N. 686/2020

Tipo de projeto e valor máximo de financiamento

Projeto integrado (máximo 50.000 Euros)

Eixos de intervenção em que se enquadra o projeto

Financiamento

Valor solicitado

49.617,00 €

Valor de outros financiamentos

0,00 €

Valor total

49.617,00 €
Mapa de localização da candidatura

Mapa das candidaturas financiadas


INterlig@-te ao Emprego - Literacia digital e a promoção da empregabilidade em Vialonga

Desde maio de 2020, a Casa do Povo de Vialonga (CPV), através do seu Gabinete de Ação Social e em parceria com a Segurança Social, tem vindo a desenvolver o projeto do Rendimento Social de Inserção (RSI), destinado a 200 famílias (cerca de 600 pessoas) do sul do Concelho. Assim, tem sido possível à CPV minimizar situações de carência económica e social mas também, no diálogo com esses titulares de RSI e com diversas entidades e pessoas do setor social, desenvolver um diagnóstico que veio a revelar a necessidade de termos outras respostas que pudessem trabalhar as fragilidades do ponto de vista das baixas qualificações escolares e formativas, da iliteracia digital e do desemprego, que em muitos casos é já estrutural. Foi assim, com base nesse levantamento (a que juntámos o Diagnóstico Social e os dados do desemprego do IEFP), que surgiu a ideia do projeto INterlig@-te ao Emprego - Literacia digital e promoção da empregabilidade em Vialonga (Bairros Nascente do Cabo e do Olival de Fora).

Objetivos

Objetivo geral e justificação

O objetivo geral do projeto é estimular a empregabilidade na freguesia de Vialonga e, mais em concreto, nos bairros Nascente do Cabo e do Olival de Fora, promovendo uma maior aproximação das pessoas em situação de risco de exclusão social ao mundo laboral, procurando dar-lhes mais oportunidades de colocação no mercado de trabalho. Justifica-se pelo aumento do desemprego em Vialonga que se acentuou com a COVID-19 (756 casos registados no IEFP em setembro de 2020 + 50% que em janeiro) e por um desemprego cada vez mais estrutural, agudizando-se a diferenciação entre quem está mais capacitado para responder às novas exigências laborais e os públicos mais vulneráveis/desfavorecidos. Daí optarmos por uma estratégia concertada, de proximidade e feita à medida de cada pessoa, pensada no detalhe e atenta aos pormenores de cada indivíduo e que, por isso, distancia este projeto de outras intervenções de cariz mais convencional e generalista e por isso mais ineficazes.

Objetivo específico 1 e justificação

Apoiar 80 jovens e adultos desempregados, com uma baixa literacia digital e em carência sócio-económica (em especial aqueles que são titulares do RSI) e contribuir para a definição ou desenvolvimento do seu percurso de inserção ou reinserção no mercado de trabalho através de um acompanhamento centrado na pessoa, de um aumento das suas competências digitais, de formação profissional direcionada às suas necessidades específicas e de uma articulação com a Rede de Empregabilidade de Vila Franca de Xira. A escolha do público-alvo justifica-se por pertencerem a famílias numerosas, cuja colocação de um indivíduo no mercado de trabalho traria um impacto positivo na melhoria da qualidade de vida de outros beneficiários indiretos, aumentando os rendimentos do agregado e autonomizando-o relativamente ao RSI ou a outras prestações sociais. O restante tem justificação nas diversas fases em que se estrutura o projeto, salientando aqui as 125 horas de formação previstas para cada pessoa.

Objetivo específico 2 e justificação

Desenvolver uma estratégia concertada, integrada e de proximidade e uma estrutura de suporte que aumente a inclusão socioeconómica e as oportunidades formativas, que promova a capacitação e o acesso ao mercado de trabalho e que minimize as dificuldades que se apresentam nesse mesmo acesso, impedindo que pessoas desempregadas e em situação vulnerável sejam continuamente encaminhadas, sem uma resposta. Justifica-se pela criação de uma equipa de suporte (psicólogo a 100% e técnico social a 40% + EDUCOM + equipa de formadores + Câmara Municipal de Vila Franca de Xira através da Rede de Empregabilidade), sempre presente e próxima de cada pessoa que seja capaz de responder a dúvidas, dar respostas às reais necessidades dos cidadãos sem os "encaminhar", ministrar formação (tecnologias digitais e desenvolvimento pessoal) mas também identificar a expetativa e motivação profissional de cada um e minimizar as vulnerabilidades profissionais no âmbito do saber fazer mas também do saber ser.

