N. 583/2020

Tipo de projeto e valor máximo de financiamento

Serviço à comunidade (máximo 25.000 Euros)

Eixos de intervenção em que se enquadra o projeto

Financiamento

Valor solicitado

€ 25,000.00

Valor de outros financiamentos

€ 0.00

Valor total

€ 25,000.00
Mapa de localização da candidatura


Mapa das candidaturas financiadas


Mentores Romani

Em articulação com outras entidades, no período de 12 meses, o projeto tem como objetivo geral a valorização e continuidade escolar das crianças e jovens ciganos das comunidades ciganas do Bairro da Paradinha/Viseu (70% das famílias residentes). O Projeto prevê atuar ao nível da educação usando a mediação, as explicações escolares e a mentoria como metodologias. As explicações servirão para reforçar as aprendizagens e o desempenho escolar, a mediação para "construir pontes" com os estabelecimentos de ensino e formação profissional da cidade e a criação de uma equipa de mentores/tutores (com recurso a alguns estudantes ciganos no ensino superior e outros do secundário) que acompanharão 20 crianças e jovens e respetivas famílias no seu percurso escolar. Na área da saúde o projeto incidirá na prevenção ao contágio do COVID-19 através de sessões de sensibilização e distribuição de produtos de proteção individual aos residentes.

Objetivos

Objetivo geral e justificação

Valorização e continuidade escolar das crianças e jovens ciganos das comunidades ciganas do Bairro da Paradinha/Viseu. Preconceito racial, Pobreza; Crianças pouco induzidas familiarmente para a escola; Falta de expectativas, a escola não é ainda considerada como suficientemente significativa para as suas vidas quotidianas, são " orientadas" para um tipo específico de trabalho - o de feirante. Falta de referências educativas dos pais ciganos e modelos, A escola instituição continua “mergulhada” na dificuldade em se enquadrar no sistema de escola aberta á diversidade multicultural. Conteúdos Programáticos escolares pouco flexíveis.

Objetivo específico 1 e justificação

Promover a escolarização e melhorar o sucesso escolar. Falta de assiduidade, pontualidade, poucas expectativas relativamente à escola, taxa de reprovação alta ou abandono escolar a partir do 3º ciclo sobretudo das meninas, falta de incentivo familiar, pouca participação dos pais no percurso escolar dos filhos. Inexistência de uma associação que tenha como objetivos a promoção da escolarização nas comunidades ciganas.

Objetivo específico 2 e justificação

Potenciar os percursos educativos dos alunos com um acompanhamento de mentoria. A mentoria pode-se definir como uma relação pessoal em que um adulto orienta, apoia de forma consistente com o objetivo de potenciar competências em crianças ou jovens relacionadas com a aprendizagem e desenvolvimento humano. Nessa relação entre mentor e mentorando há compensações para ambos, para o mentor há a satisfação e reconhecimento social por ajudar outro, para o mentorando há a aquisição de conhecimentos e o crescimento pessoal. Pode-se dizer que todo mentor é professor, treinador, conselheiro, amigo.

Objetivo específico 3 e justificação

Promover a diversidade e o conhecimento através de sessões sobre História e Cultura Cigana para professores, técnicos, assistentes operacionais, alunos não ciganos. Desconhecimento das especificidades culturais por parte dos professores e outros agentes educativos e os restantes alunos da escola o que proporciona choques culturais, desconfiança e relações frias.

Objetivo específico 4 e justificação

Potenciar a mediação como ferramenta para criação de “pontes” Através da mediação, facilitar e apoiar os professores na criação de “pontes” com os alunos e pais ciganos. Face á necessidade e ausência de respostas, o mediador surge como alguém da comunidade que de forma espontânea remedia as dificuldades do serviço em público no contato com os grupos culturais bem como facilita a resolução de problemas do próprio grupo. A mediação é o método consensual de solução de conflitos, que visa a facilitação do diálogo entre as partes, para que melhor administrem seus problemas e consigam, por si só, alcançar uma solução. Viseu não tem nenhum mediador cigano afeto a escolas na cidade.

