N. 540/2020

Tipo de projeto e valor máximo de financiamento

Projeto integrado (máximo 50.000 Euros)

Eixos de intervenção em que se enquadra o projeto

Financiamento

Valor solicitado

49.895,00 €

Valor de outros financiamentos

830.577,00 €

Valor total

880.472,00 €
Mapa de localização da candidatura

Mapa das candidaturas financiadas


Registos

Colo 100 Horas

“Colo 100 Horas” pretende emergir rede de babysitters por mulheres do território, que de forma auto-organizada e via formação certificada, prestarão apoio nos cuidados de primeira infância e na dinamização de serviços inovadores de entreajuda, alargando rede local de suporte às famílias e contato intergeracional. Esta proposta pretende promover espaço para capacitação, novos modelos de cooperação e empreendedorismo local, visando sua sustentabilidade. As ações de literacia em saúde e estilos de vida saudáveis, previstas em articulação com os serviços de saúde, potenciam a sua capacidade de multiplicação de campanhas informativas, de prevenção e distribuição de materiais sobre COVID, vacinação, planeamento familiar, diabetes, doenças transmissíveis, saúde mental, contribuindo para criar bases de desenvolvimento comunitário do bem-estar e aprendizagem nas famílias, necessidade relevante e imediata, que converge e concorre para os eixos económico, social e da saúde.

Objetivos

Objetivo geral e justificação

Criar resposta articulada de apoio nos cuidados da primeira infância, através de rede de babysitters, formada por mulheres-mães da Tapada das Mercês, que promova serviços locais de entreajuda, formação certificada e a constituição de espaço de acolhimento de atividades de suporte às famílias. Esta população vive com encargos mensais elevados face aos rendimentos, e apesar de ativa no mercado de trabalho(47,3%), os baixos salários, o desemprego(7,6%) e os postos não qualificados(24,7%) tornam a pobreza comum em diversas famílias, uma realidade que afeta mais as mulheres (CEDRU, 2010). 8,7% das famílias da freguesia são monoparentais, destas 81,5% monoparentais femininas(CLAS Sintra), uma condição agravante se aliada a falta de rede familiar de suporte, a cargas horárias excessivas de trabalho, em horários incompatíveis com os equipamentos de apoio à infância, e resultam na ausência de tempo de qualidade em família, revelando a importância de complementar esse apoio.

Objetivo específico 1 e justificação

Promover a constituição de rede de babysitters “Colo 100 Horas” com mulheres-mães da Tapada das Mercês e zona envolvente, através da identificação e mobilização de beneficiárias. Identificar e apoiar a auto-organização das mulheres-mães que querem ser babysitters e, paralelamente, apoiar o levantamento de necessidades do serviços na comunidade e zona envolvente, para criação da rede “Colo 100 Horas” como resposta complementar de apoio às crianças e famílias, bem como as atividades relacionadas à formação certificada, padronização de procedimentos internos do espaço coletivo e acompanhamento dessa prestação. A constituição desta rede irá promover a inclusão e prevenção social dos beneficiários, permitindo que possam aceitar e manter os seus empregos e/ou formação por terem à disposição uma rede local de babysitters de confiança.

Objetivo específico 2 e justificação

Qualificar os interesses e competências de babysitters via realização de ações de formação certificadas em “Cuidadora de Crianças e Jovens” do IEFP, com 150 horas que inclui formação teórica e prática em contexto de trabalho, para 20 mulheres-mães integrantes do “Colo 100 Horas”. Formar as mulheres-mães nos domínios da educação infantil e cuidados da primeira infância, integrado no Catálogo Nacional de Qualificação na área de educação e formação “Serviços de Apoio a Crianças e Jovens”irá permitir profissionalização deste grupo, permitindo prestação de serviço de suporte às famílias com segurança e qualidade, abrindo portas para sua inserção no mercado de trabalho de forma organizada, autogerida e potenciando a sua ação enquanto agentes multiplicadoras na comunidade, de boas práticas de desenvolvimento infantil e aprendizagem, saúde e bem-estar.

Objetivo específico 3 e justificação

Promover a conciliação da vida familiar com a profissional, via criação de espaço lúdico de uso coletivo e experimental para atuação das babysitters, no acolhimento e realização de atividades de aprendizagem e atividades lúdicas, com custo acessível e cujo horário de funcionamento responda às necessidades regulares ou pontuais dos pais. A oferta local de creche não responde a esta população, seja por falta de vagas ou de condições financeiras (em média, 270 Euros/mês). A falta deste tipo de espaço/serviço num modelo acessível, dificulta as mães conseguirem comprometer-se com contratos de trabalhos em horários incompatíveis com os cuidados das crianças, tornando a condição destas famílias ainda mais vulnerável.

