" CULTIVAR FUTUROS"
As hortas comunitárias são consideradas como essenciais para uma sustentabilidade das famílias assim como uma oportunidade para mudar hábitos de alimentação e de oportunidades de emprego. Este projeto será localizado no bairro da misericórdia da Conchada, parque de estágio habitacional de Coimbra e em Antanhol. A horta é aberta a todos que quiserem cultivar produtos agrícolas. Os destinatários compartilham vivências e fazem a manutenção do trabalho, assim como articularem a venda dos produtos no mercado do Calhabé. Este projeto tem também como finalidade sensibilizar para a qualidade da saúde para a importância do consumo dos alimentos frescos, do contato com a terra e da expansão de áreas verdes da cidade. Será criada uma plataforma com os produtos agrícolas e onde os participantes possam compartilhar experiências e aprendizados não só relacionado à horta como também aos seguintes temas: meio ambiente, agricultura biológica, empreendedorismo - coletividade etc.
Objetivo geral e justificação
Facilitar o trabalho e rendimento para grupos sociais mais desfavorecidos, diminuindo a pobreza e fomentando o empreendimento, saúde e bem estar nomeadamente junto de idosos, pessoas desempregadas ou sem-abrigo. Justificação: O projeto de hortas comunitárias, tem com base criar um plano técnico agrícola sustentável, segundo o modo de produção biológico; promoção e divulgação e recursos necessários; um plano formativo com vista a induzir capacitação e promover uma potencial integração profissional; um plano de atividades dirigido à comunidade como forma de integração do projeto; avaliação da influência do projeto nos beneficiários, nomeadamente a nível da melhoria das relações sociais e da sua inserção social.
Objetivo específico 1 e justificação
- Promover o bem-estar dos cidadãos, para a melhoria da alimentação e da saúde. Sensibilizar a comunidade a adotar uma alimentação mais sustentável. Pretende-se fazer com que as escolhas saudáveis sejam as escolhas mais fáceis em termos de preço e acesso, promovendo a melhoria da disponibilidade e a composição dos alimentos. As ações são destinadas a garantir e incentivar o acesso e o consumo de determinado tipo de alimentos tendo como objetivo a melhoria do estado nutricional e de saúde da população Um consumo alimentar adequado e a consequente melhoria do estado nutricional dos cidadãos tem um impacto direto na prevenção e controlo das doenças mais prevalentes a nível nacional (cardiovasculares, oncológicas, diabetes, obesidade…).
Objetivo específico 2 e justificação
- Apoiar as famílias no acesso a ferramentas para obterem bens alimentares essenciais; Promover a coesão social mediante a disponibilização de talhões de pequenas dimensões para famílias. Este projeto pode proporcionar à população uma atividade útil, que aumenta a coesão social nos bairros e une as pessoas, promove a comunicação, o intercâmbio de experiências pessoais e da melhoria da sua qualidade de vida. As atividades quotidianas em torno das hortas proporcionam grandes oportunidades de criar novas redes de relações para além do restringido contexto familiar. As HU favorecem a comunicação intergeracional, geram espaços verdes participativos.
Objetivo específico 3 e justificação
- Promover a integração em ações de formação profissional; - Apoiar o autoemprego,- Criar oportunidades de negócio. - Promover a produção local de alimentos. Justificação: Território de intervenção com forte desqualificação, défice acentuado de integração escolar e de qualificações, pelo elevado índice de desemprego As atividades contam com os inputs dos outros parceiros que partilham a missão de promoção da qualidade de vida das suas populações. Assume-se como uma proposta diferenciada de aglutinação de sinergias várias em prol da promoção da melhoria da qualidade de vida dos destinatários. A sua inovação consiste no pressuposto de sustentabilidade do seu funcionamento a longo prazo e no alavancar de alternativas para o resgate da carência económica de agregados familiares. A sustentabilidade está refletida na produção, de produtos hortícolas para comercialização no mercado do Calhabé .
