PeN - Parque das Nações
É um projeto assente na georeferenciação do comércio local e outras formas de empreendedorismo existente no território do Parque das Nações. Paralelamente pretende-se a criação de uma rede solidária que impulsione o emprego e o empreendedorismo ao nível local, através da criação de uma bolsa de emprego que convirja as necessidades existentes por parte de empregadores locais com a procura de emprego por parte da população. O projeto PeN visa ainda a promoção e utilização de uma APP e de um Cartão comum, onde se agregam pontos na aquisição de bens e serviços, nas entidades locais aderentes. Posteriormente esses pontos serão transformados em descontos ou outros benefícios, dinamizando assim a economia local, através da aposta no consumo de proximidade e na valorização do comércio e serviços, com base na qualidade, na confiança mútua e na adesão voluntária.
Objetivo geral e justificação
Fomentar a divulgação do comércio e empreendedorismo local Motivados pela necessidade de estimular o desenvolvimento económico no território da freguesia e procurando responder também, às consequências da crise pandémica, considerando as imposições e os constrangimentos à atividade económica, que resultaram no decréscimo da procura de bens e serviços, e consequentemente no agravamento da situação socioeconómica local - ao nível das pequenas e médias empresas e da situação face ao emprego, este projeto propõe dinamizar a economia local e minorar o impacto da atual situação sanitária. Assim, dando ênfase à utilização das novas tecnologias ( criação do micro site de internet, e de uma APP), far-se-á uma georreferenciação dos comerciantes e entidades, através da criação de uma plataforma local de oferta de serviços, de bens e produtos disponíveis no território complementado por uma rede solidária de divulgação de ofertas de emprego e mecanismos de promoção da economia local.
Objetivo específico 1 e justificação
Promover a criação de emprego O território do Parque das Nações acolhe um conjunto diversificado de empresas e serviços, dispondo de um forte tecido comercial e empresarial de diversos níveis (local, nacional e multinacional) correspondendo este a um leque de perfis profissionais do mais variado, do menos qualificado ao mais qualificado. Assim, a criação de uma bolsa local de emprego possibilitará à comunidade o acesso a ofertas diversificadas de emprego, usando como referência o território geográfico.
Objetivo específico 2 e justificação
Criação de um sistema local de incentivo à aquisição de bens e serviços no território. Motivar a participação da comunidade envolvente do Parque das Nações (residentes, estudantes, trabalhadores e visitantes), através da adesão à APP- PEN e ao cartão, criados no âmbito deste projeto. Com este ‘cartão de freguês’, fomentar a coesão territorial - reduzindo a assimetria no acesso e divulgação dos negócios e empresas estabelecidas na zona rio e as sediadas na zona poente do território - numa perspetiva de proximidade aos bens e serviços, baseado num sistema de reciprocidade de consumo/benefício (utilizadores) e fidelização de cliente (empresas), criando novos hábitos de consumo, dando preferência ao consumo local e assim apoiar a sustentabilidade nos períodos de crise e incentivar a prosperidade da economia local no geral. Com a APP poderá aceder à informação disponibilizada sobre o negócio, nomeadamente, tipologia, horários de funcionamento, serviços associados, entre outros.
Objetivo específico 3 e justificação
Fomentar circuitos de responsabilidade social A responsabilidade social traduz-se também numa integração adequada das empresas na respetiva envolvente local, sendo que mediante o seu envolvimento em parcerias locais de emprego e/ou de inclusão social podem mitigar o impacto social, ao nível local, da instabilidade laboral que se está a sentir neste período pandémico. Assim, este projeto procurará fomentar circuitos de responsabilidade social apelando à contratação na comunidade local, o que para além dos impactos diretos na economia, irá traduzir-se a longo prazo na promoção da sustentabilidade ambiental, resultando na diminuição da pegada ecológica, através da diminuição do tempo e modos de mobilidade/deslocação, pela aproximação ao local de trabalho.