Objetivo específico 5 e justificação

Aumentar a consciência preventiva face ao COVID-19 As justificações são a Iliteracia, escassez financeira para compra de máscaras e outros produtos. Muita mobilidade de alguns residentes para as feiras e mercados. Relaxamento do uso de máscaras e outros no bairro. "Sentimento de imunidade" devido á sua fé cristã.

Parceria local

Promotora

Letras Nómadas- Asssociação de Investigação e Dinamização das Comunidades Ciganas

Parceira

Associação Social Recreativa Cultural Cigana de Coimbra
Grupo Ativo Comunitário Cigano de Viseu do Programa ROMED

Território(s) de intervenção

1. Bairro Social da Paradinha

Repeses e São Salvador, Viseu
Critério 1. Condições de habitabilidade deficientes ou precárias, nomeadamente:
Mau estado das habitações, por deficiente construção, falta de manutenção ou por estarem situadas em territórios afetados por incêndios nos últimos cinco anos
Critério 2. Número significativo de moradores com rendimentos baixos ou muito baixos, nomeadamente:
Pessoas em situação de desemprego, lay-off ou precariedade laboral
Pessoas com poucos anos de escolaridade
Pessoas abrangidas por prestações e apoios do subsistema público da ação social
Pessoas indocumentadas, requerentes de asilo, refugiados, apátridas ou em condições semelhantes
Critério 3. COVID-19
Número significativo de pessoas de risco em caso de COVID-19, nomeadamente idosos e portadores de doenças crónicas
Critério 4. Número significativo de pessoas com constrangimentos de acesso a cuidados de saúde, nomeadamente por:
Falta de condições de mobilidade e transporte
Falta de capacidade económica para aquisição de medicamentos
Critério 6. Número significativo de crianças e jovens em idade escolar a não frequentar a escola ou com elevada percentagem de insucesso, nomeadamente por:
Abandono escolar
Falta de condições para aceder ao ensino a distância
Critério 7. Exclusão social
Número significativo de pessoas em situação de exclusão social, isolamento ou abandono, nomeadamente idosos, pessoas em situação de sem abrigo ou vítimas de tráfico

Atividades

1. Apresentação Pública do Projeto

Apresentação pública do projeto para dar a conhecer aos órgãos do poder local e às entidades os objetivos e atividades do projeto.
Destinatários preferenciais
Toda a comunidade

2. Somos facilitadores!

Ministração de 5 sessões sobre mediação intercultural para os 2 mediadores que irão intervir nas escolas de forma a adquirirem competências e ferramentas que permitam criar pontes entre as famílias, crianças e agentes da escola.
Destinatários preferenciais
Adultos (25 a 64 anos), Toda a comunidade

3. Mentoria

3 Sessões sobre mentoria escolar com o objetivo de formar os 6 mentores da comunidade cigana (estudantes do ensino superior, estudantes do secundário) das ferramentas necessárias para atuarem como tal junto dos alunos, pais/encarregados de educação e agentes educativos.
Destinatários preferenciais
Adultos (25 a 64 anos)

4. “Vamos à Escola!”

Identificação das escolas e professores que serão pessoas de contacto com o projeto e estabilização de parcerias com as mesmas direções escolares.
Destinatários preferenciais
Crianças (0 a 17 anos), Jovens (18 a 24 anos), Adultos (25 a 64 anos), Famílias

5. “Criar Pontes”

Semanalmente e até ao final do ano letivo, para acompanhar e facilitar a progressão das explicações escolares. 3 facilitadores irão 3 x por semana às escolas para criar pontes entre a escola, pais e alunos ciganos de forma a efetivar diálogo, combater a falta de assiduidade, a falta de pontualidade, descodificação de linguagens e incentivar e acompanhar os pais/encarregados de educação a participarem mais no percurso escolar dos filhos e assoc. de pais, apoio aos professores em atividades não curriculares como são passeios, visitas culturais e de lazer.
Destinatários preferenciais
Crianças (0 a 17 anos), Jovens (18 a 24 anos), Famílias, Toda a comunidade

