas ações de sensibilização para a proteção e cuidado do espaço público serão realizadas no território. Este espaço pretende ser o culminar de todo o projeto no território, gerando na comunidade um grau de compromisso importante para a continuidade do projeto no futuro.
Destinatários preferenciais
Toda a comunidade
11. Covid-19 - Saúde Mental
Durante o ano de 2020, vivemos várias restrições às nossas liberdades, direitos e garantias como forma de combate à propagação do Covid-19 mas estes confinamentos trouxeram efeitos nefastos à saúde mental da população em geral mas principalmente em territórios onde se verifica taxas de desemprego elevadas (Ribeiras_31%) e com situações económicas mais vulneráveis (90 % destes desempregados não têm subsidio de desemprego). Com esta atividade pretendemos disponibilizar gratuitamente um/a psicólogo/a a toda a comunidade, bem como realizar uma campanha para combater o estigma de pedir ajuda.
Destinatários preferenciais
Toda a comunidade
12. Covid-19 - Distribuição de Kit's
Tendo em conta a situação pandémica que vivemos e que previsivelmente se vai prolongar durante todo o ano de 2021 e de forma a realizarmos uma implementação do projeto sem colocar em causa a saúde dos participantes e da restante comunidade iremos proceder à disponibilização de kit's de proteção individual que serão compostos por: 3 máscaras comunitárias laváveis + álcool gel 60ml, a todos os participantes, equipa técnica e voluntários/as que estarão envolvidos no projeto.
Destinatários preferenciais
Toda a comunidade