"Saúde Cuidada, Vida Conservada"
A população deste território tem um forte sentido de comunidade, dinamismo, com capacidade organizativa e capaz de desenvolver várias atividades. Para maximizar o seu potencial, nasceu a ACDR de Souto Maior e com ela a construção de um espaço para convívio comunitário. Neste espaço realizaram-se várias atividades, chegando mesmo a ser usado como Centro de Saúde. Com o tempo, a população foi envelhecendo, alguns jovens saíram deste território, o que provocou a desistência gradual dos grupos que realizavam as atividades, e a ACDR ficou inativa. Atualmente, a nova direção, viu neste Programa a oportunidade de reativar o espaço em prol da população, contribuindo para uma melhoria do seu bem estar físico, mental e social. Assim, é fundamental a participação ativa da população nesta nova etapa, dando-lhes a oportunidade de sentirem valorizados, participativos e envolvidos em projetos, ajudando a colmatar o isolamento social, a solidão, contribuindo assim para um envelhecimento saudável.
Objetivo geral e justificação
Realizar atividade física regular, através de programas adequados à terceira idade, proporcionando um envelhecimento ativo e saudável, no sentido de retardar, e até mesmo atenuar, o processo de declínio das funções orgânicas observadas com o envelhecimento - A população residente de Souto Maior é maioritariamente idosa, reformada com pensões relativamente baixas, fruto do trabalho agrícola que sempre desempenharam, logo com baixos recursos económicos, muitas vezes, insuficientes para colmatar as despesas do dia a dia. Muitos deles reformados, precocemente, devido ao trabalho nas conhecidas minas do Vale das Gatas, extração de volfrâmio, que a muitos deixou um legado negativo para a saúde que se traduziu, mais tarde, em graves problemas de saúde. Esta falta de capacidade económica traduz-se na falta acesso a atividades lúdicas, desportivas e culturais que, apesar de benéficas para o seu bem-estar, são de difícil acesso, quer por motivos monetário ou de oferta.
Objetivo específico 1 e justificação
Promoção/Educação para uma Alimentação Saudável diária, adequada às necessidades do idoso, realizada por um profissional habilitado, promovendo um adequado estado nutricional - Uma alimentação equilibrada, suficiente e adequada é um fator determinante na manutenção do estado de saúde, na qualidade de vida e no envelhecimento saudável. Esta população idosa tem hábitos de alimentação fixos e enraizados, condicionados por aprendizagens de infância e criados ao longo da vida, desconhecendo benefícios da alimentação saudável, provocando uma má nutrição. Apesar das limitações da idade, ainda vão cultivando aquilo que comem. A criação de animais para consumo próprio é, ainda, uma tradição, predominando o consumo de carne de porco, conservada em sal e consumida ao longo do ano. O consumo deste tipo de alimentos pode prejudicar a saúde e agravar as patologias já existentes. A qualidade e a quantidade de alimentos, influencia, positivamente ou negativamente o estado de saúde dos idosos.
Objetivo específico 2 e justificação
Promoção/Educação para uma Alimentação Saudável em contexto de COVID-19, adequada às necessidades do idoso, realizada por um profissional habilitado - Outro aspeto a ter em conta, prende-se com o fato da nossa população ser idosa, logo apresentar um maior risco de doença grave por COVID-19. Todas as medidas adotados, nomeadamente isolamento e distanciamento social, poderão representar um um fator de risco para o agravamento do estado nutricional dos idosos, que associado a um pior prognóstico se reflete num risco aumentado de complicações em caso de doença aguda e, consequentemente um maior risco de mortalidade. Assim, importa identificar os idosos e os seus hábitos alimentares, de modo a poderem ser orientados no sentido de uma alimentação correta e consequentemente de um envelhecimento mais saudável.
Objetivo específico 3 e justificação
Recuperação do Grupo de Teatro - Este território teve desde sempre, uma forte tradição teatral, chegando a existir um Grupo de Teatro. O gosto pela representação era de tal ordem que, na sede da Associação existe um espaço, devidamente equipado (palco, camarins, plateia) destinado à prática desta arte. Trata-se de uma população sedentária e sem ocupação diária, o que leva ao isolamento social e perda das capacidades cognitivas. Assim, a prática desta arte pode contribuir para a sua participação ativa, na medida em que, possam participar nas tarefas propostas, partilhando as suas memórias, histórias, propondo ideias e soluções, libertando as suas emoções, desenvolvendo o seu espírito crítico e gestão do stress. Com a reativação do grupo de teatro pretende-se potencializar uma melhor qualidade de vida e auto-valorização dos idosos através da utilização das suas vivências e memórias.
Objetivo específico 4 e justificação
Melhoria das condições físicas da Sede da Associação - Uma vez que se trata de construção antiga, é de extrema importância o isolamento térmico, nomeadamente a mudança de caixilharia e a instalação de aquecimento, assim como a revisão da instalação elétrica (eficácia energética) do edifício e da própria segurança dos utilizadores. Dada a existência de escadas de acesso às casas de banho torna-se também importante a construção de uma rampa para facilitar o acesso dos idosos de mobilidade reduzida. Por outro lado, este espaço é destinado a população mais idosa, uma população mais vulnerável em questão de saúde e considerada de risco dado os seus problemas de saúde pré existentes, por isso, torna-se necessário a criação de melhores condições para este espaço
Objetivo específico 5 e justificação
Aquisição de material para exercício físico especifico para idosos - Dado que o espaço existente não possui qualquer tipo de material para a realização de atividade física, torna-se fundamental a aquisição de equipamento adequado á faixa etária em causa, nomeadamente, bolas, elásticos, halteres, arcos, colchões, cordas, cones, testemunhos, pedaleiras, passadeira, banco multifunções, bicicleta, estruturas tubulares para escala de dedos e para movimento rotacional.