Objetivo específico 3 e justificação

Aumentar a literacia digital nos destinatários do projeto, para o exercício pleno da cidadania e para a promoção da inclusão numa sociedade cada vez mais desmaterializada e mediada por dispositivos eletrónicos. Justifica-se por um mundo cada vez mais globalizado e que funciona em rede, onde as tecnologias digitais comandam o quotidiano pessoal e profissional o que ligado, em alguns setores, a um emprego cada vez mais precário e temporário, monopolizado pela extrema redução de custos, acaba por ser muito penalizador para os mais vulneráveis/desfavorecidos que não estão capacitados para corresponder a estas novas exigências. Assim, as medidas de inserção profissional devem hoje passar obrigatoriamente pelo aumento da literacia digital sendo por isso que, nas fases 4 e 5, é dada essa relevância no acompanhamento da equipa técnica e na fase 6, no âmbito da formação específica, estão previstas 500 horas de formação em tecnologias digitais a realizar em parceria com a EDUCOM.

Objetivo específico 4 e justificação

Desenvolver uma parceria com a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, no âmbito da sua Rede de Empregabilidade, que permitisse integrar este projeto numa estratégia mais ampla e, ao mesmo tempo, conseguir a sua sustentabilidade financeira e desenvolvimento futuros no contexto do emprego apoiado. O Município tem vindo a fazer um levantamento de oportunidades de emprego e de empregadores que entendemos ser fundamental para o projeto, pois conhecendo as necessidades dos empregadores será muito mais fácil fazer um job matching com os nossos destinatários e assim potencializar a sua integração profissional. Por outro lado, o aumento do desemprego tem vindo a reforçar a necessidade urgente de adequar os recursos humanos ao mercado de trabalho, o que se enquadra nos nossos objetivos e cuja experiência adquirida com o projeto pelo poderá ser uma mais valia no futuro com a eventual criação de uma estrutura municipal de emprego apoiado na Freguesia de Vialonga.

Objetivo específico 5 e justificação

Construir um referencial de formação, no âmbito das tecnologias digitais e do desenvolvimento pessoal, que possa ser mais adequado e mais eficaz na promoção da empregabilidade em pessoas com uma baixa literacia digital, em carência sócio-económica e/ou em situação de desemprego. Justifica-se por todo o trabalho de acompanhamento que irá ser realizado em 2021 e pela consciência (decorrerá da avaliação) sobre quais as ações que, de facto, dão resultado para obter uma melhor empregabilidade. Este poderá ser um output importante deste projeto pois não só poderá vir a ser considerado como uma boa prática, mas também vir a ser replicado por todas as entidades que trabalhem no âmbito social e que possa, de forma total ou parcial, ser adaptado e incorporado nos perfis de formação já desenvolvidos ou que se venham a desenvolver.

Parceria local

Promotora

Casa do Povo de Vialonga

Parceira

Câmara Municipal de Vila Franca de Xira
Junta de Freguesia de Vialonga
EDUCOM - Associação Portuguesa de Telemática Educativa

Território(s) de intervenção

1. Bairro Olival de Fora

Vialonga, Vila Franca De Xira
Critério 1. Condições de habitabilidade deficientes ou precárias, nomeadamente:
Mau estado das habitações, por deficiente construção, falta de manutenção ou por estarem situadas em territórios afetados por incêndios nos últimos cinco anos
Desadequação severa dos espaços comuns
Ventilação e iluminação solar insuficientes ou baixo conforto térmico e acústico
Critério 2. Número significativo de moradores com rendimentos baixos ou muito baixos, nomeadamente:
Pessoas em situação de desemprego, lay-off ou precariedade laboral
Pessoas com poucos anos de escolaridade
Pessoas abrangidas por prestações e apoios do subsistema público da ação social
Critério 6. Número significativo de crianças e jovens em idade escolar a não frequentar a escola ou com elevada percentagem de insucesso, nomeadamente por:
Abandono escolar
Critério 7. Exclusão social
Número significativo de pessoas em situação de exclusão social, isolamento ou abandono, nomeadamente idosos, pessoas em situação de sem abrigo ou vítimas de tráfico

