Barronhos Project
Barronhos project é uma iniciativa que emerge de processo de animação territorial, onde os jovens residentes no território,através de processo inicial de formação,aplicada pelos seus pares, adquiriram métodos e instrumentos, que lhes permitiu efetuar diagnóstico da comunidade e estruturar propostas de intervenção, assentes nas suas competências e talentos. Barronhos project trata-se assim da aspiração de 1 conjunto de jovens que pretendem implementar ações no âmbito da saúde, educação, cultura e desenvolvimento de conhecimentos pessoais e profissionais que permita criar ecossistema e viabilize efetiva melhoria da qualidade de vida do território, assente nos saberes e competências existentes na comunidade, complementadas com saberes e recursos externos. Pretende, criar condições favoráveis à participação e auto-organização do público juvenil, como principais agentes de mudança, nas diferentes esferas que os afeta, criando contexto favorável à sua valorização, desenvolvimento e bem-estar
Objetivo geral e justificação
Barronhos Projet pretende promover ecossistema de participação, realização, desenvolvimento pessoal e comunitário, que permita melhorar as condições de vida do território, constituindo-se os seus residentes enquanto principais atores de mudança. Assentará em dinâmica de complementaridade entre recursos e saberes do território e recursos externos que contribuam para o crescimento pessoal e comunitário. Para o efeito, 1 conjunto de iniciativas propostas por jovens do território, estruturadas em sequência de diagnóstico participativo, cruzando com o potencial juvenil, seus saberes e capacidades, e complementadas com recursos externos, integram esta candidatura, recaindo as ações sobre os Eixos da Saúde e Social. Salientar que no território não existem respostas para jovens ou entidades direcionadas para trabalhar com os mesmos, procurando os mesmos através da presente candidatura criar as respostas que assentam nas suas vontades e dos seus pares, para energizar conjuntamente o seu Bairro.
Objetivo específico 1 e justificação
Criar modelo de governança local, que permita acompanhar e aperfeiçoar atual proposta de projeto, assegurando seus resultados e impactos, mas também,monitorizar necessidades do território e situação de pandemia. Concretiza-se via assembleias comunitárias (AC),em que moradores acompanham e ajustam sempre que necessário,as atividades previstas,e identificam situações a resolver,em particular,das necessidades que decorram da atual situação de pandemia,podendo auto propor-se para sua resolução e/ou articular com autoridades responsáveis. Estas AC contarão com presença dos moradores, representante da União Freguesias,UCC e parceiros envolvidos nas ações. As AC concorrem para sustentabilidade do projeto,numa lógica em que moradores e organizações, continuam a reunir para em conjunto, identificarem problemas e propor soluções. A importância das AC relaciona-se também com inexistência atual de dinâmicas que agreguem moradores,parceiros e poder local,na reflexão e criação conjunta de respostas.
Objetivo específico 2 e justificação
Promover a saúde e estilos de vida saudáveis via participação ativa dos residentes do território (em particular a população juvenil) e complementaridade de conhecimentos. Pretende-se ativar a criação de sessões de grupo de suporte psicológico e educação sexual, em particular, com o envolvimento técnico de jovem profissional da área de psicologia clínica (ex residente no território) e mais duas jovens, dirigido aos públicos com maior distanciamento das respostas convencionais. Paralelamente, para concretizar o objetivo proposto, um morador irá criar e dinamizar um programa de promoção de estilos de vida saudáveis, através da prática desportiva, sendo complementado com um programa de literacia em saúde implementado pela Unidade de Cuidados na Comunidade e prestadores de serviços, sobre temas específicos elegidos pelos jovens do território, em contexto de elaboração de diagnóstico, a saber: PREVENÇÃO COVID, Saúde Mental, Saúde Sexual e Comportamentos de Risco.
Objetivo específico 3 e justificação
Promover processos de suporte ao desenvolvimento da comunidade juvenil, em particular os que incidam sobre a dimensão educativa, formativa e de valorização pessoal/profissional, via: » implementação por jovens do território, de 1 estúdio de audiovisuais, que permita captar talentos e estimular sua profissionalização » capacitação dos participantes, no âmbito das suas competências pessoais, sociais e emocionais, fortalecendo sua relação com mercado de trabalho » fortalecimento de núcleo de jovens, enquanto agentes de apoio escolar, visando criação pelos mesmos, de estrutura de acompanhamento ao longo do ano letivo, de jovens em idade escolar Os jovens responsáveis pela implementação das atividades receberão formação em contexto pelas entidades envolvidas para experimentação das metodologias e ferramentas. Com esta dinâmica garante-se apropriação destes instrumentos e respetiva sustentabilidade da sua implementação através das competências adquiridas e desenvolvidas ao longo do processo.