Parceria local
Promotora
Associação Cultural, Desportiva e Recreativa de Souto Maior
Parceira
Souto Maior
Sabrosa
Território(s) de intervenção
1. Souto Maior
Souto Maior, Sabrosa
Critério 1. Condições de habitabilidade deficientes ou precárias, nomeadamente:
Ventilação e iluminação solar insuficientes ou baixo conforto térmico e acústico
Critério 2. Número significativo de moradores com rendimentos baixos ou muito baixos, nomeadamente:
Pessoas com poucos anos de escolaridade
Critério 3. COVID-19
Número significativo de pessoas de risco em caso de COVID-19, nomeadamente idosos e portadores de doenças crónicas
Critério 7. Exclusão social
Número significativo de pessoas em situação de exclusão social, isolamento ou abandono, nomeadamente idosos, pessoas em situação de sem abrigo ou vítimas de tráfico
2. Souto é uma aldeia com pouca densidade populacional. População maioritariamente envelhecida, com graves problemas de saúde, muitos deles motivados pelo trabalho nas minas de Vale das Gatas.Economicamente desfavorecida.
Souto Maior, Sabrosa
Critério 1. Condições de habitabilidade deficientes ou precárias, nomeadamente:
Ventilação e iluminação solar insuficientes ou baixo conforto térmico e acústico
Critério 2. Número significativo de moradores com rendimentos baixos ou muito baixos, nomeadamente:
Pessoas com poucos anos de escolaridade
Critério 3. COVID-19
Número significativo de pessoas de risco em caso de COVID-19, nomeadamente idosos e portadores de doenças crónicas
Critério 7. Exclusão social
Número significativo de pessoas em situação de exclusão social, isolamento ou abandono, nomeadamente idosos, pessoas em situação de sem abrigo ou vítimas de tráfico
Atividades
1. Sessões regulares de atividade física
As sessões de atividade física serão realizadas com uma periodicidade de 2 vezes por semana, com horário compatível com os participantes. As sessões serão previamente calendarizadas, para que os participantes possam escolher quais as sessões que pretendem realizar. Estarão disponíveis as seguintes sessões: ginástica sénior, dança, circuitos de manutenção, acompanhamento individualizado (caso necessário) e sessões de cardio. Estas sessões serão rotativas ao longo das semanas e promovidas por profissionais com habilitações para tal, cedido pelo Município de Sabrosa.
Destinatários preferenciais
Idosos (65 e mais anos), Toda a comunidade
2. Sessões de esclarecimento sobre nutrição
Estas sessões terão uma periodicidade mensal (quinzenal na atual situação pandémica). Visam inicialmente sinalizar os idosos que praticam uma alimentação deficitária. Posteriormente pretende-se que sejam informados das boas práticas de uma alimentação saudável a seguir, tendo em conta o estado de saúde e patologias pré-existentes de cada idoso. Assim irá ser efetuado um acompanhamento individualizado, por uma nutricionista cedida pelo Município de Sabrosa, onde será elaborado o plano de alimentação para cada idoso, tendo por base os alimentos cultivados e criados por ele (caso aplicável).
Destinatários preferenciais
Idosos (65 e mais anos)
3. Dramatização de peças de teatro
Esta atividade irá promover o espírito criativo da população, através da dramatização de peças de teatro alusivas a lendas, vivências, histórias antiga deste território, entre outros. Para tal, será criado um grupo de teatro aberto a toda a comunidade que dele queira fazer parte. As peças de teatro poderão posteriormente ser apresentadas em sessões de convívio com toda a população. Para ajudar a promover este grupo de teatro local, estão a ser contactadas parceiras no setor desta arte.
Destinatários preferenciais
Idosos (65 e mais anos), Toda a comunidade
4. Obras de requalificação do edifício da sede da ACDR
Dada a antiguidade e estado de conservação do edifício da sede da Associação, é necessário obras de requalificaçáo da mesma, essencialmente ao nível do conforto térmico (aquecimento e substituição da caixilharia), da revisão da instalação elétrica e ainda a inclusão de rampa facilitadora de acesso ás casas de banho. Para a concretização desta atividade, serão solicitados orçamentos aos profissionais com competências para tal.
Destinatários preferenciais
Idosos (65 e mais anos), Toda a comunidade
5. Aquisição de material para prática de atividade física
Uma vez que irão começar a ser promovidas sessões de atividade física, é necessário a aquisição de equipamento para tal, nomeadamente, bolas, elásticos, halteres, arcos, colchões, cordas, cones, testemunhos, pedaleiras, passadeira, banco multifunções, bicicleta, estruturas tubulares para escala de dedos e para movimento rotacional.
Destinatários preferenciais
Idosos (65 e mais anos), Toda a comunidade