N. 203/2020

Tipo de projeto e valor máximo de financiamento

Serviço à comunidade (máximo 25.000 Euros)

Eixos de intervenção em que se enquadra o projeto

Financiamento

Valor solicitado

24.990,00 €

Valor de outros financiamentos

0,00 €

Valor total

24.990,00 €
Mapa de localização da candidatura

Mapa das candidaturas financiadas


No coração do Bairro - Intervenções a crianças com necessidades educativas especiais e famílias

O projeto "No coração do Bairro", tem como finalidade informar, orientar e apoiar as crianças com necessidades especiais e suas famílias, promovendo o desenvolvimento de competências necessárias à resolução dos seus próprios problemas e das suas famílias, informar e sensibilizar as pessoas que vivem no Bairro promovendo a mudança de atitude, compreensão e aceitação destas pessoas e, consequentemente, facilitar a sua integração escolar e social. Pretende igualmente promover atividades de promoção de competências sociais, apoio ao processo educativo e formativo, combatendo o abandono, o insucesso escolar, exclusão social e promoção do desenvolvimento pessoal às crianças e suas famílias. O presente projeto assume-se inovador no Bairro no sentido que quer ir mais além, não pretende ser somente um projeto de desenvolvimento de atividades, mas sim um espaço de desenvolvimento pessoal, que contribua para a qualidade de vida das crianças com necessidades educativas e suas famílias.

Objetivos

Objetivo geral e justificação

Promoção de competências sociais nas crianças com necessidades educativas especiais e suas famílias para promoção do seu bem-estar e qualidade de vida

Objetivo específico 1 e justificação

Apoio ao processo educativo e formativo das crianças com necessidades educativas especiais e suas famílias

Objetivo específico 2 e justificação

Promoção do desenvolvimento pessoal e social das crianças com necessidades educativas especiais

Objetivo específico 3 e justificação

Promoção de ações de combate à exclusão social, isolamento e abandono das famílias com familiares com necessidades educativas especiais.

Parceria local

Promotora

Associação Portuguesa para as Perturbações de Desenvolvimento e Autismo - APPDA Algarve

Parceira

autarquia local

Território(s) de intervenção

1. Bairro da Cruz da Parteira

Portimão, Portimão
Critério 1. Condições de habitabilidade deficientes ou precárias, nomeadamente:
Mau estado das habitações, por deficiente construção, falta de manutenção ou por estarem situadas em territórios afetados por incêndios nos últimos cinco anos
Exiguidade do espaço habitável
Desadequação severa dos espaços comuns
Critério 2. Número significativo de moradores com rendimentos baixos ou muito baixos, nomeadamente:
Pessoas em situação de desemprego, lay-off ou precariedade laboral
Pessoas com poucos anos de escolaridade
Pessoas abrangidas por prestações e apoios do subsistema público da ação social
Pessoas indocumentadas, requerentes de asilo, refugiados, apátridas ou em condições semelhantes
Critério 6. Número significativo de crianças e jovens em idade escolar a não frequentar a escola ou com elevada percentagem de insucesso, nomeadamente por:
Abandono escolar
Falta de condições para aceder ao ensino a distância
Critério 7. Exclusão social
Número significativo de pessoas em situação de exclusão social, isolamento ou abandono, nomeadamente idosos, pessoas em situação de sem abrigo ou vítimas de tráfico

Atividades

1. Atividades de apoio ao estudo e à formação educativa

Atividades de treino de competências cognitivas, estimulando o desenvolvimento da linguagem escrita/oral e o cálculo matemático; atividades de estimulação sensorial, recorrendo a atividades musicais que estimulem os 5 sentidos para uma maior autonomia possível e maior qualidade de vida.
Destinatários preferenciais
Crianças, Pessoas com deficiência

2. Atividades de socialização intergrupais e na comunidade

Atividades de treino psicomotor, como caminhadas, um desporto de defesa pessoal e exercícios de relaxamento. A atividade psicomotora é fundamental para o desenvolvimento social, físico, emocional e comunicacional das crianças com necessidades educativas especiais. Dada a escassez de recursos no bairro para dar resposta a estas crianças faz-nos sentido a promoção deste tipo de atividades.
Destinatários preferenciais
Crianças, Pessoas com deficiência

3. Atividades de treino de competências da vida diária

Atividades de treino de competências da vida diária: treino da higiene pessoal, treino das tarefas domésticas, treino de uso de talheres e comer sozinho; treino para vestir, despir e calçar. Treino de competências sociais básicas como cumprimentar, despedir, agradecer e competências sociais avançadas: pedir ajuda, seguir instruções, dar instruções, pedir desculpa; treino para iniciar, manter e terminar uma conversa; treino para identificar as horas e ter noção do tempo; para saber usar o dinheiro; para saber usar um telefone; treino de abordagens e interações sociais adequadas com os pares.
Destinatários preferenciais
Crianças, Pessoas com deficiência

4. Atividades de promoção do desenvolvimento pessoal

Promoção da adequação do comportamento: treino do comportamento em função da situação e do contexto; treino de alternativas adequadas perante comportamentos desadequados; treino de desenvolvimento de estratégias de autorregulação emocional nos variados contextos e situações (ex.: técnicas de relaxamento, gestão emocional, etc.); treino para identificar e compreender sentimentos e emoções (ex.: saber expressar as suas necessidades e emoções).
Destinatários preferenciais
Crianças, Pessoas com deficiência

5. Ações de promoção de competências parentais

Realizar sessões de Grupos de Ajuda Mútua para as famílias com filhos/familiares com necessidades educativas especiais. Realizar sessões sobre competências parentais para os pais e cuidadores de crianças com necessidades educativas especiais.
Destinatários preferenciais
Famílias

6. Ações de formação, informação e sensibilização

Realizar seminários e ações de formação, de sensibilização e de informação, sobre as necessidades educativas especiais para a comunidade do bairro. As ações para pais, técnicos e comunidade do Bairro, contribuirão para a consciencialização das necessidades educativas especiais das crianças do Bairro e poderá dotar os destinatários de informação úteis, quer para benefício pessoal, quer profissional, quer da comunidade do Bairro e sociedade geral.
Destinatários preferenciais
Toda a comunidade