N. 543/2020

Tipo de projeto e valor máximo de financiamento

Projeto integrado (máximo 50.000 Euros)

Eixos de intervenção em que se enquadra o projeto

Financiamento

Valor solicitado

49.837,00 €

Valor de outros financiamentos

24.606,00 €

Valor total

74.443,00 €
Mapa de localização da candidatura


Mapa das candidaturas financiadas


Centro de Recursos Digitais

O Centro de Recursos Digitais é um espaço de capacitação da comunidade a nível da informática, multimédia, potencializando o acesso a serviços online, de forma a melhor se adaptarem à realidade trazida pela Pandemia Covid 19. Pretende ainda ser um veículo importante para a criação de conteúdos digitais, tendo em conta a tendência das futuras profissões. Este projeto nasce da necessidade diagnosticada por um conjunto de parceiros formais e informais que identificaram que, face a um mundo cada vez mais digital é fulcral promover competências digitais na comunidade. Este centro de recursos digitais engloba assim o livre acesso a rede internet e os recursos existentes, formações de capacitação, workshops, sessões de informação/sensibilização e produção de conteúdos on line. Sem esquecer que há uma estreita relação a nível profissional entre a carência de competências digitais e a dificuldade em encontrar emprego.

Objetivos

Objetivo geral e justificação

Promover a capacitação da comunidade a nível das ferramentas digitais, de forma a exercer uma cidadania ativa na comunidade da Serra das Minas. Pretende-se assim, promover a inclusão digital de forma a minimizar os impactos acentuados pela situação de pandemia. A Serra das Minas trata-se de grande centro urbano da freguesia de Rio de Mouro, com forte presença de migrantes, registando elevada presença de população juvenil que se encontra em situação de desocupação, baixos índices de escolaridade e com desafios de acesso a bens e serviços essenciais; marcada ainda por narrativas estigmatizantes. A pandemia aprofundou assimetrias, reforçadas pela digitalização de serviços públicos e por necessidade de literacia em Saúde, em particular das medidas preventivas e de apoio. Centro de Recursos Digitais, propõem assim, o desenvolvimento de competências, que permitam facilitar os processos inclusivos, resilientes e saudáveis da comunidade de forma a combater às consequências da pandemia.

Objetivo específico 1 e justificação

1) Promover condições para navegação online e de acesso aos serviços essenciais para realização do quotidiano. Por forma a minimizar consequências que a pandemia veio acentuar, em particular junto de comunidades mais vulneráveis a situações de exclusão, pretende-se investir na dimensão associada à literacia digital, criando condições físicas, materiais e de desenvolvimento do capital humano. Prevê-se desenvolvimento de ações que promovam aumento de competências digitais à comunidade, uma vez que a acelerada digitalização dos serviços, provocou maior distanciamento entre quem tem menos recursos e menor literacia. O Centro de Recursos Digitais, assume-se enquanto oportunidade que proporciona mais oportunidades de mobilidade, exercício de direitos e crescimento pessoal e comunitário.

Objetivo específico 2 e justificação

2) Capacitar a comunidade para a linguagem multimédia e despertá la para a sua potencialidade, criando condições para a expressão da capacidade criativa, do potencial humano e de resgaste de memórias, que minimizem estigmas e promovam uma imagem positiva do território. O território assume preponderância de residentes jovens, em situação de desocupação, com baixos índices de escolaridade, indicando relatórios da DGRSP e PSP, elevado número de pedidos de relatórios e audições pelo tribunal e elevado número de suspeitos de crime (em 2016, constituía-se enquanto 3ª freguesia com maior número de suspeitos). Pretende-se investir num programa formativo na área da multimédia, linguagem apreciada pela comunidade juvenil, pretendendo-se com o mesmo: » criação de conteúdos que permitam promover a comunidade, dar a conhecer a sua história, serviços locais, cultura, assumindo-se como espaço de criação, que reforce imagem e vínculo identitário.