Objetivo específico 4 e justificação
- Sensibilizar para questões ambientais e para a conservação de recursos naturais. - Realizar ações de educação ambiental. Promover um espaço aberto à comunidade, de sensibilização e formação na área agrícola sustentável e ambiental (ações de formação, workshops, palestras ,etc) ; Preservar as áreas verdes da cidade. As atividades têm como finalidade uma agricultura sustentável, segundo o modo de produção biológico. Existe como preocupação a proteção ambiental, fomento da biodiversidade, a criação de infraestruturas ecológicas; preservação e melhoria da fertilidade do solo, diversificação das espécies. Pretende -se aproximar da autossuficiência, não depender totalmente do exterior em matéria de inputs, nomeadamente, sementes, plantas ou fertilizantes. As produções dos produtos serão essencialmente hortofrutícola, embora também se integra o cultivo de outras plantas úteis, como exemplo, plantas aromáticas e medicinais.
Parceria local
Promotora
Centro de Apoio ao Sem Abrigo
Parceira
União das Freguesias de Coimbra
Instituto Politécnico de Coimbra - Escola Superior Agrária
CNA - Confederação Nacional da Agricultura
Casa da Esquina
CEARTE - Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património
União de Freguesia de Assafarge e Antanhol
Ciclos Velozes - Associação
Território(s) de intervenção
1. Segundo os censos 2011 a UFAA é composta por 5302 hab, este território tem um elevado índice de envelhecimento, maior parte dos residentes são beneficiários de RSI. Algum território tem carência de meios que facilitam o acesso à cultura acesso ao emprego.
Assafarge e Antanhol, Coimbra
Critério 1. Condições de habitabilidade deficientes ou precárias, nomeadamente:
Exiguidade do espaço habitável
Desadequação severa dos espaços comuns
Critério 2. Número significativo de moradores com rendimentos baixos ou muito baixos, nomeadamente:
Pessoas em situação de desemprego, lay-off ou precariedade laboral
Pessoas com poucos anos de escolaridade
Pessoas abrangidas por prestações e apoios do subsistema público da ação social
Critério 6. Número significativo de crianças e jovens em idade escolar a não frequentar a escola ou com elevada percentagem de insucesso, nomeadamente por:
Abandono escolar
Falta de condições para aceder ao ensino a distância
Critério 7. Exclusão social
Número significativo de pessoas em situação de exclusão social, isolamento ou abandono, nomeadamente idosos, pessoas em situação de sem abrigo ou vítimas de tráfico
Atividades
1. + SAUDAVEL
Esta atividade consiste em sessões de sensibilização e informação . Sessões sobre sustentabilidade alimentar (conceito referente a uma alimentação com baixo impacto ambiental, que contribui para a segurança alimentar e nutricional da população, assim como para o seu estado de saúde, tanto no presente como no futuro.
Destinatários preferenciais
Crianças (0 a 17 anos), Jovens (18 a 24 anos), Famílias, Pessoas com deficiência
2. O CICLO DO ALIMENTO
Atividade que consiste em sessões de sensibilização e informação sobre o ciclo do alimento como: a) DO PRODUTOR AO CONSUMIDOR b) ALIMENTAÇÃO ESCOLHAS INDIVIDUAIS c) COMPRA E PREPARAÇÃO DO ALIMENTO
Destinatários preferenciais
Crianças (0 a 17 anos), Jovens (18 a 24 anos), Adultos (25 a 64 anos), Famílias, Migrantes, Pessoas com deficiência
3. RECEITAS COM PRODUTOS SAUDAVEIS DA HORTA
Criação de um livro de receitas com produtos saudáveis cultivados na Horta Comunitária.
Destinatários preferenciais
Crianças (0 a 17 anos), Jovens (18 a 24 anos), Famílias, Migrantes, Pessoas com deficiência, Toda a comunidade
4. “CULTIVAR PARA COLHER”
Disponibilização de talhões de terrenos aos cidadãos residentes no concelho, em especial aos mais carenciados, para o cultivo de alimentos agrícolas, e assim ao benefício de hortícolas frescos e saudáveis, produzidos pelo agregado familiar para autoconsumo, auxiliando nas dificuldades económicas sentidas pelas famílias. Os espaços de cultivo permitem a produção de agricultura familiar, querem-se a funcionar de modo sustentável.