Objetivo específico 4 e justificação
Promover processos de proximidade que permitam identificação de obstáculos e resolução de questões associadas ao sistema de funcionamento dos serviços e esclarecimento sobre medidas anunciadas relativas à situação de pandemia, facilitando compreensão e navegação pelo sistema, concretizando-se em acesso a cidadania plena. Tendo como espaço a sede da Associação Pedreira dos Húngaros, pretende-se criar gabinete de atendimento e intermediação com função pública e entidades privadas, em questões como: comunicar e sensibilizar para as leis e regras durante a pandemia, acesso a apoios das medidas anunciadas (COVID), apoio nas questões associadas à autoridade tributária, iefp, segurança social e serviços de estrangeiros e fronteiras. Os moradores que gerem o gabinete têm competências diversas e receberão formação em contexto para áreas que ainda não dominem, de forma a garantir sustentabilidade das ações, pela aquisição e fortalecimento de competências.
Parceria local
Promotora
SAPANA
Parceira
BHR Studios
Barronhos On Change
Fundação Aga Khan Portugal
Barronhos Nation Fight
União das Freguesias de Carnaxide e Queijas
Associacao Cultural e Desportiva da Pedreira dos Hungaros
ACES LISBOA OCIDENTAL E OEIRAS
Barronhos Project
Barronhos Project v1
Xerem, Associação Cultural
Território(s) de intervenção
1. Bairro do Alto dos Barronhos
Carnaxide e Queijas, Oeiras
Critério 1. Condições de habitabilidade deficientes ou precárias, nomeadamente:
Desadequação severa dos espaços comuns
Critério 2. Número significativo de moradores com rendimentos baixos ou muito baixos, nomeadamente:
Pessoas em situação de desemprego, lay-off ou precariedade laboral
Pessoas com poucos anos de escolaridade
Pessoas abrangidas por prestações e apoios do subsistema público da ação social
Pessoas indocumentadas, requerentes de asilo, refugiados, apátridas ou em condições semelhantes
Critério 3. COVID-19
Número significativo de pessoas de risco em caso de COVID-19, nomeadamente idosos e portadores de doenças crónicas
Critério 4. Número significativo de pessoas com constrangimentos de acesso a cuidados de saúde, nomeadamente por:
Falta de capacidade económica para aquisição de medicamentos
Critério 6. Número significativo de crianças e jovens em idade escolar a não frequentar a escola ou com elevada percentagem de insucesso, nomeadamente por:
Abandono escolar
Falta de condições para aceder ao ensino a distância
Atividades
1. Assembleias Comunitárias
Esta trata-se do motor do projeto, com a qual pretende-se criar modelo de governança que permita acompanhar e aperfeiçoar atividades do projeto, assegurando qualidade dos resultados, monitorizar necessidades e propor soluções para as suprimir. Constitui-se enquanto fator estratégico, a par com o desenvolvimento de competências na equipa e participantes, para a sustentabilidade do projeto. Tal, não significa continuidade em pleno das atividades propostas mas sim, a capacidade interna contínua para análise das fragilidades, desenvolvimento de ações e/ou ativação de recursos, que as suprimam.
Destinatários preferenciais
Crianças (0 a 17 anos), Jovens (18 a 24 anos), Idosos (65 e mais anos), Adultos (25 a 64 anos), Mulheres, Famílias, Migrantes, Pessoas com deficiência, Toda a comunidade
2. Barronhos On Change
Barronhos On Change é uma iniciativa dirigida à população juvenil, nas áreas dos comportamentos de risco, saúde mental e educação sexual. Será implementada pelos jovens responsáveis pela atividade com o objetivo de desenvolver competências de literacia em saúde. Serão trabalhados diferentes conhecimentos bem como competências (leitura, escrita, comunicação, numeracia e autoeficácia), via reflexão, debate e partilha de experiências, recorrendo também a serviços externos. Estas sessões, decorrem com frequência semanal, em sessões de grupo e de suporte psicológico em contexto individual.
