Espaço Inspir_Ação+ – Projeto Comunitário para um Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável
É uma iniciativa da Almada Mundo, em parceria com instituições na Caparica (território de intervenção), que resulta do contacto próximo com o território e seus residentes e do conhecimento das principais vulnerabilidades aí existentes. De acordo com dados do EDL, produzido no âmbito do GAL ENVOLV20 Almada, 11,8% da população deste concelho está concentrada na Caparica. É um território que se caracteriza por ter um número significativo de crianças e jovens em situação de precariedade social, um baixo nível de qualificações, uma elevada taxa de abandono escolar e repetência, uma taxa elevada de desemprego e uma forte concentração de bairros sociais, contribuindo para uma situação de exclusão. É uma proposta integrada que vem de outro tempo que não este, mas que agora faz mais sentido do que nunca. Assenta nos princípios da economia social solidária para a promoção de uma comunidade cooperativa, solidária, empoderada e sustentável, com recurso ao da moeda social e ao voluntariado.
Objetivo geral e justificação
Criar um espaço gerador de valor social pela implementação de princípios da economia social solidária e com impacto no desenvolvimento local integrado e sustentável. É, pois, um modelo alternativo que assenta no respeito pelo meio ambiente, cooperação, solidariedade, autogestão, democratização da ciência e tecnologia e diversidade (daí os três eixos prioritários da proposta). Tem surgido como um importante instrumento integrado de combate à exclusão social e à pobreza, através do estímulo à circulação de ações positivas de criação de valor social. O envolvimento da população em todo o processo (human-centered design) aliado ao respeito pela sustentabilidade do planeta, têm contribuído para o sucesso do modelo. É um modelo experimental (a iniciar na Caparica) que será divulgado como uma boa prática (e possível replicação) sob a forma de artigo científico e de apresentações públicas, criação de 4 produtos para venda (vestuário, postais, jogo didático e um tour) e aposta na comunicação.
Objetivo específico 1 e justificação
Apoiar a criação de uma associação de moradores e de uma associação de Pais, através de 1. ações de capacitação e de aconselhamento e 2. cooperação na aquisição de um espaço físico onde possam reunir/pensar/agir. Porquê? Acreditamos que o associativismo é um instrumento importante para que uma comunidade possa ter maior expressão social, política, ambiental, cultural e económica. É esse o propósito deste objetivo – criar condições para que o target desta proposta se envolva, participe e assuma o protagonismo numa narrativa que é a sua e das gerações que se lhe seguem. O associativismo surge aqui como uma forma de co-responsabilização social de uma comunidade de moradores e de pais por um futuro socialmente mais justo, inclusivo e solidário. É importante referir que a Almada Mundo tem sido contactada por moradores e pais deste território que têm expressado esta vontade em assumirem a liderança neste processo de transformação social com impacto direto no bem-estar comunitário.
Objetivo específico 2 e justificação
Apoiar famílias em situação de vulnerabilidade no contexto pandémico e pós-pandémico, através de 1. ações de angariação/partilha de bens de 1ª necessidade 2. aconselhamento/encaminhamento social e jurídico. Porquê? As vulnerabilidades e situação de exclusão às quais esta população está sujeita (acentuadas pela pandemia) justificam, por si só, a importância de ter uma organização pronta a assegurar a satisfação das necessidades básicas ao seu bem-estar (nomeadamente necessidades fisiológicas e de segurança). Segundo Maslow (autor do modelo da hierarquia de necessidades), um indivíduo (qualquer que ele/ela seja) só poderá sentir-se motivado e psicologicamente disponível para investir em necessidades como o relacionamento com os outros, a auto-estima e/ou a realização pessoal, depois de ver satisfeitas necessidades básicas como o acesso à comida, à água, ao sono, à educação, ao emprego, à saúde, a uma habitação.
Objetivo específico 3 e justificação
Promover o desenvolvimento de competências técnicas e emocionais (soft skills) da população local (com especial enfoque para crianças, jovens e mulheres). Porquê? Sabemos que o sucesso está intimamente relacionado com a possibilidade de um desenvolvimento integral do potencial humano. Peter Drucker, considerado o pai da administração moderna, já dizia “As pessoas são contratadas pelas suas habilidades técnicas, mas são demitidas pelos seus comportamentos”. Uma comunidade empoderada exige, necessariamente, a capacitação das habilidades essenciais ao sucesso dos seus membros. Por contactos anteriores com o terreno, conhecemos a importância de criar ações de capacitação para crianças e jovens, mas também para as mães dessas crianças e jovens– com baixa escolaridade, baixa auto-estima e elevada crença (imaginária ou não) num sistema preconceituoso e de exclusão que as demite do direito a sequer sonharem que merecem mais e melhor – e que podem ser e ter mais e melhor.