Objetivo específico 4 e justificação

Fortalecer a rede de babysitters “Colo 100 Horas”, via plano de divulgação e comunicação de ações pontuais, na comunidade. Para o efeito, prevê-se desenvolver intrumentos diferenciados para divulgação das ações de sensibilização e prevenção da saúde, quer na comunidade, quer junto do panorama institucional do território. A elaboração de conteúdos e canais de distribuição, terá em consideração a diversidade linguística e cultural do território, e a faixa etária específica a que se dirige, tendo especial atenção nos materiais e canais utilizados, por forma a não desperdiçar materiais e não poluir o ambiente. Pretende-se ainda, registar sistemáticamente, as principais atividades, por forma a alimentar banco de imagens e textos utilizados na criação dos diferentes produtos. Por último, tratar-se-á de criar condições à participação em eventos externos, programas rádio/Tv e debates públicos com a comunidade.

Parceria local

Promotora

Jangada D' emoções

Parceira

Comunidade Islâmica da Tapada das Mercês e Mem Martins
Velha guarda
Cooperativa Miminhos Alegres CRL
Fundação Aga Khan Portugal
Câmara Municipal de Sintra
Junta de Freguesia de Algueirão-Mem Martins

Território(s) de intervenção

1. Tapada das Mercês

Algueirão-Mem Martins, Sintra
Critério 2. Número significativo de moradores com rendimentos baixos ou muito baixos, nomeadamente:
Pessoas em situação de desemprego, lay-off ou precariedade laboral
Pessoas com poucos anos de escolaridade
Pessoas abrangidas por prestações e apoios do subsistema público da ação social
Critério 3. COVID-19
Número significativo de pessoas de risco em caso de COVID-19, nomeadamente idosos e portadores de doenças crónicas
Critério 4. Número significativo de pessoas com constrangimentos de acesso a cuidados de saúde, nomeadamente por:
Falta de documentação ou barreira linguística
Falta de capacidade económica para aquisição de medicamentos
Critério 6. Número significativo de crianças e jovens em idade escolar a não frequentar a escola ou com elevada percentagem de insucesso, nomeadamente por:
Abandono escolar
Falta de condições para aceder ao ensino a distância

Atividades

1. Diagnóstico participativo da situação das mulheres-mães da Tapada das Mercês e entorno que querem ser babysitters e que precisam deste serviço em articulação com parceiros.

Identificar, registar e organizar as mulheres-mães de acordo com suas necessidades através de diagnósticos participativos, e Focus group com as mulheres participantes na fase inicial do projeto. Estes servirão como processos de auscultação das mulheres-mães, podendo acontecer em vários contextos, mais ou menos institucionalizados. Pretende-se ter a perceção: 1) das necessidades individuais; 2) sobre como deverá ser o funcionamento da Rede e do espaço coletivo e seu regulamento; 3) sobre os locais já identificados como potenciais etc; 4) Alinhar calendários das formações; 5) Recrutamento.
Destinatários preferenciais
Crianças (0 a 17 anos), Jovens (18 a 24 anos), Idosos (65 e mais anos), Adultos (25 a 64 anos), Mulheres, Famílias, Migrantes

2. Construir e aprovar de forma participativa o regulamento de funcionamento da Rede e Plano de Atividades do espaço coletivo para que este processo seja bem recebido e apropriado pela comunidade.

Assembleias Comunitárias Regulares – de informação, sensibilização, discussão, negociação e desenho participado do processo de implementação e funcionamento da Rede de babysitters e espaço coletivo. Identificar e organizar escalas de funcionamento – rotativo/ diário/ drop-in, fins de semana, bem como atividades pedagógicas, ATLs, Grupos Aprender, Brincar, Crescer (GABC), Playgrounds. Organizar banco de horas voluntárias – pela utilização do espaço. Elaborar Plano de Atividades.
Destinatários preferenciais
Jovens (18 a 24 anos), Idosos (65 e mais anos), Adultos (25 a 64 anos), Mulheres, Migrantes

