N. 495/2020

Tipo de projeto e valor máximo de financiamento

Projeto integrado (máximo 50.000 Euros)

Eixos de intervenção em que se enquadra o projeto

Financiamento

Valor solicitado

47.980,00 €

Valor de outros financiamentos

0,00 €

Valor total

47.980,00 €
Mapa de localização da candidatura


Mapa das candidaturas financiadas


Registos

Ouguela Convida

OUGUELA CONVIDA é um projeto participativo que vai despoletar um movimento comunitário que envolve os seus habitantes num processo de atualização e revitalização socioeconómico. Inspirado e alinhado com o Plano de Recuperação e Resiliência, é um exercício de reabilitação e capacitação de uma comunidade, e de uma aldeia, para que os seus habitantes possam enfrentar os grandes desafios, locais e globais, e atuais: crises sanitárias e pandemias, despovoamento, crise climática, transição digital e económica, e que acompanha e favorece o investimento patrimonial que a CM de Campo Maior tem levado a cabo ao longo dos últimos anos. OUGUELA CONVIDA pretende pôr em andamento um processo que coloca os participantes a olhar para dentro de si e do seu território, transformando o espaço público, favorecendo a sua fruição por habitantes e visitantes e facilita a criação de produtos identitários que promovem a autoestima e são postal ilustrado para o chamamento de visitantes e até de habitantes.

Objetivos

Objetivo geral e justificação

Ativar a população de Ouguela para diminuir os elevados índices de vulnerabilidade social, e de saúde mental, invertendo o processo de despovoamento. Tendo como premissas: a população de 58 habitantes, na sua maioria adultos entre os 25 e 64 anos (46%) e onde o peso da população idosa com mais de 64 anos, tem já grande expressão (36% da população face aos 4% da população com menos de 15 anos); um lugar que conjuga edifícios recuperados e equipados e atrativos, mas encerrados (Casa do Governador; Cisterna; Muralha; Escola Primária com 2 salas; Centro de Saúde) que coabitam com espaços públicos descurados e desregulados. Pretende-se: desenvolver um processo assente no autoconhecimento individual e comunitário que, facilite os processos de tomada de decisão, possibilite e enriqueça processos de criação assentes nas artes, que ativem a identidade e a coesão intracomunitários e que contribuam para uma apropriação eficaz dos espaços.

Objetivo específico 1 e justificação

Empoderar a população. A partir da autorreflexão, do autoconhecimento e do legado histórico, cultural e ambiental de Ouguela, e com a coadjuvação de artistas (técnico de escrita criativa, ilustrador, fotógrafo e realizador), vamos desenvolver processos de criação colaborativa de obras (literárias, videográficas, gastronómicas e fotográficas), para fortalecer os processos identitários, a autoestima, o sentimento de pertença, e incrementar significativamente a coesão social. Adaptar e criar condições para que os produtos e serviços criados sejam utilizados na fruição dos visitantes. Estimular o desenvolvimento de trabalho artesanal e de valorização de produtos agrícolas para comercialização, potenciando a criação de micro negócios. Capacitar a população para a conceção de ações de formação de curta duração para os visitantes, versando os conhecimentos dos habitantes.

Objetivo específico 2 e justificação

Deliberar sobre espaços, ação e gestão da participação. Tirar partido do fortalecimento de cada um e da comunidade. Vamos iniciar processos de tomada de decisão, facilitados e devidamente apoiados por técnicos especialistas em processos grupais, sobre o rearranjo e reutilização do espaço público e a abertura e gestão de um espaço para utilização dos habitantes, nas suas vivências comunitárias e na receção e acompanhamento dos visitantes da aldeia. Começar desde logo a definir e construir uma teia Intra grupal de relações, que possibilite e facilite a apropriação e gestão de espaços físicos e temporais que alavanquem a rendibilização socioeconómica, é o objetivo.

Objetivo específico 3 e justificação

Reabilitar a aldeia para fruição dos habitantes e visitantes e abertura um espaço comunitário. Partindo do processo deliberativo da comunidade e do parceiro Câmara Municipal, apoiado por técnicos especialistas (arquiteto, arquiteto paisagista, decorador, artistas plásticos e facilitadores sociais) e recorrendo a sinalética, a mobiliário urbano e a elementos do processo de criação dos produtos e serviços identitários, unir esforços para que com pequenas, mas significativas, intervenções urbanísticas, se redesenhe e reabilite a aldeia no sentido de favorecer a circulação a pé e motorizada, quer por habitantes, quer por visitantes. Selecionar e intervencionar um espaço comunitário (Casa do Governador, Escola Primária ou Centro de Saúde) para que sirva cumulativamente para ponto de encontro da população e para receção de visitantes. Um espaço de snack-bar, que sirva bebidas e refeições leves e onde se possa usufruir das obras criadas e planear e encetar visitas com ou sem guia.