6. “Eles são o futuro, mãos à obra ” Mentoria

Melhorar a performance dos alunos e participação dos pais a nível do percurso escolar dos filhos. Quinzenalmente (sábado) os mentores visitam os seus mentorandos e respetivas famílias, apoiam nas tarefas escolares, de tarde vão com os mesmos fazer visitas culturais, de exploração como recompensa pelo seu desempenho escolar. Mensalmente os alunos serão premiados pelo seu desempenho escolar com compra de materiais escolares ou outros. Uma vez por mês irão monitorizar/acompanhar os encarregados de educação dos seus mentorandos em reuniões com a professora ou diretora de turma.
Destinatários preferenciais
Crianças (0 a 17 anos), Jovens (18 a 24 anos), Famílias, Toda a comunidade

7. As explicações escolares

Visando colmatar as dificuldades dos alunos em disciplinas ou matérias onde tenham dificuldade, duas vezes por semana os participantes terão explicações escolares a serem ministradas por 2 professores/explicadores especializados no espaço da associação no bairro e com flexibilidade de horários de forma a ajustarem se aos horários dos alunos participantes. Uma vez por semana os alunos participantes terão os seus mentores também na posição de facilitadores nas explicações. Mensalmente serão atribuídos às famílias mais comprometidas e mais assíduas ao projeto cartões pré pagos em bens alimentares
Destinatários preferenciais
Crianças (0 a 17 anos), Jovens (18 a 24 anos), Famílias

8. Avaliação Intercalar

De forma a conseguir corrigir, melhorar ou mesmo reorganizar o projeto, avaliar com as famílias e alunos participantes Reunião de avaliação com os parceiros, mentores e explicadores, mediadores e ainda com as escolas.
Destinatários preferenciais
Crianças (0 a 17 anos), Jovens (18 a 24 anos), Adultos (25 a 64 anos), Famílias

9. “Riqueza Cultural”

Promover a interculturalidade nas escolas 1 Formação acreditada para professores sobre História e Cultura Cigana 1 Sessão sobre História e Cultura Cigana para auxiliares ação educativa e outros agentes/técnicos 3 Sessões sobre História e Cultura Cigana para os alunos em geral, encarregados de educação/associação de pais
Destinatários preferenciais
Toda a comunidade

10. Eu consigo, tu também!

Elaboração de 3 produtos do projeto 1. Uma brochura com contos, poesia cigana, gastronomia, histórias de vida e provérbios ciganos. 2. Um vídeo final do projeto com os testemunhos dos intervenientes e público-alvo. 3. Uma mini-campanha audiovisual que será elaborada durante o desenvolvimento do projeto com os alunos participantes “ Eu consigo, tu também!”
Destinatários preferenciais
Toda a comunidade

11. A escolarização é o futuro

Com os residentes e mentores fazer 2 reuniões de reflexão para a importância da criação de uma associação local com objetivos direcionados para a importância da promoção da escola nas comunidades ciganas. 2 Sessões sobre a importância do associativismo. 3. Apoio na Legalização da associação.
Destinatários preferenciais
Toda a comunidade

12. Mais vale prevenir

Os mediadores em articulação com os serviços de saúde organizar e realizarem 1 Sessão sobre a prevenção do COVID-19 no bairro. Distribuição quinzenal de produtos de proteção individual COVID-19 a todos os residentes.
Destinatários preferenciais
Toda a comunidade

13. Vamos aprender sobre associativismo

Promover 3 sessões junto dos corpos gerentes da nova associação de forma a desenvolverem competências na gestão financeira, na elaboração de projetos e planos anuais de atividades e implementação das atividades da associação.
Destinatários preferenciais
Adultos (25 a 64 anos), Mulheres

14. Até já!

Reuniões de avaliação final com parceiros e entidades de articulação bem como o público-alvo. Sessão de apresentação dos resultados do projeto e dos produtos do projeto.
Destinatários preferenciais
Toda a comunidade

15. Iº Encontro Regional de Jovens Ciganos Estudantes e famílias de Portugal

Encontro de 1 dia aberto à comunidade geral com o máximo de 40 pessoas, tendo como objetivo geral Incentivar os alun@s e pais ciganos, para a importância da escola. A parte da manhã será reservada para apresentação de boas práticas, role models e estudos de espertos portugueses na temática. A parte da tarde terá um momento de divisão dos participantes em grupos de trabalhos e as conclusões dos mesmos grupos.
Destinatários preferenciais
Toda a comunidade