N. 349/2020

Tipo de projeto e valor máximo de financiamento

Serviço à comunidade (máximo 25.000 Euros)

Eixos de intervenção em que se enquadra o projeto

Financiamento

Valor solicitado

24.993,00 €

Valor de outros financiamentos

4.506,00 €

Valor total

29.499,00 €
Mapa de localização da candidatura


Mapa das candidaturas financiadas


Registos

Sintoniza-T - canal de comunicação comunitário

Pretende-se criar um canal de comunicação, com programas de informação sobre o território, a comunidade e as organizações, partindo de temáticas como acesso à saúde, regularização de documentos, etc. Os conteúdos do canal serão definidos entre a Associação e moradores, permitindo presença de vozes locais para dinamizar sessões e expressar diferentes identidades culturais. Pretende-se criar vínculo orgânico com a comunidade, facilitando oportunidades de diálogo e aproximação com serviços públicos, emitindo diariamente com e para as naturalidades mais representativas do território, africanas, portuguesas, brasileiras, asiáticas são algumas delas. O Sintoniza-T permitirá desenvolver narrativas positivas sobre o território e seus residentes, num contexto de emergência social em que sentimos haver tendência para polarizar perceções sobre grupos de migrantes. Contará com divulgação do comércio local, que nesta fase encontra-se com dificuldades de sustentabilidade financeira

Objetivos

Objetivo geral e justificação

Potenciar processos de inclusão de migrantes via partilha de informação sobre o território de acolhimento e seu modo de organização e funcionamento, com participação ativa das diferentes comunidades migrantes. Este canal assume-se como agente facilitador de comunicação, via partilha de informação nas suas línguas maternas e descodificação do modelo de funcionamento da sociedade de acolhimento e dos serviços que a compõem. Os associados e participantes das atividades da Associação dominam diversas línguas e partilha-se a mesma cultura e experiência de vida (migrante) das pessoas que a procuram, o que, facilita sua compreensão e entendimento das necessidades. Esta proximidade significa confiança por parte dos migrantes que habitam no território, que recorrem à Associação numa primeira instância, antes de outros serviços públicos ou privados. Acreditamos que esta vertente, de ligação da comunidade com os diferentes serviços públicos, constitui uma mais-valia na integração dos migrantes.

Objetivo específico 1 e justificação

Melhorar e facilitar condições de acesso aos serviços da comunidade através da partilha de informação adaptada e sensível às questões linguísticas e culturais. Concretiza-se via criação de momentos de encontro para emissão, entre serviços e técnicos que os representam e comunidade, aproximando-os da realidade local da Tapada das Mercês, contribuindo-se para maior conhecimento das características destes moradores, consciencializando sobre importância de comunicação inclusiva e culturalmente sensível que informe e esclareça os munícipes bem como, sensibilize sobre critérios de acesso a serviços. (A título exemplificativo, em 2016, registaram-se 357 pedidos de residentes da freguesia de Algueirão-Mem Martins ao Fundo de Emergência Social. No entanto, apenas são elegíveis aos apoios/prestações sociais os munícipes que detenham a sua situação regularizada, pelo que uma percentagem considerável de população migrante não consegue aceder a este tipo de apoios sociais).

Objetivo específico 2 e justificação

Aumentar narrativas e visibilidade positiva da comunidade através da participação dos moradores e das organizações locais no canal. Sabemos que a forte presença de migrantes cujas origens são desconhecidas por parte da população de acolhimento contribui para reforçar sentimentos de insegurança e estigma ao qual o território é regularmente associado. Para o minimizar, pretende-se criar espaço de partilha dos migrantes enquanto atores detentores de conhecimento sobre o território, talentos, interesses e percursos de vida inspiradores para outros. Sabemos que parte do tecido associativo do território emergiu a partir de grupos de voluntários que pelo mesmo objetivo se uniram e construíram mais pela e com a comunidade. Queremos dar voz a estes movimentos e reforçar a existência de atores ativos pelo bem da comunidade. Contamos contribuir para representatividade dos convidados ao canal, diversificando perfis de acordo com características sociodemográficas e profissão exercidas.

