"Formiga de ASA" (Apoiar, Socializar, Autonomizar)
O projeto tem como público-alvo a comunidade de etnia cigana residente em acampamento, identificado como Bairro da Formiga que se localiza em Penhas Juntas no Concelho de Vinhais. É constituído por 14 agregados familiares num total de 61 pessoas. O Bairro é maioritariamente formado por construções abarracadas e rolotes/carrinhas utilizadas como habitação, existe apenas 1 cabine WC e 1 cabine de duche portátil. Não dispõe de local para lavagem da roupa, nem saneamento nem arruamentos. Acresce que nos encontramos numa situação de pandemia, em que a higienização das mãos, roupa e habitação é essencial pelo que se propõe a criação de infraestruturas que contribuirão para a promoção de hábitos de higiene que se refletirão quer ao nível da saúde e do meio ambiente mas também ao nível social, Como tal propomos a criação de balneários, dotados de instalações sanitárias e lavadouros. O projeto pretende ainda a criação de 1 posto de trabalho junto dos membros residentes no Bairro da Formiga.
Objetivo geral e justificação
Criar infraestruturas sanitárias/balneários essenciais e prioritários e potenciar a aquisição de competências ao nível da higiene pessoal e habitacional no Bairro da Formiga. O facto de, precocemente, serem adquiras competências ao nível da higiene contribuirá de forma positiva para a alteração dos comportamentos dos mais jovens no presente e que se refletirá no futuro.
Objetivo específico 1 e justificação
Criação de infraestruturas sanitárias e lavadouros, que potenciem a aquisição de hábitos de higiene pessoal, da roupa e habitacional bem como dos espaços comuns. Pretende-se desta forma contribuir para a redução dos riscos de infeção/propagação de doenças na comunidade intrinsecamente relacionadas com maus hábitos de higiene, bem como melhorar as condições de salubridade dos espaços comuns onde as crianças possam brincar em segurança.
Objetivo específico 2 e justificação
Responsabilizar os beneficiários pela manutenção e higienização do espaço. Pretende-se desta forma criar hábitos de trabalho, que são praticamente inexistentes junto desta comunidade, valorizando o respeito pelo trabalho do outro e contribuir para a valorização das insfraestruturas criadas. Promover o sentimento de identidade e pertença.
Objetivo específico 3 e justificação
Contribuir para a diminuição de estigmas que dificultam a inclusão dos alunos no meio escolar, nomeadamente no que toca às questões de higiene pessoal que influencia a inserção junto do seu grupo de pares.
Parceria local
Promotora
Delegação de Vinhais da CVP
Parceira
Câmara Municipal de Vinhais
Junta de Freguesia de Penhas Juntas
Unidade Local de Saúde do Nordeste, E.P.E.
Território(s) de intervenção
1. Bairro da Formiga
Penhas Juntas, Vinhais
Critério 1. Condições de habitabilidade deficientes ou precárias, nomeadamente:
Mau estado das habitações, por deficiente construção, falta de manutenção ou por estarem situadas em territórios afetados por incêndios nos últimos cinco anos
Desadequação severa dos espaços comuns
Deficientes condições de acesso ao abastecimento de água, saneamento e energia, designadamente em áreas de génese ilegal
Ventilação e iluminação solar insuficientes ou baixo conforto térmico e acústico
Critério 2. Número significativo de moradores com rendimentos baixos ou muito baixos, nomeadamente:
Pessoas em situação de desemprego, lay-off ou precariedade laboral
Pessoas com poucos anos de escolaridade
Pessoas abrangidas por prestações e apoios do subsistema público da ação social
Critério 6. Número significativo de crianças e jovens em idade escolar a não frequentar a escola ou com elevada percentagem de insucesso, nomeadamente por:
Abandono escolar
Falta de condições para aceder ao ensino a distância
Critério 7. Exclusão social
Número significativo de pessoas em situação de exclusão social, isolamento ou abandono, nomeadamente idosos, pessoas em situação de sem abrigo ou vítimas de tráfico
Atividades
1. Construção de balnearios/instalações sanitarias e lavadouros
Construção de raiz de um espaço físico dotado de balneários, instalações sanitárias e lavadouros.
Destinatários preferenciais
Toda a comunidade
2. Capacitação da comunidade
Realização de sessões mensais, por agregado familiar, sobre os cuidados básicos de higiene pessoal e habitacional a adotar de forma geral e em especifico sobre as orientações da DGS, com a colaboração de recursos humanos da área da saúde. Será ainda ministrada informação complementar relacionada com a higienização dos espaços comuns e o seu impacto em termos ambientais e pretende-se um acompanhamento de proximidade com a criação de um posto de trabalho para um técnico da área social que intervirá diretamente com os agregados familiares, colaborando na execução do projeto.
Destinatários preferenciais
Toda a comunidade
3. De mãos dadas
Criação de um posto de trabalho junto dos membros residentes no Bairro, diretamente relacionado com a limpeza e manutenção do espaço de balneários/instalações sanitárias. Numa fase inicial serão realizadas sessões teórico/praticas onde será explicado e, posteriormente, exemplificado como se procede à higienização do espaço e quais os materiais e detergentes necessários e indicados ao membro que ocupará o posto de trabalho. Estas sessões serão, ainda, dirigidas a toda a comunidade por forma a que percebam qual o seu contributo individual e imediato após cada utilização das instalações.
Destinatários preferenciais
Adultos (25 a 64 anos)