Crash
Pretende-se criar e promover um programa educativo, cultural e artístico que envolva as comunidades, jovens e suas famílias na arte da música e da dança. Este projeto pretende-se que seja inclusivo - desde a formação à apresentação pública - integrando jovens com e sem experiência e profissionais da área da música e dança, em aulas/workshops e performances, e que culminará numa programação de música e dança durante uma semana no final do mesmo. Tendo igualmente como missão o proporcionar a toda a comunidade envolvente momentos ou iniciativas que a levem a participar e a usufruir das referidas formas de arte. Objetiva-se ainda uma intervenção ao nível do reaproveitamento de lixo e materiais dos bairros para a construção de instrumentos, figurinos e espaço cénico, através do envolvimento da comunidade local, contribuindo ao mesmo tempo para um bairro mais limpo e saudável, estimulando a coesão social, a inclusão e a promoção de grupos de trabalho para um produto/obra final.
Objetivo geral e justificação
Desenvolver um projeto artístico e pedagógico dirigido ao público infanto-juvenil na área da Música e da Dança, podendo interagir com outras artes performativas e com toda a comunidade local. Este projeto tem como propósito primeiro o de contribuir para a criação de ferramentas para a inserção social. Direcionado para a população dos bairros desfavorecidos, a Música e a Dança integradas em grupos de trabalho conjunto, traz associados à sua prática valores como o respeito e o reconhecimento do próximo, o olhar atento ao gesto do colega ao qual o gesto de todos estão ligados, o sentimento de pertença, o sentido de ter um lugar útil e de valor para a construção do todo, o sentido de haver no gesto de cada um, uma dádiva para a comunidade. Este projeto permite a produção de várias ações ao nível da formação e performance/espetáculo mas cujo resultado artístico surte um grande impacto no público bem como na comunidade envolvente, pela sua originalidade.
Objetivo específico 1 e justificação
Criar sessões educativas e artísticas para a comunidade nas áreas da Música e da Dança (aulas regulares, workshops, performances de rua, etc). As crianças e jovens terão a oportunidade de durante alguns meses, uma vez por semana, serem dirigidos por Professores de Música e Dança especializados e conhecer, perceber e participar nestas aulas de música e dança criativa ou educativa, criando durante as mesmas um processo criativo em cada uma das áreas e que terá uma apresentação final conjunta. A intervenção será feita em dois dos Bairros desfavorecidos do Concelho de Vila Franca de Xira com o propósito de fomentar o ensino artístico, a cultura, a saúde mental e física, através da implementação de várias iniciativas artísticas formativas e performativas.
Objetivo específico 2 e justificação
Dinamizar e sensibilizar a comunidade para as Artes e para o Reaproveitamento dos materiais ou matérias (lixo, desperdícios, meio-ambiente, etc). Promove a qualificação dos espaços através do reaproveitamento de lixo e materiais para a construção dos instrumentos, figurinos e espaço cénico e promove a transformação dos espaços públicos em locais artísticos de atuações performativas, aproveitando as características dos mesmos. Promove ainda a coesão social e a promoção da cidadania em tarefas conjuntas para a realização do projeto. A importância da mensagem de que a oportunidade de mudança e crescimento está muitas vezes naquilo que se rejeita, para além da chamada de atenção para a necessidade de uma cada vez maior salvaguarda dos recursos ao nosso dispor.
Objetivo específico 3 e justificação
Promover novas estratégias de pensamento e diferentes estímulos artísticos que conduzam a um desenvolvimento do pensamento crítico, através da flexibilidade de ideias e da abertura a novas perspetivas nas áreas performativas. Promove a reflexão nas metodologias do trabalho educativo e social, na perspetiva de melhorar a comunicação, a inclusão e a relação entre cultura e educação. Desenvolve os conceitos da Criatividade, Expressão, Arte-Educação e Metodologias de Aprendizagem como uma renovação das práticas educativas e do gosto dos jovens pela aprendizagem. Promove a originalidade, a apreciação critica, a invenção, a curiosidade e a pesquisa. Promove a memorização; desenvolve a criatividade e a sensibilidade; promove o crescimento consciente e a aceitação do limite corporal; promove o raciocínio para a aprendizagem musical e coreográfica.