Objetivo específico 3 e justificação

Promover ecossistema que revigore atividade económica local e reforce sustentabilidade financeira do projeto, permitindo ainda minimizar estigmas associados ao território. No território existe forte presença de comercio local criado e energizado por cidadãos de diferentes origens, provenientes desde o continente Asiático a países do Leste Europeu. Tal dinâmica, ilustra saberes, talentos e vontade empreendedora, que se consubstancia em contributos para desenvolvimento do território. A divulgação no canal de comunicação, do comercio envolvente e seus produtos, permitirá reforçar várias identidades e contribuir para construção de imagem positiva via momentos publicitários adaptados e livre de estigmas bem como, apoiar mobilização de clientes e reforço dos negócios. Consideramos que o objetivo vai de encontro aos valores do projeto, reforçando eixo económico através da venda de momentos publicitários que apoiarão, simultaneamente, negócios locais e sustentabilidade financeira do projeto

Parceria local

Promotora

Comunidade Islâmica da Tapada das Mercês e Mem Martins

Parceira

Jangada D' emoções
Junta de Freguesia de Algueirão-Mem Martins
Câmara Municipal de Sintra
Fundação Aga Khan Portugal
Associação de Moradores da Tapada das Mercês

Território(s) de intervenção

1. Tapada das Mercês com cerca de 18.000 habitantes dos quais 37% são de naturalidade estrangeira e onde vivem cerca de 23 naturalidades distintas, pertence à freguesia de Algueirão Mem Martins, a mais populosa do concelho de Sintra. (CMS, 2012)

Algueirão-Mem Martins, Sintra
Critério 1. Condições de habitabilidade deficientes ou precárias, nomeadamente:
Exiguidade do espaço habitável
Desadequação severa dos espaços comuns
Critério 2. Número significativo de moradores com rendimentos baixos ou muito baixos, nomeadamente:
Pessoas em situação de desemprego, lay-off ou precariedade laboral
Pessoas com poucos anos de escolaridade
Pessoas abrangidas por prestações e apoios do subsistema público da ação social
Pessoas indocumentadas, requerentes de asilo, refugiados, apátridas ou em condições semelhantes
Critério 3. COVID-19
Número significativo de pessoas de risco em caso de COVID-19, nomeadamente idosos e portadores de doenças crónicas
Critério 4. Número significativo de pessoas com constrangimentos de acesso a cuidados de saúde, nomeadamente por:
Falta de documentação ou barreira linguística
Falta de capacidade económica para aquisição de medicamentos
Critério 6. Número significativo de crianças e jovens em idade escolar a não frequentar a escola ou com elevada percentagem de insucesso, nomeadamente por:
Abandono escolar
Falta de condições para aceder ao ensino a distância
Critério 7. Exclusão social
Número significativo de pessoas em situação de exclusão social, isolamento ou abandono, nomeadamente idosos, pessoas em situação de sem abrigo ou vítimas de tráfico

Atividades

1. Desenvolvimento da Imagem e estatuto editorial

O processo de desenvolvimento de imagem para o projeto e reflexão do estatuto editorial, potenciará uma maior apropriação por parte das equipas/grupos de trabalho a envolver no processo, bem como poderá ser a base de um movimento de envolvimento comunitário que potenciará a divulgação do Canal.
Destinatários preferenciais
Adultos (25 a 64 anos), Migrantes

2. Workshops de literacia para os media e de natureza técnica

Com vista a uma maior qualidade e intencionalidade na produção de conteúdos, seria necessário ws variados de destacar a literacia para os media, que poderão envolver a equipa do projecto e moradores sensibilizados para o tema, bem como alguns de natureza mais técnica com vista à sustentabilidade do projecto.
Destinatários preferenciais
Adultos (25 a 64 anos), Migrantes

3. Criação dos canais de comunicação

Canal online de comunicação via stream com upload para as redes sociais, nomeadamente Youtube, Facebook, Instagram e Podcast. Este formato permitirá o acesso fácil e gratuito à comunidade partindo de um contexto onde a informação a ser partilhada será trabalhada e adaptada às questões linguísticas e culturais. Será também nesta fase que se procederá à montagem do estúdio para a realização das emissões.
Destinatários preferenciais
Adultos (25 a 64 anos), Migrantes

