Circular - A Loja Colaborativa da EN2
A Loja Colaborativa “Circular” será criada pela Associação iCreate em Poiares, ao km 248 da Rota da Estrada Nacional 2. A EN2 é uma estrada nacional mítica que atravessa o concelho de Vila Nova de Poiares. A loja capacitará e valorizará as mulheres artesãs da rota a partir da partilha de saberes em conjunto numa localidade que é atravessada pela estrada. Uma loja colaborativa é habitualmente composta por espaços diversificados, cubos, prateleiras e/ou outras formas de exposição, que funcionam como mini lojas que partilham o mesmo espaço. Estes espaços dentro da loja são cedidos a diferentes criativas (artesãs, designers, artistas, estilistas,...) que encontram uma forma acessível de vender, mostrar e promover as suas criações e marcas, acrescentando-se o cubo imaterial, o da aprendizagem em conjunto. Na parede exterior da loja alvo deste projeto foi recentemente pintado um mural alusivo à EN2, sendo por isso um ponto privilegiado para a venda de produtos de artesanato alusivos à rota.
Objetivo geral e justificação
Fomentar o envelhecimento ativo e saudável na comunidade, inclusão das mulheres no mercado de trabalho, num dos concelhos atravessados pela EN2, através dos princípios da Economia Circular, da partilha de saberes numa lógica intergeracional e da valorização e dinamização cultural, turística, económica e social ao longo da Estrada Nacional 2. A EN2 atravessa Serras, Províncias e Rios com um contraste profundo entre a beleza natural, as suas potencialidades e o seu fraco desenvolvimento económico sobretudo das mulheres artesãs, devido a fatores demográficos, nomeadamente baixa natalidade, envelhecimento da população e desertificação do interior.
Objetivo específico 1 e justificação
Criar a Loja Colaborativa dos produtos das micro-empresárias da Rota EN2, a partir de um dos concelhos atravessados pela estrada, contribuindo para a criação e venda de produtos alusivos à cultura e artesanato referentes aos concelhos que compõem a Rota N2, a partir do km 248 da rota, situado em Vila Nova de Poiares.
Objetivo específico 2 e justificação
Promover as artesãs e as criativas ao longo da Rota EN2, desenvolvendo as suas vendas e ideias e contribuindo assim também para a empregabilidade e empreendedorismo feminino num dos concelhos atravessados pela EN2, Vila Nova de Poiares.
Objetivo específico 3 e justificação
Incrementar as visitas e as vendas na zona de Vila Nova de Poiares, contribuindo assim para o turismo e empreendedorismo social.
Objetivo específico 4 e justificação
Promover networking entre as parceiras do projeto, potenciando as suas vendas e ideias e encontrando soluções comuns para os desafios das mulheres nas zonas do interior mais deprimidas, nomeadamente ao nível da promoção da Rota N2 e dos seus produtos, saberes e tradições.
Objetivo específico 5 e justificação
Dinamizar atividades que envolvam a comunidade local, nomeadamente ao nível de workshops de áreas diversificadas, contribuindo para a capacitação, aquisição de conhecimentos e competências; de encontros intergeracionais, entre outros.
Parceria local
Promotora
iCreate
Parceira
Artes da Família
Jorge Francisco
Território(s) de intervenção
1. Vila Nova de Poiares
Poiares (Santo André), Vila Nova De Poiares
Critério 1. Condições de habitabilidade deficientes ou precárias, nomeadamente:
Mau estado das habitações, por deficiente construção, falta de manutenção ou por estarem situadas em territórios afetados por incêndios nos últimos cinco anos
Critério 2. Número significativo de moradores com rendimentos baixos ou muito baixos, nomeadamente:
Pessoas em situação de desemprego, lay-off ou precariedade laboral
Pessoas abrangidas por prestações e apoios do subsistema público da ação social
Critério 6. Número significativo de crianças e jovens em idade escolar a não frequentar a escola ou com elevada percentagem de insucesso, nomeadamente por:
Abandono escolar
Critério 7. Exclusão social
Número significativo de pessoas em situação de exclusão social, isolamento ou abandono, nomeadamente idosos, pessoas em situação de sem abrigo ou vítimas de tráfico
Atividades
1. Workshops de Formação para Micro Empresárias
Planeamento e Realização de workshops certificados com uma estrutura de ideia de negócio adaptada às mulheres artesãs, para capacitar micro empresárias (p.e. Modelo Canvas) num dos concelhos da EN2. As mulheres do interior constituem um capital relevante, o Plano de Ação Social Poiares considera estratégica a sua inclusão social e económica. Estes workshops terão como público-alvo mulheres desempregadas e aposentadas que desenvolvam produtos de artesanato, indo ao encontro do público sénior mas também de mulheres desfavorecidas em termos de habilitações académicas e oportunidades de trabalho.