Destinatários preferenciais
Adultos (25 a 64 anos), Famílias, Migrantes, Toda a comunidade
5. “O Espantalho”
Concurso de ideias ligado à Agricultura Biológica e Compostagem. Esta atividade tem como principal objetivo atrair a atenção da comunidade escolar e do público em geral em torno da horta comunitária. Atividade vai contar com o apoio dos nossos parceiros para a concretização de uma exposição de Espantalhos. O concurso destina-se a todas as turmas das escolas situadas no território da União de freguesias de Coimbra, que desejem participar nesta iniciativa, sendo que cada turma apenas poderá concorrer com um espantalho.
Destinatários preferenciais
Crianças (0 a 17 anos), Jovens (18 a 24 anos)
6. “RICO CABAZ”
Estabelecer a comercialização de cabazes de frutas e legumes, fomentando uma relação de proximidade entre quem produz e quem consome. Será estabelecido grupos de 3 pessoas que, todas as semanas reúnem as suas produções e preparam um cabaz de hortofrutícolas que entregam diretamente ao consumidor final a um preço fixo e no mercado do Calhabé. Está atividade metodologia ancorada numa Rede de Parceiros com técnicos capacitados para apoiar os destinatários do projeto no processo de produção e comercialização.
Destinatários preferenciais
Adultos (25 a 64 anos), Famílias, Migrantes, Toda a comunidade
7. FORMAR - SABERES
Esta atividade tem como finalidade a inclusão social e autonomia de pessoas adultas no mercado trabalho. Esta atividade inclui algumas etapas: 1.ª Formação no setor agroalimentar, comercio e indústria, competências socioprofissionais e práticas. 2 ª– Cultivar a Terra - produção hortícola 3.ª Venda local de produtos frescos (possível através das várias parcerias.
Destinatários preferenciais
Jovens (18 a 24 anos), Adultos (25 a 64 anos), Famílias, Migrantes, Pessoas com deficiência, Toda a comunidade
8. COIMBRA + VERDE
Criação de uma plataforma de apoio a venda de produtos e como forma de comunicação com a população através do marketing digital. Com a crescente presença da tecnologia no quotidiano esta plataforma vai conscientizar as pessoas sobre a importância de cuidarmos do meio ambiente no geral. Além disso, tais ações estimulam hábitos sustentáveis e trazem desenvolvimento humano e social. Plataforma de alimentos frescos com serviço de entregas. Plataforma que liga os proprietários de terras do Concelho de Coimbra os nossos destinatários em cultivá-la,
Destinatários preferenciais
Toda a comunidade
9. AGRICULTURA E O AMBIENTE
Sessões de sensibilização sobre os problemas ambientais - A importância de sensibilizar para questões ambientais e para a conservação de recursos naturais. - Sessões sobre agricultura sustentável - -Pretende-se sensibilizar as pessoas adotarem este tipo de agricultura de forma a entenderem a integração dos bens e serviços dos ecossistemas no processo de produção.
Destinatários preferenciais
Toda a comunidade
10. UM DIA NA HORTA
Proporcionar ás crianças e jovens do concelho de Coimbra o contacto com a terra/horta, esta atividade tem como finalidade aproximar as crianças e jovens com a natureza, gerando uma importante relação afetuosa. Um dos maiores ganhos proporcionados pelas visitas às hortas é incentivar os pequenos a amar e cuidar da natureza. O facto de plantar, zelar pelos alimentos que proveem da terra enquanto estão a crescer e depois colher e comer o fruto ensina as crianças que, quando cuidamos do meio ambiente com carinho, ele pode nos retribuir positivamente
Destinatários preferenciais
Crianças (0 a 17 anos), Jovens (18 a 24 anos)