3. Mobilização da comunidade - Membros da comunidade local são mobilizados para o desenvolvimento do projeto.

Realização de encontros intergeracionais, que coloquem a Rede em contato e permitam estreitar laços entre as babysitters e as famílias. Sessões de partilha de experiências e competências entre técnicos e famílias. Espera-se gerar empatia entre as babysitters e as famílias apoiadas, valorizar os saberes técnicos e empíricos, atrair e retê-las. Espera-se ainda chamar a atenção da comunidade para este problema social da dificuldade de muitas famílias em conciliar rotinas de trabalho e familiares sem uma rede de suporte, e cooptar apoio à Rede como uma das soluções para esse problema.Recrutamento.
Destinatários preferenciais
Jovens (18 a 24 anos), Idosos (65 e mais anos), Adultos (25 a 64 anos), Mulheres, Famílias, Migrantes

4. Ações de formação para aquisição de competências específicas para o exercício da profissão/prestação de serviços: cuidados na primeira infância, literacia em saúde, gestão e empreendedorismo.

Início da formação certificada em “Cuidador de Crianças e Jovens”, com 150 horas teórica e prática em contexto de trabalho. Ações de literacia em saúde, em articulação com os serviços de saúde, formarão multiplicadores na comunidade das campanhas informativas e preventivas (COVID, vacinação, planeamento familiar, diabetes, doenças transmissíveis, saúde mental, etc.). Práticas regulares de Tutoria e formação em contexto de apoio ao desenvolvimento profissional, fortalecimento de competências empreendedoras e de gestão organizacional, para capacidade administrativa e autogestão da rede.
Destinatários preferenciais
Jovens (18 a 24 anos), Idosos (65 e mais anos), Adultos (25 a 64 anos), Mulheres, Migrantes

5. Elaborar e executar estratégias de comunicação social para ampla e diversificada sensiblização e disseminação do projeto.

Elaborar peças de comunicação adequados a cada tipo de público e de acordo com as estratégias de mobilização na comunidade e canais; Registro sistemático, visual e documental, de todas as principais atividades. Divulgação do Projeto. Distribuição de materiais. Será buscada o mais amplo apoio dos meios de comunicação locais (jornais, boletins das associações e órgãos de categoria; rádio comunitária e comercial; emissoras televisivas, etc.) assim como dos formadores de opinião (jornalistas e comentaristas, personalidades, etc.).
Destinatários preferenciais
Jovens (18 a 24 anos), Idosos (65 e mais anos), Adultos (25 a 64 anos), Mulheres, Famílias, Migrantes

6. Constituir o espaço lúdico de uso coletivo e experimental para atuação do “Colo 100 Horas”.

Aluguer do espaço de acolhimento. Adequar as instalações. Aquisição de equipamentos – mobiliário, brinquedos, livros, têxteis. Promover campanha de doações, mutirão intergeracional comunitário para limpezas, pequenos reparos, instalações, pinturas, partilha de experiências e competências, que coloquem a comunidade em contato e permitam o estreitamento dos laços.
Destinatários preferenciais
Crianças (0 a 17 anos), Jovens (18 a 24 anos), Idosos (65 e mais anos), Adultos (25 a 64 anos), Mulheres, Famílias, Migrantes

7. Implementação do Plano de Atividades do espaço coletivo “Colo 100 Horas”

Dinamização do espaço coletivo “Colo 100 Horas”. Iniciar escalas de atendimentos rotativo/ diário/ drop-in, fins de semana, e Plano de Atividades pedagógicas (Grupos Aprender, Brincar, Crescer), Workshops (dança, cozinha saudável, etc.); ATLs, Playgrounds; integrando ao uso de outros recursos locais (biblioteca, espaços verdes e comunitários). Ações de literacia em saúde, Tutoria e formação em contexto de apoio ao desenvolvimento profissional. Campanhas de sensibilização, sobre saúde pública, práticas saudáveis com as famílias das mulheres-mães beneficiárias.
Destinatários preferenciais
Crianças (0 a 17 anos), Jovens (18 a 24 anos), Idosos (65 e mais anos), Adultos (25 a 64 anos), Mulheres, Famílias, Migrantes

8. Realizar assistência técnica a Rede “Colo 100 Horas”

Tutoria e formação em contexto sobre empreendimentos autogerido (cooperativismo, associativismo). Iniciar o processo de manutenção autogerido do Espaço “Colo 100 Horas” e processos da Rede. Organizar a obtenção de dados gerenciais; de consumo de materiais e logística de funcionamento. Monitorização e Avaliação.
Destinatários preferenciais
Jovens (18 a 24 anos), Idosos (65 e mais anos), Adultos (25 a 64 anos), Mulheres, Migrantes