Torre PLSTIK
Este projeto terá intervenção no Bairro da Torre, em Cascais. Reúne 3 entidades: Junta de Freguesia Cascais e Estoril, Associação Juvenil Claro e Associação Gaivotas da Torre. O Torre PLSTIK foca-se principalmente na área ambiental, económica e social, traduzindo-se num projeto de economia circular e capacitação dos jovens do bairro da Torre. Consubstancia-se, numa primeira fase, na produção e venda de skates feitos de plástico recolhido no bairro e nas praias do Concelho de Cascais, indo ao encontro de uma atividade de eleição pelos jovens do bairro, criando oportunidade de emprego e potenciando o maior uso do skatepark do bairro da Torre. Pretende ser um centro educativo para a economia circular.
Objetivo geral e justificação
O objetivo geral deste projeto passa por inserir práticas ambientais e de economia circular que respondam a necessidades de emprego e de empreendedorismo e que vão ao encontro dos interesses de uma determinada comunidade. O Bairro da Torre já tem entidades responsáveis pela inserção social, apoio escolar e educativo e apoios a vários outros níveis. Assim ao beneficiarmos de alguns sistemas já implementados no bairro podemos direcionar este projecto de forma a atuar numa área em que falta alguma sensibilização - a área ambiental. Por sua vez este projeto traz correlações benéficas quer sociais, quer económicas.
Objetivo específico 1 e justificação
Capacitação do bairro: Procuramos transmitir ferramentas e know-how a nível de produção, comunicação, marketing e venda, para que possam ser implementadas não só neste projeto específico mas também para estimular os jovens e membros da comunidade a integrar-se no mercado profissional.
Objetivo específico 2 e justificação
Dinamização do Bairro da Torre: ao criar o primeiro centro de produção de skates reciclados com um skatepark local, o bairro tem capacidade de se tornar um pólo para praticantes deste desporto bem como criar uma economia local para os membros da comunidade.
Objetivo específico 3 e justificação
Educação ambiental: Cada vez mais estamos alertados para a necessidade de criar “economias verdes”. Este projeto toca num ponto essencial para a educação ambiental dos jovens quer na reciclagem, quer na transformação de resíduos em novos produtos com valor. Além de que será uma educação ambiental estimulante pois vai ao encontro das necessidades e interesses do Bairro.
Objetivo específico 4 e justificação
Implementação de práticas ambientais: Incentivo à comunidade do bairro para depositar resíduos plásticos em pontos de recolha específicos para o projecto ter matéria prima local de baixo custo. Além destes benefícios, estimulamos o bairro a reciclar os seus resíduos e criar um espírito ambientalmente solidário que reverta para uma causa comum.
Objetivo específico 5 e justificação
Incentivo ao exercício físico: Não poderíamos ocultar este ponto, pois a saúde é determinante para um bem-estar geral, principalmente para aqueles que têm menos acesso aos cuidados de saúde, como é o caso de grande parte dos membros deste bairro. Assim, uma prática de regular de exercício físico ajuda a salvaguardar o bem estar a nível físico e mental.
Parceria local
Promotora
Associação Juvenil Claro
Parceira
Junta de Freguesia Cascais e Estoril
Clube Gaivotas da Torre - Associação Juvenil
Território(s) de intervenção
1. Bairro da Torre
Cascais e Estoril, Cascais
Critério 2. Número significativo de moradores com rendimentos baixos ou muito baixos, nomeadamente:
Pessoas abrangidas por prestações e apoios do subsistema público da ação social
Critério 3. COVID-19
Número significativo de pessoas de risco em caso de COVID-19, nomeadamente idosos e portadores de doenças crónicas
Critério 4. Número significativo de pessoas com constrangimentos de acesso a cuidados de saúde, nomeadamente por:
Falta de capacidade económica para aquisição de medicamentos
Critério 6. Número significativo de crianças e jovens em idade escolar a não frequentar a escola ou com elevada percentagem de insucesso, nomeadamente por:
Falta de condições para aceder ao ensino a distância
Critério 7. Exclusão social
Número significativo de pessoas em situação de exclusão social, isolamento ou abandono, nomeadamente idosos, pessoas em situação de sem abrigo ou vítimas de tráfico
Atividades
1. Skates reciclados
O ciclo de produção deste produto é composto por 6 fases. 1ª fase: recolha de plástico tipo 2 e 4 na comunidade, via os ecopontos e limpezas de praia / locais públicos; 2ª fase: transformação dos resíduos através da máquina de trituração; 3ª fase: moldagem e cozedura das tábuas de skate através dos nossos moldes especializados e forno; 4ª fase: montagem personalizada do treco e rodas com os materiais de carpintaria; 5ª fase: venda em espaços físicos e online dos skates; 6ª fase: incentivo ao uso do skatepark da Torre, ao organizar eventos e competições amadoras.
Destinatários preferenciais
Crianças (0 a 17 anos), Jovens (18 a 24 anos), Adultos (25 a 64 anos), Mulheres, Famílias, Migrantes, Toda a comunidade
2. Workshops de Economia Circular
Programa educativo e interativo sobre como podemos transformar os nossos resíduos plásticos em novos objetos - dirigido a escolas do concelho e outros grupos interessados. Nestes workshops os alunos terão oportunidade de mexer nas máquinas "precious plastic" e construir objetos a partir dos seus próprios resíduos plásticos. Os workshops terão lugar na sede de produção, assegurando todas as condições de segurança e logísticas necessárias.
Destinatários preferenciais
Crianças (0 a 17 anos), Jovens (18 a 24 anos), Adultos (25 a 64 anos), Mulheres
3. Campeonato anual de skateboard Torre PLSTIK
Um campeonato aberto a qualquer atleta amador / praticante de skate. Para participar neste campeonato o único requisito é utilizar um skate reciclado durante a competição. Os atletas a integrar o pódio terão um prize-money. Este campeonato, tem como objetivo principal a estimulação do desporto e a dinamização do Bairro da Torre. Bem como a promoção dos skates Torre PLSTIK.
Destinatários preferenciais
Crianças (0 a 17 anos), Jovens (18 a 24 anos), Idosos (65 e mais anos), Adultos (25 a 64 anos), Mulheres, Migrantes, Toda a comunidade
4. Produtos do Bairro
O ciclo de produção destes produtos é composto da exata mesma forma que os skates. O objetivo é inspirar a comunidade a criar outros produtos com valor comercial que podem ser feitos a partir do plástico reciclado e posteriormente vendidos. Assim, uma das prioridades no início será realizar um estudo de mercado em conjunto com a associação local do bairro para averiguar quais os objetos e produtos de maior necessidade e interesse.
Destinatários preferenciais
Crianças (0 a 17 anos), Jovens (18 a 24 anos), Idosos (65 e mais anos), Adultos (25 a 64 anos), Mulheres, Famílias, Migrantes, Toda a comunidade