Objetivo específico 4 e justificação
Estabelecer a formação e a performance em íntima articulação com a criação e produção artísticas, englobando as crianças, jovens e comunidade. Nem sempre nos é possível trazer as pessoas até à Música e à Dança, no entanto, cabe-nos a nós, seus promotores, descobrir novas formas de o fazer. E porque não, levar a Música e a Dança às pessoas e a outros lugares? Neste projeto, a preocupação centra-se no acesso das crianças e jovens à formação artística, através de experiências diversificadas, desafiantes e imaginativas. As artes da música e da dança desempenham um papel fundamental, pois fomentam uma adequada formação da personalidade, sendo que o que mais importa é apreender a verdadeira intenção educativa, aquela em que as manifestações expressivas, criativas e artísticas estão implícitas na formação integral e humanista da criança/jovem. Promove espaço de acesso à cultura gratuita, seja através de aulas, workshops ou de pequenas performances/espetáculos dentro do próprio bairro.
Objetivo específico 5 e justificação
A interação entre a Música e o Corpo nesta forma de expressão universal e de comunicação pretende estimular e unir grupos de jovens leigos em Música e em Dança, ou não, para esta prática que aqui se reformula numa linguagem contemporânea e atual. Serão ministradas várias práticas e rotinas musicais e dançantes ligadas, a partir da percussão adaptada aos utensílios utilizados. Trabalho será desenvolvido de forma exclusivamente sensorial o que permite o rápido crescimento na montagem das várias rotinas. Como mais valia acresce o facto de cruzar experiências entre os jovens dos dois bairros onde o projeto será implementado, permitindo perceber como o processo é determinante para o resultado final em cada um deles.
Parceria local
Promotora
Sociedade Euterpe Alhandrense
Parceira
Junta de Freguesia de Vialonga
Junta de Freguesia de Vila Franca de Xira
Câmara Municipal de Vila Franca de Xira
Território(s) de intervenção
1. Bairro de Povos
Vila Franca De Xira, Vila Franca De Xira
Critério 1. Condições de habitabilidade deficientes ou precárias, nomeadamente:
Mau estado das habitações, por deficiente construção, falta de manutenção ou por estarem situadas em territórios afetados por incêndios nos últimos cinco anos
Ventilação e iluminação solar insuficientes ou baixo conforto térmico e acústico
Critério 2. Número significativo de moradores com rendimentos baixos ou muito baixos, nomeadamente:
Pessoas em situação de desemprego, lay-off ou precariedade laboral
Pessoas com poucos anos de escolaridade
Pessoas abrangidas por prestações e apoios do subsistema público da ação social
Critério 4. Número significativo de pessoas com constrangimentos de acesso a cuidados de saúde, nomeadamente por:
Falta de capacidade económica para aquisição de medicamentos
Critério 6. Número significativo de crianças e jovens em idade escolar a não frequentar a escola ou com elevada percentagem de insucesso, nomeadamente por:
Abandono escolar
Falta de condições para aceder ao ensino a distância
Critério 7. Exclusão social
Número significativo de pessoas em situação de exclusão social, isolamento ou abandono, nomeadamente idosos, pessoas em situação de sem abrigo ou vítimas de tráfico
2. Bairro Olival Fora
Vialonga, Vila Franca De Xira
Critério 1. Condições de habitabilidade deficientes ou precárias, nomeadamente:
Mau estado das habitações, por deficiente construção, falta de manutenção ou por estarem situadas em territórios afetados por incêndios nos últimos cinco anos
Exiguidade do espaço habitável
Ventilação e iluminação solar insuficientes ou baixo conforto térmico e acústico
Critério 2. Número significativo de moradores com rendimentos baixos ou muito baixos, nomeadamente:
Pessoas em situação de desemprego, lay-off ou precariedade laboral
Pessoas com poucos anos de escolaridade
Pessoas abrangidas por prestações e apoios do subsistema público da ação social
Critério 4. Número significativo de pessoas com constrangimentos de acesso a cuidados de saúde, nomeadamente por:
Falta de capacidade económica para aquisição de medicamentos
Critério 6. Número significativo de crianças e jovens em idade escolar a não frequentar a escola ou com elevada percentagem de insucesso, nomeadamente por:
Falta de condições para aceder ao ensino a distância
Atividades
1. Aulas de música e dança semanais - processo criativo para dois Bairros
As crianças e jovens (dos 9 aos 16 anos) terão a oportunidade de, uma vez por semana, serem dirigidos por Professores de Música e Dança especializados e conhecer, perceber e participar de forma criativa e expressiva nas aulas, criando os seus próprios instrumentos e coreografias, durante um processo criativo em cada uma das áreas e que terá uma apresentação/performance conjunta final. Os jovens serão divididos para cada área artística (segundo as suas motivações) em 2 Grupos com máximo de 15 elementos cada um.