Objetivo específico 3 e justificação

3) Capacitar a comunidade para competências relacionais e vivências digitais. Na atual situação de pandemia, necessidade de confinamento e adopção de novos instrumentos on-line, as “relações virtuais” assumiram outra preponderância no quotidiano dos cidadãos. Neste contexto, torna-se essencial desenvolver ações que apoiem o fortalecimento de competências comportamentais que permitam aumentar o bem estar pessoal e social, por forma a continuar-se a valorização de competências de socialização, e maior integração profissional e social. Propõe se realização de workshops dirigidas ao desenvolvimento de soft skills essenciais para ultrapassar esta fase da pandemia sem que dai advenham novos problemas. Propõe se trabalhar competências ao nível da comunicação, inteligência emocional, motivação, competências emocionais, relações interpessoais, entre outras a serem identificadas pela própria comunidade enquanto necessárias.

Objetivo específico 4 e justificação

4) Facilitar o acesso a redes e equipamentos. Pretende-se disponibilizar recursos tecnológicos e rede de internet a comunidade de forma a facilitar o acesso aos bens e serviços essenciais. Dado a vulnerabilidade do território e aos fracos rendimentos das famílias, e ao aumentos do desemprego no país, muitas famílias não têm acesso a equipamentos adequados para acederem a internet de forma a acederem aos e serviços locais, por exemplo, para procurar casa/quarto/emprego, participarem em reuniões dos seus educandos, fazer agendamentos junto dos serviços públicos, solicitar serviços, etc, por meios digitais. Embora algumas possam ter equipamentos, não têm internet para suportar as aplicações.

Objetivo específico 5 e justificação

Sensibilizar a comunidade sobre comportamentos ajustados a saúde pública e a situação de pandemia. Segundo o INE, a freguesia tem cerca de 47,311 residentes, com uma densidade populacional de 2,868 hab./km2. No que se refere à faixa etária da população destaca-se o volume maior sobre a população em idade ativa. Os censos de 2011 mostram que residiam 47 311 indivíduos. Tendo em conta a densidade populacional torna-se importante promover ações de sensibilização sobre temáticas ligadas a saúde e a saúde pública neste contexto de pandemia de forma sensibilizar a população para adoção de comportamentos ajustados a situação de pandemia. Neste sentido propõe-se a realização de sessões informativas, workshops, virtuais e presencias, sobre prevenção de doenças, saúde e bem-estar em articulação com o ACES Sintra, proteger a população prevenindo situações que possam agravar as consequências da pandemia.

Parceria local

Promotora

Associação Luso Caboverdeana de Sintra

Parceira

Fundação Aga Khan Portugal
Associação Juvenil Ponte
STU2635
Carla Franco
Câmara Municipal de Sintra
Junta de Freguesia de Rio de Mouro
UA- união audiovisual grupo informal de apoio alimentar aos profissionais técnicos ou artistas da cultura

Território(s) de intervenção

1. Serra das Minas

Rio De Mouro, Sintra
Critério 2. Número significativo de moradores com rendimentos baixos ou muito baixos, nomeadamente:
Pessoas em situação de desemprego, lay-off ou precariedade laboral
Pessoas com poucos anos de escolaridade
Pessoas abrangidas por prestações e apoios do subsistema público da ação social
Pessoas indocumentadas, requerentes de asilo, refugiados, apátridas ou em condições semelhantes
Critério 3. COVID-19
Número significativo de pessoas de risco em caso de COVID-19, nomeadamente idosos e portadores de doenças crónicas
Critério 6. Número significativo de crianças e jovens em idade escolar a não frequentar a escola ou com elevada percentagem de insucesso, nomeadamente por:
Abandono escolar
Falta de condições para aceder ao ensino a distância
Critério 7. Exclusão social
Número significativo de pessoas em situação de exclusão social, isolamento ou abandono, nomeadamente idosos, pessoas em situação de sem abrigo ou vítimas de tráfico