Destinatários preferenciais
Idosos (65 e mais anos), Adultos (25 a 64 anos), Mulheres
2. Pra Fora da Caixa
No espaço da loja serão criados momentos de partilha de saberes e cultura, questionando os problemas sociais, através da metodologia de grupos focais, fotografia e vídeo participativos. Estas conversas tratarão assuntos do quotidiano, problematizando questões sociais num dos concelhos atravessado pela rota EN2, nomeadamente alcoolismo, violência doméstica, negligência parental, desemprego feminino, rendimento social mínimo, abandono escolar, isolamento social e solidão. A recolha destas conversas dará origem a documentários / curta metragens / exposições de Fotografia das "Gentes da EN2".
Destinatários preferenciais
Toda a comunidade
3. A Economia a Circular
Organização de encontros de networking com vista à partilha de ideias entre mentoras seniores e mulheres artesãs com a perspetiva de criação de mentorias para o acompanhamento e capacitação das mulheres na área das micro empresas, através da elaboração de planos de negócio robustos e sustentáveis, numa estratégia de economia circular no âmbito da Rota N2 a partir de um dos concelhos atravessados pela rota. O crescimento dos negócios e o aumento do nº de empreendedoras em VN de Poiares ao longo da EN2 serão articulados com a preservação e desenvolvimento dos saberes nos territórios da EN2.
Destinatários preferenciais
Idosos (65 e mais anos), Adultos (25 a 64 anos), Mulheres
4. As histórias da EN2
Organização de oficinas de costura, de recolha de contos populares, escrita e narração oral com o objetivo de capacitar mulheres, jovens e adultas para dinamizarem a cultura e o turismo da EN2, culminando a iniciativa na organização Um Festival Bi-Anual - As histórias da EN2. A transmissão de saberes entre as diversas gerações com competências e escolaridade diversificadas ocorrerá em formato de Oficina com uma vertente prática de transmissão, demonstração e aquisição de saberes entre gerações, nomeadamente de costura, recolha de contos, técnicas e de escrita e de narração oral.
Destinatários preferenciais
Crianças (0 a 17 anos), Jovens (18 a 24 anos), Idosos (65 e mais anos), Adultos (25 a 64 anos), Famílias
5. Cozinhar a três
Organizar momentos em que a comida sirva de pretexto para o encontro entre avós, pais e netos. Pretende-se dar a conhecer soluções gastronómicas que aliem o tradicional ao saudável, potenciando assim a apresentação dos pratos tradicionais alusivos à Rota EN2 (no caso de VN Poiares a chanfana) mas conferindo-lhes um toque de contemporaneidade através de receitas mais saudáveis. Promovem-se assim mais momentos intergeracionais e em família e com vista a sensibilização para uma alimentação mais saudável sem perder de vista a importância das tradições da EN2.
Destinatários preferenciais
Crianças (0 a 17 anos), Jovens (18 a 24 anos), Idosos (65 e mais anos), Adultos (25 a 64 anos), Famílias, Toda a comunidade
6. Exposições na Rota
Organização de exposições temáticas numa lógica de captação de talentos da N2, de várias áreas como Pintura, Escultura, Costura, Fotografia, Literatura, Ilustração, entre outras áreas igualmente criativas. Desta forma dar-se-á destaque a novos talentos, sem haver limite de idade, apresentando artistas dos 8 aos 80 e muito mais além...
Destinatários preferenciais
Crianças (0 a 17 anos), Jovens (18 a 24 anos), Idosos (65 e mais anos), Adultos (25 a 64 anos)
7. Venda de produtos de artesanato
A venda de produtos na loja colaborativa será a atividade principal do presente projeto visto que através da mesma se visa potenciar o trabalho dos artesãos e criativos da N2 além de se pretender captar novos talentos e empreendedores na área de reutilização de materiais em torno do conceito central do projeto que é a Rota da N2. Pretende-se assim potenciar negócios quer através da loja física quer a nível virtual através de vendas online dos produtos.
Destinatários preferenciais
Idosos (65 e mais anos), Adultos (25 a 64 anos), Mulheres, Famílias