O2 –Oportunidades para Tod@s
Visando promover a empregabilidade e a integração social dos habitantes dos bairros da Biquinha e do Seixo, com especial foco nos jovens, contribuindo para quebrar os círculos de pobreza e falta de oportunidades em que estão aprisionados, o projeto O2 –Oportunidades para Tod@s é concebido numa triangulação entre a intervenção nos bairros, onde os processos dos jovens têm início e se pretende que produzam retorno, a escola (E2OM), que trabalha para potenciar as possibilidades dos jovens e criar pontes com as outras áreas problemáticas da vida dos jovens, e as empresas, vértice essencial na promoção da sua inserção no mercado de trabalho e, de uma forma geral, na sociedade, enquanto cidadãos de pleno direito, e potenciais beneficiadoras dos seus talentos e capacidades.
Objetivo geral e justificação
O2 pretende essencialmente promover a inserção social dos habitantes dos bairros-alvo, nomeadamente jovens, em risco ou situação efetiva de exclusão social, através do fortalecimento da empregabilidade, a vários níveis, aprofundando a intervenção da AE2O junto dos bairros de proveniência maioritária dos jovens atendidos pela E2OM e suas comunidades de origem para, em articulação com outras instituições que atuam localmente, promover uma ação que os envolva diretamente na definição das respostas às suas necessidades primordiais, nomeadamente ao nível da inserção socioprofissional. Com 15 anos de intervenção no território, a E2OM poderia assim, de uma forma mais abrangente, contribuir para a compensação, intervenção e prevenção do abandono precoce e das suas consequências ao nível da exclusão social, bem como das circunstâncias que lhe estão subjacentes, num país com uma das mais altas taxas de APEF da Europa, uma das principais causas do desemprego jovem e de vulnerabilidade à pobreza.
Objetivo específico 1 e justificação
Facilitar a sinalização de casos que necessitem de intervenção, e a necessária ação correspondente nos bairros em causa, através da constituição de um sistema "radar" que torne mais eficiente e abrangente a atuação da E2OM junto do seu público-alvo, em resposta às elevadas percentagens de abandono e insucesso escolar nas comunidades de origem com maior representação, mas também das restantes instituições com atuação local. As respostas dependerão das necessidades específicas, podendo passar pelo apoio a escolas locais no desenvolvimento de metodologias alternativas para fazer face às dificuldades dos jovens em risco de abandono ou pela integração em percursos formativos (tais como os oferecidos pela E2OM) daqueles que se encontram em abandono efetivo.
Objetivo específico 2 e justificação
Por um lado, promover o desenvolvimento das competências e talentos dos residentes locais, bem como uma perspetiva positiva sobre a escolarização, nomeadamente relativamente aos jovens em situação ou risco de abandono precoce da educação e formação, facilitando as suas aprendizagens, apoiando as ofertas educativas nas quais estão inseridos ou encaminhando-os para respostas alternativas, nomeadamente as oferecidas pelas escolas e iniciativas de segunda oportunidade. Por outro lado, fazer eco destas aprendizagens nas comunidades, colocando os recursos de formação da E2OM ao serviço, não só dos jovens que a frequentam como também das comunidades nas quais se inserem, permitindo responder às carências particulares dos residentes nos bairros em causa, com serviços necessários e atividades que lhes possam ser úteis, e, simultaneamente, enriquecer as competências adquiridas pelos jovens em formação com experiências num terreno que lhes é familiar e dar-lhes visibilidade a nível local.
Objetivo específico 3 e justificação
Dando uma dimensão de maior alcance à intervenção, criar pontes sustentáveis entre os jovens, em formação ou já certificados, e potenciais empregadores, bem como com respostas sociais que possam promover a sua autonomização a outros níveis, como seja a habitação. Num momento em que a taxa de desemprego jovem em Portugal ultrapassa de novo os 20%, chegando ao 3.º valor europeu mais expressivo de 2020, uma ação neste sentido, especialmente junto de uma faixa da população naturalmente mais afetada por esta realidade, torna-se (des)proporcionalmente mais necessária. Sendo meta essencial da E2OM a promoção da integração social dos jovens que atende, e, ainda que garantindo o acompanhamento pós-formação, não tendo ainda conseguido cumprir na totalidade o objetivo de o fazer consistentemente, a criação de uma estrutura que pudesse servir este propósito seria essencial para garantir uma ação o mais completa e abrangente possível.