Destinatários preferenciais
Crianças (0 a 17 anos), Jovens (18 a 24 anos), Migrantes
3. Barronhos On Change | Cuidados na Comunidade
Em parceria com a Unidade de Cuidados na Comunidade – ACES de Oeiras, esta ação surge como reforço da atividade Barronhos On Change. Prevê-se realização de sessões mensais de sensibilização para temáticas referenciadas pelos jovens como prioritárias: PREVENÇÃO COVID, Saúde Mental e Sexual e Comportamentos de Risco. Um grupo de jovens será formado pela UCC para adquirir conhecimentos a replicar junto da comunidade e em conjunto com esta Unidade, nas sessões temáticas referidas. Esta parceria fortalece proximidade entre serviços de saúde e comunidade, sustentando atividades em curso.
Destinatários preferenciais
Jovens (18 a 24 anos), Toda a comunidade
4. ACADEMIA FIGHT NATION
Dinamizado por jovens do território com esse domínio e conhecimento, é uma atividade que consiste na prática do exercício físico, 3 vezes por semana, destinada a crianças e jovens, e em iniciativas pontuais para toda a comunidade. Pretende-se fomentar o estilo de vida saudável em simultâneo, face à conjuntura atual, com a sensibilização para o cumprimento de medidas de prevenção COVID 19. Esta prática serve também de mobilização de jovens para a participação nas Assembleias, workhops e formações, sendo das principais “portas de entrada” dos participantes para toda a dinâmica do projeto.
Destinatários preferenciais
Jovens (18 a 24 anos), Toda a comunidade
5. BHR STUDIOS
Promovido por 2 jovens do território, pretende-se criar estúdio de audiovisuais que potencie interesses e talentos e que permita realizar acompanhamento de percursos individuais. Pretende-se apoiar a realização de 20 portfólios artísticos, apoiando também processos de orientação profissional, via realização de 5 workshops de formação técnica em multimédia e articulação com agências/empresas e ações de benchmarking. Prevê-se ainda, realizar sessões conjuntas entre moradores de Barronhos e profissionais de outras localidades, para partilha de recursos e experiências.
Destinatários preferenciais
Jovens (18 a 24 anos)
6. Barronhos EmPower
Barronhos EmPower, surge de forma complementar às diferentes iniciativas promovidas pelos jovens do território, em particular BHR STUDIOS, visando capacitação dos participantes no âmbito das suas competências pessoais, sociais, emocionais e identificação de talentos/competências profissionais via processos de mentoria, estabelecendo pontes com potenciais entidades empregadoras. Esta atividade será promovida pelo promotor do projeto e jovens responsáveis por atividades, permitindo que estes adquiram também os conhecimentos e competências para futuramente replicar esta experiência com seus par.
Destinatários preferenciais
Jovens (18 a 24 anos)
7. Laboratório de Aprendizagem
Esta atividade traduz-se pela realização de sessões de capacitação dos agentes de apoio escolar no Bairro, para criar e implementar uma estrutura de acompanhamento ao longo do ano letivo, de crianças e adolescentes em idade escolar. Objetiva-se via realização de 4 módulos temáticos, com frequência semanal, num total de 26 horas de capacitação. Após o processo de capacitação, os jovens – agentes de apoio escolar – irão realizar 4 vezes por semana, acompanhamento de tarefas escolares dos participantes, com base nos conhecimentos que adquiriram.
Destinatários preferenciais
Crianças (0 a 17 anos), Jovens (18 a 24 anos)
8. Barronhos Local Power
Barronhos Local Power, trata-se de gabinete de apoio local, dedicado a informar sobre medidas que vão sendo anunciadas relativas a constrangimentos de circulação e apoios que resultam da atual situação de pandemia. Paralelamente, trata-se também de apoio local dedicado a aproximar serviços do poder central a linguagem local, facilitando exercício de direitos pelos residentes, com particular enfoque nas questões associadas à Autoridade Tributária, IEFP, Segurança Social e Serviço de Estrangeiros e Fronteiras. Funcionará 5 vezes por semana, com um horário de 6 horas diárias.
Destinatários preferenciais
Toda a comunidade