Objetivo específico 4 e justificação
Promover o voluntariado, motivando pessoas (residentes e não residentes) a partilhar o seu tempo e a contribuir para o bem comum, no âmbito de projetos solidários de responsabilidade social e ambiental (nomeadamente, espaços verdes, equipamentos públicos, limpeza, reciclagem, campanhas ambientais, mobilidade sustentável e habitações). Porquê? Sabemos que o voluntariado desempenha um papel essencial na sociedade civil, gerando capital social, promovendo a cidadania ativa, a solidariedade e uma forma de cultura que põe as pessoas em primeiro lugar. É uma prática que promove o compromisso do indivíduo com os outros. Há evidências de que as ações e atividades de voluntariado têm a dupla virtude de beneficiar os outros e de oferecer prazer pessoal (felicidade) e um contexto de desenvolvimento de competências a quem o pratica, para além de fortalecer o sentido de comunidade (uma comunidade de causa). Dada a importância estratégica desta prática, é um objetivo transversal a toda proposta.
Objetivo específico 5 e justificação
Estimular a criação e prática de uma moeda social, a cappari, como incentivo à circulação de ações positivas que geram valor na comunidade. Funciona como um clube de trocas de serviços, de bens ou sabedoria que visa aumentar o bem-estar social comunitário (mais tarde poderá dar origem a uma cooperativa). É uma ferramenta para dinamizar a economia local e estabelecer trocas de responsabilidades e ajuda mútua de forma circular entre os participantes. Tal como o voluntariado (estratégia), é um objetivo transversal (ferramenta) da proposta. A ideia é simples: há um registo dos movimentos de saída e de entrada, associados a cada ação, sendo que com a entrada (por exemplo, através da doação de roupa, alimentos ou de voluntariado) há uma obtenção de capparis e na saída (quando se recebe um bem ou serviço) a utilização do saldo de capparis. Por exemplo, 1 peça de roupa tem o custo de 0,50 cappari e 1 hora de voluntariado 2 capparis: posso trocar 4 peças de roupa por 1 hora de voluntariado.
Parceria local
Promotora
Almada Mundo Associação Internacional de Educação, Formação e Inovação
Parceira
Junta da União das Freguesias de Caparica e Trafaria
Agrupamento de Escolas da Caparica
Agrupamento de Escola Miradouro de Alfazina
FCT NOVA
Almada
União Concelhia das Associações de Pais de Almada
União das Freguesias de Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas
Território(s) de intervenção
1. Bairro do Fundo do Fomento, Caparica
Caparica e Trafaria, Almada
Critério 2. Número significativo de moradores com rendimentos baixos ou muito baixos, nomeadamente:
Pessoas em situação de desemprego, lay-off ou precariedade laboral
Pessoas com poucos anos de escolaridade
Pessoas abrangidas por prestações e apoios do subsistema público da ação social
Pessoas indocumentadas, requerentes de asilo, refugiados, apátridas ou em condições semelhantes
Critério 6. Número significativo de crianças e jovens em idade escolar a não frequentar a escola ou com elevada percentagem de insucesso, nomeadamente por:
Abandono escolar
Falta de condições para aceder ao ensino a distância
Critério 7. Exclusão social
Número significativo de pessoas em situação de exclusão social, isolamento ou abandono, nomeadamente idosos, pessoas em situação de sem abrigo ou vítimas de tráfico
Atividades
1. Arrendamento de um espaço para funcionamento do “Espaço Inspir_Ação+”
O sucesso de Espaço Inspir_Ação+ está, antes demais e como o próprio nome o indica, dependente da existência de um espaço físico; o qual, com o tempo, se transformará, também ele, num lugar de múltiplas pertenças. Será um espaço de encontro das associações, dos participantes nos Workshops, da angariação/distribuição de bens e de capacitação de pessoas. Mas também, espaço de partilha de ideias e de novos conhecimentos (de si, dos outros, do mundo), que sejam, eles mesmos, inspiradores de um desenvolvimento do potencial humano para uma participação-ação solidária, sustentável e inclusiva.