Parceria local
Promotora
AE2O - Associação para a Educação de Segunda Oportunidade
Parceira
Associação para o Planeamento da Família
ADEIMA
Agrupamento de Escolas de Padrão da Légua
MatosinhosHabit
Junta de Freguesia de Matosinhos e Leça da Palmeira
Junta da União das Freguesias São Mamede de Infesta Senhora da Hora
Território(s) de intervenção
1. Bairro da Biquinha
Matosinhos e Leça da Palmeira, Matosinhos
Critério 2. Número significativo de moradores com rendimentos baixos ou muito baixos, nomeadamente:
Pessoas em situação de desemprego, lay-off ou precariedade laboral
Pessoas com poucos anos de escolaridade
Pessoas abrangidas por prestações e apoios do subsistema público da ação social
Critério 6. Número significativo de crianças e jovens em idade escolar a não frequentar a escola ou com elevada percentagem de insucesso, nomeadamente por:
Abandono escolar
Falta de condições para aceder ao ensino a distância
Critério 7. Exclusão social
Número significativo de pessoas em situação de exclusão social, isolamento ou abandono, nomeadamente idosos, pessoas em situação de sem abrigo ou vítimas de tráfico
2. Bairro do Seixo
São Mamede de Infesta e Senhora da Hora, Matosinhos
Critério 2. Número significativo de moradores com rendimentos baixos ou muito baixos, nomeadamente:
Pessoas em situação de desemprego, lay-off ou precariedade laboral
Pessoas com poucos anos de escolaridade
Pessoas abrangidas por prestações e apoios do subsistema público da ação social
Critério 6. Número significativo de crianças e jovens em idade escolar a não frequentar a escola ou com elevada percentagem de insucesso, nomeadamente por:
Abandono escolar
Falta de condições para aceder ao ensino a distância
Critério 7. Exclusão social
Número significativo de pessoas em situação de exclusão social, isolamento ou abandono, nomeadamente idosos, pessoas em situação de sem abrigo ou vítimas de tráfico
Atividades
1. Contratar técnico comunitário, de Follow-Up e Inserção Sócio Laboral para intervenção nos bairros em causa, de forma especial junto da comunidade cigana, em articulação com instituições locais e através do estabelecimento e acompanhamento de equipas
Ação centrada no planeamento de percursos individuais e projetos educacionais; acompanhamento, organização e documentação de percursos individuais e coletivos (escolares, formativos/profissionais); estabelecimento de processos de comunicação entre jovens, empresas e equipas pedagógica e psicossocial; realização de estudos estatísticos; formações para integração profissional (mobilidade, competências de procura de trabalho, comunicação); apoio na procura de estágios e a projetos individuais de inserção laboral; criação de estratégias de desenvolvimento pessoal e social com empresas e formadores
Destinatários preferenciais
Crianças (0 a 17 anos), Jovens (18 a 24 anos), Adultos (25 a 64 anos)
2. Apoiar a constituição de grupos de jovens mediadores comunitários e interculturais (jovens que já frequentaram, frequentam ou poderão vir a frequentar a E2OM)
De entre os jovens com mais potencial de liderança, será escolhido grupo que identifique as necessidades locais e as sinalize (mormente casos de abandono precoce, dificuldades concretas das famílias, aspirações dos jovens e outras), colaborem com as instituições locais capazes de apoiar a satisfação dessas necessidades, e, por fim, promovam atividades que reabilitem o espaço público e a identidade da comunidade. Preparados enquanto agentes de mediação e potenciais futuros promotores de associativismo local, constituirão garantia de correspondência das atividades às necessidades das comunidades
Destinatários preferenciais
Jovens (18 a 24 anos), Adultos (25 a 64 anos)
3. Apoio a escolas locais no desenvolvimento de metodologias alternativas para fazer face às dificuldades dos jovens em risco de abandono
Através de formações específicas e de intervenções pontuais, promovendo, nomeadamente, a reflexão acerca da importância da educação e as consequências do abandono precoce, e a experiência de diferentes técnicas de aprendizagem (nomeadamente da educação não formal, mais próxima das suas realidades particulares), prevenir esse mesmo abandono, reforçando a consciencialização dos jovens relativamente ao fenómeno e contribuindo para uma experiência escolar menos penosa e mais provida de sentido e entusiasmo para os jovens alunos.
Destinatários preferenciais
Crianças (0 a 17 anos), Jovens (18 a 24 anos)
4. Integração dos jovens que se encontram em abandono efetivo em percursos formativos alternativos, nomeadamente os oferecidos pela E2OM
Oferecendo uma experiência educacional alternativa baseada em planos individuais de formação, reconhecimento, validação e certificação de competências adquiridas nas atividades formativas e também ao longo da vida, explorando metodologias inovadoras e criativas na promoção da educação não formal, a educação de segunda oportunidade centra-se, simultaneamente, no desenvolvimento de competências psicossociais, nomeadamente associadas à procura de emprego, revelando-se adequada às necessidades e características pessoais de muitos daqueles que não encontraram nas escolas formais percurso adequado.
Destinatários preferenciais
Jovens (18 a 24 anos), Adultos (25 a 64 anos)
5. Oferta de oficinas e serviços associados às áreas de formação vocacional, profissional e de desenvolvimento pessoal e social promovidas pela E2OM (Cozinha, Reparações, Artes e DPS)
Desenvolvimento de atividades formativas pontuais, oferta de serviços ou promoção de eventos destinados à comunidade, recorrendo aos talentos e competências desenvolvidos pelos jovens durante o seu percurso escolar, nomeadamente: oficinas de técnicas agrícolas e cozinha saudável, serviço de cozinha social, serviços de pequenas reparações (costura, carpintaria, eletrónica), pintura de murais em espaços comunitários ou de paredes em casas particulares, sessões de exercício físico, Dança, Música, Teatro e Storytelling, eventos culturais (focados, nomeadamente, na cultura local).
Destinatários preferenciais
Toda a comunidade
6. Criação de uma rede de empresas, disponíveis a oferecer, àqueles que já reúnam condições para aproveitá-las, oportunidades de emprego, facilitando a sua autonomização.
Apoiar a congregação de empresas associadas às áreas de formação vocacional promovidas pela E2OM (Cozinha, Reparações, Artes), bem como outras, que possam abranger diferentes talentos e competências desenvolvidos, nomeadamente, pelos jovens dos bairros associados, e facilitar o contacto destes com aquelas e vice-versa, respondendo, por um lado, às suas necessidades socioeconómicas e, por outro, apoiando a atividade das empresas em causa, através de programas de estágios e/ou emprego efetivo. O apoio em termos de apoio à habitação, será também garantido por parte de um dos parceiros associados
Destinatários preferenciais
Jovens (18 a 24 anos), Adultos (25 a 64 anos), Famílias