Objetivo específico 4 e justificação

Atrair Visitantes. Dar a conhecer Ouguela e a sua nova dinâmica, com o objetivo de atrair visitantes e novos habitantes, é o fim último deste projeto. Mostrar a nova vida da aldeia e convidar para a aldeia é o que sobressai do título do projeto: OUGUELA CONVIDA. A presença na internet, a divulgação personalizada junto de entidades de divulgação turística (Turismo de Portugal, Turismo do Alentejo, …) e de opinion makers é o que viabilizará esta inovadora aldeia do século XXI. Como instrumentos para a persecução deste objetivo, para além de flyers, teremos um livro e vídeos. Realizar-se-ão duas eventos/festas abertas ao público.

Objetivo específico 5 e justificação

Estabelecer uma dinâmica de funcionamento participativa. Haverá uma definição de funções e atribuição de tarefas, passando a situação ideal pela formalização do grupo (de habitantes) enquanto associação. Pretende-se trabalhar a receção de visitantes, através da aquisição e treino de competências ao nível da comunicação, do atendimento, do domínio do património histórico e cultural, material e imaterial, natural e edificado e do conhecimento e domínio dos produtos e serviços criados pelos habitantes/participantes.

Parceria local

Promotora

AVOAR - Associação para a Educação Artística e as Literacias

Parceira

Aldeia de Ouguela
Município de Campo Maior

Território(s) de intervenção

1. Ouguela

São João Baptista, Campo Maior
Critério 2. Número significativo de moradores com rendimentos baixos ou muito baixos, nomeadamente:
Pessoas com poucos anos de escolaridade
Pessoas abrangidas por prestações e apoios do subsistema público da ação social
Critério 3. COVID-19
Número significativo de pessoas de risco em caso de COVID-19, nomeadamente idosos e portadores de doenças crónicas
Critério 4. Número significativo de pessoas com constrangimentos de acesso a cuidados de saúde, nomeadamente por:
Falta de condições de mobilidade e transporte
Falta de capacidade económica para aquisição de medicamentos
Critério 5. Programa Nacional de Vacinação
Taxa de cobertura vacinal do Programa Nacional de Vacinação, atualizado para a idade, inferior a 95 %
Critério 7. Exclusão social
Número significativo de pessoas em situação de exclusão social, isolamento ou abandono, nomeadamente idosos, pessoas em situação de sem abrigo ou vítimas de tráfico

Atividades

1. Criar um álbum ilustrado - Atividade Indutora I

Escrever e ilustrar, de forma participativa e mediada por um facilitador social, um técnico de escrita e um ilustrador, um álbum ilustrado, a partir da história de Ouguela e das histórias dos seus habitantes. Depois de paginado e levado ao prelo será uma espécie de postal ilustrado de Ouguela que será utilizado para ativar opinion makers e organizações públicas e privadas com poder para incrementar o turismo em Ouguela. O livro será bilingue (português e espanhol) para tirar partido da proximidade com Badajoz e Alburquerque.
Destinatários preferenciais
Jovens (18 a 24 anos), Idosos (65 e mais anos), Adultos (25 a 64 anos)

2. Arranjo de espaços interiores

Com apoio de um arquiteto e de um decorador, rearranjo, em processo colaborativo, com aquisição dos equipamentos, utensílios e materiais necessários, dos espaços interiores a utilizar no desenvolvimento dos processos comunitários e a utilizar na receção e apoio a visitantes, que inclui o espaço reservado a snack-bar.
Destinatários preferenciais
Jovens (18 a 24 anos), Idosos (65 e mais anos), Adultos (25 a 64 anos)

3. Realizar oito curtas-metragens documentais sobre Ouguela e os seus habitantes – Atividade Indutora II

Partindo do legado histórico, cultural e ambiental de Ouguela os habitantes, devidamente apoiados por uma equipa cinematográfica, vão realizar oito peças documentais. Para além de protagonistas, participarão ativamente em todo o processo de realização – escrita do guião, captação de imagens, sonorização –, sendo a edição da responsabilidade dos técnicos. Após estreia na primeira das duas festas que se realizarão, o seu visionamento será possível na internet e nos espaços comunitários.
Destinatários preferenciais
Jovens (18 a 24 anos), Idosos (65 e mais anos), Adultos (25 a 64 anos)

4. Coleção de postais ilustrados

Desenvolvimento de trabalho fotográfico colaborativo e acompanhado por fotógrafo, para criação de coleção de postais ilustrados.
Destinatários preferenciais
Jovens (18 a 24 anos), Idosos (65 e mais anos), Adultos (25 a 64 anos)

5. Construir uma carta de petiscos/tapas

Com o apoio de um chef, recriação de receitas tradicionais, registando-as em papel e em vídeo, com potencial para poderem vir a ser confecionadas e comercializadas no espaço comunitário a abrir ao público, integrando assim uma lista de petiscos/tapas. Para além das questões gastronómicas, desenvolver-se-á a operacionalização do processo de economato (quantidades, compras, conservação, preços).
Destinatários preferenciais
Jovens (18 a 24 anos), Idosos (65 e mais anos), Adultos (25 a 64 anos)