Destinatários preferenciais
Toda a comunidade
2. Apresentação formal do projeto e mobilização/envolvimento de moradores
Em colaboração com os nossos parceiros e com contactos privilegiados no terreno, será agendada 1-2 reuniões presenciais (dependendo do número de inscritos e respeitando as orientações da DGS na altura) para apresentação formal do projeto e mobilização de residentes com perfil e disponibilidade para dinamizarem e liderarem o processo. À semelhança da Atividade 4, também esta ocorrerá apenas no 1º trimestre do ano de 2021, uma vez que a intenção é a de que, a partir daí, já com a Associação constituída (ou em processo de constituição), sejam os próprios moradores a liderarem o processo.
Destinatários preferenciais
Adultos (25 a 64 anos)
3. Workshop “Gestão e Organização de Associações”
Sabemos que a gestão e organização de uma associação pode tornar-se complexa. O propósito deste Workshop de 8 horas (organizado em dois blocos de 4h00) é o de dotar os seus participantes de ferramentas, conhecimentos e técnicas que agilizem o dia-a-dia de uma associação num contexto VUCA (volátil, incerto, complexo e ambíguo). É essencial para a eficácia de Inspir_Ação+, que estes participantes também se comprometam em assistir aos Workshops Economia Solidária e Moeda Social (framework da proposta) e Ser Voluntário no Espaço Inspir_Ação+ (estratégia da proposta).
Destinatários preferenciais
Adultos (25 a 64 anos)
4. Apresentação formal do projeto e mobilização/envolvimento de pais (Encarregados de Educação)
Em colaboração com os nossos parceiros e contactos privilegiados no terreno, serão agendadas 1-3 reuniões presenciais (dependendo do número de inscritos e respeitando as orientações da DGS na altura) para apresentação formal do projeto e mobilização de pais para a constituição de uma associação (o seu interesse já é por nós conhecido). Também recorreremos a encontros (1-2) de partilha de boas práticas e estabelecimento de redes. É essencial para a eficácia de Inspir_Ação+ que a maioria destes participantes se comprometa a participar nas atividades 15 e 17.
Destinatários preferenciais
Adultos (25 a 64 anos)
5. Campanhas (2-3) de angariação de bens (vestuário, calçado, alimentos, livros, materiais escolares, outros)
Temos conhecimento da existência de pessoas, na Caparica, que vivem em situação de pobreza e de exclusão (acentuada pelo contexto de pandemia que estamos a enfrentar). O acesso a bens de primeira necessidade é um direito humano básico e, como tal, deve ser assegurado, desde o nascimento. É um direito essencial para que os indivíduos se possam tornar úteis à sociedade. Serão organizadas, em estreita colaboração com os parceiros e com recurso às redes sociais e a voluntários, 2-3 campanhas de recolha de bens de 1ª necessidade. Também nesta atividade será utilizada a moeda social.
Destinatários preferenciais
Famílias
6. #BiblioContando#Ação+ - Quando a visita à Biblioteca do bairro vira magia na família
Atividade a desenvolver em estreita colaboração com a Biblioteca da FCT (parceira deste projeto) e com outras bibliotecas. O propósito é o de organizar 2-3 sessões (dependendo do número de inscritos e da possibilidade dos espaços) para que, em família (dos netos aos avós) e através de contadores de histórias, os participantes possam viajar pelo fascinante mundo dos livros (também será incentivado o uso da cappari – por exemplo, os pais que forem com os seus filhos poderão ganhar capparis contando uma história a alguém; as crianças, fazendo um desenho da história e oferecendo-o).
Destinatários preferenciais
Famílias
7. Diagnóstico do perfil de crianças/jovens e mulheres (necessidades e competências educativas/profissionais)
Consideramos essencial conhecer as pessoas que serão envolvidas nas atividades – melhor forma de conseguir pensar em estratégias positivas que verdadeiramente as possam potenciar, orientá-las para que possam ser a sua melhor versão. Como já foi referido, e por razões já justificadas, o target privilegiado são crianças, jovens e mulheres. Recorremos a questionários, mas também a entrevistas qualitativas (com e sem recurso a vídeo).