Atividades

1. Capacitação para acesso a serviços online

Ações de formação para acesso às várias plataformas dos serviços públicos, workshop de segurança na internet, acesso às plataformas de reunião, criação e gestão de contas de correio eletrónico. As ações serão acessíveis a toda a comunidade, sendo ministradas via online e presencial, consoante o nível de cada grupo. Serão facilitadas pelo técnico afeto ao projeto e por voluntários/Consultores. Os temas das ações de formação serão feitas consoante a auscultação das necessidades dos destinatários.
Destinatários preferenciais
Toda a comunidade

2. Workshops de multimédia

Workshops de multimédia para capacitar na criação de conteúdos digitais. Os participantes terão formação para criação e edição de Áudio, vídeo, imagem, texto e outras valências que possam ser do interesse do publico alvo. Estes workshops terão a duração de cerca de 110H. Os horários, nº de horas e temas dos workshops serão definidos de acordo com a auscultação dos participantes.
Destinatários preferenciais
Jovens (18 a 24 anos), Adultos (25 a 64 anos)

3. Promoção da dinâmica comunitária nas redes

Gestão de redes sociais e manutenção de sites criando conteúdos de promoção da dinâmica comunitária online. Será criado o website da Serra das Minas, para promoção da localidade de forma a dar visibilidade à sua história, comércio local, entidades, projetos locais de forma a estimular o sentido de pertença e projetar uma boa imagem do território. A atualização das redes será feita regularmente (2 vezes por semana) recorrendo aos conteúdos criados no Projeto e será dinamizada pelo técnico do mesmo, voluntários e os próprios destinatários. Será contratado um consultor para a criação do website.
Destinatários preferenciais
Jovens (18 a 24 anos), Adultos (25 a 64 anos)

4. Centro de Recursos Digitais

O centro de recursos Digitais acolherá toda a comunidade que queira capacitar-se a nível de competências digitais. Funcionará de terça a sábado das 14h às 20h. O Centro terá um técnico com um afeto que será o responsável pela execução do projeto, planificação e dinamização das atividades, bem como a monitorização dos voluntários, dos consultores e dos destinatários.
Destinatários preferenciais
Toda a comunidade

5. Workshops Soft skill's

Num mundo cada vez mais digital as pessoas tendem a perder competências de socialização. Para colmatar as consequências do mundo digital serão realizadas workshops para capacitar a comunidade para o mundo digital sem perder competências relacionais. As ações serão realizadas online e presencial e terão a duração de 3 horas cada. Serão realizadas 117h de workshops ao longo do projeto. Os skills identificados para serem trabalhados serão a inteligência emocional, comunicação, relações interpessoais. Outros skills serão identificados aquando da auscultação dos próprios destinatários do Projeto.
Destinatários preferenciais
Toda a comunidade

6. Workshop de Promoção de atividades desportivas online

Workshops online para promoção das atividades desportivas para promover a saúde e bem estar física e psicológica da comunidade sem sair de casa. Será contratado consultores para a realização da atividade semanal com duração de 1 hora. Serão realizadas atividades desportivas on line, tais como, o Yoga, Zumba, entre outras dinâmicas identificadas pelo publico alvo.
Destinatários preferenciais
Toda a comunidade

7. "Talks" semanais

Serão convidadas pessoas da comunidade para um debate on line sobre diversas temáticas, na qual os convidados são especialistas. Será feito um levantamento das temáticas a serem abordadas junto da população e serão convidados especialistas nas áreas para serem oradores. A atividade será realizada semanalmente, via online.
Destinatários preferenciais
Toda a comunidade

8. Sessões de Informação/sensibilização

Sessões de informação/sensibilização sobre temáticas ligadas às doenças de saúde crónicas que podem agravar os sintomas do Covid 19, bem como DST , nutrição e comportamentos ajustados ao contexto de pandemia. Serão realizadas 12 sessões ao longo do projeto (1 por mês), cada uma com duração de 2 horas. Estas sessões serão realizadas em articulação com o ACES de Sintra e com recurso a voluntários especialistas nas áreas definidas. Serão realizadas online, podendo ser também presenciais.
Destinatários preferenciais
Toda a comunidade