2. Bairro Nascente do Cabo

Vialonga, Vila Franca De Xira
Critério 1. Condições de habitabilidade deficientes ou precárias, nomeadamente:
Mau estado das habitações, por deficiente construção, falta de manutenção ou por estarem situadas em territórios afetados por incêndios nos últimos cinco anos
Desadequação severa dos espaços comuns
Ventilação e iluminação solar insuficientes ou baixo conforto térmico e acústico
Critério 2. Número significativo de moradores com rendimentos baixos ou muito baixos, nomeadamente:
Pessoas em situação de desemprego, lay-off ou precariedade laboral
Pessoas com poucos anos de escolaridade
Pessoas abrangidas por prestações e apoios do subsistema público da ação social
Critério 6. Número significativo de crianças e jovens em idade escolar a não frequentar a escola ou com elevada percentagem de insucesso, nomeadamente por:
Abandono escolar
Critério 7. Exclusão social
Número significativo de pessoas em situação de exclusão social, isolamento ou abandono, nomeadamente idosos, pessoas em situação de sem abrigo ou vítimas de tráfico

Atividades

1. FASE 0: Identificação e escolha dos destinatários do projeto

Esta Fase 0 ocorreu entre 20 de outubro e 15 de novembro de 2020 e foi efetuada pela equipa do Gabinete de Ação Social da Casa do Povo de Vialonga junto dos titulares do Rendimento Social de Inserção no sentido de verificar quais aqueles que se residiam na Freguesia de Vialonga (98 famílias) e desses quais os que habitavam os Bairros Nascente do Cabo e Olival de Fora. Foram assim identificadas 80 pessoas para fazerem parte do projeto.
Destinatários preferenciais
Adultos (25 a 64 anos), Mulheres, Famílias, Migrantes, Pessoas com deficiência

2. FASE 1: Acolhimento dos destinatários do projeto e definição do seu perfil

Nesta 1ª fase é feito o acolhimento, pessoa a pessoa, de todos os destinatários do projeto sendo feita a apresentação da equipa e dos objetivos do INterlig@-te ao Emprego e de que forma vai decorrer o projeto. É também aqui que será feito um diagnóstico de perfil e de competências que visa avaliar a situação de cada pessoa e de quais são as suas reais necessidades (especialmente no âmbito da literacia digital) para assim de adaptarem as etapas seguintes e perceber qual o número de sessões necessárias para cada individuo. Aqui inicia-se a criação do dossier de acompanhamento.
Destinatários preferenciais
Adultos (25 a 64 anos), Mulheres, Famílias, Migrantes, Pessoas com deficiência

3. FASE 2: Início do acompanhamento individualizado de cada pessoa: Informações diversas sobre a procura de emprego e sensibilização sobre o COVID-19 a todos os participantes

Informação, discussão e diálogo sobre: quais as competências e capacidades adquiridas ao longo da vida; competências transversais valorizadas pelos empregadores (competências relacionais, criativas, gestão do tempo e da informação, tomada de decisão vontade de aprender, etc.); informações sobre o mercado de trabalho (local e regional, nacional, comunitário e internacional) e as modalidades de trabalho; como pesquisar informação; apresentação das medidas ativas de emprego e formação ou outras oportunidades de trabalho e respetivos apoios, etc. Informações e precauções a ter com o COVID-19.
Destinatários preferenciais
Adultos (25 a 64 anos), Mulheres, Famílias, Migrantes, Pessoas com deficiência

4. FASE 3: Continuação do acompanhamento individualizado de cada pessoa: Formação básica sobre a procura de emprego

Formação, discussão, diálogo e esclarecimento de dúvidas sobre: como se pode procurar emprego e o que fazer, como se deve elaborar um currículo, como identificar e selecionar os anúncios de emprego e como devem ser respondidos; importância da rede de contactos (relacionais e/ou sociais); como fazer uma candidatura espontânea e a sua importância; quais devem ser os comportamentos e as atitudes numa entrevista de emprego; como se deve preparar para uma entrevista: o que se deve dizer, o que se deve vestir; etc.
Destinatários preferenciais
Adultos (25 a 64 anos), Mulheres, Famílias, Migrantes, Pessoas com deficiência

5. FASE 4: Continuação do acompanhamento individualizado de cada pessoa: Cidadania e literacia digital

Formação (com disponibilização de um tablet/pc), diálogo, discussão e esclarecimento de dúvidas sobre: a transformação digital e as novas formas de trabalho (os desafios do teletrabalho); a comunicação online; noções básicas de cidadania digital (acesso aos serviços públicos); como proteger a identidade, a privacidade e os dados pessoais, como se deve interagir através de plataformas digitais; a importância do trabalho colaborativo, etc.
Destinatários preferenciais
Adultos (25 a 64 anos), Mulheres, Famílias, Migrantes, Pessoas com deficiência