Destinatários preferenciais
Crianças (0 a 17 anos), Jovens (18 a 24 anos)
2. Criação de uma peça/obra artística final música e dança para cada Bairro
Em cada um dos Bairros, o objetivo final é a criação de uma peça musical e coreográfica, com os grupos que frequentaram as aulas semanais da música e dança, que se juntarão em ensaios conjuntos para uma apresentação final pública, onde integram os instrumentos criados durante o processo e toda a indumentária feita pelos próprios para o espetáculo. Também é objetivo criar um intercâmbio entre os dois bairros, de forma a que consigam assistir ao espetáculo final, podendo entender o produto final/obra artística resultante da mesma ideia mas cada uma com o seu processo criativo.
Destinatários preferenciais
Crianças (0 a 17 anos), Jovens (18 a 24 anos), Famílias, Toda a comunidade
3. Criação de Instrumentos a partir de desperdícios, lixo ou materiais
Criação de Instrumentos de Percussão durante as aulas de música semanais para utilizar nas mesmas e na peça musical final.
Destinatários preferenciais
Crianças (0 a 17 anos), Jovens (18 a 24 anos)
4. Criação de figurinos e do espaço cénico na rua para as performances a acontecer em cada Bairro
Criar com os alunos envolvidos nas aulas semanais, suas famílias e comunidade, uma intervenção ao nível do reaproveitamento de desperdícios, lixo e materiais que existam no bairro ou outros para a construção de instrumentos, figurinos e espaço cénico para a apresentação final e outras performances, contribuindo para um bairro mais limpo e saudável, estimulando a coesão social, a inclusão e a promoção de grupos de trabalho. Promover as relações sócia-afetivas e novas formas de comunicar. Motivar para a autonomia, responsabilidade e cooperação, apelando para a criatividade.
Destinatários preferenciais
Crianças (0 a 17 anos), Jovens (18 a 24 anos), Famílias, Toda a comunidade
5. Semana Crash - Workshops Comunidade
Promover junto da comunidade (crianças, jovens, adultos e idosos) uma semana dedicada ás artes e à cultura dentro dos dois Bairros. Promover diversos Workshops com artistas provindos das áreas da música e dança para toda a comunidade. Estes workshops poderão ser realizados nos Centros Comunitários ou na rua (dentro do bairro).
Destinatários preferenciais
Toda a comunidade
6. Semana Crash - Workshop CRASSH_Style - Grupo de Percussão Profissional
Os jovens participantes nos grupos das aulas de música semanais e que estão a construir as peças musicais em cada bairro, terão uma semana de experiência com o Grupo de Percussão Profissional - CRASSH_Style - que dará o "input" necessário aos grupos e à criação musical para as performances finais.
Destinatários preferenciais
Crianças (0 a 17 anos), Jovens (18 a 24 anos)
7. Semana Crash - Performances artísticas
Integradas na semana Crash, pretende-se promover várias performances de alunos estudantes de dança e música do Conservatório Regional Silva Marques e atuações de Profissionais das áreas da dança e música. Será criado um espaço cénico na rua (dentro dos bairros), de apresentação pública (espaço de atuação - palco) para estas performances.
Destinatários preferenciais
Toda a comunidade
8. Crash - Apresentação Final
Fazendo parte da programação dos últimos dias da Semana Crash, pretende-se integrar na apresentação pública a obra final resultante do processo de criação destes meses. A Peça musical e coreográfica intitulada "CRASH". Esta peça criada com e pelos jovens, é uma forma de mostrar a obra/trabalho artístico final em palco para toda a comunidade e fazer um intercâmbio entre os dois bairros, pois irão assistir à peça criada em cada um deles, de forma a entenderem que partiram do mesmo estímulo mas que o processo criativo leva também a obras/produtos finais distintos.
Destinatários preferenciais
Toda a comunidade