PorTiArtista
Neste contexto que vivemos atualmente, importa criar dinâmicas seguras e preventivas no âmbito do COVID-19, principalmente para as populações mais vulneráveis e sem recursos próprios. Assim sendo, este projeto consiste na criação de um estúdio multimédia, num espaço físico existente no Bairro Cruz da Parteira. Surgiu da necessidade em apostar nas aptidões e potencialidades das crianças e jovens de extratos socialmente desfavorecidos, onde a oportunidade de acesso às artes é inexistente. Pretende-se encaminhá-los para um espaço onde a criatividade poderá ser explorada e acompanhada, fomentando a escrita, a construção de conteúdos, desenvolvimento de produções musicais e coreografias, entre outros, prevenindo comportamentos desviantes.
Objetivo geral e justificação
Objetivo geral: Promoção da transformação do capital social e humano Justificação: Capacitar as comunidades para colmatar as suas carências, através do desenvolvimento das suas habilidades e potencialidades, por meio de um processo comunitário, ampliando assim, o papel de participação na sociedade civil e transversalmente estimulando a saúde mental e física.
Objetivo específico 1 e justificação
Objetivo Especifico: Capacitação das comunidades locais Justificação: Promover ações de emancipação de sujeitos
Objetivo específico 2 e justificação
Objetivo especifico: Redução das vulnerabilidades sociais Justificação: Incentivar as crianças e jovens num contexto de aprendizagem a desenvolver novas formas de pensamento e de ação além das que vivenciam
Objetivo específico 3 e justificação
Objetivo específico: Prevenção da delinquência juvenil Justificação: Desenvolver a criação de textos (letras sobre a sua realidade social), sons e expressões corporais de forma a exprimir a essência das suas emoções (descoberta do "eu")
Objetivo específico 4 e justificação
Objetivo especifico: Contribuição para a melhoria da imagem das comunidades residentes em bairros sociais Justificação: A arte como ferramenta para combater a discriminação e estigmas associados aos bairros sociais potenciando a inclusão e o desenvolvimento social desta população
Objetivo específico 5 e justificação
Objetivo específico: Reforço dos laços de vizinhança e comunidade em geral Justificação: Permitir o envolvimento e participação de atividades em grupo, de forma a criar/reforçar a socialização, pois os sujeitos desenvolvem um autoconceito através da interação com outros sujeitos. Respeitando sempre o número limite de participantes de acordo com o plano de contingência em vigor.
Parceria local
Promotora
Associação Dança Mais
Parceira
Municipio de Portimão
Território(s) de intervenção
1. O Bairro Cruz da Parteira foi construído para realojamento, em regime de arrendamento apoiado, de 120 famílias que residiam em barracas, onde a delinquência juvenil é uma das principais problemáticas sociais. Localiza-se numa zona periférica da cidade.
Portimão, Portimão
Critério 2. Número significativo de moradores com rendimentos baixos ou muito baixos, nomeadamente:
Pessoas em situação de desemprego, lay-off ou precariedade laboral
Pessoas com poucos anos de escolaridade
Pessoas abrangidas por prestações e apoios do subsistema público da ação social
Critério 3. COVID-19
Número significativo de pessoas de risco em caso de COVID-19, nomeadamente idosos e portadores de doenças crónicas
Critério 4. Número significativo de pessoas com constrangimentos de acesso a cuidados de saúde, nomeadamente por:
Falta de condições de mobilidade e transporte
Falta de capacidade económica para aquisição de medicamentos
Critério 6. Número significativo de crianças e jovens em idade escolar a não frequentar a escola ou com elevada percentagem de insucesso, nomeadamente por:
Abandono escolar
Falta de condições para aceder ao ensino a distância
Critério 7. Exclusão social
Número significativo de pessoas em situação de exclusão social, isolamento ou abandono, nomeadamente idosos, pessoas em situação de sem abrigo ou vítimas de tráfico
Atividades
1. Adaptação do espaço físico ao estúdio multimédia
Integrado no bairro camarário Cruz da Parteira, o espaço a ser alvo de intervenção situa-se no interior do centro comunitário já existente, numa sala cedida pela entidade parceira, de modo a que se estabeleça o futuro estúdio Multimédia. A sala irá necessitar da colocação de placas de isolamento acústico e aquisição de equipamentos informáticos, de produção de som, de imagem e de vídeo bem como de softwares apropriados para a produção de conteúdos. As despesas elegíveis referentes à aquisição de materiais e aquisição de equipamentos estão associadas a esta atividade.
Destinatários preferenciais
Crianças (0 a 17 anos), Jovens (18 a 24 anos)
2. Aprendizagem/ensino das ferramentas a utilizar (software/hardware)
Introdução às tecnologias de informação e comunicação (explorar conteúdos e tutoriais do software Vegas Pro, entre outros).
Destinatários preferenciais
Crianças (0 a 17 anos), Jovens (18 a 24 anos)
3. Criação e desenvolvimento de conteúdos (áudio, vídeo, entre outros)
Produção de letras de músicas, edição de vídeos, coreografias, trabalhos individuais e em grupo.
Destinatários preferenciais
Crianças (0 a 17 anos), Jovens (18 a 24 anos)
4. Workshops de dança
Envolver a entidade promotora no desenvolvimento de técnicas de dança, técnicas de expressão corporal para o público alvo em questão de modo a proporcionar conhecimentos especializados no âmbito da representação artística. As despesas elegíveis associadas à aquisição de serviços são referentes a esta atividade.
Destinatários preferenciais
Crianças (0 a 17 anos), Jovens (18 a 24 anos)
5. Criação do Hino e VideoClip de apresentação do Bairro
Em conjunto com a entidade promotora, envolver a comunidade residente no bairro, de forma a desenvolver em conjunto a constituição de uma letra do hino do bairro, bem como a gravação de um videoclip que demonstre as várias culturas que coabitam no espaço em questão. Permitindo o envolvimento de toda a comunidade em prol de um objetivo comum - a divulgação do seu contexto de vida - desmistificando ideias pré-concebidas do bairro em questão.
Destinatários preferenciais
Toda a comunidade