Parceria local
Promotora
Grupo Recreativo Centieirense
Parceira
Junta de Freguesia do Parque das Nações
Território(s) de intervenção
1. O Parque das Nações é um dos grandes centros urbanos de Lisboa, sendo sede de vários serviços e empresas nacionais e multinacionais. Assim verificam-se várias oportunidades de emprego em diversas áreas e que irão ao encontro de vários graus de habilitação
Parque das Nações, Lisboa
Critério 2. Número significativo de moradores com rendimentos baixos ou muito baixos, nomeadamente:
Pessoas em situação de desemprego, lay-off ou precariedade laboral
Pessoas com poucos anos de escolaridade
Pessoas abrangidas por prestações e apoios do subsistema público da ação social
Critério 3. COVID-19
Número significativo de pessoas de risco em caso de COVID-19, nomeadamente idosos e portadores de doenças crónicas
Critério 6. Número significativo de crianças e jovens em idade escolar a não frequentar a escola ou com elevada percentagem de insucesso, nomeadamente por:
Abandono escolar
Critério 7. Exclusão social
Número significativo de pessoas em situação de exclusão social, isolamento ou abandono, nomeadamente idosos, pessoas em situação de sem abrigo ou vítimas de tráfico
Atividades
1. Divulgação do Projeto
Divulgação do projeto junto da comunidade e do comércio local, utilizando plataformas digitais, jornais e revistas existentes na Freguesia, dando a conhecer o projeto, a sua finalidade e o impacto que se espera gerar na economia local.
Destinatários preferenciais
Jovens (18 a 24 anos), Adultos (25 a 64 anos), Mulheres, Migrantes, Pessoas com deficiência, Toda a comunidade
2. Criação de uma bolsa de emprego local
Do ponto de vista dos potenciais empregadores, nas ferramentas digitais, plataforma e APP juntamente com a criação do perfil do negócio, será disponibilizado um espaço próprio para submissão das necessidades de contratação/ofertas de emprego, que passará a estar disponível para consulta dos candidatos. Ao aderir às ferramentas digitais referidas, o público poderá igualmente aceder às ofertas de emprego disponíveis, e apresentar candidatura, assim como, paralelamente a este processo, solicitar o apoio de ‘mentoring’ de modo a que o candidato tenha o acompanhamento necessário na sua integração.
Destinatários preferenciais
Jovens (18 a 24 anos), Adultos (25 a 64 anos), Mulheres, Migrantes, Pessoas com deficiência, Toda a comunidade
3. Criação do Cartão de pontos- “Cartão Freguês”
Procurando a dinamização da economia e o incentivo ao consumo no comércio local e que o “capital” permaneça na comunidade local, irá ser criado um cartão que permita a acumulação de pontos e de descontos nas entidades aderentes. Este modelo de economia solidária ambiciona diminuir os efeitos das medidas e dos planos de contingência da situação pandémica, devolvendo ao comércio local dinamismo e a possibilidade da angariação e fidelização de clientes, minimizando os efeitos económicos denotados, sobretudo no período pós estado de emergência onde tiveram de encerrar espaços.
Destinatários preferenciais
Jovens (18 a 24 anos), Adultos (25 a 64 anos), Mulheres, Migrantes, Pessoas com deficiência, Toda a comunidade
4. Desenvolvimento e Implementação das ferramentas digitais - APP e Micro-site
Na vertente menos visível do projeto, está patente a atividade permanente relacionada com o desenvolvimento das ferramentas enumeradas, nomeadamente através de: Seleção de suporte digital e sistema(s) operativo(s), desenvolvimento e construção do aplicativo e da base de dados associada. Desenho de interação e usabilidade acessível. Processo de difusão e distribuição da aplicação. Análise de funcionalidade, desde a fase de testes/piloto à maturação da utilização, através do acompanhamento constante, na correção e ajustes de bugs e outros erros, e na atualização e incremento de funcionalidades.
Destinatários preferenciais
Toda a comunidade