Destinatários preferenciais
Crianças (0 a 17 anos), Jovens (18 a 24 anos), Mulheres
8. Apoio escolar a crianças e jovens
Sendo um território com uma elevada taxa de abandono e insucesso escolar e com um baixo nível de qualificações escolares, é fundamental criar as condições necessárias para que estas crianças e jovens tenham o apoio escolar adequado. Para esta atividade, iremos recorrer à Bolsa de Voluntariado #PorqueTuImportas#Ação+, que será criada para o efeito (estudantes do ensino secundário e universitário, orientados por mentores – prática com reconhecida eficácia). Na lógica da moeda social, também estas crianças e jovens serão estimulados a doarem ações positivas (ganhando capparis).
Destinatários preferenciais
Crianças (0 a 17 anos), Jovens (18 a 24 anos)
9. Formação GPS – Ações de apoio ao processo educativo e formativo, nomeadamente ao abandono e ao insucesso escolar e promoção do desenvolvimento pessoal
O GPS é um programa de prevenção e reabilitação psicossocial construído sobre cinco módulos: a comunicação, o relacionamento interpessoal, distorções cognitivas, significado das emoções e esquemas mal-adaptativos precoces (EMP). O objetivo do programa é promover mudanças no funcionamento cognitivo dos participantes, não só ao nível das distorções cognitivas, mas sobretudo ao nível dos EMP. Ao modificar o processamento disfuncional de informação social, o GPS procura também mudar correlatos comportamentais e emocionais do comportamento antissocial, com eficácia amplamente reconhecida.
Destinatários preferenciais
Jovens (18 a 24 anos)
10. #OlharesQueTransformam#Ação+ - Curso de vídeo participativo
Metodologia de trabalho que visa fomentar uma aprendizagem e desenvolver uma mudança social no interior de comunidades que vivem em situações de pobreza ou de marginalização, através da criação e exibição dos seus próprios filmes e a criação de diálogos/debates em torno destes. Tem o propósito de potenciar o pensamento crítico, a participação inclusiva e a prática reflexiva pela ação coletiva transformadora (para além das competências associadas à produção e edição de vídeo). Curso com a duração de 25 horas e com recurso a telemóveis e câmara de vídeo. Será estimulado o uso da cappari.
Destinatários preferenciais
Jovens (18 a 24 anos)
11. #OlharesIntergeracionais#Ação+ - Curso intergeracional de fotografia participativa
Assenta na utilização da fotografia como ferramenta de base para a ação social e desenvolvimento comunitário. Os participantes são convidados para representar a sua comunidade, tirando fotografias, discutindo-as em conjunto, desenvolvendo narrativas com impacto social (surgindo como criadores e não somente enquanto recetores de imagens). Esta proposta de entrelaçar gerações – avós e netos, assenta nos benefícios comprovados da aprendizagem intergeracional. Curso com a duração de 8 horas, com recurso a telemóveis. As melhores fotos serão transformadas em postais (para venda). Uso da cappari.
Destinatários preferenciais
Crianças (0 a 17 anos), Idosos (65 e mais anos)
12. Formação em Costura&Empreendedorismo
Um curso de formação de 50 horas que combina a arte da costura com o conhecimento do processo de implementar novos negócios ou mudanças. Nesta formação (à semelhança doutras), será utilizada a moeda social (quem dá recebe crédito – neste caso, o/a formador/a e quem recebe – formandos, usa o crédito que ganhará ao doar/vender peças a outros, por exemplo, para uma formação de 50 horas, 3-5 peças).
Destinatários preferenciais
Adultos (25 a 64 anos)
13. Workshop em Imagem e Marca Pessoal para o sucesso profissional
Ter uma marca pessoal deixou de ser uma moda para se tornar num dos fatores críticos de sucesso para uma carreira e um dos principais aceleradores para ajudar a atingir os objetivos profissionais. É este o objetivo deste workshop de 6 horas – dotar as jovens e mulheres de técnicas e ferramentas que facilitem o desenvolvimento da sua marca pessoal como um processo estratégico capaz de direcionar a sua vida profissional para onde deseja, apresentando-se como alguém de valor único. O princípio da moeda social também funcionará com esta atividade.