6. FASE 5: Continuação do acompanhamento individualizado de cada pessoa: tecnologias digitais - funcionalidades, ferramentas e aplicações

Formação (com disponibilização tablet/pc), diálogo, discussão e esclarecimento de dúvidas sobre: aplicações básicas: a calculadora, calendário ou o explorador; navegar na internet e os diferentes browsers; criar e gerir uma conta de correio eletrónica; utilização dos processadores de texto: escrever e editar documentos, construir um CV ou fazer uma carta de apresentação; utilização das folhas de cálculo: fazer tabelas, fazer gráficos, fazer um orçamento; entrevistas de emprego digitais e a distância e os softwares de videoconferência; como se devem utilizar as redes sociais, etc.
Destinatários preferenciais
Adultos (25 a 64 anos), Mulheres, Famílias, Migrantes, Pessoas com deficiência

7. FASE 6: Desenvolvimento de ações de formação específicas para cada pessoa (previstas um total de 625 horas - 500 horas em tecnologias digitais e 125 em desenvolvimento pessoal - o que corresponderá a 125 horas por pessoa)

Os destinatários do projeto poderão, de acordo com as necessidades identificadas pela equipa mas também de acordo com os seu percurso de vida, interesses, motivações e potencialidades, escolher qual percurso formativo a seguir focando-se o projeto nas áreas das tecnologias digitais e do desenvolvimento pessoal. Poderão ser exemplos de formação a desenvolver: Desenvolvimento pessoal e técnicas de procura de emprego; Literacia digital – iniciação; Competências Básicas – Sensibilização às Tecnologias de Informação e Comunicação; Processador de texto; Folha de cálculo; etc.
Destinatários preferenciais
Adultos (25 a 64 anos), Mulheres, Famílias, Migrantes, Pessoas com deficiência

8. FASE 7: Definição e implementação de projetos de emprego específicos para cada pessoa (trabalho em articulação direta com a Rede de Empregabilidade de Vila Franca de Xira)

Aqui cada pessoa será envolvida na definição e na implementação do seu projeto de emprego. A equipa do projeto irá articular-se com a Rede de Empregabilidade do Município de Vila Franca de Xira para ajudar cada individuo a iniciar um processo de inserção profissional. Será assim possível, de acordo com a oferta existente no âmbito do levantamento de oportunidades de emprego e de empregadores fazer um job matching, articulando necessidades e competências (agora fortalecidas), parceiros locais e empresas para desenvolver o processo de integração/reintegração no mercado de trabalho.
Destinatários preferenciais
Adultos (25 a 64 anos), Mulheres, Famílias, Migrantes, Pessoas com deficiência

9. FASE 8: Construção de um referencial de formação que se possa adequar a pessoas com uma baixa literacia digital e em carência socioeconómica e/ou em situação de desemprego

Poderá ser replicado por todas as entidades que trabalhem no âmbito social e ser adaptado e incorporado nos perfis de formação já desenvolvidos ou a desenvolver. Deverá ser flexível para acolher várias aplicações e assim permitir também o acesso de cada pessoa a diferentes percursos de aprendizagem, bem como a mobilidade entre níveis de qualificação. Deverá conter práticas formativas que desenvolvam competências digitais e profissionais, mas também pessoais e sociais, recorrendo a métodos ativos e estimulando o “aprender-fazendo” que coloquem o formando no centro do seu processo formativo.
Destinatários preferenciais
Adultos (25 a 64 anos), Mulheres, Famílias, Migrantes, Pessoas com deficiência, Toda a comunidade

10. FASE 9: Avaliação do Projeto (processo transversal a todas as fases)

A avaliação será um processo transversal a todo o projeto (on going) uma vez que decorrerá em cada fase e contará sempre com o feedback de todos (equipa, parceiros e destinatários). A avaliação terá por base diversos critérios e indicadores. Destacamos aqui alguns aspetos: aceitação e adequação dos conteúdos, eficiência e eficácia do trabalho de proximidade e individualizado, trabalho desenvolvido pela equipa social, eficácia da formação, adequação dos meios financeiros orçamentados, análise comparativa entre os resultados obtidos e os resultados esperados, etc.
Destinatários preferenciais
Adultos (25 a 64 anos), Mulheres, Famílias, Migrantes, Pessoas com deficiência