6. Redescoberta de saberes artesanais

Pesquisa para reavivar saberes, competências e processos produtivos da população. Com mediação de quatro artesãos de áreas diferentes, incentivar a produção de peças únicas e/ou de produção massiva, estimulando e contribuindo para a dinamização de micro negócios. Os produtos virão a ser disponibilizados para venda no espaço comunitário aberto ao público, onde funcionará também o snack-bar.
Destinatários preferenciais
Jovens (18 a 24 anos), Idosos (65 e mais anos), Adultos (25 a 64 anos)

7. Retrato do projeto (realização de making of)

Captação de imagens em permanência do processo, por parte dos técnicos e dos próprios habitantes, para edição trimestral de uma peça documental. No final será editado um making of de todo o processo. Todas as peças irão sendo alojadas no site e difundidas nas redes sociais do projeto e dos parceiros, assim como utilizadas na promoção do projeto e da aldeia de Ouguela, contribuindo assim para o objetivo último de OUGUELA CONVIDA - incrementar o fluxo turístico.
Destinatários preferenciais
Jovens (18 a 24 anos), Idosos (65 e mais anos), Adultos (25 a 64 anos)

8. Desenvolvimento de peças expositivas

Criação de suportes e materiais expositivos assentes no processo, que permitam montar exposições temporárias e adaptadas aos locais e situações (eventos, espaços interiores de receção a visitantes, espaços exteriores de circulação de visitantes).
Destinatários preferenciais
Jovens (18 a 24 anos), Idosos (65 e mais anos), Adultos (25 a 64 anos)

9. Arranjo de espaços exteriores

Com o apoio de um arquiteto, de um arquiteto paisagista e dos serviços camarários de Campo Maior, reorganização pela população dos espaços de circulação motorizada. Criação de sinalética de apoio à circulação pedonal. Pequenas obras de apoio ao visitante, nomeadamente definição de um parque de estacionamento. Introdução de algumas peças de mobiliário urbano que facilitem e induzam a apropriação e a fruição de Ouguela e da sua envolvente ambiental. Intervenção, com pinturas, em quatro fachadas, por artistas convidados.
Destinatários preferenciais
Jovens (18 a 24 anos), Idosos (65 e mais anos), Adultos (25 a 64 anos)

10. Criar e encenar performance

Partindo dos conteúdos recolhidos para as edições literária e cinematográfica, e com o apoio permanente de um encenador, criação e encenação comunitária de uma peça performativa, para ser mostrada nas duas festas a realizar.
Destinatários preferenciais
Jovens (18 a 24 anos), Idosos (65 e mais anos), Adultos (25 a 64 anos)

11. Criação de materiais de comunicação

Criação, edição e impressão de materiais impressos em português, inglês e espanhol para comunicação da Aldeia de Ouguela, do seu potencial, do processo transformativo, das novas dinâmicas e de agenda de eventos. Press-releases bimensais.
Destinatários preferenciais
Jovens (18 a 24 anos), Idosos (65 e mais anos), Adultos (25 a 64 anos)

12. Ouguela na net

Criar um site onde se apresentará i) o seu território: Ouguela e o espaço envolvente; ii) a sua história e a sua cultura; iii) os seus habitantes; iv) os produtos e serviços disponíveis. Um site para onde confluirão as criações dos seus habitantes. Criação de contas nas redes sociais. Contacto com operadores turísticos para inclusão de Ouguela nos seus itinerários. Contactos institucionais com as entidades de divulgação turística relevante.
Destinatários preferenciais
Jovens (18 a 24 anos), Idosos (65 e mais anos), Adultos (25 a 64 anos)

13. Cinema

Aquisição de equipamento de projeção e de cadeiras que possibilitem a realização de sessões de projeção de filmes e de documentários à noite e ao ar livre na Praça do Castelo. Estabelecimento de uma periodicidade das sessões e sua divulgação. A primeira sessão ocorrerá na primeira festa, com a projeção dos oito documentários realizados no âmbito da atividade 3.
Destinatários preferenciais
Jovens (18 a 24 anos), Idosos (65 e mais anos), Adultos (25 a 64 anos)

14. Organizar e realizar festas

Com o apoio de todos os mediadores envolvidos (técnico de escrita, ilustrador, arquiteto, arquiteto paisagista, decorador, fotógrafo, encenador, artesãos, realizador, técnico de comunicação e facilitadores grupais/sociais) e da Câmara Municipal de Campo Maior, conceber e levar a cabo dois eventos com cinema, teatro, exposições, gastronomia e onde sejam utilizadas/mostradas as alterações urbanísticas realizadas.
Destinatários preferenciais
Jovens (18 a 24 anos), Idosos (65 e mais anos), Adultos (25 a 64 anos)