Destinatários preferenciais
Jovens (18 a 24 anos), Mulheres
14. Recrutamento de Voluntários
Como mencionado, e como é visível da leitura das outras atividades, a criação de uma bolsa de voluntários é uma estratégia transversal a todo o projeto. Os benefícios pessoais e sociais que daí advêm, assim como o conceito em si, estão perfeitamente alinhados com o propósito de Inpir_Ação+ . Também esta atividade será desenvolvida em estreita colaboração com os nossos parceiros. Serão agendados Workshops/sessões de apresentação do Voluntariado #Ação+ , elaboradas peças de comunicação (formato papel e digital) a serem distribuídas em locais estratégicos e forte recurso às redes digitais.
Destinatários preferenciais
Toda a comunidade
15. Workshop “Ser Voluntário Inspir_Ação+”
Workshop de 3 horas que visa dar a conhecer o propósito, missão e valores do Espaço Inspir_Ação+ , assim como os vários projetos em que poderá colaborar (área da educação, ambiente, social, comunicação ou económica). É fundamental que o/a candidato/a se identifique com a causa para que, quer o seu desempenho quer a felicidade que daí advirão, possam corresponder às expetativas de todos. O compromisso a estabelecer será de 6 meses (renováveis).
Destinatários preferenciais
Toda a comunidade
16. #oNossoBairroéLindoeSustentável#Ação+
Inserido no Voluntariado#Ação+, é o programa vocacionado para cuidar do ambiente do bairro – nomeadamente, espaços verdes, equipamentos públicos, limpeza, reciclagem, campanhas ambientais, mobilidade. Os problemas ambientais a atuar serão identificados pelo grupo de voluntários e será o grupo, em coordenação integrada com a Almada Mundo (e com seus parceiros), a planear as ações a desenvolver. Prtende-se ir envolvendo cada vez mais moradores nestas ações (uma espécie de patrulha pelo ambiente). Se “quem ama cuida”, quem aprende a cuidar, tende a amar – e a cuidar ainda mais.
Destinatários preferenciais
Toda a comunidade
17. Workshop Economia Solidária e Moeda Social (a Cappari)
Workshop de 3 horas, organizada em torno de um jogo e que tem o propósito de dar a conhecer e familiarizar os participantes com o modelo e com a boa utilização da Cappari. Possibilitará que o utilizador perceba, por um lado, os mecanismos e benefícios intrínsecos e, por outro, pratique valores como a solidariedade, a cooperação, o respeito pelo ambiente, a equidade; no fundo, que integre no seu quotidiano a importância social e económica de retribuir a outros aquilo que também recebemos de alguém. Estará preparado para ser dinamizado junto dos diferentes targets e em diferentes contextos.
Destinatários preferenciais
Toda a comunidade
18. Apresentar a moeda social cappari a organizações/instituições/empresas a fim de as envolver/comprometer com o projeto.
Um dos objetivos da moeda social é o incentivo do comércio local, com vista à melhoraria da vida dos habitantes locais pela produção de trabalho, serviços e bens. Estas iniciativas destacam-se pela sua capacidade de criar, mobilizar e fortalecer redes comunitárias. É neste sentido que consideramos essencial, numa logica de sustentabilidade da proposta (e em inter-relação com a atividade 19), traçar uma estratégia de apresentação e de criação de sinergia de compromissos junto de outras organizações/empresas (que não as nossas parceiras). Serão privilegiados contactos por e-mail e presenciais.
Destinatários preferenciais
Toda a comunidade
19. #PercursosComHistorias&Sabores# Ação+
Um pouco por toda a Europa, multiplicam-se as experiencias interculturais com vista à desconstrução de preconceitos e estereótipos, o proporcionar de uma experiência transformadora para os participantes e a dinamização da economia local. É isso que pretendemos com PH&S#Ação+ - criar percurso(s) com migrantes moradores na Caparica que contribuam para o desenvolvimento local sustentável e com recurso à circulação de moeda social. Criação de um grupo de trabalho com migrantes, contactos com possíveis parceiros, produção de flyers, recurso às redes sociais.
Destinatários preferenciais
Migrantes
20. Prémio Jovem Talento#Inspir_Ação+
Prémio ao melhor projeto de serviço comunitário para o território da Caparica apresentado por jovens (individual ou em grupo). O objetivo é estimular o saber fazer para o desenvolvimento local integrado e sustentável, o sentido de pertença e serviço à comunidade.
Destinatários preferenciais
Jovens (18 a 24 anos)