4. Desenvolvimento do programa com a comunidade e serviços locais de acordo com as suas necessidades e interesses

A programação dos conteúdos será realizada a partir de temáticas que a comunidade vê como relevantes e de momentos de diálogo entre os migrantes e os principais serviços locais, p.e. centro de saúde, respostas de apoio na regularização, etc. Para cada temática serão convidados moradores e representantes das instituições para partilhar o que sabem e sentem sobre o assunto a partir de uma comunicação acessível para todos, pelo que o planeamento de cada emissão é também um produto da comunidade.
Destinatários preferenciais
Adultos (25 a 64 anos), Migrantes

5. Transmissão e divulgação dos programas

As emissões são disseminadas nas páginas do projeto (Youtube, Facebook, Site) e em vários formatos (Postcast, Video) para escutas e partilhas futuras. A divulgação pretende mobilizar mais ouvintes e oradores trazendo, simultaneamente, informação mais adaptada às características da comunidade e vozes mais ativas, que contribuam para a inclusão social dos migrantes. Prevê-se a organização de um repositório da informação para utilização gratuita da comunidade e replicação dos conteúdos em outros fóruns online da freguesia.
Destinatários preferenciais
Adultos (25 a 64 anos), Migrantes

6. Produção de informação escrita e/ ou em vídeo em várias línguas, baseado nos conteúdos dos programas mais relevantes para as comunidades, no que diz respeito à sua inclusão (documentação, apoios sociais, habitação, emprego, etc)

Com o desenvolvimento dos conteúdos dos programas, pretende-se sistematizar alguma da informação mais relevante e colocá-la em suporte físico com vista a uma maior disseminação. Aqui o diálogo com a população alvo poderá vir a dar origem a novos grupos de trabalho com vista a uma adaptação culturalmente sensível. Ressalvamos aqui questões ligadas aos termos usados, e a disposição gráfica cujo nosso referencial europeu poderá não ser o mais eficaz para outras geografias com as suas representações gráficas especificas.
Destinatários preferenciais
Adultos (25 a 64 anos), Migrantes

7. Workshop com representantes dos serviços locais, de sensibilização sobre as características da população e do território

Com os efeitos da pandemia, o contacto da comunidade com os serviços locais aumentou, em busca de respostas para as suas necessidades. Este aumento espalhou uma dificuldade generalizada da população aquando precisa de recorrer a um serviço e surgem barreiras linguísticas, culturais,etc Também é perceção da Associação que algumas condições de vida da população colocam à margem para beneficiar de apoio, grande parte dos residentes.Neste workshop pretende-se tornar o acolhimento das organizações mais inclusivo, adaptado às características sociodemográficas e com comunicação culturalmente sensível
Destinatários preferenciais
Adultos (25 a 64 anos)

8. Divulgação do Canal "Sintoniza-T"

Para além da divulgação nas redes sociais enquanto canais privilegiados de informação, serão também divulgadas noticias do projeto nos jornais locais e criados materiais de divulgação como cartazes, flyers e folhetos para distribuição em pontos estratégicos da comunidade, como comércio local, organizações próximas, entidades autárquicas e pontos de passagem em massa, como por exemplo nas estações ferroviárias.
Destinatários preferenciais
Adultos (25 a 64 anos), Migrantes

9. Mobilização de negócios locais e marcas com vista ao estabelecimento de patrocínios

A identificação e mobilização de negócios locais que permitam a divulgação dos produtos e serviços comercializados na Tapada das Mercês é um fator chave para a representação das várias origens que co-habitam no mesmo território e do qual este projeto vai investir parte do seu tempo. Além disso, o canal será fortemente divulgado e apresentado a várias marcas que já tenham ou possam vir a criar relação no território, com vista a alcançar pelo menos um patrocínio que, em troca de publicidade fidelizada ao longo do ano, possa contribuir para a sustentabilidade financeira do projeto
Destinatários preferenciais
Adultos (25 a 64 anos), Migrantes